sexta-feira, 29 de julho de 2011

Macapá Verão completou 30 anos em grande estilo


Abinoan Santiago
Da Reportagem/Estagiário

O Macapá Verão é um tipo de evento que podemos arriscar em dizer que foi um sucesso, pois já é tradicionalíssimo. Criado em 1981, completou esse ano nada mais que 30 anos de existência, e até hoje arrasta milhares de veranistas para os principais balneários no município de Macapá. O ano de 2011 não foi diferente dos anteriores. Foi um sucesso de público, contribuindo ainda para aquecer a economia de Macapá. Este ano, a Prefeitura de Macapá retomou o nome oficial do evento, já que desde 2009, o Macapá Verão passou a ser denominado “Festa do Sol”. 
O lançamento da programação do tradicional “Macapá Verão – A Festa do Sol”, acorreu ainda em junho (27). Foram realizadas ações desportivas e culturais em vários balneários de Macapá, fazendo parte no calendário oficial de eventos do município e da sociedade macapaense. O período da festividade foi do dia 02 a 31 de julho nos principais balneários da cidade de Macapá, tais como: Fazendinha, Curiaú, Araxá, Bailique, entre outros.
Semanas de festas

No primeiro final de semana, mais de 20 mil pessoas passaram pela Praia de Fazendinha no primeiro domingo (3), primeiro dia do Macapá Verão 2011. No sábado (2), durante show de lançamento da festa, o Corpo de Bombeiros estimou público de 5 mil pessoas.
Na segunda semana, mesmo com o boicote do Governo do Estado às programações do Macapá Verão, o público que compareceu no segundo final de semana nos balneários da Fazendinha, Araxá e Curiaú foi recorde. Segundo estimativas do Corpo de Bombeiros, somente em Fazendinha, ultrapassaram os 20 mil banhistas. Ainda neste final de semana, a Prefeitura de Macapá criou programações alternativas aos veranistas, com shows musicais na Praça Floriano Peixoto e a volta dos tradicionais “pedalinhos”.
Na Fazendinha, houve boicote da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA) que interrompeu (sem avisar) o fornecimento de água no balneário. Essa interrupção ocorreu no segundo domingo consecutivo. Para compensar a ausência de água, a coordenação contratou um carro-pipa, que acabou se tornando uma atração da festa, refrescando os banhistas que assistiam da areia os shows com artistas locais.
A terceira semana do Macapá Verão 2011 foi novamente um sucesso. Atrações artísticas nos balneários de Fazendinha, Araxá, Curiaú e na Praça Floriano Peixoto animaram o público presente.
A grande festa aconteceu em Fazendinha, com um público recorde estimado de 22 mil pessoas. Ao meio-dia, paraquedistas da equipe Skydrive pularam a uma altura de mais de 8 mil pés sobre o maior balneário de Macapá. 
Em seguida ainda em Fazendinha, houve a escolha da melhor equipe de tecnomelody e do Mister Verão 2011. O eleito foi Felipe Monteiro, que vai representar a beleza veranista nos balneários até 2012. A festa encerrou com show do cantor “Meio-dia da Imperatriz”.
A Coordenação do Macapá instalou banheiros químicos na praia e chamou um carro-pipa - que já se tornou uma atração à parte da festa, para refrescar os banhistas.
No Curiaú, a equipe da Subprefeitura organizou torneios esportivos e fez campanhas educativas de conscientização ambiental. No Araxá, cantores regionais fizeram show na concha acústica do Araxá.
Na última semana do Macapá Verão, a grande atração será o Macapá Verão Beer Station – um caminhão VW Titan Tractor 18.310 transformado em micro-cervejaria. O veículo ficará durante três dias na capital, levando shows musicais a Praça do Côco, Avenida FAB e Balneário da Fazendinha. Na micro-cervejaria do Titan Tractor, o visitante da Macapá Verão poderá experimentar diversas marcas de chopes da cervejaria. O Macapá Verão Beer Station tem capacidade para 10 mil litros de chope e tem percorrido todo o País com paradas nos principais eventos promovidos ou patrocinados pela Kaiser, como é o caso do Macapá Verão. 
Fatores para o sucesso
Alguns fatores foram fundamentais para realização do “Macapá Verão” ter sido um sucesso. A Prefeitura Municipal se comprometeu em resolver alguns problemas como, transporte, preços absurdos, segurança, etc.
No transporte, devido às reclamações da população sobre as longas esperas nas paradas de ônibus durante os finais de semana do “Macapá Verão”, a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) entrou em um acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes do Amapá, (SETAP), que garantiu 100% da frota, ou seja, 174 veículos em circulação para atender os veranistas.
Enquanto a segurança dos banhistas, uma das principais preocupações dos organizadores do evento, com mais da metade de seu efetivo, a guarda municipal fez freqüentes rondas pelos principais balneários da capital, garantindo a diversão segura dos freqüentadores dos balneários. Além disso, houve barreiras para que a fiscalização evitasse acidentes de trânsito.
Já na questão dos preços anormais dos pratos típicos vendidos nos balneários, o PROCON municipal teve um papel importantíssimo nesse aspecto, o órgão fechou uma tabela de preços com os donos de bares e restaurantes.
O “Macapá Verão” também mostrou a preocupação com os artistas locais, A programação contou com shows de artistas locais e outras programas culturais nas conchas acústicas.
Esses foram apenas alguns fatores que contribuíram para que o maior evento do verão amapaense pudesse ser novamente um sucesso, batendo recordes de públicos a cada final de semana nos balneário da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...