quinta-feira, 30 de junho de 2011

Prefeitura de Macapá divulga programação do Macapá Verão




A Prefeitura de Macapá divulgou na quinta-feira, 30, a programação do Macapá Verão 2011 no balneário da Fazendinha. A abertura acontece neste sábado, 2, a partir das 18h, com shows musicais de Ramon Frazeli e DJ Mauro do Brasil. Haverá, ainda, queima de fogos e muitas novidades.

No domingo, 3, a programação inicia às 11h com apresentação de DJs e atividades esportivas, dentre elas vôlei de areia e futebol masculino e feminino. Haverá concurso para melhor banda emergente, melhor grupo de dança de rua e melhor equipe de tecnomelody. A prefeitura também enfatizará campanhas educativas de combate à dengue, ao lixo e de educação no trânsito através do projeto Teatro e Cidadania. A programação prossegue a partir das 16h com shows artísticos. 

No dia 10, a programação prossegue não apenas em Fazendinha mas inclui os balneários de Araxá, Curiaú e Praça Floriano Peixoto. Nos dias 17, 24 e 31 acontece os concursos Mister Verão, Musa Verão Gay e Musa Verão 2011.

Nesta quinta-feira, 30, a coordenação do Macapá Verão reuniu com os secretários municipais para expor a programação e definir a participação de cada gestor. A Guarda Municipal será responsável pela segurança do evento, a Secretaria de Meio Ambiente fará campanhas educativas sobre a necessidade de dar destinação correta ao lixo, a secretaria de Manutenção Urbanística ficará responsável pela limpeza do balneário, a secretaria de Obras cuidará dos reparos necessários, a Coordenadoria de Esporte organizará torneios esportivos e a Coordenadoria de Cultura cuidará das atrações artísticas.

O governo do Estado foi chamado a ser parceiro do evento mas os secretários Zé Miguel, da Cultura, e Luiz Pingarilho, dos Esportes, negaram apoio. Segundo informações da Assessoria do Governo do Amapá, o governador rejeitou a proposta de parceria porque pretende realizar programação paralela

Programação do Macapá Verão é lançada oficialmente



Empresários de vários segmentos estiveram na segunda-feira (27)no coquetel que lançou a programação do Macapá Verão 2011. O evento detalhou o que vai acontecer durante o mês de julho no balneário de Fazendinha, com apresentação de vídeos e slides. De acordo com Otacílio Barbosa, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente da Comissão Organizadora do evento, duas das maiores preocupações do município foram com a segurança e atendimento aos veranistas. O Procon Municipal terá papel fundamental na padronização de preços, previamente acertada com os donos de bares e restaurantes. “Não podemos admitir preços abusivos no balneário. Nossos veranistas precisam ser respeitados e pagar um preço justo para sua diversão”, disse o secretário.
Quanto à segurança, a Guarda Municipal estará com mais da metade do efetivo na programação. Rondas constantes e postos fixos foram planejados para garantir o bem estar de quem vai freqüentar o balneário. O trânsito terá atuação da Empresa Municipal de Transportes Urbanos em parceria com o Detran e BPTRAN (Batalhão de Trânsito da Polícia Militar). Na área do balneário não será permitido a entrada de veículos, para que os veranistas possam transitar livremente. A exceção foi apenas para os carros adesivados, tanto da equipe do município, quanto de moradores da orla de Fazendinha. “Os carros de que mora lá terá um adesivo e ficará na garagem ou em local que não atrapalhe o trânsito dos visitantes”, explicou Otácilio Barbosa. 
















A programação apresentada , no Macapá Hotel, começa no próximo fim de semana valorizando a cultura local e regional. Dança, música e beleza desfilarão pelo balneário até o fechamento do evento no fim de julho.       

Apesar de ser considerado pela maioria como o melhor lutador da atualidade, o campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, foi preterido em uma lista de mais poderosos do MMA atual. No levantamento do jornal dos EUA USA Today, Georges St-Pierre e Jon Jones estão à sua frente, e o brasileiro figura na quinta colocação.


CONFIRA O TOP 10 DO JORNAL

1. IRMÃOS FERTITTA E DANA WHITE:
donos do UFC e o presidente da empresa
2. JOE SILVA:
vice-presidente do UFC e match-maker
3. GEORGES ST-PIERRE:
campeão dos meio-médios do UFC
4. JON JONES:
campeão dos meio-pesados do UFC
5. ANDERSON SILVA:
campeão dos médios do UFC
6. BROCK LESNAR:
ex-campeão dos pesados do UFC
7. GREG JACKSON E MIKE WINKELJOHN:
treinadores de astros do UFC
8. CAIN VELÁSQUEZ:
campeão dos pesados do UFC
9. Craig Piligian:
produtor executivo, apontado como responsável pelo sucesso do The Ultimate Fighter
10. BJORN REBNEY:
chefe do evento Bellator Fighting Championships
A lista do diário inclui os donos e o presidente do UFC, que, é claro, encabeçam a lista. Os irmãos Fertitta e Dana White são os mais poderosos, até por terem nas mãos as rédeas do evento mais famoso hoje em dia. Em segundo aparece o vice-presidente Joe Silva, para então terem vez os lutadores.
E não é nem um norte-americano e nem um brasileiro quem aparece como nº 1 da lista de lutadores, mas o canadense GSP. St-Pierre é campeão dos meio-médios e está invicto desde 2007.
“Muitos tem patrocínios em camisetas, suplementos e equipamentos de exercícios, mas o sucesso de St-Pierre abriu portas para acordos com empresas de bebidas, cuecas e produtos para a pele”, explica o jornal.
Mesmo sendo um campeão recente, o norte-americano Jon Jones, que ainda sequer defendeu o cinturão dos meio-pesados, aparece em quarto. O diário coloca o fato de ser jovem e as vitórias contra astros como fator para tal posição.
Já Anderson Silva, o campeão há mais tempo do UFC atual é chamado de o melhor entre todas as categorias, mas peca nos bastidores, na “sua capacidade de frustrar chefes, empresários e espectadores”.
“Dana White o chama de o melhor do mundo, mas Silva é o único campeão que conseguiu ser ameaçado de demissão por debochar de rivais no octógono”, argumenta a publicação.
Anderson Silva é o único brasileiro no top 10 divulgado pelo USA Today. Atualmente, além do Spider o país também possui José Aldo como campeão no UFC, na categoria pena.
BBC
30/06/2011 08h34 - Atualizado em 30/06/2011 17h07

Unesco escolhe 25 novos Patrimônios da Humanidade

Entre os locais escolhidos estão um forte no Quênia, sítios arqueológicos no Sudão, uma catedral na Nicarágua e templos no Japão.

Da BBC
A Unesco - a agência da ONU para educação, ciência e cultura - escolheu nas duas últimas semanas, em Paris, 25 novos patrimônios da humanidade em várias partes do mundo.
Entre as candidaturas bem sucedidas, estão três locais de beleza natural: A Costa de Ningaloo, na Austrália, as Ilhas Ogasawara, no Japão, e os lagos no grande vale do Rift, no Quênia e um de valor cultural além da beleza natural: O deserto de Wadi Rum, na Jordânia.
novos patrimônios da unesco (Foto: UNESCO/ Maria Gropa; Archivio fotografico Musei Civici d'Arte e Storia de Brescia; Kenya Tourist Board; Gilles Vilquin / Livre d'images; Chusonji / Japan National Tourism Organization )Alguns dos novos patrimônios da humanidade eleitos pela Unesco (Fotos: UNESCO/ Maria Gropa; Archivio fotografico Musei Civici d'Arte e Storia de Brescia; Kenya Tourist Board; Gilles Vilquin / Livre d'images; Chusonji / Japan National Tourism Organization )
Além desses, constam também da relação 21 locais considerados patrimônios de valor cultural: O centro histórico de Bridgetown, a capital de Barbados; a paisagem cultural do Lago Oeste de Hangzhou, na China; a paisagem cultural do café, na Colômbia; o Jardim Persa, no Irã; a paisagem cultural de Konso, na Etiópia; a paisagem cultural agropastoril mediterrânea de Causses e Cévennes, na França; a Fábrica Fagus, na Alemanha; os Lombardos na Itália, locais de poder; os templos, jardins e sítios arqueológicos representando a Terra Pura budista em Hiraizumi, no Japão; o Forte Jesus, em Mombassa, no Quênia; as gravuras rupestres das Montanhas Altai, na Mongólia; a Catedral de León, na Nicarágua; o Delta do Saloum, no Senegal; a paisagem cultural da Serra de Tramuntana, na Espanha; os sítios arqueológicos da Ilha de Meroe, no Sudão; moradias pré-históricas ao redor dos Alpes, incluindo Suíça, Áustria, França, Alemanha, Itália e Eslovênia; antigos vilarejos do Norte da Síria; a mesquita de Selimiye e seu complexo social, em Edirne, na Turquia; os sítios culturais de Al Ain: Hafit, Hili, Bidaa Bint Saud e zonas dos oásis, nos Emirados Árabes Unidos; a residência dos metropolitanos de Bucovina e Dalmácia, na Ucrânia; e a Citadela da Dinastia Ho, no Vietnã).
A lista do Patrimônio Mundial da Unesco tem agora um total de 936 locais: 183 naturais, 725 culturais e 28 mistos.
O Brasil tem 11 patrimônios culturais da humanidade, incluindo a capital Brasília e as cidades de Ouro Preto (MG) e Olinda (PE), e sete patrimônios de beleza natural, entre eles o Pantanal (MT), o arquipélago de Fernando de Noronha, o Atol das Rocas (RN), o Parque Nacional do Iguaçu (PR) e a Chapada dos Veadeiros (GO).

Comarca de Oiapoque realiza processo seletivo para Comissário da Infância


Nos dias 26, 27 e 28 de junho, a comarca de Oiapoque realizou a última fase do processo seletivo para comissários da Infância e Juventude. A etapa consistiu na capacitação dos candidatos previamente selecionados nas fases documental e psicológica. No último dia, o curso contou com a participação da juíza Titular da Vara  Eliana Nunes do Nascimento Pingarilho; do Comandante e dos Oficiais da Polícia Militar que prestam serviços no município; do Delegado de Polícia Civil Charles Corrêa e Conselheiros Tutelares. Visando à aplicação do conteúdo teórico, os participantes promoveram uma “blitzen” preventiva em alguns locais de diversão pública do município como boates, hotéis, pousadas, motéis, lan houses, restaurantes e bares.

Segundo a programação da Vara da Infância, no início do segundo semestre, os comissários serão nomeados e apresentados à sociedade, e terão como principal função a fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas pelo juízo acerca da entrada e permanência de crianças e adolescentes em locais de diversão pública, além da competência determinada pelo Estatuto Menoril.

A juíza Eliana Nunes do Nascimento Pingarilho ressaltou a brilhante iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, que não mediu esforços para autorizar os deslocamentos de profissionais como Psicóloga, Assistente Social e servidores capacitados para auxiliarem o Juízo na realização do processo para a escolha dos voluntários. No final dos trabalhos, a magistrada agradeceu aos candidatos do concurso a disponibilidade e a boa vontade em contribuir com o Poder Judiciário na busca de melhorias e proteção ao público infanto-juvenil da comarca de Oiapoque. Também agradeceu à equipe de servidores do Tribunal de Justiça pelos trabalhos realizados na Unidade Judiciária.

Projeto Curumim Ambiental 2011 inicia atividades





Neste sábado (02/07), o Juizado da Infância e Juventude da comarca de Macapá (JIJ/MCP) inicia as atividades referentes ao Projeto Curumim Ambiental 2011. A programação se estenderá até 10 de Dezembro deste ano.
A iniciativa tem como objetivo resgatar crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Para isso, será realizada uma ação educativa, focada na educação sócio-ambiental da Amazônia, que visa disseminar conhecimentos teóricos nas comunidades de origem dos jovens curumins, além de oferecer-lhes perspectivas profissionalizantes.
O projeto também pretende implementar novas ações, como: o enfrentamento da violência infanto-juvenil;o e  conscientização sócio-ambiental.


Durante quatro meses, o público infanto-juvenil do Estado poderá aprimorar seus conhecimentos na área sócio-ambiental, musical (Flauta Doce), desportiva e inclusão digital através da Tecnologia da Informação.


A educação ambiental se faz necessária para que ações e atitudes ambientalmente responsáveis sejam multiplicadas. A música, por sua vez, visa descobrir talentos, despertar habilidades e proporcionar aos infantes e jovens o caminho para alcançarem um bom estado afetivo e emocional, tornando-os cidadãos de bem, empáticos e socialmente responsáveis.
Atividades esportivas também se tornam indispensáveis, visto que promovem a percepção de regras e disciplina como pré-requisitos do bem-estar individual e coletivo. Quanto ao conhecimento em Tecnologia da Informação, este, possibilita ao público infanto-juvenil melhores perspectivas no âmbito escolar e profissionalizante, fazendo com que sejam mais competitivos para o mercado de trabalho.
O Projeto Curumim Ambiental, idealizado pela Vara da Infância da Comarca de Macapá e promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado, em parceria com o SEST/SENAT, é patrocinado pelo Governo Federal do Brasil e pelo Banco da Amazônia e recebe apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Projeto que propõe regularização da atividade de aquicultura é aprovado

O projeto de lei nº 055/2011 de autoria do vereador Luiz Monteiro (PT), que propõe sobre a atividade de aqüicultura no município de Macapá foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (30) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
De acordo com o vereador, a aprovação do projeto é de extrema importância para a regulamentação da atividade de aqüicultura, realizada em viveiros, tanques, pequenos reservatórios, canais de igarapés, tanques rede, em nossa cidade. “Com essa aprovação vamos
regulamentar a atividade em Macapá que até então estava irregular, antes todos criavam peixes de qualquer jeito e agora há regras estabelecidas”, garantiu o vereador.
O projeto prevê a regularização ambiental junto aos órgãos competentes da atividade de aqüicultura. “Esta regularização visa orientar os empreendedores para a atuação em bases sustentáveis. Temos que ter uma política pública voltada para este setor”, admitiu o vereador.
De acordo com Luizinho, as espécies do Amapá são capturadas da natureza e assim, nota-se que em alguns locais algumas espécies já desapareceram, devido à pesca predatória e indiscriminada. “Precisamos fortalecer e colaborar com o setor aquícola, que tem potencial para fortalecer a nossa economia e gerar muitos empregos”, afirmou Luiz.
Monteiro informou que a partir deste projeto haverá grande incentivos fiscais dados pela Prefeitura Municipal de Macapá, com isenção de taxas para viveiros com até 5 hectares.
De acordo com Emanuel Brito, presidente do Instituto de Aquicultura do Amapá (IAQUI), o projeto é de extrema importância pois vai intensificar a criação aquícola. “Atualmente, para se fazer o projeto de um viveiro gasta-se pelo menos 2 mil reais e com a aprovação dessa lei ganhamos grandes incentivos”, informou.
Segundo ele, atualmente existem cerca de 780 aquicultores, porém, quase 99% trabalhavam de forma irregular. “Graças a Deus com a aprovação dessa lei tudo vai mudar para melhor”, alertou o presidente. 

Tem início a construção da Hidrelétrica Ferreira Gomes


Pelos próximos seis meses haverá detonações controladas onde será construída a primeira etapa da Hidrelétrica, com uso de explosivos. Devido ao porte da obra, as detonações são necessárias, pois viabilizam a escavação do terreno em que serão instalados a casa de força e os vertedouros (comportas) da usina
 As obras de construção da Hidrelétrica Ferreira Gomes iniciaram na segunda quinzena de junho. Essa é uma etapa importante com detonações controladas na região, procedimentos que obedecem a rigorosos padrões técnicos, legais e de segurança. As detonações acontecem duas vezes ao dia. Pela manhã, entre 11h e 12h, e à tarde, entre 18h e 19h, pelos próximos seis meses.
 Devido ao porte da obra, as detonações são necessárias, pois viabilizam a escavação do terreno onde serão construídos a casa de força e os vertedouros da usina, também conhecidos como comportas.  Para que esses procedimentos fossem adotados, a Ferreira Gomes Energia, empresa concessionária responsável pela implantação da Hidrelétrica do Município de Ferreira Gomes, tomou todas as providências junto ao Exército Brasileiro, que é quem autoriza a compra e o uso de explosivos.

Além disso, órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeituras de Ferreira Gomes, de Porto Grande e de Cutias do Araguari, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente - Sema, Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá – Imap e Polícia Rodoviária Federal, foram informados oficialmente do início das obras.

Com o apoio da Polícia Rodoviária, a ponte está sendo interditada nos horários das detonações e o mesmo acontece com a navegação no rio nas proximidades da ponte.Está havendo inspeção e isolamento da área em uma distância de 700 metros. Somente profissionais autorizados pelo Exército Brasileiro e pela empresa Ferreira Gomes Energia têm acesso ao local. Não há risco de danos à estrutura da ponte Tancredo Neves, que cruza o rio Araguari, e nem às construções próximas à obra e à cidade.
Por medida de segurança, as famílias que moram dentro de um raio de 700 metros foram cadastradas e, nos horários das detonações, são encaminhadas a local adequado, com assistência pela Companhia. Apesar da ação não oferecer qualquer risco aos moradores, eles só retornam às suas residências após os procedimentos.
Todas as orientações e as informações estão sendo repassadas à população por diversos meios de divulgação, entre eles: carro-som, faixas e panfletos, além de palestras que serão realizadas em escolas, igrejas, associações e órgãos públicos do município de Ferreira Gomes.

Comarca de Oiapoque realiza processo seletivo para Comissário da Infância


Nos dias 26, 27 e 28 de junho, a comarca de Oiapoque realizou a última fase do processo seletivo para comissários da Infância e Juventude. A etapa consistiu na capacitação dos candidatos previamente selecionados nas fases documental e psicológica. No último dia, o curso contou com a participação da juíza Titular da Vara  Eliana Nunes do Nascimento Pingarilho; do Comandante e dos Oficiais da Polícia Militar que prestam serviços no município; do Delegado de Polícia Civil Charles Corrêa e Conselheiros Tutelares. Visando à aplicação do conteúdo teórico, os participantes promoveram uma “blitzen” preventiva em alguns locais de diversão pública do município como boates, hotéis, pousadas, motéis, lan houses, restaurantes e bares.

Segundo a programação da Vara da Infância, no início do segundo semestre, os comissários serão nomeados e apresentados à sociedade, e terão como principal função a fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas pelo juízo acerca da entrada e permanência de crianças e adolescentes em locais de diversão pública, além da competência determinada pelo Estatuto Menoril.

A juíza Eliana Nunes do Nascimento Pingarilho ressaltou a brilhante iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, que não mediu esforços para autorizar os deslocamentos de profissionais como Psicóloga, Assistente Social e servidores capacitados para auxiliarem o Juízo na realização do processo para a escolha dos voluntários. No final dos trabalhos, a magistrada agradeceu aos candidatos do concurso a disponibilidade e a boa vontade em contribuir com o Poder Judiciário na busca de melhorias e proteção ao público infanto-juvenil da comarca de Oiapoque. Também agradeceu à equipe de servidores do Tribunal de Justiça pelos trabalhos realizados na Unidade Judiciária.

Dalva participa de reunião da Subcomissão de Controle de Armas e Munição da Câmara dos Deputados

 

Na manhã desta quinta (30), a Dep. Dalva participou dos trabalhos da Subcomissão Especial de Armas. Dalva é relatora da Subcomissão, que é presidida pelo Dep. Alessandro Molon (PT-RJ).

Na reunião foi apresentado o plano de trabalho da Subcomissão, dentro do qual serão realizados encontros para levantar as necessidades e demandas quanto ao controle de armas e munições, com lideranças e dirigentes de órgãos como Forças Armadas, Conselho Nacional de Justiça, Sistema Nacional de Armas, Rede Desarma Brasil, dentre outros.
Serão realizadas também audiências públicas e debates entre a sociedade civil, para identificar ações que busquem reduzir a violência causada por armas de fogo, bem como a assistência aos familiares e vítimas da violência.

Ao final as atividades, a Dep. Dalva apresentará um relatório final à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, com o resultado dos estudos realizados ao longo dos trabalhos da Subcomissão, a partir do qual a Subcomissão elaborará projeto de lei referente ao controle de armas no país.

Estiveram presentes na reunião líderes de movimentos de combate à violência e proteção às vítimas: Valéria Velasco, Subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência do Distrito Federal; Cilma Azevedo, da Rede Desarma Brasil; Iracilda Toledo, presidente da Associação dos Familiares e Vítimas da Chacina de Vigário Geral e Francisco Régis, presidente do Comitê Nacional de Vítimas.

“Ações como esta são fundamentais para o combate à violência. Além de realizar as audiências públicas nas capitais dos Estados, pretendo estender a discussão sobre o controle de armas às regiões fronteiriças do Brasil, inclusive na região Amazônica”, disse a parlamentar.


-- 

Secretária Helena Guerra faz entrega de 293 certificados aos alunos do Programa Proinfo Integrado



 
Na manhã desta quinta-feira, dia 30 de junho, a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Professora Helena Guerra realizou no auditório da SEMED, a entrega de 293 certificados aos cursistas do Programa Proinfo Integrado. O projeto é de realização da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Pesquisas Educacional e Informática (DIPEI). O Programa foi criado desde 2007 e em sua nova versão congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles os cursos: Introdução a Educação Digital(voltado para a formação de professores e gestores da educação básica de todo o país);Tecnologias da Educação (que visa oferecer subsídios teóricos e metodológico-prático para o ensino de planejamento estratégico de ensino e aprendizagem); Elaboração de Projetos(que proporciona aos educadores o aprofundamento teórico sobre conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar); além do programa Macapá Digital (Que em parceria com NTM) atende um total de 302 cursistas, envolvendo curso de inclusão social e digital (20 h), Cursos Livres (mais de 80 cursos disponíveis desenvolvidos segundo o modelo “interativo virtual”), e BRINCANDO DE APRENDER desenvolvido para os alunos do sistema de ensino municipal (6 a14 anos). Os cursos são habilitados por meio de passaportes (cartão com senha) que são autenticados pelos professores do NTM que orientam o cursistas e a certificação é garantida mediante a realização de avalição ao final de cada curso (70% de aproveitamento).
Para a Vice Prefeita e Secretária Municipal de Educação Helena Guerra, a oferta dos cursos é de grande importância, pois valoriza a Educação no Município.
“Só tenho a parabenizar toda a equipe que se dedicou para a realização destes cursos, aos professores que não mediram esforços para repassar o aprendizado e também aos alunos que, desde 2008, seguiram fielmente para estarem aqui hoje. Por tanto, desejo sucesso nessa nova fase da vida para os cursistas, afinal de contas estão sendo inseridos no meio digital e assim, espero que persistam se especializando para que cada vez mais, conquistem novos ideais” declarou a Secretária.
Os alunos que receberam os certificados na manhã desta quinta-feira, foram os que concluíram o curso de Elaboração de Projetos. Porém ainda existem em andamento os cursos de Introdução a Educação Digital (40 horas); Treinamento do ambiente virtual e aprendizado (40 horas), além do Ensinando e Aprendendo com as TIC.

Fernando Henrique encontra Sarney, antes das homenagens em Plenário

Descontraídos, os octogenários ex-presidentes da República, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso encontraram-se hoje pela manhã na Sala de Audiência da Presidência do Senado. Logo no primeiro abraço Fernando Henrique lembrou que estavam ficando mais velhos (Sarney completou 81 anos em abril último), ao que o presidente da Casa retrucou: "Velhos não. Velho é aquele que tem um ano mais do que eu". 
Acompanhado de uma comitiva de políticos tucanos, Fernando Henrique foi instado a responder sobre o segredo de se manter em tão boa forma aos oitenta anos. O ex-presidente arrancou risos com sua resposta: "Meu segredo foi o de trabalhar pouco". 
Aparteando, Sarney tirou do colete frase de Winston Churchill: "Ele dizia que o importante é poupar energia. Não fique em pé se puder sentar, não fique sentado se puder deitar...". Alinhado com frases de celebridades, FHC lembrou que Tancredo Neves, sempre quando provocado, aconselhava "para uma boa saúde, evitar fazer exercícios". Em seguida, assumiu que não cumpre as recomendações de Tancredo: "Eu faço meus exercícios". 



Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado 

 

Guardas Municipais realizam treinamento de abordagem com bicicletas


Com a criação do novo Grupo de Ciclopatrulhamento, os guardas passam por treinos específicos para abordagem e imobilização de forma dinâmica com uso de bicicletas no transporte.
“O serviço de patrulhamento com bicicletas é considerado de risco, pois a menor desatenção pode fazer com que o guarda se machuque, dentre outros problemas mais sérios, por isso estamos intensificando os treinos, simulando algumas situações de risco para minimizar as falhas e poder atender a necessidade de segurança dos munícipes que frequentam as praças”. Afirma o inspetor Rynaldo Figueira, chefe da Divisão de Ensino da GMM.
Os treinos são realizados de segunda a sexta-feira, de 08:00h as 12:00h, no prédio anexo do Comando Geral da Guarda Municipal de Macapá.

Prefeitura de Macapá inicia fiscalização de segurança com patrulhamento aquático


Em um convênio com a Marinha do Brasil, Batalhão Ambiental da PM, Corpo de Bombeiros Militar e ACT-Brasil, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal participará de um curso para fiscalização e repreensão a crimes ambientais nos rios que banham a capital e nos distritos.
“O Grupo já possui uma lancha e mais de 10 guardas habilitados à pilotagem de embarcações pela Marinha, agora farão um curso para uma atuação inédita do município em que já havia necessidade, que é a abordagem a pequenas embarcações para prevenir crimes ambientais”, afirma o Comandante Geral da Guarda Municipal Major Medeiros.
A princípio a abordagem será educativa para informações sobre Legislação Ambiental a ribeirinhos e proprietários de pequenas embarcações. Porém, serão combatidos os crimes ambientais que forem encontrados, como transporte ilegal de mercadorias e de pessoas (crianças e estrangeiros); poluição do rio; biopirataria e assaltos fluviais.
O curso intensivo inicia nesta quinta-feira (30), das 08:00h às 12:00h, no balneário de Fazendinha.

Materia Públicada publicada em 03 de outubro de 2008´- Informativo do Forum Nacional da Advogacia Federal


O Advogado-Geral da União Interino, Evandro Costa Gama, propôs aos representantes das associações de advogados públicos da AGU uma cooperação para detalhar normas que irão ampliar, entre outras coisas, a autonomia dos membros das carreiras e garantir a rotatividade em cargos de coordenação. As associações têm até 03 de dezembro para encaminhar um documento único com sugestões às portarias que definirão as novas regras.
Entre as mudanças, a AGU pretende alterar o inciso 3º, do artigo 28, da Lei Complementar 73, para permitir uma maior relação dos advogados públicos com a imprensa. Atualmente, o dispositivo diz que os advogados precisam de expressa autorização do Advogado-Geral da União para prestar informações. Uma nova portaria explicitará os casos em que essa comunicação poderá ser feita sem autorização.
Outra alteração prevista diz respeito à autonomia funcional dos membros da AGU. Segundo Evandro Costa Gama, essa autonomia já existe por ser a AGU um órgão independente dos Três Poderes. “É necessário regulamentar esse ponto para acabar com a insegurança dos advogados que julgam correto não recorrer de ações que já sabem perdidas, sem temer a Corregedoria. Para isso, basta o advogado elaborar uma justificativa no auto do processo”, explicou.

A terceira mudança discutida na reunião foi a fixação de mandato para cargos de chefia. O grupo levantou a necessidade de se estabelecerem critérios para aqueles que assumem chefia, como, por exemplo, um curso de Gestão. “A profissionalização valoriza as pessoas de carreira e as mais preparadas. É importante estabelecer esses critérios para garantir rotatividade.”, disse Evandro Costa Gama.
A última nova regra diz respeito à realização das audiências públicas por membros da AGU, sugeridas durante oficina no II Seminário Brasileiro sobre Advocacia-Pública Federal.. Essas audiências são fundamentais no caso de alguns temas ao promover uma maior aproximação da AGU com a sociedade. Algumas já foram realizadas, como aquelas sobre os anistiados do Plano Collor e a demarcação de terras quilombolas.
Outros assuntos propostos pelas entidades, e que serão analisados pela AGU, foram: assinatura de ponto; regime de dedicação exclusiva; cessão de advogados públicos a outros órgãos do Governo; e atribuição de cargos comissionados (DAS).
Participaram da reunião Nicola Barbosa, da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur); André Dantas, Tânia Patrícia e Waldemir Ferrarez, da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni); Roberto Gifone, da Associação Nacional dos Procuradores Federais (Anpaf); Meire Lúcia Monteiro, da Associação Nacional dos Procuradores da Previdência Social (Anprev); João Souto, do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz); Ricardo Franco Neto, da Associação dos Procuradores Federais no Estado do Rio de Janeiro (Apaferj); Danilo Miranda, da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe); Danilo Takasaki, da Associação Nacional dos Procuradores do Banco Central do Brasil (APBC); e Francisco Rodrigues, da Associação dos Servidores da AGU (Asagu).

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Corregedor do Tribunal de Justiça do Amapá participa do Seminário de Conciliação do CNJ


O corregedor geral da Justiça do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro; o coordenador da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica (SGPE), juiz Luciano de Assis, e a juíza Stella Simonne Ramos participam em São Paulo do "Seminário sobre Conciliação e Mediação -Estruturação da Política Judiciária Nacional" realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, que se iniciou nesta terça-feira (28/06).
 O objetivo do CNJ é debater a estrutura da política nacional para o setor em relação ao tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, a partir da Resolução 125/CNJ.

Na busca por formas alternativas da solução de conflitos para reduzir o acúmulo de processos judiciais e, ao mesmo tempo, proporcionar o exercício da cidadania, oportunizando com assistência formal e real que elas próprias resolvam seus litígios e inovando na resolução dos conflitos familiares, prevenindo conflitos futuros o Tribunal de Justiça do Amapá instalou no dia 1º de agosto de 2005 a Vara de Mediação e Conciliação da qual a juíza Stella Simonne Ramos é titular. A Vara foi a primeira do gênero em todo País a ser criada, resultado da experiência anterior praticada como uma Central de Conciliação que atendia somente as Varas de Família.
A Vara de Mediação e Conciliação desempenha com êxito a prestação jurisdicional. Todos os processos distribuídos para as varas cíveis, incluindo família, passíveis de acordo entre as partes, são primeiramente encaminhados para a Vara de Mediação e Conciliação, onde conciliadores treinados pelo Tribunal de Justiça, sob supervisão do juiz, atuam como "facilitadores" buscando sempre a solução negociada do conflito. Em casos de desistência ou acordos parciais que não impliquem no término do processo, o juiz profere decisão homologatória da parte consensual, remetendo os autos com as defesas das partes controvertidas à Vara Titular.
A abertura do Seminário de Conciliação e Mediação foi feita pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, que ressaltou a importância de se discutir práticas para a conciliação e mediação de conflitos, com vistas à estruturação da política judiciária nacional.
O discurso de abertura do ministro Cezar Peluso e a palestra da jurista Paula Costa e Silva, de Portugal, foram transmitidas ao vivo pela TV Justiça. O esforço do CNJ é para disseminar, no âmbito do Judiciário brasileiro, a cultura da pacificação de conflitos por meio da ampliação do número de conciliadores e núcleos técnicos nos estados e, dessa forma, estimular a criação de mais campanhas e mutirões de conciliação.
No evento participaram os ministros Gilmar Mendes e Ellen Gracie e a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, também participa dos debates. Outros painéis programados discutirão a resolução alternativa de disputas no modelo americano de pacificação de conflitos.
Na tarde de ontem, magistrados e especialistas na área, dentre os quais o juiz auxiliar do CNJ José Guilherme Wasi Werner; Rachel Anne Wohl; Kazuo Watanabe; Ada Pelegrini; Andre Gomma; Valéria Lagrasta; Adriana Sena e Mariella Ferraz, bem como, a juíza e ex-conselheira do Conselho Andrea Pachá, participam dos debates e realizam palestras.
As mesas de discussão foram conduzidas pela corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, e os conselheiros Jorge Hélio Chaves de Oliveira e Paulo Tamburini. A cerimônia de encerramento será coordenada pela conselheira Morgana Richa, atual coordenadora do movimento pela conciliação do CNJ.
O Seminário acontece na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), no bairro de Higienópolis, e reúne juízes e gestores dos Tribunais de todo o país, representantes de entidades como Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e presidentes de grandes empresas nacionais.

Subprefeitura realiza Audiência Pública para delimitar área geográfica de bairros


Encontro aconteceu no Centro Comunitário do Bairro Brasil Novo e reuniu técnicos da prefeitura, líderes comunitários e membros da Comunidade  A Subprefeitura da Zona Norte em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento realizou nesta quarta-feira, 29 às 09 horas no Centro Comunitário do Brasil Novo Audiência Pública para a Delimitação das Áreas Geográficas dos bairros Brasil Novo, Brasil Novo II, Liberdade e Palmares.

Participaram do encontro; técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Subprefeita Eliete Borges, membros das comunidades dos bairros em questão, líderes comunitários, A audiência Pública foi, a primeira de uma série que será realizada pela Subprefeitura para a delimitação das áreas geográficas dos bairros da Zona Norte.

“Vamos realizar várias audiências públicas para discutirmos com a comunidade de cada bairros sobre as áreas que deverão ser delimitadas  dos bairros da zona norte, pois isso vai facilitar os investimentos da prefeitura aqui na zona norte”, ressalta a Subprefeita Eliete Borges.

Para a Diretora do Centro Comunitário do Brasil Novo, Rocherlândia Pinto a iniciativa vem de encontro aos anseios dos moradores. “H á muito tempo que esperávamos por isso, para sabermos onde inicia e termina cada bairro. Isso facilita inclusive o trabalho de entrega de correspondência e ligação de energia elétrica em novas residências, disse.A Próxima audiência pra delimitação de Bairros será realizada no bairro boné azul, no próximo dia 06 de julho e vai contemplar os bairros  Boné Azul, Caraná, Sol Nascente, Ypê e São José

Pesquisa Anual de Comércio 2009

Atuavam no Amapá em 2009, 2.253 empresas comerciais:

 Que empregavam 19.088 pessoas: 
















Gastando R$ 167,3 milhões em salários: 


Com uma receita bruta de R$ 3, 3 bilhões: 





















E uma margem de comercialização de R$ 845,8 milhões: 



































Pesquisa Industrial Anual 2009 


Em 2009, atuavam no Amapá 145 unidades locais industriais. Um número 7,4% maior do que em 2008. 
Essas empresas empregavam 3.844 pessoas, sendo 2% inferior a 2008. 


 As unidades locais industriais amapaenses tiveram uma produção bruta da ordem de R$ 513 milhões 



De acordo com o valor da transformação industrial, a principal atividade fica sendo a "fabricação de produtos da madeira" com 28,7%: 

Prefeitura de Macapá e Fefap realizam Arraiá no Meio do Mundo


Abertura ocorreu nesta terça-feira, 28, e encerrará no próximo sábado, 02, de julho. O grupo que apresentar a maior pontuação levará o título de 2011

A Prefeitura de Macapá e a Federação das Entidades Folclóricas da Amapá (Fefap) realizam o festival oficial da Quadra Junina “Arraiá no Meio do Mundo”. O evento reúne os Grupos de Aproveitamentos Folclóricos (GAF), conhecidos como quadrilhas, classificados nos municípios e nos pólos durante as eliminatórias. A abertura ocorreu na noite desta segunda-feira, 28, e encerrará no próximo sábado, 02, de julho, na Praça do Barão do Rio Branco.
A Quadra Junina iniciou no ano de 2006 por iniciativa da Fefap com o intuito de resgatar e valorizar os grupos tradicionais juninos espalhados pelo Estado. Em 2008 por iniciativa do ex-governador Waldez Góes a Quadra Junina foi incluída como principal atração do Arraiá no Meio do Mundo evento de grande visibilidade turística e econômica para o Estado. 
Desde então, os organizadores se empenham para buscar parcerias com o poder público e assim, garantir a grandiosidade do evento.
A Quadra Junina iniciou em 17 de maio com a escolha da Garota FEFAP. A vencedora de 2011 foi Bruna Cardoso, representante do Grupo Explode Coração. Em seguida ocorreram as eliminatórias nos municípios e pólos onde foram classificados os 36 grupos com a maior pontuação.
O Arraiá no Meio do Mundo é o evento que encerra e classifica as melhores quadrilhas do Estado. O grupo que apresentar a maior nota levará o título de Campeão da Quadra Junina de 2011.
A logística do evento ficou por conta da Prefeitura de Macapá que disponibilizou toda estrutura para a realização do Arraía no Meio do Mundo.
Conheça a ordem das apresentações dos Grupos:
Terça-feira, 28 de junho
20h40min - Os Decendentes
21h20min - Piriguete dos Matutos
22h - Rosas dos Ventos
22h40min - Levanta Poeira
23h20min - Os Bagunçados dos Matutos

Quarta-feira, 29 de junho

19h20min - Coração Caipira
20h - Simpatia Junina
20h40min - Explode Coração
21h20min - Sorriso do Norte
22h - Coração Vermelho Branco
22h40min - Estrela Brasileira
23h20min - Juventude Caliente
00h - Explosão do Renascer
00h40min - Tradição Junina
01h20min - Estrela do Norte

Quinta-feira, 30 de junho

19h20min - Coração Mazaganense
20h - Renovação Junina
20h40min - Constelação Junina
21h20min - Art’s da Anarquia
22h - Sensação Amapaense
22h40min - Fogo e Folia
23h20min - Flor da Mocidade
00h - Vai que Vai
00h40min - Verde Amarelo
01h20min - Cruzeiro do Sul

Sexta-feira, 01 de julho

19h20min - Sensação Junina
20h - Príncipe Valente
20h40min - Revelação Vitoriense
21h20min - Encanto Junino
22h - Tradição Junina
22h40min - Sorriso Cristalino
23h40min - Minha Flor
00h - Império Vitoriense
00h40min - Magia da Juventude
01h20min - Explosão da Juventude

Sábado, 02 de julho

Final da Quadra Junina

Adap e EAP na realização de Workshop

 Programa de Aceleração do Crescimento II em Macapá e nos demais 16 municípios do Estado torna-se estratégia à realização de Workshop 

A Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), com o apoio da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP), realiza nos dias 28 e 29 de junho o Workshop “Ferramentas Digitais do IBGE – Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra)”, a fim de tornar efetiva e eficiente a elaboração de projetos prioritários envolvidos no PAC II e em Planos Setoriais.  O Governo do Estado do Amapá, em conformidade com a nova legislação de Saneamento Ambiental, por meio da Adap, que é coordenadora dos assuntos relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II) está investindo em recursos significativos para a área de saneamento básico. Dessa forma, o evento tem como prioridade promover o conhecimento do Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) para os servidores técnicos, vinculados à captação de recursos, à concepção de projetos e à fiscalização dos planos setoriais.  A programação será realizada no próprio prédio da EAP, dando início às 14h. O evento contará com a presença de técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), da Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinf), da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e técnicos da EAP.  

Governador entrega viaturas para órgãos da Segurança Pública


Novos veículos, provenientes de recursos estaduais e federais, reforçam o policiamento ostensivo no Amapá
Governador afirmou que os novos veículos fazem parte da reestruturação da segurança pública (Foto: Márcia do Carmo)
Governador afirmou que os novos veículos fazem parte da reestruturação da segurança pública (Foto: Márcia do Carmo)

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, entregou, nesta terça-feira, 28, ao lado do Teatro das Bacabeiras, 18 novas viaturas aos órgãos de Segurança Pública do Estado. 

Destes, 15 veículos, tipo ranger cabine dupla, são provenientes de convênios, no valor de R$ 886.314,15, com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com contrapartida do governo Estadual. E três pick-ups foram doadas pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). A medida visa dinamizar o policiamento ostensivo e melhorar a segurança do cidadão amapaense. 

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcos Roberto, cada automóvel foi adquirido ao preço de R$ 61.500,00. O secretário explicou que as viaturas serão divididas entre a Polícia Militar do Amapá (PM/AP), que receberá seis veículos, quatro deles destinados ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), um para o Batalhão de Trânsito, um para o 7º Batalhão do município de Porto Grande e um para o Grupo Tático Aéreo (GTA). 

Marcos Roberto disse ainda que o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP) receberá três veículos, resultados de doação feita pelo Pronasci. Para o titular da Sejusp, a ação fortalece as atividades policiais no Amapá. O secretário ressaltou que os órgãos que compõem a Segurança Pública no Estado têm atuado com o apoio do governador. 

O governador afirmou que os novos veículos fazem parte da reestruturação da segurança pública. Camilo Capiberibe ressaltou que somente em seis meses de sua gestão, o investimento no setor já ultrapassou o do ano passado. Ele ressaltou que a medida faz parte do novo modelo de defesa social do Amapá. Um compromisso assumido por ele. 

“Fizemos investimentos para que haja o enfrentamento imediato da criminalidade. Chamamos concursados da PM, mas não adianta se os policiais não tiverem carros e combustível. Portanto, estamos trabalhando e dando condições para que a polícia faça seu trabalho e garanta paz e tranquilidade ao cidadão amapaense. Segurança é tão importante, quanto saúde e educação”, disse o governador. 

Outras medidas 

O governo estadual já alugou 15 carros, que são usados na investigação de casos policiais. O governador também afirmou que o Estado alugará mais 30 automóveis, em caráter emergencial, para reforçar o combate ao crime no Amapá. Outra novidade é que o Poder Executivo está negociando um helicóptero para o GTA, junto ao Ministério da Justiça. 

“Na gestão passada, usavam somente recursos federais para equipar nossas polícias. Como se o dinheiro do Estado não servisse para nada. Agora não, estamos fazendo investimentos. Por exemplo, o Ministério da Justiça queria nos ceder um helicóptero esquilo, que não é igual ao que GTA tinha. Queremos um helicóptero que tenha condições de fazer operações que este modelo não tem. Pois temos compromisso com a segurança do povo”, pontuou Camilo Capiberibe. 

Além do governador e o titular da Sejusp, participaram da solenidade o comandante do CBM deputado Federal Vinícius Gurgel, secretariado do governo do Estado, imprensa e a sociedade civil. 

Grupos juninos reúnem-se com governador

Grupos juninos reúnem-se com governador
Governador Camilo Capiberibe disse saber do valor cultural da quadra junina e do seu papel social (Foto: Márcia do Carmo)
Governador Camilo Capiberibe disse saber do valor cultural da quadra junina e do seu papel social (Foto: Márcia do Carmo)

Representantes de grupos associados à Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap) foram recebidos nesta terça-feira, 28, pelo governador Camilo Capiberibe, no Palácio do Setentrião. O encontro foi para as últimas definições do início do Festival Estadual Arraial do Forte, que acontece nesta quarta-feira, 29, e para que o governador fizesse uma homenagem pelo Dia Nacional do Quadrilheiro, comemorado nesta segunda-feira, 27. 

Os quadrilheiros ouviram do governador a afirmação de que em 2012 a quadra junina terá um orçamento, que será planejado este ano. Os quadrilheiros disseram compreender que o atraso no repasse e realização do Festival não foi por culpa do Estado, e sim pela ação judicial que pretendia impedir que a Ligajap recebesse o recurso de R$ 750 mil. Ao final da polêmica, o Poder Judiciário deu ganho de causa para a Liga, pelo fato de ser a única apta a receber recursos. O festival vai reunir 88 grupos entre tradicionais, estilizados e especiais. 

Para o presidente da Ligajap, Ronei Oliveira, a possibilidade dada aos quadrilheiros de discutir junto com o governo o regulamento e o projeto para a quadra junina, é uma demonstração de confiança nos grupos que formam a Liga e garantia de que, se as prestações de contas estiverem corretas, em 2012 o festival terá uma dimensão maior. O secretário de Estado da Cultura, Zé Miguel, lamentou que este ano a Justiça tivesse que intervir para que o Estado fomentasse a cultura. “Mesmo com pouco tempo, o festival vai acontecer”, falou o secretário. 

O governador Camilo Capiberibe disse saber do valor cultural da quadra junina e do seu papel social. Cada grupo tem em média 20 pares, empregam profissionais como costureiras, estilistas, historiadores e coreógrafos e incentiva o estudo, através da pesquisa dos temas dançados que são baseados em histórias e lendas universais. 

“Não tenho receio de fazer o repasse para a Ligajap, sei que será bem utilizado e vai cumprir sua missão, principalmente entre os jovens”, disse o governador. Para ele, a partir deste ano, a parceria do governo com os grupos será ampliada se os gastos forem transparentes. 

“Temos obrigação de investir em cultura. Infelizmente este ano ainda não estamos fazendo do jeito que achamos certo. Mas, estamos buscando parceiro até para o carnaval”, disse Camilo. O governo repassou R$ 750 mil, sendo, R$ 160 mil para a Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Lajes); R$ 450 para a Ligajap e 140 mil para os demais municípios. 

Do total do recurso, cada grupo recebeu R$ 4 mil e o restante será para montar a infraestrutura e premiação. Haverá festival também em Santana, de 30 de junho a 7 de julho. Em Macapá, que vai reunir grupos de todos os municípios, o festival será de 29 de junho a 10 de julho. Serão distribuídos R$ 25 mil em premiação, divididos entre estilizadas e tradicionais. O Festival Estadual Arraia do Forte inicia às 19h, e encerra às 2h. A entrada é franca. 

Seed entrega Escola Antônio Castro Monteiro reformada- Obra foi feita via caixa escolar e custou R$ 136.503


Bloco contém sete salas de aula, em cada uma foram colocados três ventiladores de parede (Foto: Secom)
Bloco contém sete salas de aula, em cada uma foram colocados três ventiladores de parede (Foto: Secom)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) entregará, nesta quinta-feira, 30, à comunidade do bairro Zerão, a reforma de um dos blocos da Escola Estadual Antônio Castro Monteiro. A solenidade está prevista para ocorrer às 16h. 

De acordo com o coordenador da Rede Física, Lourival Santana, uma equipe da secretaria visitou a instituição no mês de abril e constatou que um dos blocos estava com a estrutura física comprometida, colocando a vida das crianças em risco. \"Nós construímos um novo bloco, além de reformar toda a parte elétrica da escola que estava comprometida\", informou Lourival. 

A diretora da escola, Marizete Martins, conta que as colunas que sustentavam o bloco eram todas de madeira e, devido a ação do tempo, não estavam mais suportando a estrutura de concreto. \"Nós estamos muito agradecidos pelo fato do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, ter olhado pela comunidade do bairro Zerão\", agradece a diretora. 

O bloco contém sete salas de aula, em cada uma foram colocados três ventiladores de parede. \"Os ventiladores anteriores eram de teto e ficavam presos em pequenas ripas, que ameaçavam se soltar e provocar graves acidentes\", enfatiza o coordenador da Rede Física. 

A reforma contemplou ainda, a colocação de um castelo de água (reservatório de água elevado, constituído de uma torre com uma grande caixa d\'água na parte superior) para o abastecimento da escola. A reforma foi feita via caixa escolar e custou R$ 136.503. 

Evandro Gama pede exoneração da Secretaria de Saúde do Amapá




Em carta ao governador Camilo, ele creditou sua saída ao “bombardeio constante” de “integrantes de parte da imprensa”, segmentos políticos e empresários.
Na antevéspera dos seis meses da administração de Camilo Capiberibe, o secretário de Estado da Saúde, Evandro Costa Gama, pediu ontem (27) exoneração do cargo. Em extensa carta ao governador, intitulada “Uma decisão e um Desabafo”, Gama creditou o seu afastamento ao “bombardeio constante” de “integrantes de parte da imprensa, que são tudo menos jornalistas e comunicadores”. Assume interinamente o secretário adjunto de gestão Edílson Afonso Mendes Pereira.

Na carta ao governador, Evandro Gama fez um balanço de sua curta gestão, enumerando 15 ações à frente da Sesa. Em resumo, ele destacou: “inúmeros investimentos na capacitação de pessoal, redistribuição de servidores, readequação e otimização dos espaços em diversas unidades de saúde, serviços de reparo na estrutura física das unidades, manutenção e aquisição de novos equipamentos, contratação de pessoal por meio de contrato temporário, inauguração de novas unidades de saúde e redesenho de rotinas de trabalho, a fim de reduzir a burocracia”.




Carta ao Governador
Uma Decisão e um Desabafo

Ao Excelentíssimo Senhor
Camilo Capiberibe
Governador do Estado do Amapá



Em dezembro de 2010, quando V. Exa. me convidou para assumir o cargo de Secretário de Estado da Saúde, jurei que iria trabalhar com todas as minhas forças para responder à altura do desafio que V. Exa. me propunha.
Assim fiz, juntamente com a minha equipe e servidores. Em seis meses de governo, a Secretaria de Estado da Saúde – SESA realizou uma série de ações e atividades pautadas na melhoria dos serviços e do atendimento prestado aos cidadãos e cidadãs usuários do Sistema Único de Saúde – SUS no Estado do Amapá. Foram inúmeros investimentos na capacitação de pessoal, redistribuição de servidores, readequação e otimização dos espaços em diversas unidades de saúde, serviços de reparo na estrutura física das unidades, manutenção e aquisição de novos equipamentos, contratação de pessoal por meio de contrato temporário, inauguração de novas unidades de saúde, redesenho de rotinas de trabalho, a fim de reduzir a burocracia, etc.
Entretanto, dentre as muitas ações e atividades, gostaria de destacar as seguintes:
1) a entrega de 151 leitos, entre novos e reformados, distribuídos da seguinte forma: 32 no Hospital de Clínicas Alberto Lima (mais 32 leitos estão quase prontos), 10 no Hospital de Emergência, 15 no Hospital de Santana, 54 na Unidade Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia, 15 no Hospital de Laranjal do Jari e 25 na Unidade Mista de Pedra Branca do Amapari;
2) com o seu apoio e da Secretaria de Infraestrutura, o reinício das obras do Hospital de Santana, desde 2007 parada. Com a sua entrega, mais 110 novos leitos serão disponibilizados para a população de Santana;
3) o início da construção do Centro de Nefrologia no Hospital de Santana. Sua entrega ainda em 2011 melhorará muito o atendimento dos pacientes com deficiência renal crônica que moram naquele município;
4) a inauguração de quatro Centros de Especialidades Odontológicas, distribuídos no bairro do Trem, na comunidade do Goiabal, no SEST/SENAT e na AMPREV;
5) a instalação de um novo arco cirúrgico e de um novo raio-x no Hospital de Emergência, melhorando a eficácia da atividade dos profissionais;
6) o início da implantação do acolhimento com classificação de risco no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e no Hospital da Criança e do Adolescente;
7) a mudança da Casa de Apoio em Belém para o Hotel Sam Remo, com quartos com ar-condicionado e frigobar;
8) o lançamento do serviço de Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua no Estado do Amapá, viabilizando a diálise do paciente na sua própria residência;
9) a implantação de uma máquina de hemodiálise na UTI do Hospital de Santana, evitando a perda de pacientes por sua ausência;
10) a inauguração da Unidade Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia, com 54 novos leitos;
11) o início da implantação de mais 15 leitos no Hospital da Criança e do Adolescente;
12) o início da reforma de cinco salas do centro cirúrgico do Hospital Alberto Lima, bem como o pagamento e entrega do projeto arquitetônico e de engenharia do referido hospital ao Ministério da Saúde, a fim de garantir R$ 15 milhões para conclusão do Plano Diretor daquela unidade de saúde. Com a sua conclusão teremos o serviço de radioterapia implantado no Estado;
13) a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial para Dependentes Químicos de Álcool e Outras Drogas, paralisado desde 2008;
14) conclusão do Planejamento Estratégico da SESA, para o período de 2011 a 2014, apontando o novo rumo para a saúde pública no Estado; e
15) a redução de 22,8% em óbitos neonatais no Hospital da Mulher Mãe Luzia, comparado com o mesmo período do ano passado.

Em que pese o muito que foi feito nestes seis meses de gestão, ainda é pouco diante da situação catastrófica em que encontramos a saúde pública no Estado do Amapá.
Entretanto, a maior dificuldade encontrada não foi a restrição orçamentária, as péssimas condições das estruturas físicas dos hospitais, a falta de equipamentos e a existência de muitos profissionais desmotivados em razão do abono da saúde pública nos últimos oito anos.
A principal dificuldade encontrada foi o bombardeio constante à minha pessoa e à minha família. Fui e continuo sendo alvo de integrantes de parte da imprensa, que são tudo menos jornalistas e comunicadores. Da mesma forma, pessoas usam o mandato político para querer jogar lama sobre a minha história de vida, tentando me igualar a eles. Em outro fronte, alguns que se intitulam “empresários”, sem o ser, também me atacam de forma covarde e sorrateira.
São pessoas que estavam acostumadas a viver a custa do dinheiro público do Estado do Amapá. Não têm o menor respeito ao ser humano. Fazem qualquer coisa para ganhar um dinheiro fácil, mesmo que isso signifique a morte de um paciente.
 Querem jogar no lixo uma história que construí com muito sacrifício. Um amapaense, filho de um carpinteiro e de uma professora, que, com a ajuda de seus pais e pelo seu mérito pessoal, formou-se em Direito, passou no concurso público de Procurador da Fazenda Nacional, foi Subprocurador-Chefe da Fazenda Nacional em São Paulo, Procurador-Chefe da Fazenda Nacional no Estado do Amapá, Assessor da Casa Civil da Presidência da República, Ministro Interino da Advocacia-Geral da União, Superintendente do INCRA no Amapá e Secretário de Estado da Saúde no Amapá.
Por onde passei deixei realizações e não respondo a um processo sequer. Agora, com relação a essas pessoas que me atacam não sei se passariam incólumes a investigações de órgãos de controle e repressivos.
Sempre fui acostumado a lutar pelo que acredito. Eu lutaria até o fim contra esses ataques, trabalhando cada dia mais ainda. Porém, há momentos em que nossas vontades pessoais têm que ceder espaço para a construção de projetos maiores.
No meu sentir, como os ataques a minha pessoa estão prejudicando o nosso Governo, prefiro neste momento me afastar da Secretaria de Estado da Saúde para ajudar na construção da sua governabilidade.
Faço isso convicto de que o nosso governo tem o melhor projeto para a construção de uma sociedade mais justa para o nosso Estado. Seria egoísmo da minha parte querer permanecer à frente da SESA e prejudicar a implantação desse projeto tão querido pela grande maioria da população amapaense. Maioria que nunca acessou os benefícios das políticas públicas, em razão da minoria que me ataca ter privatizado o nosso Estado para atender seus interesses particulares.
Faço isso para beneficiar as pessoas sérias que conheci nesse período: o cidadão humilde, o político sério, os empresários comprometidos, os jornalistas comprometidos com a verdade, o trabalhador que precisa de serviços de saúde com qualidade e o respeito ao ser humano.
Agradeço sua confiança e seu apoio. Conte comigo. Também agradeço minha equipe de trabalho e a todos os servidores da SESA pelo apoio recebido. Por fim, agradeço o amor e o carinho da minha família, sustentáculo da minha existência.
Macapá, 26 de junho de 2011.


                     Evandro Costa Gama

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...