domingo, 28 de agosto de 2011



Editorial
Mau exemplo
Enquanto alguns dirigentes, lutam contra toda sorte de dificuldade para cumprir com suas obrigações, perante os clubes que assumem, e a imprensa se esforça, em convencer a população de que o campeonato amapaense de futebol profissional é de um bom nível técnico, existem pessoas que sujam a água.
É o caso do Clube Atlético Cristal. Um Clube com uma trajetória de respeito no futebol do Amapá. Fundado pela família Figueira, lá pelo fim dos anos 60 (15/11/69), e que disputou no futebol suburbano, segunda divisão, amador  e profissional.
O Clube Atlético Cristal, nas mãos do presidente Manoel Figueira, filho do Policial Civil, Raimundo Figueira, mais conhecido como Vovô ou  Veterano(como gosta de ser chamado), chegou ao ápice, sagrando-se campeão amapaense de futebol profissional em 2009. Um feito, para um clube considerado pequeno. Mas o Cristal mudou de mãos. E aí as coisas desandaram. Hoje o Cristal está na berlinda. Está sendo levado as barras da justiça, trabalhista e cível, em função da dívida que possue com 10 atletas, contratos em outros Estados para disputar o campeonato de futebol profissional deste ano.
São atletas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e etc. Esses jovens, que acreditaram no que lhes foi prometido, saíram de seus estados e hoje são tratados como bandidos pelo presidente do Cristal Édson Monteiro. Que alegando não ter dinheiro, se recusa a fazer o pagamento dos salários devido aos jogadores, e ameaça, inclusive, abandoná-los a própria sorte caso não aceitem ir embora para seus respectivos estado, com míseros R$ 500 reais na bagagem.
Esse comportamento, aliás, mau comportamento, compromete a credibilidade do futebol do Amapá, Estado que já possue uma má fama além de suas fronteiras, em virtude das sucessivas operações da polícia federal que aterrissa em terras tucujú. O que dirão esses jogadores sobre os dirigentes amapaenses? Claro! Tem-se que separar o joio do trigo. Temos mais trigo do que joio, mas infelizmente, esses oportunistas, que querem o futebol para se auto promoverem politicamente, maculam, enodoam, mancham a bela biografia do futebol do Amapá, de Marcelino, Bira, Aldo, Zezé (Tico Tico), Jason, Celso, Zezinho Macapá, Faustino, Biló, Palito, Alceu, Perereca, Praxedes, Zé Elson, Lelé, Roxinho, Vadoca, Timbó, Ubiracy, Trevisani, Marco Antônio, Haroldo Santos, Pajé, Tiaguinho, Tauíris, Murica, Goto, Fanta, Roberto Foguetinho, Birungueta, Jonas, Castelo, Zé Roberto, Dida. Zequinha, Emanuel, Bandeirantes, Valdirzinho, Rodrigues Chevrolet, Mariozinho, Bilico, Mário Sérgio, Goto, Aldemir França, Léo, Perivaldo, Mareco, e tantos outros craques, que fizeram a história do nosso futebol.
Quem não pode com o pote, não pega na rodilha.
ELA É A FILHA DO ENGENHEIRO JULIO CESAR FLORES BORRAZ DA ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE COUTEIROS


     POR FAVOR REENVIA, NÃO TE CUSTA QUASE NADA..!  OBRIGADO.Passe foto a todo o mundo, nunca se sabe......     Por favor,  olha a foto,  lê a mensagem de uma mãe desesperada e passa foto a todos seus contatos

Minha filha tem 13 anos, Ashley Flores, está desaparecida desde duas semanas. Pode acontecer que se todos passarem esta mensagem, alguma pessoa reconhecerá ela. Pessoas descobriram este método. Internet circula no mundo inteiro... por favor, passa esta mensagem a todos seus contatos. Graças a tudo isso pode-se achar minha menina.    Eu peço a todos, eu imploro a todos, por favor passe esta imagem a todas as possíveis pessoas. Ainda não é tarde por favor, me AJUDE. Sim se você tiver informação, contata-se com: HelpfindAshleyFlores@yahoo. só precisa de 2 minutos necessários para fazer circular esta mensagem. Se fosse seu filho você faria até coisa impossível para obter ajuda.     
 

Deus premiará a tua bondade

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO







  • A Prefeitura de Macapá vem a público repudiar a atitude do Governo do Estado do Amapá em embargar as obras de instalação da nova usina de asfalto que a Prefeitura de Macapá estava executando no Distrito Industrial. 
    O governo alega que o embargo ocorreu pela ausência de licenças e da reserva da área. A Prefeitura esclarece que a área em questão foi destinada pelo governo anterior para a construção da nova usina, mas que até agora o Estado não formalizou a documento de cessão da área, sem a qual não é possível iniciar o licenciamento ambiental.

    Esclarece, ainda, que não haverá impacto ambiental sobre a área destinada porque todas as providências com relação à redução de emissão de gases e resíduos poluentes estão sendo tomadas, conforme orientação do próprio Ministério Público.
    A Prefeitura tomará as medidas judiciais cabíveis para a continuidade da obra e que considera a interdição um ato puramente político de quem se recusa a ser parceiro na recuperação da malha viária de Macapá e ainda cria empecilhos.


     Coordenadoria Municipal de Comunicação Social

    Editorial

    Mau exemplo
    Enquanto alguns dirigentes, lutam contra toda sorte de dificuldade para cumprir com suas obrigações, perante os clubes que assumem, e a imprensa se esforça, em convencer a população de que o campeonato amapaense de futebol profissional é de um bom nível técnico, existem pessoas que sujam a água.

    Artigo

    Maconha é cultura?
    “Maconha é cultura”, essa é uma das frases que muitos que são a favor da legalização da maconha empregam em seus discursos. Mas é muito fácil subir em qualquer que seja o palanque e dizer que é favor da maconha e o pior, dizer que o uso da maconha é cultural. Maconha é cultura?

    Nas garras do felino

    Estranho (I)
    A exoneração da assessora jurídica da SDR foi no mínimo estranha. Após a realização da licitação para contratação de carros para a Secretaria de Desenvolvimento Rural que teve como empresa ganhadora a UNITRAP, a Drª Luana Cristina Barros de Sá foi exonerada. Motivo: Incógnita! “Seje fraco!”

    PPA do Amapá- 2012/2015
    Plano será encaminhado para a Assembleia Legislativa
    Lançado no fim do mês de abril pelo governador Camilo Capiberibe, o Plano Plurianual Participativo (PPA), e depois de passar por diversas etapas, tais como: a escuta popular nos 16 municípios amapaense, realização de Audiência Pública Regionais, realização das Conferências Regionais de Priorização o governador realizou a Assembleia Estadual de Referendo, que formalizou o Plano para o encaminhamento do projeto de lei à Assembleia Legislativa.

    Ponte Binacional

    Parlamentares discutem o impacto sobre o Rio Oiapoque
    Em 15 de julho de 2005, os governos do Brasil e França firmaram acordo para a construção da ponte sobre o Rio Oiapoque, ligando a Guiana Francesa ao Estado do Amapá. Desde então, enquanto avançavam as obras da ponte em si (que já está pronta), bem como das condições de acesso rodoviário ao local, uma discussão permanente instalou-se no Estado: afinal, quais as vantagens e efeitos que essa integração trará para o Amapá?

    Diretoria do Cristal abandona atletas após fiasco no Amapazão


    “Sua ilusão entra em campo no estádio vazio,
    Uma torcida de sonhos aplaude talvez,
    O velho atleta recorda as jogadas felizes,
    Mata a saudade no peito driblando a emoção.

    Hoje outros craques repetem as suas jogadas,
    Ainda na rede balança seu último gol,
    Mas pela vida impedido parou,
    E para sempre o jogo acabou,
    Suas pernas cansadas correram pro nada,
    E o time do tempo ganhou.

    Cadê você, cadê você, ...”



     
    Esses versos da música de Moacir Franco, cujo título da canção é o nome do próprio homenageado pelo artista, Mané Garrincha, talvez se adéqüe a realidade em que vivem hoje treze jogadores do Clube Atlético Cristal contratados de fora do Estado para disputarem o campeonato amapaense de profissionais pelo clube.

    Habitação

    Estado e município procuram diminuir o déficit habitacional de Macapá
    Reinaldo Coelho
    Da Reportagem

    Podem não estarem unidos politicamente, porém o gestor estadual e do município de Macapá estão a todo vapor lançando os projetos de construção de casas populares no município de Macapá e quem ganha com isso é a população, imaginemos se estivessem em parceria, ai sim os déficits habitacionais cairiam rapidamente.

    Hospital Metropolitano

    Prefeitura lança edital para conclusão das obras

    O prefeito Roberto Góes lança nesta segunda-feira, 29, o edital de licitação para a conclusão das obras do Hospital Metropolitano de Macapá. A Caixa Econômica Federal liberou R$ 6 milhões que serão aplicados na obra.

    Acompanhado do secretário de obras, Marco Jucá, e do procurador geral do município, Vicente Gomes, o prefeito Roberto Góes vai entregar aos vereadores o edital da licitação, que também será enviado ao Ministério Público Estadual, Procuradoria da República no Amapá, Caixa Econômica e Assembléia Legislativa.

    Desde o dia 18 de julho, a Prefeitura aguardava uma posição da Caixa quanto a liberação dos recursos. Na sexta-feira, 19, a Superintendência do banco no Amapá comunicou oficialmente da liberação.  Após o lançamento do edital, a expectativa é que em até 90 dias a obra física seja concluída. O prefeito Roberto Góes luta agora para conseguir emendas que garantam a compra de equipamentos para o hospital.

    O Hospital Metropolitano vai garantir o atendimento não somente dos moradores da Zona Norte, mas também do centro e zona sul. A expectativa é que a obra seja concluída até o final de 2012.

    Artigo do Gato

    Financiamento Público de Campanha

    Na discussão da Reforma Política um assunto tem gerado bastante discussão no Senado. O Financiamento Público de Campanha.  Inclusive a Comissão de Constituição e Justiça  (CCJ),  em duas votações rejeitou um projeto (PLS 268/11) que estabelecia o financiamento público exclusivo nas campanhas eleitorais. Inicialmente, a comissão derrubou o relatório do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), contrário à proposta. Em seguida, rejeitou também o voto em separado do senador José Pimentel (PT-CE), favorável ao projeto.
     Os defensores dessa mudança na legislação garantem que esta é a forma de evitar a assimetria entre as campanhas eleitorais e varrer assim a corrupção deste processo que envergonha e descredibiliza os políticos.

    Dia Nacional do Combate ao Escalpelamento

    Amapá lança campanha de prevenção
    Reinaldo Coelho
    Da Reportagem
    Neste domingo (28) é o Dia Nacional do Combate ao Escalpelamento. Lei é de autoria do Deputado Federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP).  O escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo humano. Na Amazônia (80% dos casos), o acidente ocorre quando a vítima, ao se aproximar do motor do barco, tem seus cabelos repentinamente puxados pelo eixo. Na maioria dos acidentes, o escalpelamento é total. A forte e ininterrupta rotação do motor faz enrolar os cabelos em torno do eixo, arrancando todo coro cabeludo, inclusive orelhas e sobrancelhas

    Dossiê

    Delegado Ronaldo Coelho: o tiro na “herança bendita”

    Há, sim, unanimidades que não são burras. O Delegado de Policia Civil Ronaldo Coelho é exemplo clássico dessa afirmação que contraria o enunciado de Nelson Rodrigues que, aliás, não quis bem dizer isso. Qualquer estudioso da segurança pública sabe que o procedimento funcional do Delegado Ronaldo Coelho remete a confirmação de que segurança é uma questão sensitiva. Dom Helder Câmara já assentava essa premissa no 1. Congresso Brasileiro de Segurança Pública, realizado em Fortaleza Ceará em 1991. Com sua voz episcopal sentenciou: “segurança é uma questão de sensação”, garantindo com isso que não há segurança real, tangível ou que possa ser descrita objetivamente.  De fato, segurança é uma questão sensitiva, contudo, essa sensação é criada por fatores externos, exógenos e eficientes capazes de construir na nossa subjetividade essa maravilhosa sensação. Ronaldo Coelho há mais de meia década vinha propiciando essa sensação aos amapaenses com seu dedicado trabalho policial. Sua dedicação espartana ao trabalho investigativo construiu um herói real, palpável, humano, capaz de nos livrar da ação dos criminosos mais torpes. Quantos não se realizaram no plano da justiça pessoal com as ações do “xerife”? Seu jeito peculiar de narrar as prisões dos delinqüentes davam à sociedade a certeza que havia um agente do Estado atuante,  compromissado e que honrava a remuneração que recebia. Se havia a certeza de que o tributo pago era bem empregado era no trabalho do Delegado Ronaldo Coelho.

    Folosofando o cotidiano

    Cuidar da Amazônia
                Definir cuidados sobre aquilo que não estamos perto é algo repleto de complicadores. Ser atento, aplicado, vigilante com aquilo que não vemos sentido por não vivermos em meio, no entorno, por não convivermos, é algo que define, certamente, alheamento diante do não pertencimento.  

    Criança e Adolescente

    Casa Abrigo Lar Ciã Katuá
    Reinaldo Coelho
    Da Reportagem

    Você sabia que Ciã Katuá significa “ Menina Bonita” em tupi guarani? Pois é essa é a denominação dada a um dos abrigos que recebem crianças na faixa etária 0 a 12 anos. O Abrigo Casa Lar Ciã katuá com quase 20 anos de existência, atende crianças em situação de risco social. Atualmente, conta com 23 crianças internadas . São menores vítimas de abuso, violência e maus tratos encaminhados pela Promotoria da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar.

    Dossiê Serra do Navio


              De acordo com o Dossiê Serra do Navio – a cidade é a expressão viva do progresso e do desenvolvimento socioeconômico que formaram a história de uma sociedade e do Estado do Amapá, na época do Território Federal do Amapá, Serra guarda representativas soluções e implantações características da arquitetura e do urbanismo modernos aplicados, em plena floresta amazônica, pelo renomado arquiteto brasileiro Oswaldo Bratke. A adaptação das perspectivas modernas à realidade amazônica confere ao local identidade físico-espacial e cultural, visto que se refere a um núcleo urbano modernista projetado de maneira afinada com as particularidades da região, avançando fronteiras e estreitando relações, com infraestrutura de alta qualidade, utilização de materiais construtivos locais e estabelecendo um diálogo com o clima e a vegetação, e que, em que pesem alguns equívocos, devidamente contextualizados no dossiê.

    Internet excessiva + jovens = Alienação

    Jovens alienados ao computador têm prejuízos tão graves quanto aos que usam drogas



    Abinoan Santiago
    Da Reportagem/Estagiário
    Lan house, Email, Orkut, Facebook, Myspace, Messenger, entre outras palavras relacionadas a redes socias nunca foram tão pronunciadas entre os jovens.  Isso se deve a ‘democratização’ da internet no mundo. Mas será se essas palavras são capazes de fazer efeitos na vida de um jovem? E que efeito poderá ser esse, bom ou ruim?

    Legislativo Municipal

    Amapá terá  24  novas vagas para vereadores em 2012


    Reinaldo Coelho
    Da Reportagem

    Acontecerá nas eleições municipais de 2012 em todo o Brasil um aumento substancial no numero de vagas para vereadores nos municípios brasileiros. E no Amapá teremos esse aumento em 24 vereadores. O Estado passa de 152 vereadores nas 16 Câmaras Municipais para 176 parlamentares municipais. Essa situação é prevista pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) promulgada em 23 de setembro de 2009, e tem mexido com o mundo político amapaense.

    A composição das Câmaras Municipais de Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande e Santana serão modificados. Os municípios que terão maior aumento no numero de vagas são: Macapá,  passa de 16 para 23 vagas e Santana, que passa de 10 para 17 vagas. O presidente da Câmara de Santana declarou a imprensa que deverá consultar os habitantes daquele município sobre a necessidade de que aconteça o aumento do numero de vereadores santanense.

    Macapá

    O presidente da Câmara de Macapá, vereador Rilton Amanajás (PSDB), em entrevista ao Tribuna Amapaense declarou que aquela Casa de Leis já votou e aprovou a Emenda à Lei Orgânica  do Município de Macapá que levou o numero 032/2011, e foi publicada no Diário Oficial do Município nº 1826 em 21 de junho de 2011, que modificou o quadro dos legisladores do município, passando a ser de 23 vereadores e que cumpriu o ritual estabelecido pela Emenda a Constituição Federal e encaminhou a decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá que deverá se manifestar até a data limite em lei que é de 30 de setembro.

    O presidente Rilton Amanajás destacou que o aumento dos vereadores de Macapá respeitou os preceitos estabelecidos na Constituição Federal. “Nós fizemos uma Emenda a Leio Orgânica do Município de Macapá, que altera a redação do artigo 168 da referida lei, de acordo com o artigo 29, que diz que municípios com mais de 300 mil habitantes serão 23 (vinte e três) o numero de vereadores.” informou

    Quando a infraestrutura do prédio da Câmara Municipal de Macapá ele foi categórico em declarar que não tem condições físicas para receber esse aumento de vereadores. “Precisamos ver que temos oferecer o mínimo de conforto aos nossos edis. E a Câmara não tem essa estrutura para receber mais sete vereadores. Ela precisa passar por uma grande reforma, ou seja, uma ampliação de suas instalações ou seremos obrigados a alugar um anexo para comportar todo o nosso pessoal.”.

    O presidente ressaltou que o prédio da câmera tem mais de quarenta anos e vem recebendo reformas pontuais, que nada tem acrescido a sua estrutura, tanto que o sistema elétrico está necessitando ser urgentemente trocado. “Precisamos construir mais alas, pois não serão  os sete vereadores, eles trarão assessores que comporão seus gabinetes que já são pequenos para os atuais ocupantes. A realidade é que precisamos construir uma nova câmara para Macapá, pois o atual prédio não esta adequado as exigências da acessibilidade, precisamos colocar elevadores e outras adequações.” Relacionou o presidente.

    Ele aponta a saída que é tentar junto a bancada Federal amapaense, a colocação de emendas parlamentares para que seja concretizada essa obra. Quanto a manutenção do mesmo percentual (5%) do duodécimo  que incide sobre a arrecadação do município pela PEC deve permanecer. “Continuaremos a receber o mesmo percentual que deverá atender as necedades parlamentar e administrativa da câmara. O que deverá acontecer? Haverá uma mudança na área administrativa, pois não podemos ultrapassar os 75% estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Deveremos resolver isso até o fim do ano quando estabeleceremos as novas regras dentro da nova realidade que deverá acontecer com o aumento do numero de vereadores.”, definiu Rilton Amanajás.



    A partir do exercício de 2010, as Câmaras Municipais de todo o país tiveram exacerbadas suas necessidades financeiras em razão da aprovação da EC 58/09, que, para amainar as críticas ao aumento do número de vereadores, incluiu também no texto a redução do percentual dos repasses constitucionais dos municípios, destinados a manutenção autônoma e independente dos legislativos municipais.
    Essa situação vai ter que ser resolvida pelos vereadores da atual legislatura, fixando os subsídios dos vereadores dentro dos limites que estão impostos pela constituição federal e que podem implicar, inclusive, na redução do valor do subsídio dos vereadores, além de implicar em adaptação no prédio da Câmara Municipal para receber os novos “inquilinos”.

    Entenda as mudanças

    Em 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma resolução reduzindo de 60.276 para 51.748 o número de vereadores em todo o País. Segundo a resolução, a composição das Câmaras municipais seria de um parlamentar para cada 47.619 habitantes do município, até o limite de 55 vagas.

    Em função disso, foi apresentada, no Congresso, uma proposta de emenda à Constituição, a chamada PEC dos Vereadores, para regulamentar a questão. Aprovada em 2009, a Emenda nº 58 estabeleceu 24 faixas populacionais para fixar a composição das Casas Legislativas.
    As Câmaras Municipais têm até 30 de setembro deste ano para incluir as novas vagas na Lei Orgânica do Município, considerando que as casas legislativas precisam, de acordo com a Constituição Federal, promover os ajustes em até um ano antes das eleições. Para a aprovação, é necessário o voto favorável de dois terços dos vereadores.

    Logo após o término desse prazo, será feito um levantamento para mensurar o novo número de vereadores que deverão ser eleitos no pleito de 2012. Os gastos com as despesas do Legislativo, incluindo os subsídios dos vereadores, são definidos pela Constituição Federal. Isso significa que, mesmo que o número de vereadores aumente, o valor do duodécimo não deve aumentar. É importante frisar que deve diminuir assessorias parlamentares   porque o salário é baseado na população e no subsídio do deputado estadual.

    48ª Expo feira do Amapá/2011

    Estará voltada para o setor produtivo

    Os órgãos institucionais envolvidos na realização da Feira Agropecuária do Estado do Amapá, a Expofeira, que este ano estará na sua 48ª edição, já começaram a trabalhar. O evento que é considerado a vitrine turística do Amapá, é tradicionalmente realizado no segundo semestre de cada ano. A Expofeira acontecerá entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro, no Parque de Exposições da Fazendinha.

    Saneamento Básico

    O Saneamento Básico foi debatido em Audiência Pública no auditório da Justiça Federal do Amapá, que contou com representantes do Ministério das Cidades,  Manoel Machado Silva, Prefeitura de Macapá,Otacílio Barbosa, procurador da República, José Cardoso Lopes. Na ocasião o governador Camilo Capiberibe, participou e debateu as questões ligadas ao saneamento básico do Estado.

    Série D

    Trem empata, mas continua na briga pela classificação
    Para fechar a sexta rodada do Campeonato Brasileiro da série D, O Trem Desportivo Clube e o Comercial-PI se enfrentaram em partida que valia a briga direta pela segunda colocação do Grupo 2. O jogo disputado no Estádio Glicério Marques, terminou empatado por 1 a 1.

    SOLTANDO O VERBO

    FRASE DA SEMANA
    Materialismo é comprar coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar pessoas que não se importam.

    De Tudo Um Pouco - O custo- benefício (ou prejuízo) do corte de energia elétrica

    Senhor Presidente da CEA.

    Nestes tempos de dificuldades financeiras dessa Cia. e de quase todo o povo brasileiro, é necessário empreender-se esforços, os mais simples possíveis, para equilibrar a balança financeira das empresas e das pessoas físicas em geral. Medidas práticas buscadas nos momentos de aflição são o resultado de uma economia singular, mas que evitam prejuízos maiores se extensivos a um grupo maior de atingidos, digo,  consumidores.

    Sou um desses “clientes” da CEA. Minha residência fica no Distrito de Coração, sentido Macapá/Santana, km 14, para entrada no Ramal da Escola Agrícola, da Casa da Hospitalidade, donde da entrada até o medidor de energia são 4 km. Mais uma medida de distância : da frente da sede da CEA até o km 1, são +/- 2 km. Somando-se essas medidas temos o total de 21 km, que dobrado ( ida e volta ) perfazem 41 km.

    Para fazer esse percurso num Fiat/Pálio 2004 ( mas conservado ) gasto diariamente R$ 10,00, no mínimo, que corresponde a aproximadamente 3,80 L de gasolina.

    Bem, a estória é a seguinte. Dia 11 deste mês, pela manhã, fui informado pelo caseiro que a energia havia sido “cortada” pela CEA. Imediatamente busquei nos controles internos o documento (fatura) de quitação do consumo. Manuseando um por um, deparei-me que a fatura  do mês 06/2011, com vencimento para 05/07/2011 não havia sido paga, mas as anteriores e posteriores sim. Então concluí que havia sido “ descuido”, mas nunca omissão de pagamento, pois o intervalo dos pagamentos prova isso. O valor da fatura era de R$ 67,97.

    Fazendo as contas do custo/benefício ou custo/prejuízo dessa operação, que embora legal é prejudicial à empresa, chegamos ao seguinte resultado: seis (6) funcionários ( 3 que foram desligar e 3 para religar ) x R$ 18,16 diária, dá R$ 108,96, mais(+) R$ 20,00 de combustível, mais(+) o cartucho que foi substituído ( os “cortadores” o arrancaram com tanta força que foi necessário trocá-lo ), que avalio em R$ 20,00 ( muito por baixo), mais (+) R$ 74,88 ( retorno da equipe no dia 12) Somando-se esses valores temos o montante de R$ 203,84, que representa 299,89 % do valor da fatura. Nesse cálculo não incluímos o desgaste do veículo e outros insumos que foram aplicados à operação,

    A fatura foi paga nesse mesmo dia, como também a taxa de ligação de urgência no valor de R$ 36,51.

    Diante desse quadro, Presidente, não seria melhor que o setor competente ( não sei qual ) dessa Cia. procedesse uma avaliação de todos os casos semelhantes a fim de encontrar-se o melhor resultado para ambas as partes? Também um serviço de “atendimento direto ao consumidor” avisando ou comunicando que há um débito pendente no valor X, e se já foi quitado que apresente o documento, a fim de evitar-se cobrança judicial em dobro? Ou uma cartinha avisando que existe um débito intercalado que não foi quitado? Creio que no cadastro de cada consumidor exista número de telefone.

    Sei que existem problemas maiores nessa Cia, mas sei, também, que não há falta de pessoal para realizar tarefas iguais a esta, pois fundamentalmente, hoje em dia, a razão nos leva a um objetivo comum – economizar, para não faltar. Estou propondo-me a reavaliar meus sistemas de controle interno para não cometer erros dessa natureza.

    Atenciosamente,
    Juracy da Silva Freitas
    UC – 280518 – Retiro Ponta da Ilha.

    Sobrevivente - Rubens Antônio Albuquerque

    “Como funcionário público eu aprendi muito”
    Rubens Antônio Albuquerque
    Abinoan Santiago
    Da Reportagem/Estagiário


    A série sobrevivente continua resgatando a história deste rincão brasileiro e, essa semana traz à público a vida de uma pessoa que é muito respeitada na sociedade amapaense. Essa virtude foi adquirida em razão de tudo que fez ao Amapá. Esse homem que além de respeitado é também muito simpático com as pessoas ao seu redor, trata-se de: Rubens Antônio Albuquerque, 81 anos, nascido no dia 16 de junho de 1930. É Natural do município paraense de Cametá. Filho do casal José Raimundo de Albuquerque e Izabel furtado de Albuquerque – ambos comerciantes. Rubens é o segundo mais velho entre os seus 7 irmãos - Rute, Rubens (sobrevivente), Reni, Francisco, Risomar, Robelino e Rosivaldo.

    Cultura

    Pororoca Cultural no Rio Macacoari


    Promover entre os ribeirinhos do Amapá o prazer da leitura de forma lúdica e expor diversas manifestações artísticas, esse é um dos objetivos do projeto cultural. Com este objetivo, arte- educadores do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania estarão entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro realizando uma verdadeira Pororoca Cultural no Rio Macacoari .

    Antenados - Concurso Miss Universo no Brasil

    O concurso de beleza Miss Universo deste ano será realizado em São Paulo, e as representantes dos 89 países que concorrem ao prêmio de maior beldade mundial já se encontram hospedadas no Hotel Hilton, na capital paulista.

    Educação no Amapá: Vida, sempre bela

    Por Ana Alves
    Vida, dádiva grandiosa que Deus oferece a todos os seres vivos, com excepcionalidade a nós, seres humanos, como seus filhos.

    Amazônia

    Formação e transformação

                   É sempre positivo e necessário ressaltar que o mundo precisa de pessoas que transformem e não que permaneçam comodamente postas em suas locações. Precisamos pensar sobre esse tema cuidadosamente. Nós educadores possuímos a indiscutível missão de transformarmos pessoas para a transformação. Não há como se esquivar dessa missão, sob pena de meramente estarmos contribuindo para uma formação de uma sociedade conformista, passiva, esquiva a seus compromissos.
                   Transformar é ter consciência da responsabilidade, é ter aprendido interpretar o mundo, desbastar ou separar e reunir aspectos na complexidade do todo em que vivemos, e voltar ao todo. Essa, na verdade, uma postura tão divulgada nos bancos escolares; tanto que dominamos o mundo, manipulamos, modificamos esse mesmo mundo como uma experiência sem precedentes na história. E para, além disto, temos assuntos ainda não resolvidos. Limpar os excessos enganadores é nossa tarefa, saber desmistificar os discursos falaciosos, enganosos, os silogismos, as ideologias, que querem fazer passar por únicas respostas, por receitas indiscutíveis do que fazer. O que seria, portando, a possibilidade de realização dessas tarefas? É preciso atenção, a perda de rota é iminente. O perigoso alheamento de estar no mundo sem sermos atores dos eventos, dos acontecimentos, das reinvidicações, das emoções de estar no mundo, mas meramente como pessoas de segunda mão do movimento do cotidiano. Uma condição de segunda, terceira e tantas mãos, ou opiniões, que não correspondem as nossas próprias, sugestões sempre de outros, de outras fontes, de meios de comunicação, de interpretes de nossa vida, de certos falseadores...

    Desperta, ó tu que dormes!

    Aline Colares

    Há certo tempo tenho lido um livro o qual antes já havia ouvido muitos comentários bons acerca dele. Ele é bem direto quanto às realidades espirituais e muitas vezes precisamos disso para que nos despertemos do nosso sono profundo. O livro foi escrito por Richard Baxter, sendo publicado pela primeira vez em 1658 com o nome “A Call to the Uncorverted” (Um Chamado ao Não Convertido). Este foi reimpresso muitas vezes, na forma de torná-lo mais facilmente legível e compreensível ao nosso século. E foi isso que John Blanchard fez, revisando-o e publicando-o com o nome “Convite para Viver”. Apesar das modificações, o livro permanece essencialmente o mesmo, o autor original é do século dezessete e o presente autor do século vinte, entretanto, a mensagem permanece atual.

    CNJ

    Projeto Justiça nas Escolas já iniciou no Amapá
    Abinoan Santiago
    Da Reportagem/Estagiário
    O Conselho Nacional de Justiça, (CNJ) em parceria com o Tribunal De justiça do Estado, através da vara da infância e da juventude, estão trabalhando num projeto que indiscutivelmente fará os jovens refletirem sobre os problemas que passam nessa fase. O Projeto “Justiça nas Escolas” que iniciou na última quinta-feira, (18), tem por objetivo conscientizar os jovens através de debates sobre bullying, suicídios, drogas, alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. O trabalho inicial aconteceu na Escola Alexandre Vaz Tavares e, em breve, será estendido a outras escolas do Estado do Amapá

    Espaço saudável

                                       AUTODISCIPLINA NA ALIMENTAÇÃO
    Imagino que esteja esperando uma direção para organizar seus hábitos alimentares.

                Você está certo (a) em criar tamanha expectativa. Em geral, tendemos a buscar no exterior, formas de solucionar aquilo que nos causa tanto sofrimento. Sei o quanto é difícil alterar comportamentos que se repetem ao longo da vida. Na repetição dita “negativa”, fortalecemos sentimentos mobilizantes, tais como frustração, decepção e fracasso. Alimentamos assim, um padrão de auto depreciação que cada vez mais, nos afasta da possibilidade de quebrar o ciclo e modificar o comportamento.

    domingo, 21 de agosto de 2011

    EMTU

    Revitaliza sinalização de zonas de conflito


    A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) está fazendo a revitalização da sinalização das zonas de conflito da cidade. O trabalho começou pela rua Leopoldo Machado, uma das vias de maior tráfego de veículos. De acordo com o diretor de trânsito da EMTU Jair Coelho, as zonas de conflito são fundamentais para desafogar nas vias transversais em horários de pico. “Essa sinalização estabelece um tempo para que os motorista que estão nas transversais possam atravessar as vias com maior fluxo de veículos. Hoje estamos concentrados na sinalização da rua Leopoldo Machado que é uma das principais vias de acesso aos bairros da zona sul de Macapá. Quando o sinal está fechado ou os veículos que estão a frente estão parados, o condutor que está atrás é obrigado a parar para dar passagem aos veículos que trafegam nas transversais. E isso garante mais de organização e segurança também”, diz Jair.

    Cubano pronto para a luta de boxe do ano



    Macapá se já se prepara para assistir a luta de boxe que promete traduzir com fidelidade os conceitos mais elevados sobre o esporte. A disputa reunirá nomes de grande prestígio nacional dentro da modalidade. Lutarão Marcelhandre Álvares Escobar, o Cubano, e o atual campeão nacional Jucelino Barbosa, e está prevista para a última semana de agosto, durante o Campeonato Amapaense de Boxe. (Extra)

    Projeto de Lei quer otimizar a Lei Maria da Penha



    De acordo com os dados da pesquisa DataFolha 2011, a lei Maria da Penha foi considerada um instrumento efetivo de combate à violência contra a mulher. Entre 2009 e 2011, a confiança das pessoas na lei aumentou de 44% para 60%. Contudo, o instrumento ainda carece de ajustes. Exige-se ainda que a vítima tenha que ir a juiz para manifestar expressamente o desejo de ver seu agressor punido. Assim, sentencia-se a mulher ao constrangimento e à fragilização. Muitas vezes coagida, a agredida acaba desistindo da ação, o que inviabiliza o processo. E o agressor permanece sem punição ou tratamento.

    PC do B/Amapá

    Caique Waiãpi assina filiação no PC do B do Amapá
    Presidente regional do partido, Luiz Pingarilho abonou a ficha do índio Cauby Amazonas


    Foi durante a III Conferência do Partido Comunista do Brasil, na manhã deste sábado (20), realizado em Pedra Branca do Amapari que o cacique waiãpi,  Cauby Amazonas assinou no glorioso e se apresentou como um dos pré-candidatos a vereador pelo partido. "Na história de 15 anos, já estou fora durante 20 anos, formado em curso de técnico agropecuária e retornou para a aldeia, assumindo a posilção de de cacique e hoje se destaca como um dos defensores da história indígena da região", destacou Apóstolo Santana - presidente da municipal do PC do B.

    Editorial da edição 268

    URUBUS DA IMPRENSA NACIONAL
    A informação ganha em importância, quando ela parte do núcleo para a periferia. Os assuntos  da província, só ganham destaques, nos grandes centros, quando são escândalos. E, ultimamente, o nosso Estado, tem sido alvo dessa imprensa sensacionalista, que ao ouvir, o menor ruído de escândalo sobre o Amapá, eles voam pra cá como aves de rapina, a fim de verem sangrar  à vítima que agoniza em suas páginas.

    Artigo



    As bolsas e a POF
    Programas de Distribuição de Renda e a Pesquisa de Orçamento Familiar

    Raul Tabajara – tabajara@ibge.gov.br

    Como é de conhecimento de “quase todos”, o Brasil ainda é um dos Países onde a diferença de renda entre as diversas regiões é bastante acentuada, apesar de estarmos entre as 10 maiores economias do mundo, tendo o PIB Brasileiro alcançado a cifra de mais de  3,0 trilhões de reais em 2008, o que proporcionou uma renda per capita de 15 mil reais. Para destacar essa distância na renda, temos Estado do Piauí com a renda per capita de 5.300 reais e o Distrito Federal com 45 mil reais,  8,4  vezes superior.  O Amapá apresentou quase 12 mil reais de renda per capita.

     Essa diferença sempre esteve presente ao longo dos tempos em nosso País e já foi mais acentuada em tempo não muito distante, e uma das soluções encontradas para amenizar o problema foi à criação de programas de transferência de renda nas três esferas do Governo. Essa proposta sempre foi sugerida pelos organismos internacionais, e obteve sucesso em outros países, e o objetivo sempre foi fornecer um valor em dinheiro para que a família pudesse adquirir o mínimo necessário para o seu sustento com alimentação, com isso injetando dinheiro no comércio e em toda a economia. Esse objetivo foi conseguido em nosso Estado, tendo em vista que verificamos que nossa economia está mais diversificada e dinamizada, e principalmente com um número significativo de pessoas entrando no mercado consumidor de gêneros de primeira necessidade graças a esses programas.

    Geralmente o critério principal para selecionar beneficiários dos programas é a renda, e a família deve ganhar abaixo de certo limite per capita mensal. Sabemos que na zona Rural do Amapá praticamente todos os ribeirinhos são desprovidos de renda formal e quase a totalidade das famílias foram selecionadas para participar do programa. 

    A Pesquisa de Orçamento Familiar - POF, realizada pelo IBGE quinquenalmente, investiga entre outros itens, a qualidade, quantidade e a forma de obtenção dos alimentos por parte das famílias. Na pesquisa realizada em 2003, verificamos que a população da zona rural do Estado do Amapá, principalmente aquelas que moram  as margens dos rios, conseguiam ingerir diariamente a quantidade de proteínas e carboidratos recomendados por instituições como a FAO, porém a quantidade e qualidade das vitaminas ficaram abaixo do recomendado. A investigação também mostrou que essa alimentação diária era obtida através da pesca e caça. 

    Na mesma época, nos centros urbanos, principalmente em Macapá e Santana, uma família composta de quatro a cinco pessoas, que recebia entre 1000 a 1500 reais por mês, o que é comum em nosso Estado, teria uma renda per capita mensal em torno de 200 a 300 reais, e com esse valor essa família não seria selecionada para o programa de transferência de renda.

    A POF indicava que essas famílias, comum e urbana, não ingeriam as proteínas, carboidratos e as vitaminas mínimas recomendadas pelas instituições ligadas à nutrição, tendo em vista  que parte significativa de suas rendas eram  gastas com transporte e habitação, e ainda contavam com o custo elevado dos alimentos adquiridos na cidade.

    No ano de 2008 e 2009, o IBGE realizou mais uma edição da Pesquisa de Orçamento Família - POF,  onde só a  coleta de dados levou 52 semanas, abrangendo os 12 meses do ano, e visou captar as diferenças que ocorre na oferta de alimentos durante as estações do ano,  já que a oferta de uma determinada espécie de peixe, por exemplo, ocorre somente no inverno e outras no verão, e cada espécie possui  uma composição nutricional diferente.

     Pelo resultado dessa pesquisa que está disponível à sociedade, podemos observar uma mudança nos hábitos alimentares da população rural, tendo uma parte significativa das pessoas beneficiadas com a transferência de renda, adquirindo produtos como galinha congelada e macarrão, em substituição a pesca e caça observada na pesquisa anterior.  Constatou-se ainda que as ingestões dos nutrientes essenciais mínimos estão abaixo das recomendações, e tendo  como  agravante o aumento do consumo de açúcar e sal.

    Os números revelam que só o critério de renda para selecionar as famílias para os programas,  estar deixando de fora pessoas que necessitam desses recursos para suprir suas necessidades com alimentação nos centros urbanos e na zona rural, a mudança no hábito alimentar, pode estar sendo provocada pela comodidade, e principalmente pela falta de informações que leve as pessoas a ingerir uma alimentação mais saudável. A  Educação Alimentar.

    Senador João Capiberibe

    Capitulo finais para assumir o senado

    Jamille Nascimento
    Da Reportagem

    “Antes tarde do que nunca”. Essa deve ser a afirmativa que o senador João Alberto Capibaribe mais tem usado ultimamente, e não tinha como ser diferente depois de tantas lutas judiciais finalmente o senador tem visto mais de perto sua cadeira no Senado Federal. Isso se deve pela decisão tomada no dia 12 de agosto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux ,  que foi divulgada no ultimo dia 16/08, que  deu conhecimento e provimento ao recurso do senador eleito pelo Amapá, João Capibaribe. Com essa decisão do ministro Fux o Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) deverá reformar a decisão que indeferia o registro da candidatura  do João Capiberibe como prevê a Lei Complementar de N° 135/2009, estipulando que ‘o registro da candidatura deverá ser validado’, respeitando assim a vontade dos 130.411 eleitores que o colocou nessa condição democraticamente.
    João Alberto Capiberibe deverá ser o primeiro político a assumir uma vaga no Senado após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar que a Lei da Ficha Limpa só valerá a partir das próximas eleições.
    A decisão de Fux será enviada à Justiça Eleitoral para que Capiberibe possa ser diplomado senador pelo estado do Amapá. Ele deverá assumir a vaga do senador Gilvan Borges (PMDB-AP). A esposa de Capiberibe, Janete Capiberibe (PSB-AP), que também tinha sido barrada pela Lei da Ficha Limpa, já tomou posse na Câmara como deputada federal.
    A posse do novo senador ainda não tem data marcada. Primeiro, caberá à Justiça Eleitoral do Amapá diplomá-lo. Depois disso, a Justiça Federal deverá comunicar o Senado sobre a decisão para que Capiberibe seja convocado e tome posse.
    O senador João Alberto Capibaribe recebeu essa noticia como mais um passo bem sucedido rumo ao Senado e postou no seu twitter: “Finalmente acabo de receber uma ligação do meu companheiro o senador Valadares dando conta que meu recurso foi validado pelo ministro Fux”.
    A deputada Janete Capibaribe também comemorou a decisão em plenário na  Câmara dos Deputados  “ É  mais um passo pala consolidação da legalidade e da segurança jurídica, da democracia e da soberania do voto popular”.   
    Luta constante
    Essa é uma luta quem vem se “arrastando” a passos lentos no mandato de Capibaribe. O senador concorreu às últimas eleições ‘sub judice’ e, de acordo com informações do TSE, obteve 130.411 votos, o que lhe garantiria uma das vagas no Senado.
    A decisão tomada pelo ministro foi o entendimento do STF de que a Lei da Ficha Limpa não poderia ter sido aplicada às eleições de 2010, sob pena de violação ao artigo 16 da Constituição Federal, que estipula a regra da anterioridade eleitoral. A Lei da Ficha Limpa alterou a Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/90) para impor a sanção de tornar o candidato inelegível  por oito anos, além da perda do mandato, como consequência da condenação por compra de votos por órgão colegiado da Justiça Eleitoral.
    O ministro Fux salientou que, de acordo com a redação original da Lei Complementar nº 64/90 (Lei das Inelegibilidades), a condenação por captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos imposta a Capibaribe pelo TSE, em acórdão publicado em 11 de junho de 2004, limitou-se à perda do mandato de senador da República conquistado nas eleições de 2002. Mas, no ano passado, o TSE considerou Capibaribe inelegível.
     Ao adotar a data de 6 de outubro de 2002 como marco inicial, entendeu que sua inelegibilidade abarcaria as eleições de outubro de 2010.“Não havia, portanto, a cominação de inelegibilidade por força da referida condenação até a data da entrada em vigor da Lei Complementar nº 135/10, mas reitere-se, exclusivamente a perda do mandato político. Neste cenário, a manutenção do indeferimento à candidatura do recorrente para as eleições de 2010 tem por premissa, como afirmado pelos votos da maioria vencedora no acórdão recorrido, a aplicabilidade da nova redação conferida ao art. 1º, I. ‘j’, da Lei Complementar nº 64/90 pela Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/10)”, enfatizou Fux. 
    Agora o senador pode finalmente respirar um pouco mais aliviado, já que tudo anda bem  cabe então mais um ditado na historia política do nosso senador: “a justiça tarda mais não falha. Não é senador?!”     

    ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

     Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...