domingo, 27 de novembro de 2011

Wanderlei diz que idade é só um número, mas admite 'inveja' de Anderson Silva



A vitória de Wanderlei Silva há duas semanas não foi uma garantia automática de vida longa no UFC, mas deu ao curitibano um novo fôlego. O ex-campeão do Pride venceu Cung Le, num resultado que representa superação tanto por sua derrota anterior quanto pelos 21 anos de carreira. As dores da idade já pesam e, apesar de não cogitar a aposentadoria, admite uma pontada de inveja de lutadores mais velhos e ainda “enxutos”.
Em entrevista ao UOL Esporte, Wanderlei admitiu que suas “juntas” dão trabalho, mas que uma vitória como a contra Le, no último sábado, compensa o esforço.
“Mesmo com a derrota anterior para o Leben, nunca passou pela minha cabeça parar. Me sinto bem, forte, rápido. A idade é só um número”, disse o lutador, que iniciou nas lutas aos 14 anos e hoje está com 35.
Ele ainda brincou com um amigo, que parece não sentir a idade: “Infelizmente não sou como o Anderson (Silva). Parece que o tempo não passa para ele. Se ele continuar assim, vai continuar até os 90 anos, ninguém consegue enconstar nele! (risos)”. Vale lembrar que o Aranha, campeão dos médios, já está com 36 anos.
“Eu já fiz algumas cirurgias. A dor faz parte do meu cotidiano. Tenho dano no cotovelo, no joelho... Em todas as articulações tem algum problema”, completou.
A derrota contra Leben no UFC 132 foi dolorosa para Wanderlei, que foi nocauteado em apenas 27 segundos. Contra Le, o brasileiro foi mais cuidadoso. “Errar uma vez é humano, mas duas... A estratégia foi sentir a luta no primeiro round e ir para cima no segundo. Ele chegou como uma estrela, mas minha experiência contou. Já lutei com os maiores astros e isso não me abalou. Só esperei o momento de tentar golpe fatal.”
O resultado positivo foi motivo de festa, mesmo que Dana White ainda considere que Wanderlei poderia parar com esta vitória, de forma digna. O ex-campeão do Pride ainda não está treinando, mas já voltou a fazer musculação e, dependendo dele, precisa de cerca de quatro meses para estar pronto de novo.
Os sonhos são com lutas em seu país natal, junto à torcida brasileira, e no Japão, onde construiu sua carreira. O UFC retorna ao país asiático em fevereiro.
Lutador “devolve” o que o MMA lhe deu
Um novo projeto de Wanderlei fora dos octógonos é colocar em prática uma academia sem fins lucrativos, para dar chance a quem não tem recursos para se iniciar nas lutas. Primeiramente o lutador vai abrir um espaço em Las Vegas, onde mora, mas também pretende vir caçar talentos no Brasil.
“Perdemos muitos talentos porque pessoas não tem 100 dólares ou 50 reais para pagarem uma academia. Hoje tem tanta droga, tanto crack... Se o cara começa a treinar, ele ocupar a cabeça”, explica ele. “Quero dar a oportunidade que eu tive, com uma escola tão boa que até quem tem dinheiro vai querer treinar lá. Depois, vou garimpar lutadores no Brasil e trazer para os EUA, para tentar criar um novo Anderson, um Wanderlei ou um Shogun.”

VII Reunião Transfronteiriça

A VII Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT) encerrou no fim da tarde desta sexta-feira, 25, no Ceta Ecotel, onde durante dois dias membros das comitivas do Brasil e da França não mediram esforços do ponto de vista físico e intelectual, dada a necessidade requerida pelos temas que interferem diretamente na vida dos povos do Amapá e Guiana Francesa.
Foram apresentados os problemas e possíveis soluções para a infraestrutura, integração, segurança, cultura, educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, turismo e agricultura.
Outra reunião está confirmada para acontecer no dia 8 de dezembro, na Guiana Francesa, e irá tratar de como os dois países vão operar nas ações jurídicas e práticas da migração.
Algumas definições e assinaturas de acordos puderam ser agendadas para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2012. Como justificou a representante do Ministério da Saúde, Sônia Damasceno, sobre a aprovação do projeto que contempla HIV/Aids, tuberculose, dengue, malária, urgência e emergência, que será assinado na segunda semana de fevereiro, pelo subgrupo que se reunirá no mesmo período.
Sônia explicou ainda que não foi possível fazê-lo na VII CMT, em razão da ausência de tempo hábil para os trâmites necessários na execução. Todavia, enfatizou a aprovação da declaração de entendimentos para a integração de fronteira dos serviços de saúde.
O embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, após se pronunciar em francês e fazer um retrospecto sobre tudo que foi abordado pelas autoridades no tempo em que estiveram reunidos, agradeceu em português a recepção e deu ênfase a impressão que leva deste novo momento da relação froncoamapaense. Segundo ele, todos desempenharam a tarefa importante, útil e que podem considerar um futuro otimista.
Outros resultados positivos puderam ser constatados a partir do diálogo entre os dois países. Sobretudo, a franqueza e disposição com que pontos delicados puderam ser debatidos. O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, no discurso de encerramento, ressaltou a necessidade da conversação entre partes com interesses comuns.
"Tivemos de fato, dois dias de intenso trabalho e profunda reflexão sobre a nossa convivência na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. Não entendíamos a Guiana, e hoje em dia, com a estrada, ponte, e tudo que foi construído, começamos a dialogar para nos compreendermos. Isso faz parte do processo de construção", concluiu.
A VII CMT foi organizada pelo Governo do Amapá, representado pela Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap).

Governador participa da entrega do selo de Responsabilidade Social do programa Começar de Novo


Na noite desta sexta-feira, 25, o governador do Estado, Camilo Capiberibe, o representante do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e diretor da Escola Judicial do Amapá, desembargador Dôglas Evangelista Ramos e autoridades locais participaram da cerimônia que marcou a entrega do selo de Responsabilidade Social e assinaturas de novos convênios para o programa Começar de Novo, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenado pelos tribunais de justiça nas esferas estaduais.
O programa tem como objetivo sensibilizar os órgãos e empresas da iniciativa pública e privada, para que estes disponibilizem vagas de trabalho e cursos de capacitação voltados a presos e egressos do sistema carcerário. Além disso, o Começar de Novo vem para promover a cidadania e, posteriormente, a redução da reincidência de crimes.
Segundo o juiz de direito e coordenador do programa no estado do Espírito Santo, Alexandre Farina Lopes, o Começar de Novo é uma alternativa que o empresariado tem para reduzir investimento em segurança. "O programa é baseado no tripé educação, profissionalização e trabalho. Se não der oportunidade, o empresário poderá gastar mais dinheiro com investimento em segurança para seu estabelecimento", comentou.
O diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá (Iapen), Nixon Kennedy, também esteve presente na cerimônia e destacou o compromisso do governo com o sistema penitenciário amapaense. "Durante oito anos, o governo não construiu nada. Mas, logo no primeiro mês da nova gestão, já foram investidos R$ 12 milhões em obras, em andamento", enfatizou.
No decorrer da solenidade, dez selos de Responsabilidade Social foram entregues para empresas e entidades da iniciativa pública e privada. Além disso, o Tjap assinou três termos de cooperação, um deles com o Governo do Estado do Amapá.
Após a assinatura do acordo, Camilo Capiberibe destacou a importância do reconhecimento do esforço que o governo do Estado está tendo ao receber um dos selos entregues na noite. Além disso, o governador falou a respeito dos benefícios que o programa oferece para o Amapá.
"Se nós permitirmos que a falta de uma política de capacitação e apoio durante o exercício da pena perdure, nós teremos uma sociedade mais violenta, com índices de criminalidade mais elevados e com uma população temerosa dentro de suas residências. Nós mudaremos essa realidade com políticas públicas", disse.
Ao final da solenidade, o governador comentou sobre as atividades que estão sendo feitas para melhorar o sistema prisional amapaense. "Nós já melhoramos o Iapen e ainda temos que melhorar muito com a inauguração das obras e com a estruturação do sistema prisional. Avançamos e isso é visível, mas temos que avançar muito mais para podermos atingir o objetivo, que é um Amapá mais seguro, com uma população mais tranquila, todos em um ambiente de paz", enfatizou.

Artigos

O selvagem da motocicleta
Autor: José Alberto Tostes

              Na semana passada tive a oportunidade de viajar até a cidade de Oiapoque, sempre que fui ao Oiapoque foi através dos veículos da Universidade Federal do Amapá como pesquisador. Nesta viagem, aluguei um veículo e dirigi cerca de 1200 km. A viagem transcorreu tranquilamente, logo após a viagem levei o veículo alugado até uma lavagem para posteriormente ser entregue a locadora. Quando cheguei à lavagem, havia um jovem de 23 anos aproximadamente, estava bebendo cerveja, segundo várias pessoas que trabalham nesta lavagem, o mesmo estava à madrugada toda consumindo álcool. Este jovem estava com uma motocicleta, embriagado e não tinha habilitação, tal cenário revelava a visão do perigo.             Durante a minha permanência nesta lavagem este suposto motociclista seguiu em minha direção para falar de algo que havia acontecido com ele,  narrou  agressões que havia sofrido no dia anterior (feriado de 15 de novembro), ouvi atentamente o relato e durante toda esta conversa procurei lhe mostrar as condições adversas em que ele se encontrava em função do álcool, e com o agravante que estava à noite inteira sem dormir. Ao sair da lavagem tomei rumo em direção à via 13 de setembro no Buritizal, para a minha surpresa, o mesmo motoqueiro que estava na lavagem sem as mínimas condições de conduzir qualquer veículo, colidiu violentamente na parte traseira do meu veículo. Todos podem imaginar este quadro...     
       Este episódio demonstra a grave crise em que a sociedade está presenciando no Brasil e na cidade de Macapá, elevado consumo de álcool, drogas e a completa falta de controle tem feito vitimas de todos os lados, para piorar a situação, é cada vez mais presente o número de jovens que começam a consumir drogas mais cedo, muitas destas drogas são ditas “sociais” como as bebidas alcóolicas. Os índices de acidentes de trânsito em Macapá envolvendo motocicletas são insuportáveis. O cenário é conhecido por todos, bares abertos 24 horas, mas não são somente os bares, são baiucas, ambulantes, lavagens, e todo tipo de local que venda algum produto aproveita a oportunidade para vender bebida alcóolica.      
       O cenário da cidade está configurado para que todos os dias, entre cena, o selvagem da motocicleta, quem é selvagem da motocicleta? É o personagem que transforma a sua moto no instrumento do perigo. A motocicleta em épocas passadas sempre foi o símbolo de ostentação, todo jovem, sonhava em ter uma motocicleta. No começo da década do novo milênio houve uma “explosão” na venda de motos em todo o Brasil, as facilidades de pagamento em até 100 meses possibilitou que a moto se tornasse de fácil acesso.   
            Outro aspecto importante ocorreu no final dos anos 90 com a criação de serviço de moto táxi, transporte para muitos considerado de alto risco em função de que a moto não reúne as condições de segurança necessária para realizar este tipo de transporte, a diferença entre o usuário de uma moto e o moto táxi, está exatamente nos objetivos, implica na alteração de valores em relação, as condições de segurança, proteção e riscos contra todos os tipos de acidentes. 
              O número de motos multiplicou na paisagem das cidades, com isso aumentaram os índices de acidentes, de cada dez acidentes de trânsito, pelo menos 70 a 80% são provocados por motoqueiros selvagens, existem os bons profissionais como toda em qualquer profissão, porém, a situação é crítica. Para cada motoqueiro legal, há pelo menos 02 ilegais, isso torna este tipo de transporte ainda mais perigoso, os ilegais confundem a população que pouco sabe diferenciar quem é quem neste contexto. Os custos com os acidentes são imensos, basta ver os hospitais, as áreas de pronto de atendimento, as clínicas de recuperação, e principalmente perceber as sequelas definitivas como a perda de parte do corpo físico. O que fazer diante de situação tão ameaçadora para sociedade? O mesmo proprietário que vende bebida alcóolica na madrugada inteira pode ter um integrante de sua família como vitima de algum selvagem da motocicleta. A tolerância com os crimes de trânsito tem sido um dos principais entraves para conter atos bárbaros que vem ocorrendo no Amapá e no Brasil.       
    Inúmeras medidas poderiam ser concebidas e com a participação de toda a sociedade, a participação é reduzida quando se trata do sentimento em prol do coletivo, boa parte da população, das famílias, das organizações e o próprio poder público só tomam alguma providência quando ocorre algo de proporções e com grande repercussão pela mídia local ou nacional.     
       Muitas motos têm sido utilizadas em atos criminosos, de acordo com moradores da cidade de Santana todos os dias chegam ao Porto de Santana diversas motos sem nenhum tipo de fiscalização, cabe ao poder público investigar de forma criteriosa a procedência e a regularização destas motos. Existem múltiplas soluções, porém, só vão ter resultado se a sociedade entender o real significado da vida em comunidade. Enquanto isso não ocorre, vamos presenciar cada vez mais diversos motoqueiros selvagens colocarem em risco milhares de vidas, e neste momento da perda, da dor, que lamentavelmente parte da população desperta para um problema tão grave.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Editorial Ed. 281 - Justiça

O povo do Amapá, acompanhou na segunda-feira (13), o senador João Alberto Rodrigues Capiberibe, receber seu diploma de senador pelo Estado do Amapá. A justiça eleitoral amapaense cumpriu, naquele ato, a obrigação de levar a efeito a vontade do povo do Amapá e cumprir o que preconiza a Constituição da República Federativa do Brasil.

Nas garras do felino


E haja fôlego
Olha que o gato é tido e havido como animal de 7 vidas, mas o deputado Gatinho já está com os bagos no “corcumiro” de tanto esperar a decisão da justiça para assumir seu mandato. Mais uma vez não teve “quorum” a sessão do Pleno do Tjap e ele terá que gastar mais um pouco de paciência. “Seje forte!”

Há cinco passos do mandato

Roberto Gato
Da Superintendência
João Alberto Rodrigues Capiberibe ultrapassou na segunda-feira (13) a penúltima barreira que lhe separa do mandato de senador da República. De posse do diploma ele se apressou a protocolizar na Secretaria Geral do Senado o documento, dando ciência aos seus pares do feito do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. 

A “ditadura da caneta” e o fuzilamento de honras

Vicente Cruz
A liberdade de imprensa sempre foi um postulado da democracia que jamais envelheceu e integra mesmo sua essência. Não há democracia sem essa liberdade primária. Segundo Marx “a imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas. É franca confissão do povo a si mesmo, e sabemos que o poder da confissão é o de redimir. A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê, e a visão de si mesmo é a primeira confissão de sabedoria.”  

Programa Amapá Trabalhador

Vice-governadora inaugura Centro de Capacitação em Ferreira Gomes

O Programa de Qualificação de Mão de Obra possui suas ações alinhadas aos objetivos do Programa Amapá Trabalhador, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo do Amapá (Sete). Na última semana, foi inaugurado pela vice-governadora do Amapá, Dora Nascimento, um Centro de Capacitação de Mão de Obra, no município de Ferreira Gomes.

Piloto amapaense fatura rally no Suriname

Treinamentos específicos foram uns dos principais motivos para o sucesso do jipeiro.
Abinoan Santiago
Da Reportagem
O Jeep Clube de Macapá enviou dois pilotos amapaenses para o tradicionalíssimo “Rally das Savanas”, realizado no Suriname há mais de 40 anos, com chegada na capital do país, Paramaribo. O rally “Off-Road” realizado no platô das guianas é considerado o mais importante e difícil do Caribe, com mais de 100 carros inscritos.

Entrevista

 “O Brasil está dominado pelo Crack...”
                                                              Ciro Penido
 Abinoan Santiago
@abinoanAP
A editoria “Entrevista da Semana” acompanhando a campanha nacional do combate ao Crack procurou um especialista no assunto, e conversou com o perito Ciro Penido, mineiro de Itaúna. Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade de Ouro Preto (1984) e bacharel em Direito. Possui especialização em Toxicologia pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras e Direito Civil Processual. Há três anos está trabalhando no seu mestrado na parte de Engenharia e Diagnósticos a Laser, na utilização de Espectroscopia em Raman e infravermelho na identificação de drogas e substâncias químicas (biodiagnósticos a lasers) que defenderá no mês que vem em São Paulo. Penido trabalha há mais de 18 anos com tóxicos através da Polícia Técnica Cientifica (Politec-AP) e também possui projetos aceitos na Agência Espacial Norte Americana (NASA). Acompanhe o nosso bate papo sobre uns dos assuntos que dificilmente sairá de pauta, o Crack.

Alex Fabio “O pedal de Ouro”

Atualmente a principal corrida do “pedal de ouro” é entre o trabalho, a família e o ciclismo, nesta sequência.

De John Pacheco
Da Reportagem\Estagiário

O Atleta de Ponta da semana é um dos maiores nomes do ciclismo amapaense, e tem uma vida completamente dividida entre o esporte que tanto ama e o trabalho.  Com a falta de patrocínio, trabalha atualmente como segurança em uma financeira no centro de Macapá para ter que sustentar a família, mas nada que o impeça de correr e representar o Estado nas competições locais e nacionais.

Copa São Paulo de Juniores



Com o trabalho técnico realizado em Macapá, pelo novo técnico, Romeu Figueira da equipe de juniores do represente do Amapá na Copinha São Paulo, onde foram selecionados dez jogadores locais que irão somar aos selecionados em Minas Gerais.

Copa Saraiva de Judô

 Amapá conquista 10 medalhas

Os atletas amapaenses realmente se prontificam em realizar seus sonhos der participar das competições regionais e nacionais, defendendo as cores do seu estado e mostrando que sua modalidade é praticada com dedicação e respeito que elas merecem.

Bastidores, José Caxias.

Eleição Santista
Os torcedores do Santos em São Paulo terão uma influência inédita na vida do clube, a partir do ano que vem. Mais de 1.200 sócios se registraram para votar na capital na próxima eleição do clube, em dezembro. Isso é mais de 40% dos votantes da última eleição e metade da penúltima. O presidente Luis Álvaro Ribeiro, favorito à reeleição, já avisou a FPF que mandará mais jogos no Pacaembu do que em 2011.

Artigo do Gato: Humor mulambo do CQC

O Dr. Vicente Cruz se levanta, ergue sua caneta que constrói coisas belas e grafa: respeitem nossa honra, sulistas! Escarneçam outra “sociedade, não a nossa.”
Me associo a este protesto.Não precisamos de detratores externos, a sociedade amapaense já está tão escarnecida que não precisamos de ninguém para fazer isso, muito menos de vocês, piadistas da desgraça alheia. Xô daqui. Saiam de retro. Roupa suja se lava em casa. Nesse caso, nas eleições.

Programa Jovens Embaixadores


Estudante de 18 anos representará o Amapá nos Estados Unidos
De John Pacheco
Da Reportagem/Estagiário

O Jovem Embaixador de 2012 amapaense  é Gabriel Rodrigues Fagundes, de 18 anos, aluno da Escola Alexandre Vaz Tavares. Ele foi selecionado para participar do Programa Jovem Embaixadores, que é promovido pela Embaixada Americana no Brasil, e tem o objetivo de beneficiar estudantes brasileiros da rede pública de ensino e  que se destacam em sua comunidade em várias qualidades como consciência, liderança, atitude, excelência acadêmica, além de conhecimento da língua inglesa.

XVI Semana do Músico

Com o tema “A educação musical no meio do mundo”, o evento promovido pela Escola Walkíria Lima, alem de proporcionar a integração entre os participantes através da música, promove debate sobre a implantação de um curso de graduação em música no Amapá.

De John Pacheco
Da Reportagem\Estagiário

O evento começou no último dia 15, com o objetivo de estudar, pesquisar e discutir a música como educação e diversidade cultural. Nesta semana, no período do dia foram oferecidas oficinas de linguagem musical, canto em coral, música e tecnologia, entre outras. E durante a noite a programação ocorreu em vários locais pela cidade como o Terminal Rodoviário de Macapá, o auditório da OAB-AP com apresentação de concertos musicais. E hoje a programação continua na Casa do Artesão a partir das 19h, com a apresentação de um Concerto Musical.

PMM limpa e a comunidade não ajuda o Meio Ambiente


As lixeiras viciadas estão em todos os bairros da periferia e do centro da cidade.


Áreas verdes, terrenos baldios e locais onde o carro de coleta de lixo não tem acesso, como becos e margens de igarapés, são os pontos onde mais se joga lixo de forma irregular. Segundo a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística de Macapá (Semub), existem centenas de  pontos em Macapá chamados de ‘lixeiras viciadas’ e lixões a céu aberto que estão espalhados por toda cidade.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Editorial Ed. 279

Abestadooooo!
Esse adjetivo, utilizado pelo palhaço Tiririca, quando ele finalizava seus bordões de campanha eleitoral, deu certo. Vote em Tiririca, pior do que tá não fica. Abestadooooo! Com essa palhaçada, ele conseguiu que mais de um milhão de abestadoooos paulistas, o levassem para a Câmara Federal.

Ônibus bom é ônibus remendado

Por Jackeline Carvalho
Acadêmica de Jornalismo UNIFAP

Em tempos de aumento da tarifa no transporte público na cidade de Macapá, uma pergunta muito pertinente ecoa na mente de milhares de usuários desse tipo de serviço público: os nossos ônibus são novos?

Nas garras do felino

Ao largo
Tirando os educadores mais engajados, ninguém “ muge nem tuge”. com relação ao Plano Nacional de Educação. Instrumento fundamental para mudar a realidade da educação no País. Mas se falar em denuncismo, todo mundo está antenado e debatendo nos twiters da vida. “Seje fraco!”
Já dizia mamãe...
O MEC lança campanhas para mostrar a expansão do ensino público superior, construindo 4 universidades e, em média, 70 campus  universitários por ano. Mas mamãe já dizia: “Qualidade é melhor que quantidade, meu filho”. A frase é muito exemplificada na UNIFAP, pois a mesma possui 22 cursos, porém se juntá-los, não vai dar nem a metade de um. “Seje fraco!”
Não há necessidade?
Parabéns aos que defendem a extinção do Prouni e Fies – programas que subsidiam o ensino superior, em troca de isenção de impostos para as instituições conveniadas. A razão dessa justa campanha é a isenção fiscal. Botando na ponta do lápis, o dinheiro não arrecadado pelo erário federal, daria para triplicar as vagas nas universidades públicas e o melhor, de maneira qualitativa. E agora? Ainda há necessidade desses programas? “Sejem fracos!”
Braçadas fortes
Michel JK, nada com braçadas fortes, em sua campanha rumo ao palácio Laurindo Banha. Não há programa de rádio, que ele ainda não tenha ido declinar sua intenção. Mas a primeira disputa vai ser dentro do PSDB, onde Rilton também quer ser candidato. Jorge Amanajás, é o juiz da causa. “Seje forte!”
Profeta do caos
O Ex-deputado petista, Lourival Freitas, tido por alguns, como o profeta do caos, tem sido veemente  firme em sua tese, de que a CEA deve ser federalizada. Perguntado, em entrevista, sobre o quanto vale a nossa estatal, respondeu: “menos que nada”. Caótico!
Dobradinha?
Radialista J. Ney, tido como o prefeito informal de Macapá,, ensaia os primeiros passos para sentar, “na vera”, na cadeira preta da PMM. Recentemente teve encontro secreto com o vereador e também de olho naquilo, Clécio Luis. Quem sabe pode sair à dobradinha PTB / Psol. “Seje Sorte!”
Prego batido
Conjugando o jargão “desesperar jamais”, o senador eleito ,João Capiberibe, acaba de obter, via STF, o passaporte para sua diplomação no TRE, pondo fim a longeva via sagra. Após, vai aparar o bigode com Sarney, para sentar na cadeira azul da Casa   .
Diabinho
Corre, à “boca miúda”, que o senador José Sarney, em suas múltiplas articulações para garantir sua reeleição em 2014, poderá ter aproximação política com seu colega João Capiberibe, e daí, quem sabe, merecer daquele o fraternal apoio para o seu quarto mandato. Como em política “Jabuti sobe em açaizeiro”, resta saber se ele aprendeu a descer. “Sejam o quê?” Você decide. 

Professores do Amapá engajados na luta por uma educação de qualidade


Roberto Gato
Da Superintendência
O Brasil convive placidamente com um paradoxo.  Enquanto figura no gráfico das potências econômicas mundial na confortável sétima posição, mas  quando o assunto é investimento em educação, cai para o vergonhoso 88º lugar do ranking mundial, dentre os 127 países ranqueados pela UNESCO, o braço da Organização das Nações Unidas (ONU),  para cultura e educação.

Rilton Amanajás (PSDB) disputa prévias para prefeito de Macapá

Reinaldo Coelho
Da Reportagem

O vereador Rilton Amanajás (PSDB) colocou o seu nome à disposição do seu partido para a prefeitura de Macapá, nas eleições de 2012. Com dois  mandatos de vereador, o atual presidente da Câmara Municipal, se  considera preparado para enfrentar mais essa batalha.

Vicente Cruz: Camilo e o “mito do bom filho”

O Governador Camilo Capiberibe tem revelado uma virtude não tão bem explorada em suas campanhas políticas: a de ser um bom filho. É certo que essa virtude não ajuda muito no marketing socialista pela óbvia razão de limitar os dogmas da esquerda. Todavia, é um bálsamo para as famílias tradicionais cujo domingo não é só reservado ao Senhor é, também, dia de reunir a parentalha. O problema é que essa virtude do Governador Camilo aflorou  em hora inadequada e lhe trouxe problemas éticos irrespondíveis.

Patrimônio arquitetônico de Macapá

Só restam os buracos dos antigos prédios da Cidade Velha
Reinaldo Coelho
Da Reportagem
O povoamento da capital amapaense  se originou a partir da margem direita da foz do Rio Amazonas, no ponto em que deságua na baía de Macapá. Ali foi construído estrategicamente o Fortaleza de São José de Macapá para proteger a cidade. Mais tarde, com a construção igreja de São José, formou-se o primeiro núcleo de habitantes.

Oratório com cara nova no comando

Romeu Figueira, novo comandante do Oratório, monta equipe para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro


John Pacheco
Da Reportagem/Estagiário

Na última segunda-feira (1), no estádio Moreirão, o Oratório em jogo preparatório para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, empatou por 2 a 2 com o Nacional, equipe Não-profissional, os gols da Orca foram marcados por Yan e Willian. Sob o olhar atento do técnico Romeu Figueira que estava estreando no comando da equipe, e que já está quebrando a cabeça para selecionar apenas 10 atletas do estado que irão disputar a Copinha. O restante do elenco será formado por jogadores paulistas e mineiros selecionados pelo próprio técnico do Oratório, que estará viajando nos próximos dias para São João Del Rey, em Minas Gerais. Local onde após a seleção dos atletas, o time fará a pré-temporada.       

Artigo do Gato

Qual o caminho?
O Amapá vive uma “briga de bugios”, onde todos atacam todos, com o que a fisiologia humana expurga do corpo em estado sólido. E fede! Onde vamos parar com esse comportamento é perfeitamente dedutível. Na fossa, pois esgoto sanitário tem bem pouco no Estado.

DE TUDO UM POUCO

            A FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA – II

            Perguntou-me um amigo o porquê de escrever sobre esse título, haja vista que o empresário, na maioria absoluta não conhece a própria empresa como um ser vivo, atuante e partícipe do desenvolvimento econômico e social da sociedade onde está edificada, disse-me em breve comentário. Pois bem, tomo como inicial esse comentário para ilustrar o tema e assim contribuir com quem o desconhece.
            Quando afirmamos que a empresa “’é um ser vivo”, estamos ligando essa metáfora diretamente àquelas pessoas que integram a empresa – o(s) empresário(s) e os empregados, e indiretamente, seus familiares e a sociedade em geral. Como ente físico, estático e imóvel, o prédio da empresa também traduz comunicação quando bem conservado, pintado, linhas harmoniosas de arquitetura, um conjunto que traduz leitura visual a quem o vê. Porém, sua comunicação interna se realiza pela participação de patrões e empregados, que a fazem produtiva de bens e riquezas de que necessita a comunidade.
            Como, estão torná-la um ser vivo? Simples, respondo. Patrões e empregados não devem considerar somente suas atividades laborais, isto é, produzir e vender. É necessário que todos estejam imbuídos do sentimento de que estão produzindo um bem que satisfará a necessidade de muitas pessoas ou a alegria de muitas crianças, talvez. Os empregados devem sentir-se plenamente integrados à empresa, conhecendo-a na sua plenitude organizacional, seus objetivos, metas presentes e futuras, planos de expansão, atividades extra-empresa voltadas à ação social em programas de solidariedade comunitária e humanística, meio ambiente urbano e do trabalho, relações humanas entre si e com a sociedade.
            Por que afirmo que essas atitudes tornam a empresa e seus empregados mais visíveis na sociedade. Porque esses empregados moram e vivem na sociedade chamada cidade, bairro, rua, e de lá vem todos os dias para o trabalho e deste voltam à casa após esse labor. Essa ação repete-se todos os dias ao longo de meses e anos. Muitos produzindo para que poucos vendam e milhares comprem. Mas a vida resume-se somente a esse gesto repetitivo? Será a paga salarial pela produção torna o empregado mais feliz? Ou será que vendendo muito, trará  ao empresário mais felicidade? Mais rico, talvez fique. Mas que retribuição ganha a sociedade que consume seus produtos? Que retorno social, fora a paga salarial e pagamento de tributos, essa sociedade de consumo receberá dessa  empresa que vendeu muito?
`           As comunidades que vivem no entorno dessas empresas, foram olhadas alguma vez? Suas necessidades materiais como educação, saúde, segurança, lazer, bem-estar, e outras tantas foram pesquisadas ou ao menos pensadas, mormente  sabedoras de que ali residem muitos de seus empregados,  e em que condições de moradia vive sua família. Será que não interessa à empresa ter em seus quadros empregados que venham dispostos, alegres, felizes consigo mesmos e porque deixaram sua família  em segurança material e social?
            E necessário que a distância entre patrões e empregados seja diminuída para que haja mais fortalecimento das ações empresariais, sem quebrar o vínculo hierárquico e o respeito que deve existir entre ambos. E essa distância está diretamente relacionada na execução de ações sociais, comunitárias e humanitárias, onde todos irmanados num só sentimento fraterno buscam unir seus talentos, dividindo suas capacidades e multiplicando suas obras. Assim, empresários e empregados tornam  a empresa um ser vivo, olhado com respeito e gratidão por milhares de admiradores.
            Não esperem que o Estado lhes dê tudo, pois seu gigantismo o impede de olhar as pequenas necessidades de nossas  comunidades. Essa é uma obrigação de todos que vivemos e moramos em pequenas comunidades, nossa cidade, nosso bairro, nossa rua. Faça acontecer e transforme sua viva, tornando-a mais feliz e oportunizando que seus familiares sejam, também, construtores de novas alegrias.
            Espalhe por todos a alegria que vive dentro de você. Seja sua alegria contagiante e viva, a fim de expulsar a tristeza de todos que o cercam. A alegria é uma tocha de luz que deve  permanecer sempre acesa, iluminando todos os nossos atos e servindo de guia aos que se chegam a nós. Se em você houver luz e você deixar abertas as janelas de sua alma, por meio de alegria, todos os que passarem pela estrada em trevas serão  iluminados por sua luz.
             
           

Sobrevivente - Leatrice Marinho


Leatrice Marinho: “Lembro do tempo em que Macapá era tão tranqüilo, a gente vivia sossegado”

Tão importante quanto fazer a história, é a ver acontecer. Assim podemos falar de mais uma sobrevivente: Leatrice Marinho. A matriarca da família Marinho viu seu marido e companheiro Osmar, um dos grandes pioneiros macapaenses, fazer parte de história da nossa cidade. E com alegria e emoção que ela relata o que viu da vida em Macapá, em seus 82 anos de vida.
John Pacheco
Da Reportagem/Estagiário

Uma das primeiras moradoras do bairro do Trem, Dona Leatrice Marinho, viúva de Osmar Marinho, achou que após a morte de seu companheiro era o fim da felicidade. Mas essa mãe de 7 filhos, avó de 30 netos, bisavó de 40, e tataravó, viu na sua família o grande motivo para ainda continuar nessa luta e descobriu que a felicidade estava escondida em outros lugares.

A arte pela arte

Premiado e prestigiado o Festival Quebramar chega á sua quarta edição

John Pacheco
Da Reportagem/Estagiário

Já é considerado o maior festival de artes integradas do Amapá. Em sua primeira edição em 2008, foi apontado pela revista BRAVO! Que é uma revista especializada em cultura, como um dos cinco festivais mais promissores do Brasil, e o Festival recebe o patrocínio da Petrobras, desde que foi contemplado pelo Programa Petrobras Cultural e também pelo Banco da Amazônia, através da Lei de Incentivo à cultura do Governo Federal.

Pelas cores mais belas



No início deste ano, um crime bárbaro, ocorrido em São Paulo, chocou àqueles que ouviram a notícia. Um jovem de 24 anos matou a facadas o avô de setenta, na chácara em que este morava com a avó do rapaz.
Possivelmente sob efeito de drogas, o jovem, não contente em trucidar o próprio avô, arrancou-lhe também o coração e deixou-o ao lado do corpo. A avó conseguiu fugir, foi localizada em estado de choque e precisou ser internada.

Educar para a vida


Adentrar na instituição escolar, cujo ambiente é pleno de organização, alegria e afetividade, repassa o prazer de sentirmos bem. Refletindo sobre o valor do trabalho educativo que realiza, transpondo para a comunidade, a confiabilidade no exercício da função que dispõe sobre o processo do educandário sobre o qual, vamos expressar com relação a aspectos que justifique a redação.

Sola Scriptura

Aline Colares

Semana passada, fiz uma homenagem a Reforma Protestante (31 de Outubro), tentando destacar os pontos principais e mostrando a necessidade de rememorarmos este dia. Decidi fazer uma seqüência de estudos detalhando um pouco mais acerca dos cinco fundamentos defendidos pelos reformadores, os quais, também devem servir como regra prática de vida a todos que desejam seguir ao Senhor. Estes fundamentos que me refiro são as expressões latinas denominadas de Cinco Solas: Sola Scriptura, Sola Christi, Sola Gratia, Sola Fide, Sola Deo Gloria. Hoje, iniciarei com “Sola Scriptura”, baseando na Bíblia e nos estudos feitos acerca dos mesmos temas expostos na igreja a qual congrego.

Educadores físicos se reúnem para a criação do CREF



Abinoan Santiago
 @abinoanAP

Na última terça feira (01) ocorreu a reunião dos profissionais de educação do Estado do Amapá, o local escolhido foi o Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço. O objetivo da reunião era esclarecer os profissionais da área sobre a criação do Conselho Regional de Educação Física (CREF). Hoje o Amapá é dependente do CREF8.

Autoridades confirmam presença no II Encontro Transfronteiriço

Regularização de brasileiros no exterior e acertos comerciais será pautada no evento.
Abinoan Santiago
Da Reportagem/Estagiário
O II Encontro Transfronteiriço que será realizado no dia 30 de Novembro e 1 e 2 de dezembro, na capital da Guiana Francesa, Caiena, tem tudo para ser um dos maiores eventos da América do Sul no ano de 2011. O encontro tem como objetivo principal a regularização dos brasileiros no Platô das Guianas. O evento reunirá membros das comissões de relações exteriores da Câmara Federal, Senado Federal e Assembléia Legislativa do Amapá, além de deputados e senadores do Estado amapaense, e embaixadores do Suriname, República da Guiana e Venezuela.

Espaço Saudável: Interação droga X nutrientes

Freqüentemente é preciso lançar mão do arsenal farmacológico para tratar as mais diversas doenças, desde um resfriado ou uma dor de cabeça, passando pelas infecções, até as doenças crônicas, como o câncer, o diabetes ou a obesidade. E durante qualquer tipo de tratamento, prestar atenção às interações entre os medicamentos e os alimentos que consumimos é importante para que tanto o tratamento quanto a alimentação não sejam prejudicados.

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...