segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Saúde e Estética - Orelhas Proeminentes

Existem vários apelidos para esta condição muito comum: orelhas de abano, dumbo, orelhão, etc, mas o nome que consta no Código Internacional de Doenças é orelha proeminente. Mas o que seria uma "orelha proeminente"? Basicamente, quando uma orelha foge dos parâmetros anatômicos normais ela apresenta três alterações básicas: hipertrofia de concha, aumento do ângulo escafo-conchal e apagamento da anti-helix. Mas calma... Parece difícil lendo, mas é bastante óbvio ao se visualizar. O nome da cirurgia plástica para tratar orelhas proeminentes chama-se otoplastia. 

As primeiras técnicas para correção das orelhas proeminentes se baseavam somente em retirar a pele atrás da orelha. Estas técnicas não conseguiam resolver o problema e, rapidamente, a deformidade voltava. 

Foram desenvolvidas diversas técnicas, as mais criativas possíveis. Algumas apresentando bons resultados, outras nem tanto. Resumindo, as técnicas que reposicionam os ângulos e medidas alteradas sem agredir muito a cartilagem são as que trazem resultados mais naturais.

Antigamente, acreditava-se que era necessário atingir a idade adulta para realizar o procedimento para que não fosse alterado o ritmo de crescimento da orelha. Depois, difundiu-se que existia uma idade ideal mágica que seria sete anos de idade. Hoje, sabe-se que os procedimentos cirúrgicos, independente da idade realizada, não alteram o crescimento da orelha, ou seja, podem ser realizados em qualquer idade. O estudo que mostrou isso chegou a fazer uma otoplastia em uma criança de seis meses de idade.

Mas porque falar tanto da idade? O grande problema das orelhas proeminentes não é a deformidade em si, mas os apelidos que as crianças recebem na escola e entre colegas. Alguns casos podem ser tão graves que a criança perde a vontade de ir para escola e se isola.

Neste sentido, se os pais perceberem que o filho apresenta orelhas fora do padrão da normalidade e que isso pode trazer problemas, eles devem procurar um cirurgião plástico antes mesmo que a criança se queixe da alteração. Fazendo isso, os pais evitam que a criança sofra bullying na escola ou faça uma auto-imagem negativa. O que acontece é que, como geralmente os pais também têm orelhas proeminentes, eles tendem a minimizar o bullying que as crianças sofrem em virtude de terem passado por isso também. Eu considero uma idade razoável para o procedimento antes da criança entrar na idade escolar.

A otoplastia é um procedimento simples e rápido. Dependendo da idade, pode ser realizado somente com anestesia local e, neste caso, o retorno para casa é imediato. Dependendo do fio utilizado na sutura da pele, nem é necessário retirar os pontos. É obrigatória a utilização de uma faixa de contenção por 30 a 60 dias. Esta faixa pode ser substituída por uma faixa de bailarina ou de tênis.

Adulto ou criança, se você se incomoda com a orelha, vale a pena o procedimento. Aí você vai poder usar o tipo de corte ou penteado que quiser sem se preocupar em cobrir as orelhas!

Quer saber como é o dia a dia de um cirurgião plástico? Siga-me no Twitter: @AUGUSTOPUPIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...