quarta-feira, 30 de maio de 2012

Artigo - ARTE E CULTURA NOS JORNAIS DO AMAPÁ PhD Romualdo Palhano.

ARTE E CULTURA NOS JORNAIS DO AMAPÁ
                                                                PhD Romualdo Palhano.
                              
Todo jornal impresso que se preze possui seu caderno voltado para arte e cultura de sua cidade e região. Por mais que pertença a empresas privadas, os jornais fazem parte do dia a dia e do cotidiano de uma cidade, representando e registrando o que de importante vem acontecendo naquele espaço urbano. Isto acontece por várias razões; primeiro por ser acessível ao grande público; segundo pelo seu valor que é bastante popular, ficando entre um e três reais e cinquenta centavos; terceiro por ter longo alcance de público.

Como é de conhecimento de quem trabalha na área da arte e cultura, em nossa cidade há atividades artísticas todos os dias, todo final de semana, durante todos os meses do ano. Mas, o que mais me intriga é que a presença desses eventos ainda é muito tímida em nossos meios de comunicação, principalmente nos jornais impressos local. Não há sequer uma agenda semanal (em nenhum de nossos jornais) para que o público e sociedade possam escolher o que apreciar.

Por que nossos jornais não enfocam com mais veemência e expressividade o que acontece em nossa cidade na área da arte e cultura? O que é que falta em nossos jornalistas e editores para que o registro de nossa arte e cultura seja mais efetiva e tenha mais espaço em nossos jornais impressos.?

Talvez não se perceba, mas na maioria dos jornais aqui publicados, me parece que não há essa preocupação de colocar em evidência o que se produz em nossa cidade, região e Estado, em relação às informações sobre a produção artística e cultural. Por que afirmo isto? Numa análise panorâmica observa-se em especial nas páginas de nossos jornais, principalmente na edição do domingo, uma sequencia lógica de informações, geralmente no que se refere à presença do cinema. Por quê?

Para se ter uma idéia do que se trata, resolvemos fazer uma breve análise de quatro jornais que circulam em nossa cidade. O foco voltou-se para especificamente, jornais que circularam no domingo, 27 de maio de 2012. Nossa atenção ficou centrada nos cadernos ou páginas dedicadas à arte e cultura. Os quatro jornais analisados foram: “Jornal do Dia”; “Diário do Amapá”; “A Gazeta” e “A Tribuna Amapaense”.

     O “Jornal do Dia”, um dos mais antigos da cidade, que há alguns anos possuía o “Caderno Inteligente” (do qual fui colaborador), hoje dedica um espaço à cultura e arte no “Caderno C” que é publicado aos domingos. A primeira página desse caderno vem com matérias relativas a “Esportes”, enfocando primeiramente notícias da seleção brasileira e da Fórmula I falando da participação do brasileiro Felipe Massa. A página C2 do mesmo caderno continua, por um lado, com notícias do futebol nacional e internacional, por outro, ausentando-se de falar do futebol local. A página C3 dedica-se a “Atualidades” e discute notícias sobre problemas de saúde. Já a página C4 que é dedicada à “Diversão & Cultura” fala de questões universais e nacionais como “Enrique Iglesias”; a “novela Cheia de Charme”; atriz “Debora Secco”, etc. O horóscopo também está presente nesta página e ainda o resumo das telenovelas. Aqui, infelizmente não há nenhuma notícia que trate de acontecimentos artísticos em nossa cidade, a não ser propaganda paga do Cine Imperator. Percebe-se então que não há lugar nesse caderno para revelar o que se produz artisticamente neste nesta cidade, neste Estado.

Vamos encontrar algo a respeito do tema que aqui trato na “Revista Nossa Gente”  nº 39 – Ano I, de 27 de maio de 2012, que acompanha o referido jornal. Nela, pode-se encontrar dois artigos sobre nossa cultura: o primeiro na página 5 intitulado “Curiaú: um paraíso que deve ser conservado”; e o segundo, na página 14 “Tacacá da Dona Alzenora -  tradição macapaense”, sendo os dois assinados pela colunista Graziela Miranda.  

O segundo jornal é  “O Diário do Amapá” que há vários anos possui o suplemento “Nota Dez” e no domingo 27.05.2012, trouxe em grande estampa a seguinte matéria: “Filme amapaense “Somos Parteiras” foi lançado ontem, em encontro internacional”. O mais interessante é que apesar de enfocar notícia sobre a cultura do nosso Estado, inclusive com imensa foto, ainda é pouco para um caderno que possui oito páginas e apenas a primeira é que traz notícias do lugar. A que se dedicam as outras páginas desse jornal, vejamos: página 2, “Diário Viver Bem” com a matéria: “Pesquisa; homens preferem morenas a loiras” e “Vidente ensina a lidar com altos e baixos da paixão”; pagina 3, “Diário TV & Gente” página dedicada à cultura nacional e internacional que enfoca personagens da TV e ainda programação de telenovelas. Página 4, “Diário Saúde” à qual discute questões relacionadas à saúde, sendo uma das matérias: “Deixar bebê chorando até dormir aumenta o nível de estresse”.  Página 5, “Diário Mulher” com artigo “Curvatura no lábio pode indicar capacidade de atingir prazer sozinha”, esta página é totalmente dedicada à mulher. A página 6 é voltada para passatempo e horóscopo e a de número 7 é dedicada ao turismo, já a página 8 é coluna social com fotos de gente da sociedade local, assinada por Ziulana Melo.

O “Jornal A Gazeta” com seu “Caderno Camarim” busca socializar nossa produção artística e cultural, mas como os anteriores, também exagera na divulgação de notícias de alhures, esquecendo de certa forma o que se produz artisticamente em nossa cidade. O “Caderno Camarim” do dia 27.05.2012 dedica a primeira e a quinta página ao Grupo Rolling Stonnes que completa 50 anos de carreira. Na página 2, há a coluna “Arque com Arte” de minha autoria, que vem socializando a cultura e principalmente o teatro no Amapá. D’outra forma, a matéria “MINC e ANCINE anunciam novos investimentos”, encontra-se na página 3 que é notícia nacional.  A página 4 com “Calçada da Fama” fala de pessoas famosas como, por exemplo, “Elton John”; a página 6 fala do cinema mundial com o tema “A Batalha de Branca de Neve”. Os cinemas Imperator; Cine Macapá e Cine Santana, (possíveis matérias pagas) se vê na página 7 juntamente com o horóscopo, e na última página a coluna social com fotografias de Patrick Melo.

O quarto e último jornal “A tribuna do Amapaense” possui o “Caderno 3 – Cidades e Negócios” que é o que mais se adéqua ao tema que se pretende aqui discutir. Com um total de oito páginas; é na de número 3 (dedicada à cultura) que se encontra artigo sobre editais do MINC assinado por Araciara Macedo que é colaboradora do referido jornal. Fala também de festivais que há no Brasil na área da música. Da cultura do Amapá mostra na página 2 um artigo sobre a senhora Maria Cipriano que é sapateira no Mercado Central em Macapá, boa reportagem de Babi Cantuária. A página 4 também discute a cultura a partir do artigo “Cultura; está na hora da mudança” da colunista Araciara Macedo. A página 5 enfoca lançamento de livro na Fortaleza de São José de Macapá, relatando fato que já havia acontecido anteriormente. A página 7 apresenta artigos diversos, sendo a página 8 voltada para o meio social a partir de fotografias da colunista Roberta Gato.


Dos quatro jornais aqui citados publicados no dia 27 de maio de 2012, apresentaremos uma breve conclusão: das quatro páginas do “Caderno C” do “Jornal do Dia” nenhuma delas enfoca a arte e cultura no Amapá, a não ser a propaganda do Cinema Imperator, que faz parte do lazer dos amapaenses; das oito páginas do Suplemento “Nota Dez” do “Diário do Amapá” apenas a primeira enfoca questões relativas à nossa cultura, salvo a coluna social de Ziulana Melo; das oito páginas do Suplemento “Camarim do Jornal A Gazeta” apenas a coluna “Arque com Arte” de minha autoria socializa a arte no Amapá, principalmente o teatro, somando-se ainda a propaganda do Cine Imperator, Cine Macapá e Cine Santana e a coluna social com fotos de Patrick Melo. O Caderno “Cidades e Negócios” com oito folhas do jornal “A Tribuna Amapaense” foi que publicou mais artigos ligados à nossa cultura. Matérias e artigos que embora estejam relacionados com a questão da economia revelam o dia a dia da nossa sociedade, como é o caso.

O que gostaríamos de discutir aqui neste artigo é: como direcionar uma página de arte e cultura para que a população e nossos diletantes visitantes, turistas ou não, possam, abrir em um de nossos jornais impressos, um caderno dedicado à cultura e possam localizar e escolher locais para visitar ou para apreciar no âmbito da capital do Estado do Amapá?

Não queremos aqui colocar em questão o valor das outras matérias ou artigos, de forma alguma! Mas, sim pensar a necessidade de se dedicar mais espaços para que nossa produção artística apareça em nossos jornais. Urge essa necessidade, tanto para os que aqui habitam quanto para os que por aqui passam. Por exemplo, a cada final de semana não se sabe o que vai acontecer na área artística e cultural em nossa cidade.

O que seria interessante para que tivéssemos novos rumos em relação ao tema em tela? Uma agenda artística e cultural permanente que fosse publicada pelos menos as sextas feira e aos domingos. Espetáculos que estivessem em cartaz no teatro; a programação dos cinemas, etc. Além dos acontecimentos artísticos e culturais também deveria constar nesta agenda a relação dos museus com suas respectivas horas de visitas.

Há que se colocar notícias nacionais e internacionais em nossos jornais? Claro que sim! Isto é um fato. Mas há também que se prezar por mais espaços para socializar nossa arte e cultura. Desta forma, podemos deixar para a história este presente registrado nos jornais, que no futuro será passado e poderá ser estudado por muitos pesquisadores.

Macapá é moeda de troca do PT Nacional com o PSB


por Dalton John


Não é de hoje que o Partido dos Trabalhadores no Amapá já anunciou para todo mundo que independentemente de parceiro político ou coligação, vem como cabeça de chapa para disputar o pleito ao palácio Laurindo Banha em 2012. Mas aí a questão essencial que todo especulador político na cidade se indaga: e o PSB? O partido que está no Governo do Estado atualmente, tem um nome fixo à prefeitura de Macapá, o da deputada Cristina Almeida, mesmo com verba indenizatória e tudo.

E o tão comentado acordo político, em que o partido dos Capiberibes apoiaria o PT em 2012, em virtude do apoio recebido por eles em 2008, que culminou na eleição de Camilo para o Setentrião, foi mesmo para o espaço. Em nota extraída do encontro da Executiva do PSB, o mesmo diz que a deputada é o nome certo para “a construção de uma frente política disposta a reconstruir a autoridade política e a capacidade administrativa do município de Macapá, abandonada pela atual gestão”, ou seja, para o PSB os petistas Dora Nascimento, Sérgio La Roque, Evandro Gama, Marcos Roberto e Joel Banha, não correspondem ao nível de exigência PSB para a prefeitura?

O Ex-ministro da Educação Fernando Haddad é fator decisivo
para os rumos da aliança PT-PSB em Macapá
A reunião da Comissão Executiva Regional do PSB teve como prioridade, estabelecer a aliança com o PT. Os petistas, por sua vez, continuam o discurso de que na eleição majoritária de outubro, não aceitam ir a reboque de nenhum partido, pelo contrário, a sigla quer ter candidato próprio, ou seja, ser cabeça de chapa majoritária. Mas segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, as cúpulas nacionais de PT e PSB discutiram sobre uma aliança em torno da candidatura de Fernando Haddad para a prefeitura paulista. No final resultou que os petistas pretendem oferecer apoio ao PSB em todas as outras capitais, inclusive Macapá, em troca da aliança em São Paulo.

Segundo informações do diretório do partido, neste domingo (27) foram escolhidos os delegados que estarão no encontro de 9 de julho que é o decisivo para rumo que o PT vai tomar para as eleições desse ano.

Nos últimos meses este semanário já produziu inúmeras matérias sobre este posicionamento do PT em relação a sua candidatura majoritária, e obteve as mesmas respostas, excluindo os peesebistas de meterem a colher. Transformou-se num “toma lá dá cá”, os dois mostram força, querendo intimidar o outro, mas ninguém quer ceder. Como estamos falando de política, as convenções estão chegando e hora ou outra eles irão se encontrar e algo vai ser decidido. O PSB irá ceder? Ou o PT novamente será a sela do pangaré amarelo, este que olha ao longe a prefeitura, enquanto dá coices nos servidores do Estado.  

Nas garras do felino


por Roberto Gato

Bem me quer mal me quer
Essa brincadeira de criança reflete o pensamento do cidadão com relação à gestão de Macapá e a do Estado. Em pesquisa de opinião pública que ainda está sendo concluída a tabulação já se lê um dado evidente. A rejeição de Camilo beira 74%. (Mal me quer) Já o Prefeito Roberto Góes com sorriso de orelha a orelha. O índice de aprovação é animador, acima dos 40% no quesito ótimo e bom. (Bem me quer). Cada um colhe o que planta. “Seje forte!”.

Cumprindo agenda
A petezada se reúne domingo para decidir se vai ter candidatura própria ou não. Como se essa galera cá de baixo decidisse alguma coisa. Vão só sujar roupa e gastar sola de sapato. O PT do Amapá é o PMDB nacional. Deu um carguinho, calcinha desceu, tirou, calcinha subiu. “Seje forte!”.

Caloteiros
Ainda tem a ala do PT que é caloteira. Ta pensando que jornalista não come, não veste, não paga conta. Carro de jornalista anda com gasolina! Vamos pagar o que deve. “Quem não pode com pote não segura na rodilha” “Seje forte!”.

A tapa
Quem já levou um na fuça sabe o efeito pedagógico que esse ato de desabafo tem. Quando se é autoridade então! Uma tapa, mesmo que seja na roda “cathathatha” é desmoralizador. Titia meteu a mão. Eta titia velha macha. “Seje forte!”.

Contra o patrimônio
O presidente da Fecomercio Ladislao Monte defendeu a ampliação da substituição tributária no Amapá. Afirmara no editorial da revista de nº 46, referente aos meses de março/abril que toda mudança requer adaptação e que a substituição tributaria equilibra a concorrência. Mas não deu um pio sobre as mais de 300 empresas que fecharam as portas. “Seje forte!”.

Telhado de vidro?
Os deputados estaduais do alto de suas prerrogativas vão jogar uma pedra no telhado do Ministério Público do Estado do Amapá, se o “Parquet” tiver “glass ceiling” vai trincar todinho mano. “Who has glass ceiling? Cast the first Stone” Traduzindo: Quem não tiver teto de vidro que atire a primeira pedra. “Seje forte!”.

Moral baixa
O governador Camilo Capiberibe trocou de ano, mas para a festa do “beija mão” montou um aparato policial de fazer inveja a Fernandinho Beira Mar. Era PM e Bombeiro Militar pra todo lado. Isso que é popularidade mano. “Seje forte!”.

Septuagenário
No judiciário nacional o serventuário que chega à casa dos setenta, seja magistrado ou não, é convidado compulsoriamente a vestir pijama. Mas no judiciário do Amapá parece que essa regra não vale. Tem um velhinho de cabeça branca, ocupando cargo de confiança que já chegou lá, mas não sai. Dá vaga pro mais jovem. “Seje forte!”.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projetos Pai Legal e Pai Presente divulgam a importância do reconhecimento de paternidade


Milhares de estudantes da rede pública de ensino, no Brasil, não levam o nome do pai na certidão de nascimento, segundo relatório do Ministério da Educação. A ausência de dados paternos nos documentos escolares dos estudantes preocupou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, através do Projeto “Pai Presente” está possibilitando que pais que não registraram seus filhos na época do nascimento sejam localizados e possam fazer, voluntariamente, o reconhecimento de paternidade.


Somente na capital amapaense, de acordo com os dados fornecidos pelo CNJ, aproximadamente 16 mil estudantes estão sem o nome do pai no registro de nascimento. Para resolver o problema, a Justiça do Amapá, desde 2005 vem atuando através do Projeto “Pai Legal”, na regularização de casos semelhantes. Com a execução do Projeto “Pai Presente”, aqui no Estado, desde dezembro de 2011 a Vara de Mediação e Conciliação da Comarca de Macapá vem realizando excelente trabalho.

Segundo dados da Secretaria da Vara de Mediação e Conciliação do Fórum da Comarca de Macapá, de dezembro do ano passado até abril de 2012 foram enviadas 464 cartas às famílias das crianças matriculadas na rede pública de ensino, e que não tem o nome do pai no registro de nascimento. 40% das postagens foram devolvidas sem a localização dos interessados. E somente dez por cento dos pais que receberam o documento, procuraram o Fórum de Macapá.
Apesar da procura ser muito pequena, a coordenadora do Projeto, Juíza Stella Simone Ramos, vê como alternativa ir às escolas municipais e estaduais. “Como os dados foram levantados pelo Ministério da Educação a escola é a nossa referência. Por isso, já estamos pensando nessa possibilidade de ir até os colégios”.

Para os casos de reconhecimento de paternidade, a Juíza Stella Simone esclarece que é muito simples e sem custo de averbação e expedição da 2ª via. Assim, a família ou o adulto que necessitar do reconhecimento de paternidade deve procurar a Vara de Mediação e Conciliação (Fórum de Macapá), ou a Casa da Justiça e Cidadania, no Superfácil Zona Sul (Novo Buritizal), para requerer a regularização de paternidade. “O Judiciário está sempre disponível a dar esse direito, e as mães precisam despertar para essa situação. É uma necessidade para os filhos identificarem seus pais, a fim de que estes declarem de livre vontade a paternidade de seus filhos”, reforçou a Magistrada.

Ao procurar a Vara de Mediação ou a Casa da Justiça e Cidadania os interessados devem apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento do(a) filho(a) a ser reconhecido(a) (original e cópia); nome e endereço do suposto pai. Outras informações pelos telefones (096) 3312-4525 ou 3312-4535.

Macapá participa do Dia do Desafio


A Prefeitura de Macapá participa nesta quarta-feira, 30, do Dia do Desafio, evento promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em todo o Brasil. A abertura será a partir das 8h no Estádio Glicério Marques.

O evento prossegue com torneios nas escolas da zona norte pela manhã e na zona sul, à tarde. Equipes da Coordenadoria de Desporto e Lazer estarão percorrendo os órgãos do município, com mini-torneios de 15 minutos e atividades esportivas.

O evento está previsto para encerrar na concha acústica do Santa Inês, com show artístico e caminhada orientada na orla da cidade. O dia do Desafio foi criado no Canadá em 1983 e foi difundido mundialmente. No Brasil, o Sesc São Paulo coordena o evento que acontece anualmente. O objetivo do evento é incentivar e sensibilizar a população para a importância da prática esportiva associada ao lazer como forma de melhoria da saúde física e mental.
No Amapá, o Sesc é responsável pela execução no Estado, sendo que Macapá disputará com o município de Betim-MG, Santana com Pavas San José- Costa Rica, Amapá contra Campinas do Sul- Rio Grande do Sul e Laranjal do Jarí contra Pailón-Bolívia.

Prefeitura rompe contrato com a Enterpa e anuncia nova empresa na sexta-feira

A Prefeitura de Macapá anunciou esta semana o rompimento do contrato com a empresa Enterpa, que realiza a coleta de lixo na cidade. A empresa quebrou o contrato ao reduzir o volume de coleta como forma de pressionar o município a pagar valores atrasados, deixados ainda pela administração anterior.

 A dívida com a empresa soma hoje cerca de R$ 7 milhões. Entretanto, a Enterpa deve mais de R$ 3,5 milhões somente em tributos. Para não permitir a paralisação do serviço, a Prefeitura chegou a colocar um interventor dentro da empresa.

 Ao todo, 350 pessoas trabalham no recolhimento do lixo domiciliar. Em média, a cidade produz diariamente 250 toneladas de lixo. Os resíduos são encaminhados ao aterro controlado do Município. Desde a redução da coleta, o lixo está sendo acumulado nas calçadas e ruas, principalmente nos bairros.

O prefeito Roberto Góes deve reunir a imprensa para uma coletiva nesta sexta-feira, 2, para anunciar o rompimento do contrato com a Enterpa e a entrada de uma nova empresa. Os garis que atualmente trabalham serão todos absorvidos. 

Bingo do Mario Tomaz

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Avanços na infraestrutura da rede de saúde de Macapá

por Gabriel Fagundes

O prefeito Roberto Góes estará nesta segunda feira (28) dando mais um avanço em  direção da estruturação da rede de saúde do município. Ele inaugura a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Marabaixo II. Desde o iniciou de sua gestão vem modernizando e dando nova dinâmica ao atendimento nas Unidades de Saúde, muitas passaram atender 24 horas, procurando assim desafogar ao atendimento dos Hospitais de Emergências e de Especialidades. “É de responsabilidade do município o atendimento de pequena e média complexidade, ficando sob a responsabilidade do Estado os de grandes complexidades.” explicou o prefeito.

UBS Marabaixo II
Localizada na Avenida 4, entre as ruas 5 e 6 do bairro Marabaixo, a nova UBS contará com uma estrutura moderna e equipamentos de ponta, e servirá de modelo para as demais unidades da capital. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade básica, que terá dois pavimentos, contempla: jardim, salas de espera, sala parasitológica, de hemograma e dosagem química, auditório, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, salas do Estratégia Saúde da Família (ESF) e de coleta de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (PCCU), setor administrativo, consultório odontológico, pediátrico, de enfermagem e ginecológico. A UBS também contará com o atendimento de vários profissionais da saúde, bem como nutricionistas e psicólogos, e terá sala de inalação, reidratação e observação.

A comunidade do Marabaixo também poderá ter acesso a mais uma novidade da UBS: serão oferecidos serviços de atendimento de urgência médica e odontológica durante 24 horas.
A visita técnica à UBS foi feita na sexta-feira (25), e contou com a presença do prefeito Roberto Góes. Em entrevista à nossa equipe, Alessandro Sampaio, subsecretário da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), afirmou que a estrutura física da UBS está concluída e que a SEMOB está somente aguardando a instalação dos equipamentos.

Estratégia Saúde da Família (ESF)
O atendimento contará com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde, e o trabalho será feito na linha de cuidado do idoso, mulher, homem, criança, adolescente, jovem, população negra, hiperdia, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), entre outros programas de atenção básica. Haverá também o Núcleo de Apoio à Saúda da Família (Nasf), que atuará, em apoio às atividades desenvolvidas pelo ESF, com equipe de multiprofissionais, tais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educador físico e assistente social.

O investimento
O valor total para a construção da UBS do Marabaixo foi de R$ 920, 711,89. Dessa quantia, R$828, 640,70 é de um recurso oriundo de Emenda Parlamentar do deputado federal Bala Rocha (PDT). A PMM disponibilizou R$92, 071,10.


Hospital Metropolitano
Uma das principais realizações dentro do segmento da saúde de Macapá, é conclusão da obra do Hospital Metropolitano, que está sendo tocada em  conjunta com a SEMOB, esta foi dada continuidade  em janeiro deste ano e tem previsão para término da parte física para o dia 15 de setembro de 2012. “Estamos já trabalhando na aquisição dos equipamentos para montagem do hospital. A parte física está orçada em  mais de  R$ 5.milhões. Este hospital pode melhorar muito a questão de atendimentos na Zona Norte com aumento de leitos e tudo mais.

O trabalho de recuperação e reforma da estrutura do Hospital Metropolitano necessário por conta da obra estar parada há cerca de seis anos. “Diante desse quadro, é preciso fazer uma checagem em toda a infraestrutura do prédio e construir um hospital. O prefeito quer que isso seja feito o mais rápido possível”, frisou o sub secretário municipal de obras.

O subsecretário da SEMOB, Alessandro Sampaio, falou mais sobre outras obras da Prefeitura. “Existem oito outras unidades de saúde que serão reformadas ainda este ano. Algumas obras que já estão sendo realizadas são as da UBS do bairro Cidade Nova, obra do Canal do Jandiá, que ainda está passando pela análise do Ministério da  Integração Nacional, uma obra do Centro de Convenções, que é voltada para o turismo e será implantada no distrito da Fazendinha. Todas essas obras tem previsão para serem concluídas no ano que vem.

PMM negocia com os rodoviários para evitar a mobilização grevista

por Fabiana Figueiredo

Assim como em todo o país, a exemplo de São Paulo, Pará e Recife, os motoristas e cobradores de ônibus do Amapá pretendem iniciar greve na próxima terça-feira (29). As reivindicações estão pautadas na luta de melhores condições de trabalho, através da implantação de um plano de saúde para os trabalhadores, direito a vale alimentação após 6h de serviços e R$ 330,00 de cestas básicas para cada um; e motivos como o aumento salarial de 15%, entretanto, os empresários só dão disponibilidade do aumento de 6,6%, considerada a pior proposta dada à categoria. Foram muitas as tentativas de negociação com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SETAP) e que não resultaram em nada.


O prefeito Roberto Góes se reuniu, na manhã da quinta-feira passada (24), com os representantes do Sindicato dos Rodoviários, na pretensão de encontrar uma solução e acordo entre a Prefeitura Municipal de Macapá e o SINCOTTRAP, na tentativa de não causar problemas nem para o município e nem para o usuário do transporte público. Participaram, também, da negociação, o presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Carlos Sérgio, o diretor de transporte, Jair Andrade, e os vereadores Adriana Ramos e Gian do Nae.

O Prefeito ressalta que está solidário às reivindicações da categoria rodoviária, entretanto é preciso que se encontre uma solução para que não ocorra um caos nas avenidas. “A Prefeitura Municipal, através da CTMac, quer resolver este problema o quanto antes”, afirmou Roberto Góes, convocando os representantes do SINCOTTRAP e o Conselho Municipal de Transporte de Macapá, composto pelo SETAP, CTMac, União Municipal de Estudantes  Secundaristas, Federação dos Moradores do Amapá, Procuradoria Geral do Município e Ministério Público Estadual, para um encontro na tarde de ontem (25), na sala de reuniões da Prefeitura de Macapá.

Amapá adota nova forma de sustentar o planeta


por Fabiana Figueiredo

O homem tem percebido modificações no lugar onde vive, acreditando, estudando e concluindo que suas atitudes influenciam nessas mudanças e que ainda são muito prejudiciais para o meio ambiente. Logo, alguns começaram a tomar certas atitudes que, com certeza, já estão fazendo a diferença. É o caso das leis que muitos municípios e Estados estão adotando para a substituição das sacolas plásticas, usadas pelos supermercados, pequenos comércios e algumas lojas, por sacolas biodegradáveis.

De acordo com pesquisas, mais de um bilhão de sacolas plásticas são produzidas e distribuídas no Brasil e, consequentemente, indo parar nos rios ou nos aterros controlados de todo o país, causando um grande impacto ambiental. As sacolas plásticas, quando não mais usadas pela sociedade, se tornam um inimigo para a fauna e flora, podendo sufocar certos animais marinhos, contaminar o solo, pelos metais pesados que as compõem, e, pelo seu acúmulo, causar enchentes.

As Leis da Substituição
A cidade de São Paulo foi a pioneira em abordar o assunto. Em 2005, uma rede de supermercados, voluntariamente, fez uma campanha de substituição das sacolas, o que deu o impulso para que fosse implantada, anos depois, a lei municipal. Outros Estados também criaram leis de adoção das sacolas biodegradáveis: Minas Gerais, Sergipe, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e outros, dão o exemplo.

Macapá também já entrou nessa lista: o vereador Clécio Luís Vieira criou o projeto de lei de nº 046/10 CMM, que foi sancionado pela Prefeitura Municipal de Macapá, tornando-se lei municipal, de nº 1.903/11, a qual determina que os estabelecimentos comerciais devem fornecer aos clientes, para preservação e entrega de produtos, sacolas de papel, reutilizáveis e sacolas plásticas biodegradáveis, que podem diminuir o impacto ambiental. São as mesmas sacolas que pegamos no caixa, só que são feitas com outro produto, que irão se decompor em contato com a luz, com a água, com matéria orgânica ou com lixo orgânico; várias são as possibilidades, além daquela que já usamos, a sacola reutilizável. Essa lei é de incentivo fiscal, portanto, de acordo com ela, não tem nenhuma penalidade para as empresas que não adotarem a substituição.

O vereador explica que o projeto de lei surgiu de duas situações. Uma foi a percepção do aumento desenfreado do consumo e descarte de produtos derivados do petróleo. “Hoje, quase tudo que nós compramos vem embalado, geralmente em embalagens feitas por produtos derivados do petróleo. Dentre eles, principalmente o saco plástico, que está presente em quase tudo”, afirma Clécio. O empresariado local, de maneira voluntária, também discutiu entre si para tentar diminuir a utilização desse produto. A proposta da criação do projeto de lei surgiu, também, pela discussão com esse empresariado, encabeçado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Calçados do Estado do Amapá (SINCAL), apoiados pela Associação Macapaense de Supermercados (AMAPS) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (FECOMERCIO).

Entre conversas com as empresas amapaenses, descobriu-se que muitos estados e municípios adotam a lei de diminuição das sacolas plásticas, porém utilizam-se da proibição como forma de atuação mais rápida da lei, o que não dá o resultado esperado. Por isso, ao criar o projeto de lei, o vereador explica que “uma mudança dessa natureza não se faz só por lei, ela vem com conscientização. Então se optou por outro método, que é um projeto de lei incentivador da redução das sacolas plásticas e que a Prefeitura dará incentivos fiscais àqueles estabelecimentos comerciais que fizerem a substituição das sacolas plásticas, por sacolas chamadas biodegradáveis, que são de vários tipos, as oxibiodegradáveis, as fotossolúveis, entre outros. O incentivo pode vir no IPTU, no alvará, ou mesmo, em alguns casos, no ISS desses estabelecimentos”. Mas para a efetivação da lei, é necessário, apenas, que a PMM faça sua regulamentação.

Estamos acostumados a utilizar as sacolas plásticas tradicionais, e até usamos como sacos de lixeiras, pensando que está ajudando o meio ambiente. O que é totalmente o contrário: “Como nós não temos coleta seletiva, esse descarte orgânico dentro das sacolas plásticas, que deveria ir para o aterro controlado e absorvido pela natureza, demora cerca de 300 anos para se decompor, o que é um problema que se multiplica, mesmo estando dentro da lixeira pública” explica Clécio Luís.

O vereador acredita que, para o sucesso da lei, só a conscientização da população e a orientação relacionada aos benefícios ambientais gerados pela substituição podem ajudar na questão do combate à poluição ambiental. “Não é proibindo que vamos resolver, você estimula a mudar os hábitos e com o tempo poderemos cobrar, e até regulamentar a lei”, diz.
No âmbito estadual, o Deputado Estadual Zezé Nunes formulou um projeto de lei, que foi sancionado pelo Governo do Estado do Amapá, tornando-se a lei de nº 5017/11, que indica a proibição do uso das sacolas plásticas nos estabelecimentos de pequeno e médio porte de gêneros alimentícios, e nos médios e grandes supermercados. As empresas têm o prazo, hoje, de menos de três anos para se adaptarem à nova lei estadual, que aconselha o uso das sacolas feitas com fibras de milho, as quais, mesmo tendo a mesma consistência das plásticas, têm a durabilidade em torno de seis meses.

Essa nova atitude de preservação ambiental desempenha uma mudança também no setor econômico e social: há a geração de emprego para pessoas de baixa renda, que sabem o básico da costura para a criação da sacola retornáveis.

Atitudes voluntárias
O empresário Lucivaldo Pimentel, dono da Panificadora e Confeitaria Pimentel, localizada no bairro Renascer, adota a utilização das sacolas de papel nas suas entregas há cinco meses e tem a consciência do quanto isso faz bem para o meio ambiente. “Queremos que eles entendam que a sacola de plástico traz benefícios pro meio ambiente e para a sociedade em si. Nós já temos um uso muito grande da sacola de papel, pois conserva o pão quentinho. Os clientes devem se conscientizar que o meio ambiente precisa de ajuda. O uso da sacola de papel é a melhor forma de contribuir com o meio ambiente”, afirma seu Pimentel.

O cliente também fica satisfeito com a funcionalidade da sacola de papel: “o meu produto chega conservado em casa, e também ajuda o meio ambiente. Nós devemos ter essa consciência, eu, por exemplo, indico pro meu filho pedir a sacola de papel”, lembra Dorielber Sá, cliente da Panificadora.

Atitudes como essa é que a sociedade deve ter como modelo e que o meio ambiente precisa para continuar presente e ativo.

Presidente do SINDSEP é investigado pelo Ministério Publico



O promotor de justiça Pedro Leite da Promotoria da Cidadania do Ministério Público Estadual ouviu na terça-feira 22, o sindicalista Cláudio Miranda autor da representação que denunciou no MP várias irregularidades no SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amapá).

Em depoimento ao promotor de justiça, Cláudio Miranda ratificou todos os fatos narrados na representação feita ao MP, sobre a fraude no processo eleitoral, ausência de prestação de contas pela diretoria e várias outras improbidades administrativas que vem ocorrendo na entidade. Cláudio Miranda entregou ao promotor Pedro Leite mais documentos que vão servir para o esclarecimento das investigações. Entre os documentos está cópia de nota fiscal supostamente fria o que demonstra a má aplicação dos recursos do sindicato. 

O promotor afirmou que o presidente do SINDSEP, Hedoelson Uchoa, o Doca, será chamado para depor sobre as investigações. A Promotoria da Cidadania irá requerer documentos das três últimas gestões de Doca a frente do sindicato. Desde quando as denúncias de irregularidades no Sindsep vieram a público ninguém da diretoria se manifestou sobre as mesmas.

Disse que o motivo deve-se ao fato da prática de ilegalidade ocorrida por ocasião da eleição da nova diretoria do sindicato para o triênio 2012/12, podendo ser observado entre outras a falta de publicidade do processo eleitoral, realização de assembléias fantasmas, ausência de prestação de contas pela diretoria dos recursos auferidos com o pagamento de mensalidades dos sindicalizados, os quais são da ordem de aproximadamente 280 mil reais por mês ultrapassando ao ano o valor de 3 milhões de reais.

De acordo com as denúncias o presidente do Sindsep, Hedoelson Uchoa, o Doca, é apontado juntamente com seus pares que compõem a diretoria do sindicato de ter fraudado o processo eleitoral que levou o mesmo a obter mais um mandato a frente da entidade. Outro fato preponderante é a falta de prestação de contas pela diretoria dos recursos auferidos com o pagamento de mensalidades dos sindicalizados, os quais são da ordem de aproximadamente 280 mil reais mensal que anualmente ultrapassa os 3 milhões de reais, além de outras irregularidades.

Em seu depoimento ele fez a juntada aos Autos de Investigação Preliminar nº 162 de mais documentos que vão servir para o esclarecimento das investigações, entre eles cópia de nota fiscal supostamente fria o que demonstra a má aplicação dos recursos do sindicato. O presidente do Sindsep, Hedoelson Uchoa, o Doca, também será ouvido sobre as investigações. Além disso, a Promotoria da Cidadania irá requerer documentos das três últimas gestões de Doca a frente do sindicato, que vem sendo administrado a mais de 12 anos por um grupo de colegiado de diretores que são eleitos por delegados mediante eleições indiretas. Desde quando as denúncias de irregularidades no Sindsep vieram a público ninguém da diretoria se manifestou sobre as mesmas.

MINC divulga editais com inscrições abertas



Araciara Macedo
araciara.macedo@gmail.com

Se você é uma daquelas pessoas que guarda documentos, fotografias, mapas e vídeos que estão há muitos anos na família, pode estar guardando um documento de valor histórico para a memória cultural do mundo sem saber. A oportunidade para descobrir se os documentos que guarda são importantes foi divulgada está semana no site do Ministério da Cultura.

Até o dia 06 de julho o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOWBrasil) estará recebendo candidaturas de acervos documentais do país para a nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil para o ano de 2012. O Comitê foi criado pelo Ministério da Cultura, em setembro de 2004, e aos seus membros competirão o exame, o julgamento e a aprovação das candidaturas.  O objetivo é identificar o patrimônio documental brasileiro para certificação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Registro Memória do Mundo do Brasil.

O Comitê Nacional do Brasil acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas detentoras de documentos de valor inquestionável e excepcional para a memória coletiva da sociedade brasileira. Podem ser documentos textuais (manuscritos ou impressos), audiovisuais (vídeos, filmes e registro sonoro), iconográficos (fotografia, gravura e desenho) ou cartográficos (em suporte convencional ou digital).

O formulário de inscrições e anexos devem ser encaminhados ao Arquivo Nacional -  Divisão de Protocolo e Arquivo, Praça da República, 173 – Centro -, Rio de Janeiro, RJ, Cep 202111-350 , direcionados ao Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco – MOW Brasil , Candidatura à Nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil – 2012.

O resultado da seleção deverá ser divulgado até o dia 24 de setembro de 2012, no hall principal do edifício-sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e estará disponível no portal da instituição, na internet, seção Memória do Mundo.

Conheça o programa
A Memória do Mundo é a memória coletiva e documentada dos povos do mundo – seu patrimônio documental - que, por sua vez, representa boa parte do patrimônio cultural mundial. Ela traça a evolução do pensamento, dos descobrimentos e das conquistas da sociedade humana. É o legado do passado para a comunidade mundial presente e futura.

A Memória do Mundo se encontra em grande medida em bibliotecas, arquivos e museus existentes em todo o planeta e uma grande porcentagem dela corre perigo atualmente. O patrimônio documental de numerosos povos tem se dispersado devido ao deslocamento acidental ou deliberado de fundos arquivísticos e coleções, aos “estragos das guerras” ou a outras circunstâncias históricas. Às vezes, obstáculos práticos ou políticos dificultam o acesso a ele, enquanto, em outros casos, deterioração ou destruição são a ameaça.

O Programa Memória do Mundo reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional; mantém o seu registro e lhes confere um certificado, que os identifica. O Programa facilita também a preservação e o acesso a este Patrimônio, sem discriminação, além de trabalhar para despertar a consciência coletiva do patrimônio documental da Humanidade.

A concepção do Programa Memória do Mundo da UNESCO - MOW [Memory of the World Program] é que o patrimônio documental mundial pertence a todos, deveria ser plenamente preservado e protegido para todos e, com o devido respeito aos hábitos e práticas culturais, deveria ser acessível a todos de maneira permanente e sem obstáculos.”

Editais para outras áreas
No site do Ministério da Cultura vários editais estão com suas inscrições em aberto. É uma boa oportunidade para que agentes culturais brasileiros tornem seus trabalhos conhecidos. Entre esses editais estão:

O Prêmio de Apoio à Distribuição 2012 do Cinema do Brasil, que incentiva a exibição de filmes brasileiros em salas de cinema internacionais por meio de um prêmio de US$ 25 mil, que deve ser utilizado para cobrir as despesas de comercialização.

Os interessados devem enviar uma cópia do contrato de distribuição, currículo do distribuidor, orçamento estimado de aplicação do recurso, mais 50% de contrapartida do próprio distribuidor, e plano de despesas de comercialização.

O apoio à distribuição será dado unicamente a filmes produzidos ou representados por empresas associadas ao Cinema do Brasil. Para receber o incentivo, o filme precisará ser exibido em pelo menos 5 cidades ou ficar em exibição durante pelo menos 4 semanas, não pode ter sido lançado com mais  de 20 cópias e deve ter tido um mínimo de  248 exibições (em qualquer suporte digital). As inscrições vão até o dia 03 de junho.

Prêmio de Composição Clássica, visando à seleção de 30 composições inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, que terão estréia mundial na XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a se realizar em outubro de 2013.

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de setembro e deverão ser enviadas, juntamente com a documentação e as obras, via Sedex, para a Rua da Imprensa, nº 16, sala 1308, CEP 20030-120 – Rio de Janeiro/RJ. Os participantes poderão concorrer com até duas criações, mas apenas uma será premiada.

O Prêmio Funarte de Composição Clássica contemplará duas obras sinfônicas, uma das quais poderá ser para orquestra de sopros, e cada uma receberá R$ 30 mil; três obras para orquestra de câmara, com um prêmio individual de R$ 20 mil; três obras para orquestra de cordas, cada uma com R$ 15 mil; seis obras para conjuntos de seis a dez intérpretes, cada uma com R$ 12 mil; oito para coros ou para trios, quartetos ou quintetos instrumentais e/ou vocais, ou para música eletroacústica mista, com premiação de R$ 10 mil cada; oito para solos e duos instrumentais e/ou vocais.

Site do Festivais do Brasil divulga inscrições abertas na área de musica
O site do Festivais do Brasil, www.festivaisdobrasil.com.br, está divulgando os festivais de musica e poesia que estão com inscrições abertas. São vários festivais com premiações diferenciadas e que garantem a divulgação do trabalho de novos cantores ou de cantores que já estão na ativa há algum tempo. Entre os festivais divulgados estão:

“11º Canta Limeira” – Festival Nacional de MPB, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2012 no Teatro Vitoria as inscrições estão abertas até 15 de junho de 2012.  O “11º Canta Limeira” é um festival destinado a abrir importante espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, com tema livre, sendo realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, com apoio do Centro de Professorado Paulista (CPP) – Regional de Limeira. O festival é aberto a compositores e intérpretes de todo o Brasil.

XXXVI FEMPI – Festival de Música Popular de Ibotirama,  13 E 15 de agosto 2012. Art. O FEMPI tem como objetivo descobrir novos talentos, valorizar a música popular, e contribuir para o enriquecimento de acervo musical brasileiro. As inscrições estarão abertas no período de 16 de Abril a 03 de julho de 2012 postadas até dia 29 de junho (via sedex). Deverão ser efetuadas no espaço cultural, à rua Pedro carneiro, 582, Ibotirama - Bahia, CEP – 47520-000. Cada concorrente enviará com a ficha de inscrição (07) sete cópias de cada trabalho,recibo de depósito ou transferência da taxa de inscrição R$ 20,00(Vinte reais) por música, e a mesma deverá ser gravada em CD.

Festival de Música da Alta Mogiana, o Festival acontece em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, entre os dias 16 e 18 de agosto, nos Estúdios Kaiser de Cinema. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site Festivais do Brasil (www.festivaisdobrasil.com.br/fam). As inscrições podem ser feitas pelos Correios, ou pessoalmente, na Eclética Produtora de Ideias!, em Ribeirão Preto – SP, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, ou pela internet, seguindo as orientações do site do FAM. Serão aceitas apenas músicas inéditas, sem restrição ao estilo musical. A premiação deste ano é de R$ 28.500,00.

Antenados - Vitória no 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

No dia 17 de maio de 2012, realizou-se na capital federal a solenidade do 7º prêmio "Construindo a Igualdade de Gênero", concurso de redações e artigos científicos, organizado anualmente pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), juntamente ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao Ministério da Educação (MEC) e ONU Mulheres.

Celebrada no Palácio do Planalto, a cerimônia premiou 30 trabalhos, distribuídos em 5 categorias: "Escola promotora da Igualdade de Gênero", "Estudante de Ensino Médio", "Estudante de Graduação", "Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado", e, por fim, "Mestre e estudante de Doutorado". O concurso de 2011 teve 3.965 inscrições. Para 2012, sua 8ª edição já foi confirmada. Os prêmios somam R$ 126 mil em dinheiro, além de laptops, computadores de mesa e bolsas de estudo do CNPq. Os professores orientadores recebem assinatura anual da Revista Estudos Feministas e Cadernos PAGU.

Agora, venho até vocês, caros leitores, por meio desta coluna, compartilhar a seguinte honraria: Fui uma das vencedoras da categoria "Estudante de Ensino Médio", na etapa nacional (que premia apenas três concorrentes de todo o Brasil), representando a escola na qual concluí meus estudos (Conexão Aquarela) e também meu Estado.

Senti-me emocionada em estar ali. Também estavam presentes representantes de ministérios e outras autoridades, bem como a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).

Os títulos de nossas redações e trabalhos foram lidos em voz retumbante pela mestra de cerimônia, enquanto subíamos no palco do auditório a fim de receber as condecorações. Participei do concurso com o seguinte texto: "Ser menina, pobre e preta no Brasil". Todos os trinta trabalhos foram publicados em um livro, com tiragem de 5000 exemplares. Houve transmissão ao vivo para um canal do governo. Um participante de cada categoria discursou, representando os demais colegas de prêmio.

Fui a responsável pelo discurso em nome da minha categoria.  Aproveitei a oportunidade não somente para discorrer a respeito da igualdade de gênero, a favor de oportunidades idênticas a homens e mulheres na sociedade, mas também sobre outras minorias e segregações, como provir de um Estado praticamente desconhecido pelo resto do Brasil. Por mais que, inevitavelmente, tudo isso soe como uma gigantesca e melada autopromoção, talvez o mais importante no triunfo deste concurso tenha sido, além de poder mostrar uma sincera gratidão a Deus, representar o Amapá.

Sim, exaltar nosso Estado ante os olhos do país é motivo de orgulho, sobretudo porque estamos acostumados a pensar que nenhum reconhecimento jamais será dado a essa remota "ilha" amazônica. Através de tal prêmio, quero ser instrumento para fazer crer a todos que o sucesso ou a realização de sonhos independe do lugar do qual você se origina. Na verdade, as raízes não devem influenciar em nada, e, se influenciarem, que seja para melhor, com nenhum propósito de oprimir ou tolher.

Eu poderia elencar diversos pretextos, à época, a fim de acreditar ser impossível uma vitória. Todavia, movida, certamente, por um plano divino, e também por minha professora de redação, Josiani Dias, inscrevi-me no concurso. Então, com pouco entusiasmo, mas ainda assim tentando, o texto despretensioso acabou por dar belos frutos.

 Bárbara Costa Ribeiro a discursar na cerimônia
de premiação do concurso nacional de redações
O que anseio dizer a vocês é isto, sobretudo àqueles que albergam sonhos e metas imensos: Tentem. Nunca desistam. As chances estão todas aí, à disposição. Evite (ou melhor, aniquile de vez) a preponderância de achar que, por ser de um Estado dito "menor", por ter uma voz fraca, rouca, ou quase não ter voz, está-se fadado a um fracasso permanente e irrevogável. É justamente o contrário! As exceções e minorias é que fazem a diferença. Você, em sua pequenez, tem as maiores chances de deixar uma marca permanente.

Sua vitória é também a vitória de todos que lhe impulsionaram a prosseguir. Só com tentativas é que se chega à glória, por menor que ela seja. Glória é glória. E, de glória em glória, a gente constrói uma História - isso tudo não consiste numa meada de frases feitas. É a verdade, testada e aprovada. Assim, que todos nós sejamos responsáveis pelo forjamento de um novo contexto e enredo para o nosso Amapá - onde, finalmente, ele seja louvado, e não simplesmente anulado, esquecido ou esmagado. Boa semana e grandes chances a todos!

Cultura: está na hora da mudança

por Araciara Macedo
araciara.macedo@gmail.com

Quantas vezes você já ouviu a frase “o povo não muda, isso é cultural”? Com certeza centenas de vezes. Essa é uma frase comum quando se quer dizer que o povo é corrupto, que homem é infiel, que não existe mulher séria, que não existe amizade verdadeira, e por ai vai.

Coitadinha da nossa cultura, para muitas pessoas ela simplesmente significa, “pau que nasce torto, morre torto”. Não é verdade, a cultura está bem além disso, é o nosso jeito de ser e viver. E se você realmente acredita que é cultural que o povo é corruptível, que homem não consegue ser fiel, que mulher não pode ser seria e que não existe amizade verdadeira, então você está cego.

Tudo e todos no mundo é passível de mudança. Um ser humano pode mudar sua maneira de enxergar as pessoas ao seu redor. Mudar seu comportamento e suas ações. Dizer que a cultura significa só isso é não saber o que significa o jeito de ser e viver de um povo. Tudo bem que você nasceu escutando a frase acima, mas podemos mudá-la, mudando nossa maneira de encarar o que achamos errado.

A culturaé fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.
Se analisarmos o conjunto de atividades e modo de agir, costumes e instruções de um povo, o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade, descobriremos o que é cultura.

Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), estando em permanente processo de mudança, assimilando e inovando.

A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
A Wikipédia diz que existem dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.


A mudança acarreta normalmente em resistência. Visto que os aspectos da vida cultural estão ligados entre si, a alteração mínima de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros. Modificações na maneira de produzir podem, por exemplo, interferir na escolha de membros para o governo ou na aplicação de leis. A resistência à mudança representa uma vantagem, no sentido de que somente modificações realmente proveitosas, e que sejam por isso inevitáveis, serão adotadas evitando o esforço da sociedade em adotar, e depois rejeitar um novo conceito.

O 'ambiente' exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens mudam sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quanto por transformações da consciência social.

Traduzindo, é cultural do povo amapaense saborear o açaí com carne assada, charque e peixe frito. É cultural dançar marabaixo e batuque. É cultural usar uma pulseira indígena, é cultural comer camarão no bafo, é cultural sentar em rodadas de amigos no final da tarde para contar historias que aconteceram durante a semana. Tudo isso faz parte do nosso jeito de viver e ser. Eu, sinceramente, não aceito quando afirmam que o povo não muda nunca, podemos mudar sim e uma forma de fazer isso é analisar o que temos à nossa frente. 


Estamos em um ano eleitoral, vamos eleger vereadores e prefeitos no Estado do Amapá, essa é a hora de iniciarmos um processo de mudanças escolhendo pessoas que são comprometidas com a melhoria da qualidade de vida dos amapaenses, boa idéia né? Então quando estiver em frente da urna para votar, pense bem, estará depositando ali a confiança em uma pessoa que vai lhe representar durante quatro anos.
Até semana que vem!

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...