sexta-feira, 22 de maio de 2015

SEMANA NA HISTÓRIA


Sábado, 23 DE MAIO 

1626 – Ao raiar desse dia, forças expedicionários ao comando de Pedro Teixeira atacam, por rio e por terra, o Forte de Mandiutuba, construído pelos holandeses sob as ordens de Nicolau Ouaden na região do Araguari. À noite o forte já estava em poder dos portugueses, mas os invasores, aproveitando-se de uma tempestade, fogem em um lanchão indo fixar-se com os ingleses que já ocupavam vários pontos do Cabo do Norte

1771 – Sai de Belém um grupo de famílias (seis) oriundas de Mazagão africana (Marrocos) para a vila de Mazagão, no Amapá.

1945.  Pela lei federal nº 7.578, é criado o município de Oiapoque, composto inicialmente de dois distritos: Clevelândia do Norte e Vila Velha do Cassiporé. Quando criado, Oiapoque passou a ser, historicamente, o quarto município do então Território Federal do Amapá. 


  
Domingo, 24 DE MAIO

1836 – O major Francisco de Siqueira Monterozzo e Mello, comandante militar de Macapá, envia ao general Soares de Andréia, no comando das Armas da Província do Pará, ofício de nº 45 informando sobre documentos suspeitos que foram enviados aos cabanos da região.

1922 – Chegam a Oiapoque os primeiros colonos japoneses, que foram distribuídos em lotes situados ao longo da margem direita do Oiapoque, sede da colônia de Clevelândia.

1991. Pelo decreto nº 76/1991, assinado pelo governador Annibal Barcellos, os universitários do curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Amapá vão estagiar, exercendo funções de auxiliares dos promotores de Justiça da Comarca de Macapá


1993 – É inaugurada em Macapá, a agência central do Banap (Banco do Estado do Amapá), em frente ao Teatro das Bacabeiras.

2002 – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá divulga, a partir de hoje, no site oficial, que o número de eleitores no Amapá, aptos a exercer o direito do voto, é de 257.404. O Colégio Eleitoral com maior numero de votos continua sendo Macapá (150.149 eleitores), seguido de Santana (42.214) e Laranjal do Jari (15.082). O municipio com menor numero de eleitores é Pracuúba (1.566).


Segunda Feira, 25 DE MAIO

1901 – Pelo decreto nº 1021, o Território de Aricari fica dividido em duas regiões: Amapá e Calçoene, tendo sido criada, na vila de Amapá, a coletoria e em Calçoene a Mesa de Rendas.

1990 – O sergipano Gilton Pinto Garcia recebe de Dolly Mendes Boucinhas o governo do Amapá.

2010. Macapá. Realização da primeira cirurgia de reimplante de mão, na rede pública de Saúde do Amapá (Hospital de Clinica Alberto Lima), com um paciente de 30 anos.
            


Terça Feira, 26 DE MAIO
      
1640 – É criada uma companhia francesa das Índias  Ocidentais, dirigida por Jacob Bontemps. Ela se estende sobre todas as terras situadas entre o Amazonas e o Orinoco.

1895 – O jornal O País publica um artigo sobre a posição da imprensa francesa no conflito do Amapá.

1916 – Ao chegar em Macapá, o pastor Clímaco Bueno Aza,da Assembléia de Deus, é impedido pelo padre  Júlio Maria Lombaerde, com auxílio da polícia, de pregar.

1970 – Pelo decreto n 22/70, é criado o Museu Joaquim Caetano da Silva, sendo seu primeiro diretor, o cientista Waldemiro Gomes. A instituição foi depois modificada de sua função, transformando-se em Museu de Plantas Medicinais Waldemiro Gomes, e depois Museu Sacaca.


Quarta Feira, 27 DE MAIO

1775 – Parte de Belém o 12º grupo de famílias originárias de Mazagão africana, no Marrocos, para a vila de Mazagão, no Amapá, nesta data.

 1956 – Aristides Piróvano, após cinco anos como administrador apostólico de Macapá, passa a ser o novo bispo prelado, o primeiro da história do Amapá.

1961 – Falece em Belém, Pantaleão Gonçalves Machado (mestre Pontinha), filho do pecuarista e coronel Leopoldo Machado.

1965 – Em pleno clima de golpe militar, o prefeito de Macapá, Renée Limmounche, após criticar o aparato policial montado pelo governador Luis Mendes da Silva, para investigar a vida dos funcionários públicos na Prefeitura, é afastado de suas funções, sendo exonerado e preso no dia 11 de junho, por 60 dias.

2004 – É inaugurado em Macapá, o Centro de Referencia em Tratamento Natural (CRTN), na av. FAB, em frente à Prefeitura de Macapá. O novo orgão prestará assistência médica especializada em terapias naturais como Fitoterapia, Homeopatia, Acupuntura, Massoterapia e Orientação Alimentar Regionalizada.


Quinta Feira, 28 DE MAIO

1958 – Chegam ao porto de Santana, materiais de composição da Estrada de Ferro do Amapá, com 30 vagões, na presença do governador Pauxy Nunes.

1988 – O Museu Histórico e Científico Joaquim Caetano da Silva passa a se chamar Museu de Plantas Medicinais Waldemiro Gomes.

1988 – Aracy Mont’Alverne lança, em Macapá, o livro Luzes da Madrugada.

1991 – É fundada a Associação dos Magistrados do Estado do Amapá (Amaap), e eleito  o desembargador Gilberto de Paula Pinheiro o primeiro presidente.

1996 – É inaugurado o prédio do Fórum da Comarca de Ferreira Gomes.


 Sexta Feira, 29 DE MAIO

1944 – Pelo decreto nº 14, o governo do Amapá cria postos escolares em Amapá, Macapá e Mazagão, para fornecimento de material escolar e uniformes aos estudantes. É criada também a Escola de Prendas Domésticas do Amapá (hoje Escola Estadual Santina Riolli), que começará a funcionar somente em 6 de agosto de 1951.

1954.  Nasce em Óbidos, no Pará, o sociólogo, escritor, compositor e professor universitário Fernando Canto. Um dos fundadores do Grupo Pilão, que há décadas divulga a música amapaense. Como compositor venceu vários festivais no Amapá e Minas Gerais. Escreveu: O Bálsamo (1995); Os periquitos comem mangas na avenida (1984); Fedeu Morreu (1995), Telas e Quintais (1987), A água benta e o diabo (1998), O EquinoCio (2004). Fernando Canto é membro da Academia Amapaense de Letras.




1993. Falece em Macapá o pastor Otoniel Alves de Alencar, da Assembléia de Deus, que chegou ao Amapá, pela primeira vez – proveniente do Maranhão – em 1962, para organizar o movimento pentecostal no Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...