segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Rilton Amanajás: Uma carreira voltada para uma política pacificadora


Por Reinaldo Coelho

Uma notícia impactante e surreal nos meios políticos amapaenses foi a declaração do vereador e presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), Rilton Amanajás (PSDB), de que não iria disputar a reeleição para vereança da capital amapaense.

Depois de dois mandatos, o último ocupando a presidência da Mesa Diretora da CMM, e com uma grande aceitação entre seus eleitores pela atuação que apresentou no parlamento mirim de Macapá, o parlamentar declarou à reportagem do Jornal Tribuna Amapaense em uma conversa exclusiva que seus militantes foram escutados em relação a essa decisão. "Eles apresentaram apoio, e afirmaram que continuaríamos juntos, pois temos os mesmos ideais, acreditam em mim e nunca ficaram decepcionados. Eles entenderam e compreenderam, e lembraram que em qualquer pleito que eu disputar, estarão comigo. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os militantes, simpatizantes e a sociedade. Muito Obrigado", disse.

O vereador Rilton Amanajás analisou sua atuação nos oito anos como vereador macapaense e é convicto de que sempre honrou seu mandato dando retorno a sociedade com uma grande atuação como parlamentar, e durante a presidência da CMM, principalmente respeitando todos os poderes que são harmônicos, autônomos e independentes entre si. "Sempre zelei pelo diálogo e minha postura sempre foi pacificadora", afirma o presidente.

Durante seus mandatos o pilar político foi mantido: a educação. E que esse foi um dos motivos de não ter vindo a disputar a reeleição: "como sou professor de Direito Ambiental, preciso dar continuidade aos meus estudos (Mestrado e Doutorado) e estou correndo atrás disso, agora é minha prioridade".

Após longa análise e de ter amadurecido a ideia, começou a auscultar parceiros e eleitores e a surpresa sempre foi constante. "Eu comentava com algumas pessoas sobre não vir a reeleição e elas não acreditavam muitos, pois ocupava a presidência daquela Casa de Lei, de ser um parlamentar atuante e elas diziam que isso também não era característico de político com a minha decisão de não vir a reeleição, evidentemente isso seria impossível. Pois posso dizer que é possível, basta ser coerente com você e com a política e isso pode acontecer, pois o apego a cargos e a eternização em funções públicas não é saudável. Temos de reciclar e dar oportunidades a outros para mostrarem seus serviços" define Rilton.
"Não tenho apego ao poder, e sim um compromisso com a sociedade, com a sensação de dever cumprido como vereador. Como presidente da casa, o meu sonho como político foi o de sempre ver meu Estado e minha Macapá com desenvolvimento a altura de sua potencialidade", completa.

O Partido
Questionado quanto aos problemas que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vem passando e se ele estaria pensando em trocar de partido, ele ressaltou que no aspecto político partidário nada tinha a falar do PSDB e contra os seus dirigentes. Mas ressaltou que ideologicamente ele vem vivenciando uma transformação no contexto de Brasil.

"Eu estou analisando qual seria o outro partido para minha filiação e que esteja dentro das minhas convicções ideológicas. Eu apoio o governo da presidente Dilma Rousseff, conheço muitos Estados do Brasil, conheço o sertão pernambucano, onde existia falta de água; as crianças subnutridas e fora da escola, caminhoneiros que praticavam a prostituição infantil, também. Hoje você volta e vê a mudança, já tem água potável, as crianças estão nas escolas, ou seja, as mudanças estão acontecendo. Percebe-se que houve melhorias", ressalta o parlamentar.

Essa decisão de sair do PSDB também foi baseada em estudos e análises mais profundas do cenário social brasileiro, uma que chamou a atenção do parlamentar municipal foi quanto a uma pesquisa que foi feita em nível de Brasil, onde foi constatado o crescimento da melhoria de vida do brasileiro, embora na América Latina ele fosse considerado um país de grande índice de desigualdade social, ele percebeu então que o atual governo federal tem trabalhado muito com a classe dos menos favorecidos. "Após toda essa analise eu vou analisar qual o partido que atende meus anseios ideológicos", estabelece.

Não se afastará da política
Neste caminho traçado, que envolve o pessoal e o político, a certeza é que continuará fazendo política durante este breve intervalo na pujante carreira até agora executada. O que se percebe é que o político Rilton Amanajás já considera a etapa de vereança concluída, bem realizada e tem uma visão mais longa nessa caminhada, pois como homem de fé e paz, ainda tem muito a contribuir com o Amapá. 

Lembra ainda: "Essa decisão realmente é uma quebra de tabu, pois tenho uma linha de respeito com meus eleitores. Se eles me elegeram para um mandato de quatro anos para vereador, é esse tempo que tenho de cumprir, e não deixá-lo pela metade e partir para outra atuação. Tenho como meta ampliar meus horizontes educacionais e políticos. Com essa parada terei mais tempo de visitar todos os recantos do Estado do Amapá e de conhecer de perto as necessidades e carências de cada localidade e do povo. E se for vontade de Deus, no próximo pleito eleitoral estaremos à disposição do povo amapaense para ocupar novas missões por eles nos delegarem.

Afirmamos que não sairemos da política, mas estou encerrando essa carreira de vereador. Profissionalmente, já recebi diversos convites de várias faculdades para estar à frente dessas instituições ajudando na parte da docência educacional, mas ainda estou analisando todos esses convites. O político tem que iniciar seu mandato e cumpri-lo em sua totalidade.

Com referencia às eleições de 2012, já tenho meu candidato, porém os meus eleitores estão liberados para escolherem seus candidatos dentro da ética e da responsabilidade. Meu ATÉ BREVE!", encerrou o vereador Rilton Amanajás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...