segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Artigo - Amapá, Sempre Amapá - II

Lembrar-te como ex-território, abrigando os pioneiros demarcando a linha do futuro, para o progresso que deverias obter ao longo do tempo, é tão belo como contemplar a água do rio Amazonas, o qual é referência geográfica da tua localização.


Teus professores pioneiros, tendo como ideal, desbravar o analfabetismo nos diversos lugares da tua extensão territorial. Corajosos destemidos enfrentavam as dificuldades existentes pela precariedade da época. Os professores participavam durante o mês de janeiro, dos cursos de férias tendo como local, o auditório do ex-Cine Teatro Territorial. A estrutura curricular desses cursos, tinha como ponto de apoio, conteúdos abrangentes capacitando os professores, ao domínio da Didática, promovendo a suficiência da Prática de Ensino. Aos finais de semana, professores formavam grupos de estudo, utilizando livros didáticos, elaborando planos de aula, simulando aulas práticas de ensino. O grupo do qual fazíamos parte, reunia-se na residência do casal amigo, "in memória", Prof. JOÃO DE CAMPOS GUERRA, Profª LAURINDA BATISTA GUERRA, casal dedicado à causa educacional, especialmente do interior amapaense. Pessoas simples, receptivas, conduzindo-nos ao bem estar durante nossos trabalhos. Com o largo sorriso de LAURINDA sentíamo-nos ainda mais à vontade. A conduta, entre colegas, sobressaia-se de maneira cordial e respeitosa.

Lembranças permanecem quanto à dedicações no trabalho exercido pelos colegas de magistério: Profª MARIA DULCE  CASTRO DE MORAIS, mulher educada, admirável pela sua delicadesa, zelando pela relação entre professor /aluno. Diretor da primeira escola, onde trabalhamos: Grupo escolar novo D'Alunade em Calçoene. Profª GENTILA ANSELMO NOBRE, como administradora Escolar procurava reivindicar os direitos à melhoria do trabalho escolar, reconhecendo o perfil dos seus professores, assim como a palma da sua mão. Profª MARIA OLINDA FRAZÃO DE AGUIAR, entre lágrimas e sorrisos trabalhava como defensora da pré-escola, incessante na busca do conhecimento sobre as atividades lúdicas, necessárias à beleza da socialização das crianças da Educação Infantil.

Profª MARIA JOSÉ BASTOS PINHEIRO exercendo suas atividades como se fosse zeladora do patrimônio público, ou seja, das escolas que dirigia com respeito e dedicação. Profª MARIA DO CÉU TORRES KHOURY, com sua simplicidade demonstrando seu conhecimento em Língua Portuguesa, sua especialidade. Profª MARIA DE NAZARÉ CORTE COSTA, entusiasta não só como professora, mas também como Diretora de Escola, e muito mais, como coordenadora dos cursos promovidos pelo PAMP/MEC - Programa de Aperfeiçoamento do Magistério Primário - Ministério da Educação e Cultura e ainda como coordenadora do CESEPA - Centro de Supervisão do Ensino Primário do Amapá. Prof. SANTA CRUZ BARBOSA CHAGAS, sabendo conduzir com austeridade disciplinada o seu trabalho como professor e dirigente de Escola, em prol de moralidade do ensino público. Prof. JOSÉ LEITE, agraciado com o entusiasmo, transmitindo aos seus alunos, o valor exato da matemática. Profª RAIMUNDA DA GAMA, trabalhando com entusiasmo nas Escolas do interior amapaense.

"Im Memória". EUDÓXIA MONTEIRO, Profª DOQUINHA no exercício de brasilidade, alfabetizando os índios do alto CASSIPORÉ, grande exemplo. Profª CARMEM CAMPOS KALUF, destemida e ágil na realização das suas atividades educacionais. Profª SEBASTIANA LENIR DE ALMEIDA entusiasta permanente, assim como seu sorriso, no exercício do seu  trabalho educacional. Profª EZIR COIMBRA, lembrá-la como se estivesse contemplando seu talento artístico, confeccionando objetos e personagens da literatura infantil, sensibilidade autentica no trato das suas atividades como professora da pré-escola. Prof.ª RISALVA FREITAS DO AMARAL figura marcante no magistério amapaense com conhecimento do processo de alfabetização, como a linguagem dos conteúdos geográficos e em especial na sua especialidade, Língua Portuguesa. Profª DEUZUITE CAVALCANTE disponível como sua alegria, no desempenho das suas atividades educacionais. Profª CARMELINA DA SILVA BARROS, mulher corajosa, imprimindo alegria nas atividades, tratando a educação com vigor principal da sua vida.

Amapá, Sempre Amapá, todos esses são alguns dos nomes que foi possível mencionar entre muitos que souberam iluminar as páginas da tua historia de educação, revelando com dignidade exemplar como HERÓIS DO ENSINO PÚBLICO DO EX-TERRITORIO FEDERAL DO AMAPÁ.
                                                            
Ana Alves de Oliveira (Pedagoga)                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...