segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Círio de Nazaré 2012: "Nós cremos" na Mãe de Jesus


por Fabiana Figueiredo

Uma das maiores festividades religiosas do mundo já iniciou sua programação no Amapá, e consigo trás de volta toda a tradição de amor e fé àquela que é cultuada ainda mais neste tempo.


O Círio de Nazaré 2012 iniciou sua programação no domingo (09), com o envio das imagens, na Catedral de São José, que visitarão algumas comunidades e paróquias da Diocese e instituições públicas e privadas da capital. Com o tema "Eu Creio! Nós Cremos" e com o lema "Feliz aquela que acreditou" (Lc 1,45), o Círio de Nazaré em Macapá promete novidades na programação deste ano.

As duas imagens, cada uma com seu roteiro, irão realizar as visitas até o dia 12 de outubro, sexta-feira. No mesmo dia, pela manhã, será realizado o Círio das Crianças, em que cada Vicariato está responsável por organizar sua programação. Às 16:30h a imagem peregrina participa do Círio dos Rodoviários pela Rodovia JK, em direção à comunidade da Fazendinha, na chegada haverá Missa.

No dia 13 de outubro, às 7h, acontecerá a Romaria Fluvial após programação na Igreja Nossa Senhora de Fátima em Santana, a imagem sairá do município em direção à rampa do bairro Santa Inês. Às 09:30h, a imagem será levada no Círio dos Ciclistas e Moto-taxistas até a Catedral de São José. À noite, 19h, irá ocorrer a apresentação do Manto Oficial de Nossa Senhora de Nazaré, na missa da Transladação, depois há a procissão com a Santa, realizada no sentido inverso do Círio na manhã seguinte.

O ápice da festa é na manhã do segundo domingo do mês de outubro, neste ano, no dia 14, a partir das 7h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, iniciando com a Missa Campal. Após a celebração, os milhares de fiéis da mãe de Jesus seguem em procissão por tradicionais ruas de Macapá.

O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa em Macapá, onde os fiéis, de qualquer camada social, se juntam em um coral cantando músicas marianas, rezando, pedindo e agradecendo à Mãe as graças alcançadas. Para muitos, a caminhada é cansativa, mas ao mesmo tempo é bastante gratificante.

Na semana que se segue, acontecem os Novenários de Nossa Senhora de Nazaré na Igreja de São José (14 à 19 de outubro), e Igreja Jesus de Nazaré (de 20 à 22 de outubro). O Círio Musical acontecerá no período de 14 à 19 de outubro, com apresentação de bandas católicas amapaenses e atrações nacionais, como a Banda Dominos e Flavinho, depois das missas.

O Círio dos Jovens acontecerá no dia 20 de outubro, sábado, às 16:30h, na Catedral de São José, com procissão até a quadra da Igreja Jesus de Nazaré, onde, mais tarde, ocorrerá a tradicional Noite Cultural e Jantar das Famílias.

No dia 22, segunda-feira, acontecerá a procissão das luzes, que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré de volta à Catedral, onde deve ficar em seu nicho. 

A grande novidade deste ano está na programação especial para os Jovens. O Bote Fé Macapá, realizado para a peregrinação da Cruz de João Paulo II e do ícone de Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, realizada a cada dois anos, e em 2013 sua edição será no Brasil. Os símbolos visitarão as cidades de Macapá e Santana, com toda programação especial nos dias 16 e 17 de outubro (terça-feira e quarta-feira).

Para o Padre Lourenço, responsável pela organização do Círio 2012, a expectativa é muito boa, pois o Círio, "para a igreja católica, é um momento de evangelização e um chamado a crescer na fé e a progredir na esperança e no amor de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...