segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Colégio de Presidentes de Tribunais: Macapá será sede do 92º Encontro


por Reinaldo Coelho

A capital amapaense, Macapá, será sede do 92º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (TJs) do Brasil, no período de 27 a 29 de setembro. A comissão responsável pela organização realizou mais um encontro quando foi checado os últimos detalhes para realização do evento.

O presidente da comissão, diretor-geral do TJAP, Veridiano Colares destacou que o Tribunal de Justiça do Amapá tem logrado êxito na realização de eventos. "O desembargador-presidente Mário Gurtyev está cuidando pessoalmente de tudo. A equipe está trabalhando intensamente para que o Encontro transcorra da melhor maneira possível", disse.
A comissão responsável pela organização realizou mais um encontro,
quando foi checado os últimos detalhes para realização do evento

Os temas já definidos para o segundo dia do Encontro, quando ocorrerá a reunião dos presidentes, são assuntos de âmbito nacional e que têm tido repercussão nos Tribunais brasileiros. Entre os temas "Taxa judiciária, emolumentos e fundo de reaparelhamento da Justiça", "Conciliação e Mediação" e "Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Estado do Amapá".

Para Mário Gurtyev, a troca de experiências e a oportunidade de compartilhar dificuldades e soluções para as demandas da Justiça são alguns dos pontos que fazem com que o colégio de presidentes seja reconhecido como um fórum essencial para o fortalecimento das instituições que formam o judiciário brasileiro. 

O encontro vai reunir num mesmo espaço os mandatários de Tribunais que, apesar da semelhança quanto à atividade fim, experimentam peculiaridades regionais diferentes. "Essa miscelânea de maneiras de gerir pessoas, recursos e processos sempre trazem para as discussões soluções que podem ser compartilhadas", enfatizou o Presidente do Judiciário Amapaense.

O último encontro aconteceu na cidade de Manaus (AM)
Ao término do encontro, será formulada a Carta do Amapá, documento que assentará os debates que serão travados e firmará o posicionamento do Colégio em defender os princípios e funções institucionais do Poder Judiciário nacional, especialmente do Poder Judiciário estadual, para proporcionar integração e intercâmbio de experiências funcionais e administrativas.

O que é o colegiado
O Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil foi fundado em 1992, na cidade de Belo Horizonte (MG). A troca de experiências e a oportunidade de compartilhar necessidades e soluções para as demandas da Justiça são alguns dos pontos que fazem com que o Colégio de Presidentes seja reconhecido como um fórum essencial para o fortalecimento das instituições que formam o Judiciário estadual. 

O encontro, que acontece pelo menos quatro vezes ao ano, reúne num mesmo espaço os mandatários de Tribunais de Justiça que, apesar da semelhança quanto à atividade fim, enfrentam peculiaridades regionais diferentes nos vários "Brasis". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...