segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Congestionamento nas ruas de Macapá

Com a compra de vários veículos nos últimos meses, as ruas ficaram lotadas e para onde o cidadão pode fugir?


 por Fabiana Figueiredo

Desde o início deste ano os números de acidentes de trânsito são exorbitantes, os dados mostram que esse tipo de acidente é o segundo que mais mata no Estado do Amapá. Um dado muito preocupante, visto que em 2012 algumas vias públicas foram reformadas através de investimentos municipais e estaduais.

A imprudência de motoristas, motoqueiros e pedestres ainda é o principal motivo para que ocorram os exagerados acidentes de trânsito, principalmente na capital amapaense. A organização das vias públicas também contribui para a ocorrência dos acidentes, assim como também o aumento da frota de veículos em Macapá.


Jair Coelho, diretor de trânsito da CTMac
Com a redução do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) em todo o país, a partir de maio deste ano, muitos cidadãos puderam comprar o tão sonhado carro ou trocar aquele, ou aqueles que este já possui, até porque o processo de compra de veículos é muito fácil, diferente de outros países, onde você deve pedir licença para a compra à Prefeitura da região. Em Macapá não foi diferente, a frota aumentou de forma significativa, passando dos 110 mil veículos em circulação na cidade, segundo dados atualizados do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá.

Fato preocupante para toda a sociedade amapaense, pois a grande saída de carros à preços acessíveis fez com que o trânsito amapaense se tornasse lento e os motoristas adquirissem o famoso "stress".

Algo para melhorar?
Como forma de amenizar os problemas, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) implantou novos projetos na capital, como por exemplo a inserção de novos semáforos e mais faixas de pedestres.

O Amapá possui cerca de 140 mil veículos emplacados em circulação nas vias entre carros, caminhões, motocicletas, bicicletas, reboques, ônibus, tratores e outros veículos - dados contabilizados através dos emplacamentos feitos no Detran/AP, e há defasagem, pois os veículos que se tornam sucatas, saindo de circulação, não são contabilizados pelo Departamento. 

Problemas
Francisco Pinto diretor-presidente
do Detran/AP
Para o diretor-presidente do Detran/AP, Francisco Pinto, o aumento do fluxo de veículos nas cidades de todo o mundo acarreta na poluição ambiental, degradação das vias, há queda na qualidade de vida da população, o trânsito se torna lento, provocando os congestionamentos, além de problemas mecânicos nos veículos e muitos outros transtornos gerados. Ele lembra do Estatuto das Cidades, que regulamentou determinações constitucionais acerca do desenvolvimento urbano baseado nas competências previstas na própria Constituição Brasileira. 

Mas vários projetos foram concluídos, e estão funcionando normalmente. É o que confirma a CTMac, através de seu diretor de trânsito, Jair Coelho. Jair diz que a Companhia tem feito seu trabalho, valorizando a vida do cidadão macapaense, por meio da implantação de medidas de cautela. 

Implantação e reforma dos semáforos da cidade - hoje com 69 equipamentos -, mudanças nas vias com a instalação das binárias - duas vias que funcionam uma em cada sentido, como as Ruas Leopoldo Machado e Jovino Dinoá -, instalação das ciclofaixas para a locomoção segura dos ciclistas, além da implantação de novas faixas de pedestres e reeducação no trânsito.

Segundo Jair Coelho, são mais de 13 mil veículos que entram em circulação anualmente, o que congestiona, cria e agrava muitos problemas. Ou seja, mesmo com as melhorias implantadas, os números ainda continuam a crescer. 

Para os dois diretores, a população também deve se adaptar ao novo estilo de vida de Macapá, pois ela está em processo de desenvolvimento urbano, com sinais perceptíveis. "Quando algo de novo é implantado, a população reclama antes, depois ela começa a perceber a melhoria daquele investimento", afirma Jair.

Outro ponto também que agrava esse tipo de problema, é o próprio planejamento, da forma como a cidade foi construída, resultando nos cruzamentos, excluindo as possibilidades de rotas de fugas. 

O delegado Francisco contrapõe que os macapaenses poderiam andar mais de bicicletas, pois além de desafogar ainda mais o trânsito na capital, estarão fazendo bem ao meio ambiente e a si próprios. 

Outras medidas de melhorias no trânsito estão sendo projetadas: estacionamento rotativo, principalmente na Avenida FAB; Rodovia Norte-Sul; mais pistas binárias, desta vez a Av. Padre Júlio e Av. Cora de Carvalho terão seus sentidos mudados - na Av. Pe Júlio, sentido Oeste-Leste, para o Centro Comercial -, viadutos, "e em alguns pontos nós teremos que colocar passarelas, em vez de faixa de pedestres, porque o trânsito está ficando mais intenso", informa o diretor Jair Coelho.

Mesmo com as melhorias, o trânsito macapaense, assim como no mundo todo, continua lento. Devemos encontrar novas formas de se locomover na nossa cidade morena, para que possamos fugir deste problema que "assombra" as cidades em desenvolvimento. As bicicletas, que não causam grande impacto ambiental, e os automóveis sustentáveis estão à venda, basta força de vontade de cada um para mudar de hábito e contribuir para que Macapá continue a ser o lugar bom de se viver.

Semana Estadual de Trânsito
Prevista nos artigos 73 e 326 da Constituição de Trânsito, a Semana vem com o objetivo de informar e conscientizar a população amapaense da atual situação do trânsito do Estado e o que fazer para melhorar. No período de 17 a 25 de setembro, a programação se divide entre palestras, com ministrantes de âmbito nacional – entre eles Luis Riogi Miura, que mudou o trânsito no Distrito Federal, e Eduardo Biavati Pereira, e muitos outros convidados -, debate na Faculdade CEAP, Jogos e Blitz educativas e a Bicicleata (no dia 22).

Com o tema “Não exceda a velocidade. Preserve a vida”, o Detran/AP, realizador do evento, convida toda a sociedade a se fazer presente na segunda-feira (17) no Museu Sacaca às 9h para a abertura da programação.


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