sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cultura - Equinócio da Primavera e Pintura Corporal


Equinócio da Primavera:
Movimente-se na linha do Equador!


por Fabiana Figueiredo

Assim como em todos os anos, nos meses de Março e Setembro, no próximo sábado (22) ocorrerá o fenômeno do Equinócio da Primavera, acontecimento de referência para a cidade de Macapá, assim como o próprio Estado do Amapá. Para tanto, foi organizada toda uma programação pela Secretaria Estadual de Turismo de pelo menos 5 dias, entrelaçando a cultura amapaense através do teatro, dança e música, assim como também a apresentações de projetos escolares, participação do SESC Ciência e de muitas outras atividades - as quais estão apresentadas na programação que se segue.



O Fenômeno
Assim como em todos os anos, nos meses de Março e Setembro, no próximo sábado (22) ocorrerá o fenômeno do Equinócio da Primavera, acontecimento de referência para a cidade de Macapá, assim como o próprio Estado do Amapá. Para tanto, foi organizada toda uma programação pela Secretaria Estadual de Turismo de pelo menos 5 dias, entrelaçando a cultura amapaense através do teatro, dança e música, assim como também a apresentações de projetos escolares, participação do SESC Ciência e de muitas outras atividades - as quais estão apresentadas na programação que se segue.

A programação contará com a participação do Projeto "A Escola Vai ao Meio do Mundo" que oportuniza alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental conhecer de perto o Monumento Marco Zero do Equador, o fenômeno e participar de atividades científicas e culturais. Outra atração é o Projeto Cia Viva de Teatro, através da encenação da peça "A linha Imaginária e os Mistérios do Meio do Mundo". 


O SescCiência exibirá filmes da Mostra Internacional de Ciência, oportunizando a vivência com a própria ciência. Outro projeto é o "Astronomia No Meio Mundo", que são rodadas de palestras, com o objetivo de fortalecer a localização privilegiada do Meio do Mundo e com a participação do Astronauta brasileiro da NASA Marcos Pontes.

A equipe do "Projeto Red Bull Latitude Zero" está em Macapá para promover dois jogos de vôlei disputados por duplas femininas e masculinas internacionais e nacionais, voltado ao público esportivo e população em geral. Além do Projeto do Clube do Jeep, com o Projeto "IV Fest Jeep", envolvendo a prática de rally no meio do mundo.


PROGRAMAÇÃO
Dia 19/09 (Quarta-feira)
Manhã e Tarde: Projeto A Escola Vai ao Meio do Mundo; Projeto "Sescciência de Vídeos Científicos e apresentação do Grupo Teatral Cia Viva de Teatro 
Noite: 
19h - Fórum Estadual de Turismo (FETur), com a participação de representantes de órgãos estaduais e municipais ligados ao turismo.
21h - Apresentação Cultural de Marabaixo e Música Popular Amapaense (MPA) 

Dia 20/09 (Quinta-feira) 
Manhã e Tarde: Projeto "A Escola Vai ao Meio do Mundo"; e o Projeto "SescCiência de Vídeos Científicos". 
Noite:
19h - Congresso Técnico de Arbitragem (Red Bull)
21h - Apresentação de Batuque, MPA e Banda musical

Dia 21 (Sexta-feira)
Manhã e Tarde: Projeto A Escola Vai ao Meio do Mundo; Projeto "Sescciência de Vídeos Científicos e apresentação da Cia Viva de Teatro "A linha Imaginária e os Mistérios do Meio do Mundo". 
Noite:
18h - Palestra com o Astronauta Marcos Pontes (Astronauta Brasileiro da Nasa)
21h - MPA e Banda Musical 

Dia 22/09 (Sábado)
Manhã: A partir das 8h Jogo de Vôlei (Red Bull Latitude Zero)
11h: Início da Cerimônia do Fenômeno do Equinócio que ocorrerá às 11h49min
Tarde: Abertura Oficial do Projeto IV Fest Jeep
Noite: MPA e Banda musical

Dia 23/09 (Domingo) 
IV FEST JEEP
Manhã e tarde: A partir das 9h competição de Rally com visitação aberta ao público.
13h - apresentação de Grupo de samba e Grupo de Pagode até às 19h.
Noite: Encerramento da programação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pintura Corporal: Roupa de tinta

Modelo Raquel Sarges
Como forma de se proteger do sol, transmitir aspectos religiosos e culturais de uma certa sociedade – como utilizada pelos indígenas, africanos, asiáticos, entre outros –, a pintura corporal sempre esteve presente na humanidade (cerca de 4000 a.C.). A evolução deste tipo de arte aconteceu a passos lentos, pois no início era utilizada como proteção do corpo, após a chegada das roupas, as pinturas no corpo foram esquecidas; nos últimos anos, a pintura corporal voltou à tona, causando ousadia no mundo das artes, além de se tornar um objeto de beleza.

Hoje, a pintura corporal além de ser arte contemporânea, é considerada manifestação cultural de muitos povos – pode ser vista através das tatuagens e maquiagens.

Em Macapá, capital de um Estado ainda bastante preservado, seja ambientalmente quanto culturalmente, a pintura no corpo está sendo implantada timidamente, mas de forma gradual. Hoje há vários artistas que manifestam esse tipo de arte, mesmo que ainda estes trabalhem de forma acanhada. 

Dalto Saraiva é o que está se destacando entre eles, tendo contato com a arte desde 2005, fez projetos para a divulgação das pinturas corporais e já ganhou editais de apresentações no Macapá Verão 2012 e na 49ª Expofeira Agropecuária do Amapá (2012). Os trabalhos, espalhados entre os belos modelos femininos e masculinos, do projeto “Musa Pintada” do próprio artista, foram vistos por muitos cidadãos, mas ele acredita que ainda não entenderam qual realmente é o objetivo da arte. “Aqui temos muitos artistas bons, mas em muitos homens isso floresce um desejo sexual, e não é isso, é arte”, conclui Dalto. O Projeto Musa Pintada dedica as pinturas para a retratação da fauna, flora e vestuários.

O artista plástico Dalto quer divulgar seu trabalho e está investindo na propagação pelos municípios do Amapá, para isso está criando projetos de incentivo aos artistas destes municípios que, em sua opinião, ainda trabalham sem investimentos das Prefeitura e principalmente do Governo Estadual. “Quero levar meu trabalho para os vários festivais que ocorrem no Amapá, como o Festival do Camarão, Festival do Abacaxi e Carnaguari”, afirma Dalto.

As pinturas demoram cerca de uma hora e meia para ficarem prontas, dependendo do que lhe é solicitado, mas, com certeza, o resultado é encantador e gratificante, seja para qualquer idade ou sexo.

Saraiva está concluindo mais um de seus projetos de pintura corporal, agora só falta o incentivo das entidades competentes para que a arte amapaense conquiste seu lugar e mais uma vez traga orgulho para cada cidadão deste torrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...