terça-feira, 25 de setembro de 2012

Desembargador Gilberto Pinheiro participa de Congresso Internacional


por Roberto Gato

Gilberto de Paula Pinheiro que será um
dos palestrantes do congresso
O academicismo tem ampliado sensivelmente o debate sobre o meio ambiente nas Universidades e nos encontros de cientistas, especialistas, juristas e ambientalistas que tem na discussão da sustentabilidade econômica uma pauta obrigatória nos encontros que se propõe a debater o meio ambiente. 

Após a realização da Rio+20, muitos eventos sobre o tema estão sendo entabulados e a Academia Transdisciplinar Internacional de Meio Ambiente (ATINA) estará promovendo o 5º Congresso Internacional de Meio Ambiente e Direito Ambiental nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Santos (SP), na Universidade UniSantos. O Tema principal do encontro é: "A Efetividade do Direito Ambiental e a Gestão do Meio Ambiente: Balanço de Resultados das Quatro Décadas da Conferência de Estocolmo".

O objetivo principal do congresso será fazer um balanço de tudo o que aconteceu na região a partir da Conferência de Estocolmo de 1972, local pioneiro na discussão do Direito Ambiental e a sistematização dos regimes ambientais, assim como, a criação do Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente (PNUMA). 
O Estado do Amapá é uma das regiões mais preservadas do Brasil e estará presente no evento através do desembargador Gilberto de Paula Pinheiro, o qual será um dos palestrantes do Congresso, participando da mesa no dia 28, quando fará a palestra "Os resultados da Rio Mais 20: Realidades e Utopias".  A ATINA convidou Pinheiro para participar do evento na condição de palestrante por ser um jurista bastante conhecido no mundo em função das várias participações de encontros nacionais e internacionais sobre o Meio Ambiente Amazônico.

O desembargador falou à reportagem do jornal Tribuna
Amapaense que se sente honrado pelos convites que recebe
das academias nacionais e internacionais
O desembargador falou à reportagem do jornal Tribuna Amapaense que se sente honrado pelos convites que recebe das academias nacionais e internacionais, as quais reconhecem o seu trabalho como homem da Amazônia e incansável lutador pela melhoria da vida no planeta e, em especial, nesta região brasileira que só recebe o reconhecimento internacional quando é para falar de preservação, mas é pouco lembrada quando o assunto é investimento. 

O congresso terá a participação de oradores de reconhecimento internacional, que atuam nas seguintes instituições: Universidade de São Paulo (USP); Escola de Direito de São Paulo (FGV); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Sociedade Brasileira de Direito Internacional do Meio Ambiente (SBDIMA); A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), Escritório Regional para América Latina e Caribe; Liga Mundial de Advogados Ambientalistas (LIMAA); Corte Centroamericana de Ambiente y Derecho (CCAD); e Academia Internacional de Letras da Amazônia (AILDA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...