terça-feira, 25 de setembro de 2012

Editorial Jornal Tribuna Amapaense - Edição 324


Cartas na manga

Quando todas as circunstâncias estão desfavoráveis, quando tudo vai contra algo ou alguém, quando um jogo está parecendo acabado, usa-se a expressão "cartas na manga" para sugerir a existência da possibilidade de uma saída ou solução, ou ainda, de que já se havia feito um "plano B" caso algo ruim acontecesse. 

Já é sabido que 2012 é um ano importantíssimo para todos os municípios brasileiros, inclusive para Macapá, por se tratar de um ano em que ocorrerão as eleições municipais. Mas, esse momento de transição política também traz para a sociedade um clima propício a brigas de todos os tipos: ideológicas, pessoais, politiqueiras, e por aí vai. Como fugir, então, desse cenário desfavorável?

As cartas na manga que a sociedade guarda existem e, de fato, são as únicas que podem reverter o mal-estar causado pelas constantes disputas no cenário político local e nacional. O leitor pode se perguntar: mas que cartas na manga temos? São várias pessoas e coisas que, juntas, formam o nosso arsenal de provas que demonstram que, mesmo diante de conflitos, há sempre uma saída. 

Sabe-se que a situação do município de Laranjal do Jari não era muito boa até o ano de 2005, quando a prefeita Euricelia Cardoso assumira a gestão daquele município. Ela "tirou as cartas da manga" e desenvolveu Laranjal do Jari, transformou a pífia infra-estrutura que recebeu, beneficiando a população local. Sobre os feitos de Euricelia Cardoso, você pode conferir a matéria "Progresso de 'vento em popa' no sul do Amapá" nas próximas páginas deste semanário.

Outra pessoa que mostrou "as cartas que estavam na manga", e que nos traz esperança e admiração no meio deste turbilhão eleitoral é o pioneiro desta semana, seu Adão da Silva. Casado há 46 anos com sua esposa Ozenira Figueiredo, a relação de ambos é um grande exemplo de amor, e amor duradouro! Numa época em que o imediatismo e as relações líquidas são preponderantes no meio da sociedade, seu Adão é a prova clara de que é possível, sim, ter um casamento longo e feliz.

Outra carta na manga que temos contra os imbróglios da eleição é um professor inteligentíssimo que neste mês lançou sua 14ª obra artística e 4ª obra infantil, denominada "O Pato e o Lago". Estamos falando do professor Romualdo Rodrigues Palhano, mais conhecido como Prof. Palhano. Compartilhando o saber na Universidade Federal do Amapá e proporcionando às crianças amapaenses uma boa opção de leitura, lazer e diversão, Prof. Palhano é também um grande exemplo para o qual temos a oportunidade de olhar, valorizar, e ver que o Amapá e o povo amapaense são sim um povo aculturado.

Falando nisso, este semanário traz até você um marco para a cultura amapaense: em novembro deste ano ocorrerá a 1ª Feira de Livros do Amapá, que será um evento de expansão das artes e da literatura de nosso Estado. Está vendo? Temos motivos para nos orgulhar!

E, além dos exemplos citados, as páginas deste jornal possuem outros exemplos que, com certeza, vale a pena o leitor conferir, preparados com muita dedicação e carinho por toda a equipe do Tribuna Amapaense. Tenha uma boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...