segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Educação: Cidadania, Moral e Ética entra para o currículo escolar

O projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),incluindo a disciplina como obrigatória

por Reinaldo Coelho

O currículo do ensino fundamental terá mais uma disciplina: Cidadania Moral e Ética, que nada mais é do a antiga Educação Moral e Cívica da década de 70 (Lei 5692). A decisão, em caráter terminativo, foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A medida também inclui no currículo do ensino médio a disciplina Ética Social e Política, antiga Organização Social e Política Brasileira (OSPB). 


O Projeto de Lei do Senado nº 2/2012, de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB/PR), modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), incluindo a disciplina como obrigatória para o ensino fundamental. Entre as justificativas de Sérgio Souza para o projeto, está “a necessidade de aprimoramento da LDB, com a criação de disciplinas que deem aos estudantes melhor formação ética, social e política, o que os capacitará para o correto entendimento dos principais problemas sociais do nosso país e do mundo”. 

A diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, criticou a medida e o excesso de disciplinas já constantes do currículo da educação básica. “Que horas que os alunos vão conseguir aprender aquilo que é essencial? Não que [o projeto de lei do Senado] não seja importante, realmente vivemos uma crise de valores na sociedade. O que acontece é que tudo recai na escola. Não tenho dúvidas que o aluno deve refletir sobre questões de ética, mas não se aprende na teoria. É no dia a dia”, defende. 

Priscila Cruz considerou “desnecessária” mais uma disciplina e destacou que o conteúdo deve ser trabalhado de forma transversal em todas as disciplinas. “Não se pode separar ética, ela tem que estar presente em todos os conteúdos. Como tema transversal é perfeito, cidadania é ética, e isso a gente vivencia diariamente”, completou.

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