terça-feira, 25 de setembro de 2012

Papo Farto - Direitos e Deveres dos Estudantes - Parte I

Estamos de volta em mais uma edição de Papo Farto. Seguindo nossa linha de raciocínio, vamos falar um pouco sobre os Direitos e Deveres dos Estudantes. Bem sabemos que na maioria das vezes o Estudante comete erros por falta e se complica de informações. Porém, leis são feitas para serem cumpridas. Todo estudante, seja do ensino fundamental, técnico ou superior tem direitos e deveres e se cumprindo finda seu dia como profissional ordeiro, competente e de sucesso. Todas as Instituições são reguladas por normas. É a partir do atendimento a essas normas que podemos experimentar uma convivência saudável, produtiva e cidadã. Mas a falta de conhecimento leva, às vezes, a justa causa e situações constrangedoras. Aqui vão algumas dicas e orientações.

Estudante é aquele que estuda, que pesquisa, que se propõe aprender algo que transforme a vida em sociedade. Antigamente, o estudante era conhecido como discípulo ou aprendiz; atualmente, é chamado de aluno, discente ou educando.

Para a lei, estudante é aquela pessoa que, independente da idade, encontra-se matriculado em uma escola.

O estudante, como qualquer outra pessoa, possui direitos e deveres, porém a sua condição de aluno faz com que ele desfrute de direitos e deveres próprios de quem estuda.

Todos têm direito à educação, ou seja, todos podem ser estudantes, sendo dever do Estado, da família e da sociedade oferecer igualdade de condições para que todos tenham acesso à escola.

No Brasil, os pais têm obrigação de matricular os seus filhos a partir dos 7 anos de idade na rede de ensino. Se não os matricularem, estarão cometendo um crime e poderão ser condenados até um ano de prisão ou pagar multa.

A educação é tão importante que o Brasil possui uma lei que cuida só dela. O nome dessa lei é "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional" e o seu número é 9.394/96.

Essa Lei divide a educação no nosso País da seguinte forma: educação básica, que é formada pela educação infantil, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio, e educação superior.

A educação infantil é aquela que ocorre em creches (para crianças de até 3 anos de idade) e em pré-escolas (para crianças de 4 a 6 anos de idade).

O ensino fundamental é o que vai da primeira a oitava série.

O ensino médio começa no primeiro ano científico e termina no terceiro, mas também pode ser profissionalizante.

A educação superior se dá quando se ingressa na Universidade, em regra, através do vestibular.

Feitas essas observações, passa-se a apresentar alguns direitos e deveres básicos dos estudantes.

Canetada  do Gordo
2012, ano de eleição municipal. Apesar de suja por santinhos e papel de campanha, estamos ouvindo propostas de limpar a cidade. *** Você acredita que a pessoa que está sujando a cidade tem mesmo a intenção de limpar? ***Fique atento, tem candidato dizendo que vai tirar o município do Serasa. Se ele nem sabe onde está o problema como vai conseguir tirar?. *** O município não vai para o Serasa. *** Mas vamos tratar de outros assuntos. *** Na próxima edição vamos falar dos Direitos dos Professores. *** Isso sem falar que greve também é um direito. *** Me desculpem os fanáticos de plantão. *** Mas esta seleção do MANO não consegue vencer e convencer. *** Acho que teremos a mesma decepção da Copa de 50. *** Nesta campanha reencontrando muitos amigos..bom vê-los. *** Um abraço para o amigo Paulo Brito(SESI). *** Conselheiro Bosco fez aniversário esta semana. Parabéns a ele pela data. *** Por hoje é o que há!!! *** Scooth para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...