terça-feira, 25 de setembro de 2012

Saúde e Estética - Os 10 piores alimentos de todos os tempos!

Há algum tempo vem circulando um texto produzido por uma nutricionista canadense, a PhD Michelle Schoffro Cook. Neste texto, ela anuncia os 10 piores alimentos de todos os tempos. Como a própria autora enuncia, vou listar do décimo pior ao primeiro, ou seja, do terrível ao trágico.

Em décimo lugar, para o nosso azar, está o sorvete! Há muito tempo que o sorvete não é apenas um amontoado de açúcar. Hoje temos uma quantidade considerável de gordura trans, neurotoxinas, além de corantes e aromatizantes. Claro que há sorvetes mais saudáveis, mas a maioria faz mal.

Em nono lugar estão os salgadinhos de milho. Por serem fritos, causam obesidade e aumentam o açúcar do sangue e podem causar, inclusive, irritabilidade. Para piorar, não utilizam todas as fibras do milho, o que melhoraria a má fama destes.

Em oitavo lugar, a nutricionista elegeu a pizza. Aí todos nós ficamos tristes porque, depois de algumas novelas da Globo, achamos que temos alguma herança italiana e temos que comer pizza por motivo genético. Mas não são todas as pizzas que fazem mal. As piores são justamente as que você compra no supermercado. Estas são cheias de conservantes e condimentos que engordam e aumentam o açúcar.

O sétimo lugar não é nenhuma novidade: batata frita. Além da quantidade enorme de gordura trans, a batata frita possui uma das substâncias mais cancerígenas conhecida: a acrilamida. Ela surge quando a batata é exposta a temperaturas muito altas. Fora isso, também tem o fato do óleo utilizado para fritar estar relacionado a processos inflamatórios pelo corpo. Este malefício está presente também nos salgadinhos, mas eu nem citei anteriormente só para piorar a imagem da batata frita mesmo.

O sexto lugar é o salgadinho de batata. Não tem nenhum valor nutricional, apenas gordura e acrilamida. Autoexplicativo.

O quinto pior alimento é o bacon. Os estudos mostraram 42% de risco de doença cardíaca e 19% de diabetes na ingestão de bacon. E se você comer 14 vezes por mês, ainda apresentar sérios problemas pulmonares.

O quarto pior é o cachorro quente (hot dog). Essas carnes processadas, como a da salsicha, têm muitas substâncias cancerígenas como o nitrito de sódio. Aumentam o risco de câncer de pâncreas em 67%, têm relação com câncer colorretal e com leucemia e tumores cerebrais em crianças.

O terceiro lugar não nos assusta muito porque não é nosso hábito. Os Donuts (ou Doughnuts) têm aproximadamente 40% de gordura trans. Estão relacionados a doenças cardíacas e cerebrais. Fora que uma unidade tem por volta de 300 calorias. Você gasta 300 calorias se andar a 5km/h por uma hora. Assustou?

Em segundo lugar estão os refrigerantes. Além de que uma garrafa de refrigerante possui o equivalente a 10 colheres de açúcar, se eu ficar enumerando os malefícios do refrigerante a gente fica aqui por horas e horas. Apenas saiba que, além de tudo, faz mal também para ossos e rins.

E em primeiro lugar, para espanto da maioria das pessoas, a nutricionista escolheu o refrigerante diet! Além de todos os problemas do refrigerante, ainda tem o aspartame que traz efeitos que podem ser confundidos com Mal de Alzheimer, síndrome da fadiga crônica, epilepsia, esclerose múltipla. Ainda há relatos de provocar ansiedade, compulsão alimentar, depressão, enxaqueca, hiperatividade, insônia, palpitação, perda auditiva, tontura, entre outros.

Quer saber como é o dia a dia de um cirurgião plástico? Siga-me no Twitter: @AUGUSTOPUPIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...