terça-feira, 25 de setembro de 2012

Editorial Jornal Tribuna Amapaense - Edição 324


Cartas na manga

Quando todas as circunstâncias estão desfavoráveis, quando tudo vai contra algo ou alguém, quando um jogo está parecendo acabado, usa-se a expressão "cartas na manga" para sugerir a existência da possibilidade de uma saída ou solução, ou ainda, de que já se havia feito um "plano B" caso algo ruim acontecesse. 

Artigo - Mortalidade infantil cai no Brasil

É uma das melhores notícias dos últimos tempos, aqui no Brasil. A taxa de mortalidade infantil é número de óbitos de menores de cinco anos de idade, por mil nascidos vivos, na  população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Nas Garras do Felino


Desespero
A "perpétua" cheira o cangote de uns candidatos que começam a ver chegar o dia das eleições e suas candidaturas não decolarem. Apelam para o jogo rasteiro, digno dos canalhas, vermes que não merecem respeito e, tampouco, crédito. A parceria de Roberto Góes é com o povo, não adianta à tentativa "van" de tentar enlamear sua honra. Pronto, disse o que penso e me processem se quiserem.  Pois eu digo e mostro a cara, não sou como esses canalhas que se escondem atrás de pseudônimos. Fantasmas vis. "Sejem fracos canalhas!"

Assinado 3° Pacto com a Juventude


por Gabriel Fagundes

Ocorreu na última quarta-feira (19), no Anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), a assinatura da 3ª edição do Pacto Pela Juventude, evento organizado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e executado pela Coordenadoria Municipal da Juventude de Macapá (Conjuv/PMM).

Desembargador Gilberto Pinheiro participa de Congresso Internacional


por Roberto Gato

Gilberto de Paula Pinheiro que será um
dos palestrantes do congresso
O academicismo tem ampliado sensivelmente o debate sobre o meio ambiente nas Universidades e nos encontros de cientistas, especialistas, juristas e ambientalistas que tem na discussão da sustentabilidade econômica uma pauta obrigatória nos encontros que se propõe a debater o meio ambiente. 

Após a realização da Rio+20, muitos eventos sobre o tema estão sendo entabulados e a Academia Transdisciplinar Internacional de Meio Ambiente (ATINA) estará promovendo o 5º Congresso Internacional de Meio Ambiente e Direito Ambiental nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Santos (SP), na Universidade UniSantos. O Tema principal do encontro é: "A Efetividade do Direito Ambiental e a Gestão do Meio Ambiente: Balanço de Resultados das Quatro Décadas da Conferência de Estocolmo".

O objetivo principal do congresso será fazer um balanço de tudo o que aconteceu na região a partir da Conferência de Estocolmo de 1972, local pioneiro na discussão do Direito Ambiental e a sistematização dos regimes ambientais, assim como, a criação do Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente (PNUMA). 

Laranjal do Jari - Progresso de “vento em popa” no sul do Amapá

O município de Laranjal do Jari possui hoje uma nova imagem,
tanto estrutural quanto política

por Reinaldo Coelho


Laranjal do Jari, o terceiro maior município amapaense, localizado na região interiorana do extremo Sul do Amapá, era muito conhecido pelo seu lado negativo, tais como as famosas palafitas, prostituição e dos sinistros como enchentes no inverno e incêndios no verão. Ele possui hoje uma nova imagem, tanto estrutural quanto política. As notícias são alvissareiras "é um dos municípios que mais vem crescendo no Amapá".

Há vinte e cinco anos (1987) ganhou sua independência política administrativa e após diversos governos problemáticos, tem a frente da sua prefeitura, Euricelia Cardoso (PP), que após dois mandatos, iniciado em 2005, entregará o cargo no dia 31 de dezembro com o município transformado num canteiro de obras. 

Suspensa a greve na Unifap


por Gabriel Fagundes

Docentes e discentes da Unifap reunidos em assembleia discutiram
os novos rumos que o movimento grevista deve seguir

Depois de mais de quatro meses de reivindicações e negociações infrutíferas com o Governo Federal, a decisão pela suspensão da greve nas Universidades Federais brasileiras foi divulgada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) no domingo (16). No Amapá, a pausa por tempo não determinado do movimento grevista foi anunciada na última segunda-feira (17), em assembleia organizada pelo Sindicato dos Docentes da Unifap (Sindufap) na porta de entrada da instituição, onde concentraram-se docentes e discentes ansiosos para saber os resultados e novos rumos da greve.

Papo Farto - Direitos e Deveres dos Estudantes - Parte I

Estamos de volta em mais uma edição de Papo Farto. Seguindo nossa linha de raciocínio, vamos falar um pouco sobre os Direitos e Deveres dos Estudantes. Bem sabemos que na maioria das vezes o Estudante comete erros por falta e se complica de informações. Porém, leis são feitas para serem cumpridas. Todo estudante, seja do ensino fundamental, técnico ou superior tem direitos e deveres e se cumprindo finda seu dia como profissional ordeiro, competente e de sucesso. Todas as Instituições são reguladas por normas. É a partir do atendimento a essas normas que podemos experimentar uma convivência saudável, produtiva e cidadã. Mas a falta de conhecimento leva, às vezes, a justa causa e situações constrangedoras. Aqui vão algumas dicas e orientações.

A Luta da Pessoa com Deficiência

 por Reinaldo Coelho
A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed),
realizou programação especial alusiva a data. Foi executado o projeto
"Inclusão: conhecendo e vivendo um mundo mais que especial”.
21 de setembro foi o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.  Esta é uma data muito recente, o que dá bem a dimensão do quanto ainda é preciso fazer para que o respeito às diferenças seja observado em nossa sociedade. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da Lei nº 11.133/2005, através de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE).

Dossiê - A ética da inveja na imprensa politicamente correta


Luiz Felipe Pondé em seu livro "Guia Politicamente Incorreto de Filosofia" dá uma "guisada" geral naqueles seres humanos que são adeptos do politicamente correto, mandando para o cesto do lixo suas bizarras e virulentas convicções. Diz, por exemplo, que "as feias odeiam as bonitas (os feios e pobres também porque não conseguem pegá-las)", e por isso logo elaboram um discurso com a finalidade de sacanear com as bonitas dizendo que utilizam a beleza como forma de sobrevivência e isso não seria politicamente correto. Na política amapaense ocorre o mesmo fenômeno.

Artigo do Tostes - Teorias e práticas sobre como pensar o urbano


Esta semana participei em Natal do II Encontro Nacional de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, entre tantos temas importantes tratados neste evento, verifica-se uma série de assuntos relativos sobre como melhor aproveitar do conhecimento produzido nas universidades brasileiras sobre o urbano e a efetiva operacionalização por parte dos setores públicos e privados. A constatação de diversos segmentos e grupos de pesquisas resulta na reflexão do distanciamento do setor público, principalmente as prefeituras em oportunizarem a aplicação dos resultados das pesquisas.

Saúde e Estética - Os 10 piores alimentos de todos os tempos!

Há algum tempo vem circulando um texto produzido por uma nutricionista canadense, a PhD Michelle Schoffro Cook. Neste texto, ela anuncia os 10 piores alimentos de todos os tempos. Como a própria autora enuncia, vou listar do décimo pior ao primeiro, ou seja, do terrível ao trágico.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Líbano estreia com vitória na Marcílio Dias


por Roberto Gato

Na noite da última terça-feira (18), o selecionado do Líbano estreou na Copa do Mundo Marcílio Dias com vitória em cima da seleção do Sudão, que já havia vencido na estréia. Com um brilhante primeiro tempo, o selecionado Libanês abriu logo o marcador numa sensacional cabeçada do zagueiro Vela, que escorou para o fundo da rede um cruzamento do lado direito feito pelo jogador Renan.

Esportes: Amapazão e Vôlei no meio do mundo


Amapazão: A decisão continua no tapetão

Na opinião do vice-presidente da FAF, falta espírito desportista aos dirigentes dos clubes

por Gabriel Fagundes

O torcedor que já anda com o nariz torcido quanto ao Amapazão, agora mais uma vez está decepcionado, com a decisão do estadual que deveria acontecer nos gramados está sendo jogado na tapetão da Justiça Desportiva amapaense. E isso vem acontecendo a três meses, quando deveria ocorrer a final do segundo turno entre Santos Futebol Clube, do Amapá, e Oratório Recreativo Clube.


Artigo do Gato - A tecnologia a serviço dos canalhas

Fiquei distante das querelas políticas por entender que elas não edificam e é verdade. Não constroem e nem o cidadão está disposto a ouvir guerrinhas pessoais que visam um único propósito: enganar o eleitor e conseguir o poder.


De Frente Com o Câncer - Câncer de intestino


Todos sabem que o intestino compreende duas grandes regiões. Uma parte mais fina chamada intestino delgado que está relacionada com a digestão e a absorção dos alimentos, e uma mais grossa, o intestino grosso, responsável pela absorção da água, armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão.

Cultura - 1ª Flap, Exposição na Fortaleza e Lançamento de Livro Infantil


Por Fabiana Figueiredo

1ª Feira do Livro do Amapá garante expansão da arte amapaense

Mais uma forma de divulgação para a literatura amapaense está para ser aberta aos escritores. Uma novidade no cenário da literatura, que coloca o Estado do Amapá no eixo nacional. É a 1ª Feira do Livro do Amapá (Flap), que ocorrerá no período de 3 a 6 de novembro e irá propiciar um impulso para a criação de novos escritores amapaenses e, ao mesmo tempo, para a produção artística dos atuais profissionais.

Antenados - Finais e começos


Estou escrevendo a matéria da coluna Antenados desta semana diretamente do Rio de Janeiro, já que eu e (parte da) minha família viemos para cá a fim de celebrar o casamento de Camila - prima que por muito tempo atuou como uma irmã mais velha para mim.

Cultura Viva: Mulher sim e com muito orgulho!


Todas nós passamos por momentos na vida de extremo desespero. Momentos que se fossem previstos que iriam acontecer faríamos qualquer coisa para evitar. São situações de violência, física e moral, de humilhações, afrontas, somos mortificadas, as vezes, pelo simples fato de sermos mulher. 

Ciência. Educação e Tecnologia: Amapá terá sua primeira feira


Por Reinaldo Coelho


Certamente um dos propósitos fundamentais das Feiras de Ciências é oferecer aos alunos do ensino fundamental, médio e técnico uma oportunidade para que estes desenvolvam habilidades decorrentes de duas dimensões básicas do conhecimento: a teoria e a experimentação.

Uma das mais destacadas feiras de ciências é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que este ano estará em sua 9ª edição, tem como tema "Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza", e que acontecerá no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF).  O evento, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será realizado em todo o país entre os dias 15 e 21 de Outubro, de forma simultânea. 

Boas Palavras - Fome e sede de justiça - Por Aline Colares


"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos." (Mt. 5: 6)

Fome e sede. Essas são necessidades básicas para sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem a ingestão de líquidos ou alimentos é impossível que se conserve a vida biológica, mas tão prejudicial quanto ausência de alimento ou líquido é a contaminação daquilo que se ingere. Às vezes, o desespero da fome e da sede pode levar pessoas a comerem lixo, por isso é que não basta ter fome e sede, mas é necessário ter fome e sede dos alimentos que trarão vida e não morte. Ter fome e sede de justiça e não de injustiça, ou de violência ou vingança pessoal, mas fome de Deus e da Sua justiça.

De Tudo Um Pouco - Esqueceram De Mim, Eleitor.

Dedicado ao meu Irmão Jorge Tavares, MM.


Sempre que possível dou uma chegada à casa do Jorge para colocar em dia os assuntos cotidianamente veiculados na cidade ou nos noticiários nacional e internacional. Jorge é um estudioso das realidades amapaense. Bacharelou em História, na UNIAP e a seguir fez duas pós graduação e ainda quer fazer mestrado e doutorado.Tenho certeza que conseguirá realizar esses objetivos, pois continua sendo um  estudante incompleto, como diz. Tempo atrás confidenciou-me que fora eu o culpado de tanta busca de conhecimento, cultura, pesquisa, monografias, porque certo dia, levando a vida mansamente, disse-lhe : Jorge, porque você não faz o vestibular da UNIFAP e cursa História? Talvez tenha dito isso mesmo, pois nossa convivência outrora mais amiúde, na cidade, na oficina de refrigeração, na Ordem e no sítio, levaram-me a conhecer seu potencial intelectual, sua ansiedade por novos conhecimentos. Foi em frente e conseguiu. Está conseguindo e continuará a conseguir amealhar conhecimentos, os mais diversos.

Jorge tem passado por graves e grandes provações física, familiar e profissional. Não quero falar disso, pois ele não me permitiria. Tudo isso haverá de passar, porque ele acredita no GADU por quem tem afinidade espiritual ligada a nosso Ir.. Jesus.

Entre tantas conversas e "papos" apressados, muitos foram os assuntos que dilaceramos juntos, buscando neles novos horizontes e interpretações para a vivência moderna e aplicação ao cotidiano macapaense. Pois bem, sábado último, 14, após os cumprimentos formais, enveredamos pelos caminhos das notícias políticas, que estão na moda, pois dia 7 de outubro haverá eleição para Prefeito e Vereadores. A certa altura, Jorge diz: " Meu irmão, qual sua opinião sobre a propaganda eleitoral que está sendo veiculada pelos meios de comunicação da cidade? Fiquei perplexo com a pergunta. Busquei no " computador cerebral " as informações de que dispunha e, arrematei - " Jorge, algumas propagandas indicam o objetivo do candidato a Prefeito, porque são executivos, realizam, fazem cumprir o orçamento municipal, e quanto aos Vereadores, não quero deles falar porque não dizem nada em relação a sua função legislativa, não sei se desconhecem esse mister ou se    ignoram esse assunto, prometendo fazer e executar obras e serviços que dizem respeito ao Executivo ". Confesso que fiquei de prontidão e guarda.

Passados alguns segundos, Jorge complementa meu raciocínio assegurando que de fato essa fato é verdadeiro, mas também existem propagandas desinformativas, ofensivas à pessoa, à família, à comunidade. Candidatos que prometem " mundos e fundos " sem ter embasamento legal e partidos políticos que " abençoam " essas aberrações. Logo a seguir, perguntou, não sei se para si mesmo ou para mim - " E o eleitor, porque será que não tem espaço na mídia, a fim de poder expressar sua convicção ou as necessidades materiais de sua capital? Ou ainda, rebater essas aberrações produzidas nas campanhas? E continuou, afirmando " que as Leis nºs 4.737/65 ( Código Eleitoral ) e 9.504/97 ( Lei das Eleições ), esqueceram de mencionar esse tão importante agente eleitoral - o Eleitor ( com E maiúsculo para evidenciar sua importância), de ter o direito de manifestar sua vontade, sua convicção, seu conhecimento e suas preocupações atuais e futuras ". Fiquei mudo, o pensamento dava voltas dentro do cérebro buscando informações que pudessem amenizar os conflitos interiores e pessoais de meu Irmão.

Pensei buscar na Carta Mágna ( a Constituição de 1988 ) alguma luz que viesse em meu socorro  ou no Código Eleitoral, uma forma jurídica que pudesse arrefecer nossas angústias. De chofre não respondi nada, parti para explicações evasivas, desconversando aqui e alhures, prometendo a mim, que não deixaria esse assunto sem resposta. Este é o primeiro dentre outros que virão, prometo.

Mas, mesmo sem respostas positivas ou conclusivas, é importante mencionar que todo cidadão, em pleno gozo de seus direitos políticos, deveria pensar e agir como o Jorge, refutando propostas que não condizem com a realidade de postulação do cargo, exigindo respeito à dignidade e à honra de pessoas, famílias, instituições e comunidades, quaisquer que sejam suas ideologias políticas, sua crença  religiosa, seu conhecimento  cultural e intelectual.

Obrigado pelos livros e revistas que doou ao Lions Marco Zero do Equador, porque farão parte da Biblioteca Comunitária.

Para reflexão: "O mais importante numa eleição é votar com cidadania e convicção de que seu procurador eleitoral o representará com dignidade no exercício da função executiva ou legislativa" (JF).

Espaço Saudável - Energéticos: Conheça antes de usar.


Para enfrentar a agitação da balada ou para espantar o cansaço de uma noite mal dormida. Estes são apenas dois dos motivos para o consumo de energéticos, os hoje chamados de "refrigerantes para adultos". 

A bebida produzida à base de substâncias estimulantes, que dão mais pique ao organismo durante um determinado período, também vem sendo relacionada a hábitos de vida saudáveis, como a prática de esportes.

TRE no Tribuna


Crianças e adolescentes não poderão  fazer panfletagem eleitoral
Os Partidos políticos perderam uma batalha. As organizações não poderão contratar menores de 18 anos na distribuição de panfletos e material de campanha nestas eleições. O Ministério Público do Trabalho encaminhou, recentemente, uma notificação a todos os diretórios estaduais de São Paulo de todos os partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida é preventiva e busca preservar a saúde física e mental dos menores. "A entrega de folhetos ou panfletos em via pública, em locais sujeitos a intempéries diversas, prejudica o desenvolvimento físico, mental, moral e social da criança e do adolescente. Por isso, é uma prática considerada irregular", afirmou a procuradora-chefe do MPT em Campinas, Catarina Von Zuben, que assina a notificação em conjunto com a procuradora Regina Duarte da Silva, integrante da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância).

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Editorial Jornal Tribuna Amapaense - Edição 323

O poder e a sociedade

Professores de história ensinam, geralmente nos três anos de ensino médio, que as relações sociais, desde as épocas mais remotas até a atualidade, são relações de poder. De certa forma, esse pressuposto faz muito sentido quando começamos a observar no dia-a-dia inúmeros casos que evidenciam relações baseadas no poder. Sob o prisma da política, por exemplo, a partir do momento em que uma aliança entre partidos fortalece as partes envolvidas e a relação é conveniente, então está evidenciado um caso de relação de poder - que, como posto, coexiste com o princípio da reciprocidade. Mas o poder - ou as relações de poder - estão mais presentes na nossa vida do que se imagina.

Artigo - A educação básica cabe dentro do município?


Estudo divulgado no último dia 31/08 (sexta-feira) pelo Fundo da Nações Unidas para Infância (UNICEF), denominado "Iniciativa global pelas crianças fora da escola", mostrou que mais de 3,7 milhões de crianças e adolescente entre 4 e 17 anos estão fora da escola no Brasil. Desse total, 1,4 milhão têm 4 e 5 anos;  375 mil, de 6 a 10 anos; 355 mil, de 11 a 14 anos; e mais de 1,5 milhão de adolescentes têm entre 15 e 17 anos. O Censo de 2010 confirma essa situação. A faixa etária investigada leva em conta que o país terá que universalizar a oferta para essa população a partir de 2016, atendendo aos dispositivos legais de emenda constitucional aprovada em 2009. Antes da modificação a frequência era obrigatória dos 6 aos 14 anos.

Nas Garras do Felino


Reta final
Os candidatos à Prefeitura de Macapá estão na reta final de suas campanhas e o quadro desde a primeira pesquisa do IBOPE, ao que parece, continua inalterado. Roberto Góes (PDT) e Telma Gurgel (PRTB) continuam em primeiro lugar. Já o segundo, ao sentir pelo clamor popular, mudou. "Seje forte Robertão!"

Apelação 
A campanha da candidata Cristina Almeida desceu a ladeira da decência. Apelaram para um fato que a justiça não deu desfecho. O bom disso é que o candidato atacado, Roberto Góes, virou massa de padaria: quanto mais apanha, mais cresce. "Seje forte!"

Colégio de Presidentes de Tribunais: Macapá será sede do 92º Encontro


por Reinaldo Coelho

A capital amapaense, Macapá, será sede do 92º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (TJs) do Brasil, no período de 27 a 29 de setembro. A comissão responsável pela organização realizou mais um encontro quando foi checado os últimos detalhes para realização do evento.

Educação: Cidadania, Moral e Ética entra para o currículo escolar

O projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),incluindo a disciplina como obrigatória

por Reinaldo Coelho

O currículo do ensino fundamental terá mais uma disciplina: Cidadania Moral e Ética, que nada mais é do a antiga Educação Moral e Cívica da década de 70 (Lei 5692). A decisão, em caráter terminativo, foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A medida também inclui no currículo do ensino médio a disciplina Ética Social e Política, antiga Organização Social e Política Brasileira (OSPB). 

Ferrovia da Morte



por Gabriel Fagundes

O Brasil é um país com um subsolo riquíssimo e é sabido que, na época colonial o minério era expropriado por Portugal e antes mesmo da instauração da República, já se exportava essa riqueza. Visualizando um futuro onde o país teria Estados - antes predominantemente rurais - urbanizados, e onde inúmeras mineradoras extrairiam essas preciosidades minerarias das terras brasileiras (utilizando, principalmente, ferrovias) com o objetivo de aquecer a economia nacional, foi que o Governo Federal instituiu a lei n° 6.766, em 19 de dezembro de 1979, que trata sobre o parcelamento do solo urbano, além de dar outras providências.

Círio de Nazaré 2012: "Nós cremos" na Mãe de Jesus


por Fabiana Figueiredo

Uma das maiores festividades religiosas do mundo já iniciou sua programação no Amapá, e consigo trás de volta toda a tradição de amor e fé àquela que é cultuada ainda mais neste tempo.

Artigo - Amapá, Sempre Amapá - II

Lembrar-te como ex-território, abrigando os pioneiros demarcando a linha do futuro, para o progresso que deverias obter ao longo do tempo, é tão belo como contemplar a água do rio Amazonas, o qual é referência geográfica da tua localização.

Dossiê - O direito à vaia e a cidadania

Não há nada pior para um governante do que suprimir ou inibir direitos comezinhos do povo por pura vaidade, revanchismo inconseqüente ou, ainda mais grave, por medo. O governador Camilo desde que assumiu o trono tem tido experiências negativas no seu encontro com o povo que quase sempre lhe defere uma sonora vaia. Vai desde o show inesquecível de Ivete Sangalo, que ao anunciar o governador ouviu um "vaiaço" da galera tendo que advertir que os culpados pela escolha eram os próprios donos dos abadás e não ela, a baiana "boazuda", até na entrega dos abençoados computadores aos "enfezados" professores. Camilo, agora, resolveu negar o direito à vaia do cidadão não comparecendo a eventos públicos. É um erro imperdoável.

Saúde e Estética - Calvície

A calvície, também chamada de alopecia androgenética, é uma condição tão comum que 50% dos homens com 50 anos de idade vão apresentar algum grau de calvície. Com 80 anos, aproximadamente 80% podem apresentar. Mas o que pode ser feito? Sentar e chorar? Claro que não. Há alguns tratamentos disponíveis que devem aplicados para cada indivíduo conforme a necessidade. Que fique claro a condição progressiva da calvície e que devemos combater efeitos de forma CONTÍNUA ou partir para a cirurgia para resolver os casos mais avançados.

Artigo do Tostes - Operações urbanas ou consórcios municipais?

Um dos instrumentos previsto no Estatuto da Cidade são as operações consorciadas, o que significa isso na prática, representa para os municípios a oportunidade de realizar diversas ações cooperadas, tais ações podem ser desenvolvidas na cidade ou com cidades próximas, por exemplo: o lixo urbano e o controle de resíduos sólidos, é algo que poderia ser perfeitamente dividido com cotas de responsabilidade. 

Congestionamento nas ruas de Macapá

Com a compra de vários veículos nos últimos meses, as ruas ficaram lotadas e para onde o cidadão pode fugir?


 por Fabiana Figueiredo

Desde o início deste ano os números de acidentes de trânsito são exorbitantes, os dados mostram que esse tipo de acidente é o segundo que mais mata no Estado do Amapá. Um dado muito preocupante, visto que em 2012 algumas vias públicas foram reformadas através de investimentos municipais e estaduais.

A imprudência de motoristas, motoqueiros e pedestres ainda é o principal motivo para que ocorram os exagerados acidentes de trânsito, principalmente na capital amapaense. A organização das vias públicas também contribui para a ocorrência dos acidentes, assim como também o aumento da frota de veículos em Macapá.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Artigo do Gato - Uma anomalia jurídica ou arbitrariedade?


Na parede do prédio antigo da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA) cunharam uma frase que dizia assim: "Quem não luta pelos seus direitos, não é digno de tê-los." Uma frase com  fito de motivar o cidadão, a buscar o direito, o justo e o legal, nem que para isso tivesse que travar duras batalhas na seara jurídica. 

De frente com o câncer - Câncer de boca e garganta


O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas há certos tipos de tumores que têm predileção pela boca, garganta e pescoço e estão relacionados, geralmente, a agentes causais como o álcool e o tabaco. Por se desenvolverem em áreas mais fáceis de visualizar, esses tumores são passíveis de diagnóstico precoce e, com pequenas intervenções cirúrgicas, é possível resolver definitivamente o problema.

Pioneirismo - Josefa Pereira Laú Picanço


"O Marabaixo de hoje está muito diferente,
mas eu ainda faço como antes"

 por Fabiana Figueiredo

Animada, Josefa Pereira não se cansa de entoar
os mais belos ladrões nas festividades religiosas
A pioneira desta semana é uma história viva e herança do nosso Estado, principalmente das comunidades tradicionais de Mazagão Velho e Igarapé do Lago.

Dona Josefa nasceu em 19 de março de 1928, filha de Benedito Laú, descendente de Mazagão Velho, e Raimunda Lemos, da comunidade Carmo do Maruanum, conhecida pelos artefatos construídos pela própria comunidade manualmente. Os pais tiveram sete filhos, dos quais apenas 3 estão vivos, dentre eles a nossa pioneira Josefa.


Infância e Marabaixo
Desde pequena Josefa se envolvia nas atividades realizadas na comunidade, principalmente relacionadas à cultura de Mazagão Velho, local onde nasceu. Como por exemplo a dança do Marabaixo, que é a manifestação cultural mais popular na localidade, contagiando desde crianças até os mais idosos. 

Cultura - Equinócio da Primavera e Pintura Corporal


Equinócio da Primavera:
Movimente-se na linha do Equador!


por Fabiana Figueiredo

Assim como em todos os anos, nos meses de Março e Setembro, no próximo sábado (22) ocorrerá o fenômeno do Equinócio da Primavera, acontecimento de referência para a cidade de Macapá, assim como o próprio Estado do Amapá. Para tanto, foi organizada toda uma programação pela Secretaria Estadual de Turismo de pelo menos 5 dias, entrelaçando a cultura amapaense através do teatro, dança e música, assim como também a apresentações de projetos escolares, participação do SESC Ciência e de muitas outras atividades - as quais estão apresentadas na programação que se segue.

Antenados - Vampiros, lobos, diretores e grilos


Em 1940, a Walt Disney lançou "Pinocchio", animação cinematográfica baseada na história escrita por Carlo Collodi. Como bem sabido, Pinóquio é um brinquedo de madeira criado e amado por Gepetto, e ganha vida graças à magia da Fada Azul.

Artigo - Solução para a infraestrutura não pode partir só do Estado

Reveste-se da maior importância social, econômica e política a recente decisão governamental de instaurar a parceria entre o Estado e a iniciativa privada para construir mais de 7.000 quilômetros de rodovias e 10.000 quilômetros de ferrovias, num investimento de mais de R$ 130 bilhões.

Panorama - A "surdez" na prevenção de suicídio no Amapá


 por Reinaldo Coelho

O Amapá é mais um dos Estados brasileiros que não possui políticas públicas voltadas para a prevenção do suicídio. Em 2005, ele ganhou o infeliz primeiro lugar entre as unidades federadas, em suicídio, proporcional ao número de habitantes, , informação dada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) na época.  Este ano está com o 5º lugar em âmbito nacional e o 2º na Região Norte, informação dada pelo Mapa da Violencia no Brasil.

Boas Palavras - Mansidão


"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra." (Mt 5:5)

Caros leitores, dentre todas as bem-aventuranças, essa é a que me sinto menos à vontade para explanar. O motivo? Sou uma das pessoas menos mansas que conheço. Diz-se popularmente que as baixinhas são as mais "invocadas", não é mesmo? Pois eu, com meu metro e meio de "brabeza", sou uma boa representante desta classe. Só Deus sabe a batalha que travo todos os dias contra mim mesma nesta área... como tem sido difícil! Mas creio que muitos compartilham minha luta e é para nós que o Senhor tem uma palavra hoje. 

As bem-aventuranças não tratam de características de personalidade ou índole, mas sim do caráter de Cristo sendo formado em nós por meio da obra do Espírito Santo. Sendo assim, é errado pensarmos que determinados traços de personalidade revelam ou não mansidão.

Uma pessoa de poucas palavras e que fala baixinho pode muito bem demonstrar grande agressividade e aspereza, enquanto os mais tagarelas e enérgicos muitas vezes agem com mais paciência e gentileza no seu trato com os outros.  Mansidão também não está relacionada a se fazer de bobo e fugir de conflitos, mas consiste em não reagir na mesma proporção da ofensa, buscando equilíbrio e moderação ao lidar com situações conflituosas. 

Logicamente, esse comportamento que expressa mansuetude vai de encontro com a filosofia de vida mundana, já que a sociedade despreza aquele que não sabe se impor e fazer valer o seu direito ou sua razão. O poder, a força e a agressividade são vistos como elementos essenciais aos que querem vencer os desafios desse mundo selvagem. Mas a Palavra de Deus nos mostra claramente o contrário. Nas palavras de Cristo nós sabemos que a terra não será dada por herança aos que brigam, esperneiam e reivindicam, mas sim aos mansos.

Mas em que consiste a mansidão? Ela nada mais é do que o próximo passo daquele que já é humilde de espírito e consegue chorar diante de sua natureza pecaminosa. Uma vez que nos enxergamos como os pecadores que somos e esse estado de podridão espiritual nos entristece, nós nos tornamos mansos simplesmente pelo fato de sabermos que não temos nada que mereça ser imposto aos outros e não temos direito algum para ser reivindicado. 

Tendo uma visão correta de quem somos (pecadores) e de quem os outros são (pecadores), entendemos que não há motivos para ser impaciente, pois a Obra em todos nós ainda não está completa.

Pode até parecer simples, mas não é. Responder educadamente a uma grosseria; privilegiar o direito do outro mesmo que isso custe o nosso; ouvir palavras verdadeiras, porém dolorosas, sem reclamar ou devolver na mesma moeda; não dar aquela resposta que está na ponta da língua; ter paciência ao invés de explodir em ira; demonstrar amor quando o outro não merece nem a nossa raiva. Esses são alguns exemplos do que a mansidão exige de nós. Mas não precisamos entrar em desespero, pois a força para executar cada uma dessas ações vem do alto e não de dentro. Dessa forma, podemos ser mansos mesmo isso sendo contra a nossa natureza.

Eu já tentei de diversas maneiras "treinar" para ser mansa: fiquei alerta para cada palavra que dei durante um certo tempo, tentei sorrir mais, ser mais gentil e ouvir calada aquilo que mais me irritava. Foi um fracasso! Todas essas coisas foram se acumulando dentro de mim e em determinado momento eu simplesmente explodi! Lá se foi minha mansidão... entretanto, foi aí que entendi que não depende de força de vontade. O que devemos fazer é clamar por misericórdia e graça, pedindo que Deus nos transforme todos os dias nos dando oportunidades para sermos mansos por amor a Ele e não por obrigação. Percebi que ao fazer isso a mansidão fluía de mim com naturalidade, me surpreendo (a todos ao meu redor também). 

Que o Senhor nos ajude em mais esse desafio e nos conceda a graça de parecermos com Cristo cada dia mais.

De Tudo um Pouco - Nasce um Novo Horizonte no bairro Novo Horizonte


Dia 7 de setembro, meu neto Muller, que milita num grupo de jovens voluntários que têm como objetivo ajudar pessoas, comunidades e outros afins.  Fazem isso com espírito de doação, de comprometimento pessoal e de amenizar males e necessidades de pessoas que sequer conhecem.

Pois bem, recebi um convite para palestrar sobre o tema Negócios Sustentáveis na I Feira Artesanal da Comunidade Solidária, realizada no bairro Novo Horizonte II, na escola Darci Ribeiro. A propósito da escola, é um belo exemplo de conservação, beleza, boas instalações higienicamente conservadas. Tem até horta doméstica e frutificando. Parabéns a Diretora , Professores, Auxiliares e demais funcionários da administração direta e/ou indireta.

Preparei-me para a tarefa, na certeza de que ia falar para pessoas já previamente preparadas para receber a mensagem. Em lá chegando às 9:30 h, deparei-me com uma amostra de feira comercial : tinha mesa com verduras, legumes e frutas; mesa com doces, geléias, bolos, de frutas de quintal; mesa com bordados, toalhas de banho e rosto, peças com pintura e ornamentadas com fitas, e cada uma mais bonita que outra; mês com refeição caseira e quitutes preparados em casa. Tudo caseiro, artesanal, preparados e confeccionados com a sabedoria que receberam de seus antecessores.

Diante de tanta simplicidade, espontaneidade e espírito comunitário, deparei-me com outro fator de extremada importância - a solidariedade. Todos que ali expunham seus produtos, tinham como fito maior, dividir experiências e aproximar distâncias. 

Confesso que, diante de tanta alegria em mostrar seus produtos à sociedade, tomei a decisão de guardar os apontamentos que fiz sobre a palestra, e integrei-me ao convívio daquelas pessoas simples, mas cheios de esperança, na certeza de que nesse momento, nascia um " novo horizonte " para eles - o profissionalismo comunitário de  produção solidária. 
Já pelas 11:00 h, pedi ao Muller, coordenador do evento, que anunciasse minha fala. Fez-se silêncio no recinto. Os expositores de produtos pararam o que faziam, para prestar atenção a minha fala. Saudei-os assim - "Hoje nasce um novo horizonte no bairro Novo Horizonte II". Expliquei em seguida que essa frase estava diretamente ligada ao evento da feira, isto é, a comunidade só será solidária, se todos estiverem unidos num só objetivo - crescerem econômica, financeira e ambientalmente solidários.

A proposta para alcançar esse objetivo está alicerçada na vontade de todos os que desejarem juntar idéias, ideais, compromissos, dificuldades, objetivos, aprendizado profissional, para produção em escala maior conjunta, num ambiente solidário, minimização de custos e divisão maior de lucros. Uma cooperativa ou associação pode ser o início desse novo horizonte profissional. Isto será discutido futuramente. O importante é que cada família produtora  esteja unida à outra família produtora, e estas com outras tantas da comunidade, visando um futuro empreendedor de negócios sustentáveis, duradouro e confiável.

Pelo que vi nesse dia, como amostra, tenho certeza de que a idéia vai florescer e a individualidade será esquecida e nascerá uma sociedade de pessoas produtoras e solidárias, O bairro ganhará novos empreendedores, novos produtos e, quiçá, sejam estes os precursores de uma nova mentalidade negocial.

Assumi o compromisso de ajudá-los na medida do possível, técnica e profissionalmente, e coloquei o LIONS CLUBE DE MACAPÁ - MARCO ZERO DO EQUADOR, do qual sou Presidente, pois é uma Associação que presta serviços através de seus Associados. Somos, também, voluntários à serviço da sociedade. Atividades como essa da Feira do Novo Horizonte II, disseminam confiança no futuro de uma comunidade e é preciso que TODA A COMUNIDADE participe, mostre caminhos, elogie, confie e gere confiança nas pessoas que desejam fazer algo novo, diferente, mas produtivo econômico, financeiro e socialmente sustentável.

Os Presidentes Internacionais do LIONS CLUBE INTERNACIONAL, em seus mandatos, usam slogans que os identificam. Entre tantos, escolhi dois, para identificar esse novo horizonte que nasce : Construindo Pontes, do PIP Augustin Soliva, 1996/1997, recém falecido, e Eu Acredito, do Presidente atual Wing-Kun Tan. Esses dois slogans serão nosso incentivo nessa caminhada do Novo Horizonte. Vamos construir pontes de sucesso, acreditando que cada participante será o alicerce de sustentação da ponte. Acredite, Voce pode construir quantas pontes quiser.

Para reflexão: Sonhos tornam-se realidade, quando vividos no mundo real (JF).

Espaço Saudável - Mulherada sarada com saúde e nas academias

Quando falamos em um corpo escultural logo pensamos naquelas mulheres super saradas que vemos na TV e homens com um corpo de dar inveja. E este é o principal motivo que está levando cada vez mais pessoa a procurarem uma academia o quanto antes.

TRE no Tribuna


2ª e 10ª Zonas Eleitorais fazem doações de cestas básicas para o Clube Nelson dos Anjos
O Clube de Boxe Nelson dos Anjos foi fundado pelo ex-treinador de Jucelino Popó de Freitas, e do atual o tricampeão juvenil brasileiro Juscelino Pantoja. A entidade ganhou a visibilidade nacional, mas no dia-a-dia enfrenta muitas dificuldades. Situado numa área alagada da Oitava Avenida do bairro Congós, falta alimentação para os atletas do projeto social que ampara crianças e adolescentes pobres de Macapá.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Artigo - O que dizer sobre a greve dos servidores públicos


A greve não deixa de ser a última trincheira do trabalhador, para que possa demonstrar sua insatisfação quando não ver suas revindicações atendidas, mais em hipótese alguma se sente satisfeito quando ela ocorre, preferia que não tivesse acontecido e o bom diálogo fosse a melhor alternativa.

Nos últimos dois meses podemos acompanhar a greve dos servidores federais,   muitas manifestações, assembleias, reuniões e passeatas em diversos estados e especialmente em Brasília, capital do  País. Foi uma greve histórica no setor público, mais de 40 entidades que congregam servidores de inúmeros órgão federais se juntaram e construíram a chama GREVE UNIFICADFA DOS SERVIDORES FEDERAIS.

Não foi um movimento que surgiu de uma hora pra outra, começa a criar insatisfação a partir das negativas por parte do Governo Federal em discussões a dois anos atrás, em não sinalizar com a possibilidade de oferecer reajustes aos seus servidores.

O Governo Dilma, com mais de 70% de aprovação (de acordo com pesquisa), jogou  pesado, bateu duro. No início de agosto o ministro Mantega reafirmou que o Governo não daria nenhum centavo ao funcionalismo, inicialmente alegando que a proposta orçamentária para 2013, estava em queda. Entretanto, o governo prefere manter intocado o pagamento da dívida pública – que já consumiu até agosto nada menos que 52%  do orçamento de 2012, e assim  prefere impedir o reajuste dos servidores. Mesmo que o montante gasto com a dívida tenha sido 5 vezes maior que o gasto com o funcionalismo. Estes dados podem ser conferidos no Dividômetro da Auditoria Cidadã da Dívida – www.auditoriacidada.org.br.

Com a greve acontecendo o Governo Dilma, foi obrigado a recurar, visto que, começou ter repercussões em diversos setores da sociedade. É evidente que desde antes o Governo FHC não tinha havido no País, uma greve desse porte, por isso, é que afirmamos que ela é histórica. Depois que termina, o governo acorda e lembra da necessidade de regulamentar o direito de greve no serviço público, só que esta não se encerrou por completo setores do serviço público, ainda continuam em greve, não aceitaram a proposta oferecida pelo governo e continuam paralisados.

Segundo o Ministério do Planejamento, o governo Federal deixou de pagar R$ 20,7 milhões de salários aos servidores que estavam em greve somente em julho. O corte do ponto decretado pelo Governo Federal atingiu 11.495 servidores só em julho. O IBGE teve 52,4% dos funcionários com o salário descontado, liderando o ranking dos órgão públicos (Valor Econômico, 16/08/2012).

Com o advento da Constituição Cidadã de 1988, o direito de greve foi assegurado, entretanto, até os dias atuais não foi regulamentado, vários projetos de leis encontram-se no Congresso Nacional e não são apreciados e muito menos votado, e o próprio governo não tem interesse que isso ocorra, caso tivesse,  o faria pois tem a mão muito pesada sobre os seus aliados e sobre o congresso, pois sabe que uma vez regulamentada terá repor as perdas salarias com inflação na data base, diferente do que ocorreu agora em 2012, quando os servidores estavam reivindicando um reposição salarial de 22,0%, e a contra proposta do governo foi de 15,8% em três parcelas nos próximos três anos, a partir de 2013.

Na segunda-feira (03/09), foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), uma audiência pública para discutir o direito de greve dos servidores públicos consegui firmar dois consensos importantes sobre o tema. Primeiro, o de que não é possível regulamentar o direito de greve sem, paralelamente, aprovar uma política de reajuste para as categorias. Segundo, o de que o assunto não pode ser discutido de afogadilho, no bojo de um movimento em curso, que conta com especial campanha conduzida pela mídia para criminalizá-lo. “Em 20 anos, não houve interesse de governo algum de aprovar o direito de greve. Por que fazê-lo agora, do dia para a noite, sem discuti-lo com a sociedade, em meio a um movimento?”, questionou o presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), autor de dois projetos sobre o tema.

Vamos acompanhar à disposição do governo federal, em aprovar a regulamentação do direito de greve e ver onde os trabalhadores poderão avançar em suas conquistas, ou então receberem por parte do governo um instrumento de punição. “Regulamentar o direito de greve é uma coisa. Proibir é outra. Não podemos avalizar um projeto que irá inviabilizar a greve para os trabalhadores públicos. O direito de greve foi instrumento até para conquistarmos a nossa democracia e deve ser assegurado a todos”, defendeu o senador Paulo Paim (PDT-RS).

Adrimauro Gemaque (Analista do IBGE)

Nas Garras do Felino


Que é isso!
A área VIP dos shows da Expofeira ganhou nota zero em organização. Um amigo me confidenciou que pediu uma garrafa de wisk para o garçom. Trouxeram-lhe a bebida, mas informaram ao rapaz que não tinha gelo. Tudo bem vai um cowboy, mas não ter copo é sacanagem. "Seje forte!"

Não ajoelhou, dançou
A professora Regina do Centro Profissionalizante do Amapá foi exonerada do cargo da direção do CEPA. Ela não quis fazer prestação de contas do Caixa Escolar com Nota Fiscal fria. Jesus! Tem que entrar no esquema é? "Seje forte!"

Sabotagem
Não tem jeito! No Amapá, o vale tudo na política continua uma vergonha. Na semana passada, Roberto Góes, candidato do PDT, quase não realiza o seu comício na Avenida Raimundo Álvares da Costa, no Centro. É que do nada um caminhão apareceu e saiu levando a fiação elétrica. Mas uma eleitora do homem lhe concedeu energia da sua residência, e o comício aconteceu. Contra tudo e contra todos, vai. "Seje forte!"

Mandrake
Um amigo constatou que ter dinheiro de origem duvidosa faz mal à saúde. Vejam o Mandrake: Safenado, com uma idade física que não coaduna com a cronológica, ou seja, tá velho e acabado. É um moribundo ambulante, porém, continua traquinando. Vende comida para o governo do Camilo, mas com que qualidade? Será que ainda é feita de produtos com prazos de validade vencidos? "Seje fraco Mandrake!"

Desafio de Capi
A campanha de Cristina Almeida está no terceiro comandante. Já foi Kelson, depois Juliano e agora é Capiberibe, o velho. O desafio é eleger mais um poste. Foi ele quem disse que no Amapá elege quem quer e a hora que quer. Desafio lançado, senador, mas o senhor sabe que não vai ser fácil. "Seje forte!"

Não entendi?
Estudei um pouco de direito, mas acho que não aprendi nada. O Pleno do TJAP, por unanimidade, julgou irregular toda a operação Eclésia. Tudo errado. Que quem autorizou não poderia autorizar. Quem executou não poderia executar. Porém, o afastamento dos deputados Moisés Souza e Edinho Duarte da Assembléia Legislativa foi baseado nas denúncias advindas da operação anulada. E eles não podem voltar para os respectivos cargos? "Seje forte!"

Não entendi II?
O que é uma medida cautelar? É "Sine die?" Perguntar não ofende. 

ALAP: Sessão itinerante na fronteira norte do Estado


por Reinaldo Coelho

O município de Oiapoque há dois anos viveu seu apogeu político ao receber os então presidentes do Brasil, Luiz Inácio "Lula" da Silva e o da França, Nicolas Sarkozy, que se reuniram na Guiana Francesa e anunciaram construção de ponte ligando os dois países.
A ponte está pronta, com uma estrutura avaliada como mais moderna em seu tipo. Do lado Frances, leia-se Guiana Francesa, está tudo pronto dentro do cronograma estabelecido pelo acordo entre os dois países. Do lado brasileiro, falta tudo.

Diversos segmentos políticos amapaenses têm procurado apresentar sugestões para acelerar as obras na cabeceira da ponte e, principalmente, a infraestrutura necessária para que o município de Oiapoque possa realmente receber a demanda quando da tão transferida inauguração da Ponte Binacional.

ALAP
A Assembleia Legislativa amapaense esteve na última segunda-feira (3) em Oiapoque com uma Sessão Itinerante que contou com a presença de 20 deputados. O objetivo maior era o debate dos principais temas locais, especialmente as demandas e questionamentos a respeito do que poderá acontecer na região depois da inauguração da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque. A população atendeu o chamado dos parlamentares e acompanharam com atenção a discussão sobre as proposições que beneficiam a população do município.

Uma das principais dúvidas a respeito da atual situação do extremo norte do Amapá é a economia e a regulação do trânsito de brasileiros e estrangeiros na fronteira. "Os governos do Brasil e da França historicamente sempre tiveram boas relações no campo diplomático, mas não se pode avançar em outros temas, como o comércio bilateral se não houver diálogo e abertura para que quem mora aqui possa ser ouvido. É isso o que a Assembleia Legislativa quer fazer, ouvir a voz do povo", disse o presidente da ALAP, Júnior Favacho.

Projetos em pauta
Um dos  projetos discutidos foi  do presidente da Assembleia Legislativa, que solicitava autorização ao Poder Executivo Estadual de realizar a doação das benfeitorias do antigo Hotel de Trânsito de Oiapoque à Assembleia Legislativa, para instalação da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE) da Casa e o projeto de autoria do deputado Zezé Nunes (PV), que transforma em Estância Turística, foram os mais discutidos. 
Presidente da ALAP,
deputado Júnior Favacho visita as obras da BR-156
O deputuado-presidente Junior Favacho (PMDB), também visitou a ponte binacional, as obras de pavimentação da BR-156, conversou com lideranças e autoridades locais, além de taxistas, catraieiros e líderes religiosos. "A gente sabe da importância desse lugar para o Amapá e porque não dizer para o país, pois todo mundo fala que o Brasil vai do Oiapoque ao Chuí, mas o Estado brasileiro tem que dar muito mais atenção e estrutura para essa cidade", acrescentou Júnior Favacho.

Fundo de Compensação
Um imbróglio envolvendo o poder público e os catraieiros que fazem a travessia de passageiros no Rio Oiapoque, vem sendo discutido em todos os níveis, tanto do executivo, quanto do legislativo federal e estadual. Agora, o presidente da ALAP, após a Sessão Itinerante naquele município anunciou que vai criar um fundo especial de compensação para os catraieiros da localidade, diretamente afetados com a construção da ponte binacional que ligará via terrestre o Brasil à Guiana Francesa. O parlamentar vai destinar R$ 5 milhões para esse fundo.

É uma medida prática e de resultado imediato e que era há muito aguardada pelos catraieiros que são organizados em duas cooperativas: existem 123 catraieiros em atividade no município de Oiapoque atualmente. Mais de setecentas pessoas dependem diretamente desse trabalho, que também faz circular mais de R$ 3 milhões na economia municipal por ano, apenas em função do comércio de combustíveis utilizados nas pequenas embarcações que transportam passageiros e cargas entre os dois lados da fronteira.
Os recursos do Fundo de Compensação serão originados de Emenda Parlamentar para o Orçamento de 2013, que deverá ser discutido e votado ainda neste segundo semestre de 2012 na ALAP. 

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...