quinta-feira, 30 de maio de 2013

77 anos de fundação do IBGE
No dia 29 de maio comemora-se o dia de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


O povo brasileiro reconhece o IBGE pelo Censo Demográfico que, de dez em dez anos, traça um perfil da população do país, no campo e nas cidades. Mas o IBGE não é só o Censo e as pesquisas de inflação. São dezenas de pesquisas contínuas, que ajudam a levantar dados preciosos sobre o Brasil. Lamentavelmente todo este acervo histórico e sua continuidade estão em risco. Hoje, metade dos servidores do IBGE está em vias de se aposentar, mas o Governo e a Direção da Casa fazem vista grossa para a necessidade urgente de concursos públicos que preencham as vagas, sobretudo de Nível Médio. Para encobrir o problema utilizam mão de obra temporária, sem o preparo necessário, pagando salários aviltantes.
O IBGE é um órgão público estratégico, fundamental a qualquer planejamento sério do país. Seus trabalhadores coletam dados sobre a produção agrícola e industrial, sobre emprego e desemprego, migração, escolaridade, condições de saúde, moradia, produzem mapas, diagnosticam problemas como a erosão do solo e a degradação do meio ambiente, além de levantarem os índices de inflação. Por isso mesmo, alertamos a população sobre a gravidade da situação que o esvaziamento de pessoal no IBGE pode acarretar ao país. Isso acontece porque o IBGE, assim como vários outros órgãos públicos fundamentais, está sendo conduzido para um modelo de gestão privado, focado na redução de investimentos e grande produtividade, sem a preocupação com a qualidade do trabalho e o atendimento dos usuários.

Para inverter essa situação, os trabalhadores propõem a REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS para substituir a mão de obra temporária e a DEMOCRATIZAÇÃO DO IBGE, com ELEIÇÃO DIRETA PARA PRESIDENTE E DIRIGENTES REGIONAIS, e um CONSELHO DIRETOR COM PARTICIPAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DEMOCRÁTICAS E POPULARES DA SOCIEDADE. Só assim será possível dar um rumo democrático ao imenso trabalho realizado pelo IBGE, voltando suas metas e serviços para a solução dos graves problemas econômicos e sociais do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...