quinta-feira, 30 de maio de 2013

Atleta de Ponta
Marcos da Silva Medeiros – FutSal

Gerado de uma comunidade onde a violência impera, de uma escola pública e que não sonhava em frequentar uma escola privada, pois sua família não tem posses para isso, o esporte trouxe tudo isso para Marcos da Silva Medeiros – FutSal – 13 anos –  através de um programa social das Faculdades Seama, em 2008, que o afastou das drogas e da criminalidade.   “Foi uma experiência que vou levar para minha vida toda”.
O programa era executado pelo Professor Ivaldo no Centro Esportivo do Bairro Santa Inês, onde residia Marcos Medeiros, ele conta à reportagem que começou com oito anos a praticar esporte, desde o início o FutSal foi seu preferido, mas já disputou em 2012 handebol no Jogos escolares.
 “Foi realizada uma seletiva por modalidades e eu me encaixei no Futsal, então foi montada uma equipe de Futebol de Salão, da qual participei como goleiro. E durante dois anos fui o melhor goleiro da minha categoria. Fui três vezes vice-campeão (Sub-9 e Sub-11) e esse grupo chegou a ser federado na entidade local”.
O atleta Marcos da Silva Medeiros estudava na Escola Antônio Barbosa, e jogava pelo SEAMA, dentro das atividades de inclusão social da faculdade. Foi quando em 2009 a Professora Sonia, que atua na Escola Meta, ao assistir o desenvolvimento do atleta nas quadras lhe propôs defender as cores do Meta. “O convite veio no sentido de que eu teria uma bolsa de estudos para o Ensino Fundamental, e meus pais concordaram. E estou há três anos na Escola Meta, iniciei no 5º ano e hoje estou cursando o 8º, e tenho me saído bem”.
Na prática competitiva do esporte Marcos Medeiros já conquistou dois títulos no Sub-13, e em 2013 estará disputando os jogos escolares, nas categorias Sub-13 e Sub-15. A experiência fora do Estado do atleta foi em 2012 pelos jogos escolares, quando disputou handebol em Poços de Caldas (MG), porém a experiência foi boa. “Tivemos pouco tempo para treinar, mas ao interagirmos com os outros atletas, foi uma experiência boa, pois aprendi muito com eles”.
Uma alavanca que sustenta o esportista na continuidade de competir pelo FUTSAL é o apoio de seus familiares. “Meu pai toda vez que tem jogo ele se faz presente, além de tudo me ajuda nas tarefas escolares e nos treinamentos”.
Uma modalidade como o Futebol de Salão que é coletiva, e para chegar a uma Seleção Brasileira, seus membros podem se destacar em cada posição e se for convocado pela Confederação da modalidade para compor na Seleção Brasileira, que é o sonho de todos os atletas, inclusive dos amapaenses, para tanto Marcos Medeiros, que quando acontecer as Olimpíadas Rio 2016 estará com 16 anos e dentro da faixa competitiva. “Sonhar, eu sonho em participar, porém as perspectivas aqui no Amapá são quase nulas, pois falta o patrocínio e principalmente infraestrutura, como: Academia, equipe multi funcional e alimentação adequada. O Meta tem esse objetivo, porém é necessário muito mais. O atleta amapaense tem capacidade de estar no Rio de Janeiro de igual para igual como qualquer outro atleta”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...