quinta-feira, 30 de maio de 2013

“Muitas candidaturas são balão de ensaio”

analista politica AZEVEDO COSTA

O decano da política amapaense, Raimundo Azevedo Costa, fundador do MDB no Amapá contabiliza em sua biografia muitas campanhas eleitorais. Algumas delas disputadas pelo próprio. Entre seus maiores feitos, Azevedo Costa (MDB) ganhou em 1985 a primeira eleição para prefeito de Macapá. Uma vitória retumbante. 52% dos votos válidos foram sufragados em nome dele, o VV.

Por essa trajetória, o septuagenário Azevedo reconhece que já vestiu pijama. “Não disputo mais eleição, porém não me ausento do cenário político, amo minha terra e enquanto estiver aqui discutirei sempre o que é melhor pra ela”.

Com relação à eleição para o governo do Estado em 2014 Azevedo Costa vê com desconfiança algumas candidaturas. “Tem muita gente que lança o nome para ver como a população reage, mas ainda não está com a candidatura amarrada. Randolfe Rodrigues é uma destas candidaturas. Eu digo que ele não sai candidato e se sair perde e compromete sua reeleição para o Senado”.

Randolfe Rodrigues (Psol) foi eleito o senador mais votado do Amapá em 2010, evidentemente que o seu desempenho encontra explicação na Operação realizada pela Polícia Federal em setembro do mesmo ano. As pesquisas apontavam que ele estava à frente apenas do candidato do PT ao Senado Marcos Roberto. Porém Randolfe teve uma projeção meteórica no Senado, sobretudo após requerer a implantação da CPI do Carlinhos Cachoeira que culminou com a cassação de Demóstenes Torres, senador goiano. Mas Randolfe agora está em dificuldades para explicar a acusação do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Fran Júnior de recebimento ilegal de pagamento extra salário para votar as matérias de interesse do ex-governador e hoje colega de senado, João Capiberibe.

Outra dificuldade que Randolfe vivencia é a fraca administração do companheiro Clécio Luis à frente da prefeitura de Macapá. Clécio alardeou um Plano Emergencial de 100 dias e pouco ou quase nada se viu nas ruas da capital. Como Macapá é a primeira experiência de administração do Psol está sendo frustrante para os munícipes que ouviram muitas promessas e até agora vêm pouca ação.


Por essas e outras razões é que Azevedo Costa, aposta num recuo de Randolfe Rodrigues na pretensão de sentar na cadeira de chefe do executivo estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...