sexta-feira, 28 de junho de 2013








Marinho Carlos da Silva Santos - Marinho Macapá








Esta semana recebemos a visita de um ex-craque do futebol amapaense que foi para fora do estado há mais de duas décadas e retornou com uma finalidade honrosa para outros nomes do futebol local. Marinho Macapá que a maioria da nova geração do futebol nunca ouviu falar veio como embaixador de duas entidades históricas no futebol amazonense o Nacional e o Rio Negro, que completaram 100 anos de atividades no Amazonas e homenagearam todos os que defenderam a camisa desses clubes. Marinho trouxe a medalha comemorativa do centenário para os amapaenses que por lá passaram, entre eles nosso superintendente Roberto Gato.

Marinho foi um dos muitos jogadores amapaenses que fizeram carreira no futebol do Amazonas. Atualmente, vive em Manaus. E recentemente, começou sua carreia como auxiliar técnico, iniciando-se no São Raimundo, com o ofício de treinar goleiros. 

História

Marinho Carlos da Silva Santos, mais conhecido por Marinho Macapá, é de origem quilombolas, nascido no Curiaú no dia 16 de janeiro de 1955 é um ex-futebolista brasileiro, que atuava na posição de volante.

Relembra as peladas nas praças do Laguinho, coordenadas pelos padres do PIME que deram uma grande contribuição para o futebol local. "Eles montaram em todas as paróquias equipes de futebol e realizavam campeonatos internos. Dali saiu grandes nomes e a maioria dos clubes".

Marinho lembra que os jogos aconteciam onde é hoje a Praça Chico Noé, antigo Campo do América e o Guarany jogava no campo da UNA, hoje é a sede da FIEAP. "Fui jogar no juvenil do Esporte Clube Macapá, com 17 anos, com a ambição de integrar a equipe principal. Voltei para o América Manganês Esporte Clube, na Serra do Navio e em seguida fui para o Independente. O Praxedes me levou para o Santana Esporte Clube onde eu comecei a brilhar no futebol amapaense. Um dos meus colegas foi o Thiaguinho, outro grande craque amapaense".


Em 1976 o Santana perdeu o campeonato estadual e Marinho estava lá. "A derrota foi contra o Ypiranga que precisava do empate e o jogo terminou 0 x 0. A equipe ypiranguista só de craques, Jason, Edson Canuto, Nena, entre outros".

Do milionário santanense Marinho foi para o Fluminense de Santarém e voltou para Guarany de Macapá, que era treinado por Aloísio Brasil que nesse ano disputou o Copão da Amazônia. 
"Nesse jogo do copão fui descoberto em Manaus por Laerte Dória, então técnico do Nacional, que viu valor e me levou à Manaus para defender o clube da Estrela Azul. De início, fui reserva, até que no dia 14 de abril estreie como lateral-direito na vitória de 6 a 0 do Nacional contra o Sul América. Passei 12 anos na equipe manauara e sou recordista de títulos pelo clube com oito títulos e pelo Rio Negro dois isso jogando, tenho outros como membro da comissão técnica do São Raimundo e Nacional da Holanda. Joguei pelo América de Fortaleza (CE), e no América de Natal (RN), o único América que não joguei foi no do Amazonas".

Marinho nunca se desligou do esporte, ocupou diversas vezes a secretaria de esporte dos municípios do Amazonas. 

Títulos
Atuou pelos dois grandes clubes amazonenses, Rio Negro e Nacional, tornando-se o jogador com maior número de títulos do Futebol Amazonense.
Nacional Campeonato Amazonense: 1979, 1980, 1981, 1984, 1985, 1986, 1991 e 1995.

Rio Negro: Campeonato Amazonense: 1987 e 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...