sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ATLETA DO PASSADO




Silamar Souza dos Santos - Natação






Os atletas da natação enfrentam muitas dificuldades para executarem suas atividades desportivas, e os motivos são os mesmos: o número de piscinas para treinos e competições ainda é escasso. Mas, mesmo com uma estrutura deficiente, alguns nadadores conseguem resultados significativos. Mas não era assim, a natação que deveria ser uma das modalidades mais incentivadas pela característica geográfica do Estado Amapá ser localizado na Região Amazônica e ter o Rio Amazonas como parceiro.

"Fui atleta de natação e comecei desde tenra idade por motivação do meu pai desde os seis anos e praticava sob a orientação genitor ex-campeão brasileiro de natação Raimundo Pereira dos Santos, a minha família e composta de  atletas e hoje ministro aulas no Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues. Faço parte do quadro de arbitragem de Natação".

Esse é o resumo da vida do nosso Atleta do Passado Silamar Souza dos Santos, 52 anos, professor  desde 1986 no Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues, Piscina Olímpica do Amapá. Como atleta começou desde os seis anos na natação, praticava sob a orientação do seu genitor, na Piscina do Barão do Rio Branco hoje Rosa Ataíde (antiga Piscina Territorial)  pela motivação da família.

Tornou-se atleta competitivo defendendo os clubes São José, Ypiranga e Macapá, disputou o Norte/Nordeste em Fortaleza, Salvador. "Em 1986, fizemos parte de uma delegação amapaense nos Jogos Escolares e fomos classificados. Fomos campeões nas categorias Crow e costa"
Como técnico levou equipes de nadadores amapaenses para Recife (PE) era uma turma de base, preparando os garotos para que eles estivessem pré-dispostos a praticar as competições.
Hoje como monitor (professor) Silamar trabalha em uma sequência pedagógica trabalhando a base de escolinha (iniciação) passando para o nível de treinamento, onde já tem dois professores que atuam especificamente com essa garotada.

Evolução ou decadências

E notório a falta de patrocínio para os atletas amapaenses, porem com referência a natação a tem mais uma problemática, a conservação e manutenção da única piscina que possibilita a garotada exercitar os treinamentos sem correr risco de saúde. Silamar Souza dos Santos que conhece as entranhas do complexo amapaense, pois já foi diretor da Piscina Olímpica expões essa situação.
O Parque Aquático é um Centro Didático onde trabalhamos a garotada na natação, não especificamente para competição. De um dez anos para cá a queda da qualidade é total. Tínhamos em média mais de 1000 crianças nesse Centro. E quais são as dificuldades: é falta de manutenção, que não tem uma sequência para que essas crianças venham e tenham um local limpo e sadio para a prática esportiva. Queremos frisar também que consta uma merenda escolar para as crianças, mais isso não acontece e tem local, refeitório e cozinha para isso no Centro. "Sabemos que a manutenção é cara, porém ela deve constar no orçamento estadual, e a merenda escolar, porque não chega até o centro?"

O professor Silamar Souza dos Santos relembra que já tivemos grandes nomes na natação nacional, como Jader Souza, Campeão Sul Americano. "Porém, atualmente a garotada vem treinar, e pelos problemas na piscina, até de iluminação eles começam a desistir, pois estão já com 17 anos tem que continuar os estudos e é necessária uma regularidade nos treinamentos. Eles se frustram e procuram outras modalidades para dar sequência a suas atividades esportivas. Isso aqui é saúde, o Brasil aumentou sua expectativa de vida, porém sem qualidade e aqui podemos ajudara melhorar essa qualidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...