quinta-feira, 26 de junho de 2014

Eleição 2014

Eleição 2014

 Sarney se despede; Gilvam disputa Senado

Régis Sanches

Às 17h30, o senador José Sarney desembarcou no Aeroporto de Macapá. Recebido em festa aos gritos de “fica Sarney”, seguiu em carreata para a convenção da coligação PDT/PP/MDB.
Em seu discurso, confirmou a decisão de não concorrer à reeleição. E passou o bastão para Gilvam Borges (PMDB), que irá disputar a vaga de senador pelo Amapá.

Ao despedir-se das eleições, após 64 anos de vida pública, Sarney disse que irá dedicar-se a cuidar de sua esposa, dona Marly. Coincidentemente, estão casados há 64 anos.
  
Veja os principais trechos do discurso histórico de José Sarney, o decano da política brasileira:


"Depois de 64 anos de vida pública, é o meu discurso mais difícil. Quando ouço a voz de vocês sobre o 'fica Sarney', as palavras vão do meu ouvido ao meu coração. Brasileiras e brasileiros que aqui se encontram, o governador Waldez será o futuro governador do Amapá. Homem sério, correto, simples.

"Quem valoriza nossa presença é a presença de vocês. Se eu fosse dizer o que sinto, não teria palavras para expressar. Estou aqui para a luta, para participar com os companheiros em torno de uma campanha que eu acho necessária para o povo. Quando cheguei aqui, eu disse "vim para servir, não vim para dividir".

“Não vou sair da política, vou continuar. Não terei mandato, mas serei político e terei minha parcela de contribuição para o Amapá.

"Sou casado há 64 anos, há seis meses, atravessamos dificuldades que me abalaram profundamente junto com minha amada esposa. Depois de tanto tempo não somos mais dois, somos um. As mulheres são nosso baluarte, apoio, nossa vida. Portanto, estarei ao lado de minha esposa ate o fim".

"Aos 24 anos eu participava da minha primeira convenção, hoje, depois de 60 anos, estou aqui participando de minha ultima. A melhor maneira é vocês me ajudarem a compreender a decisão de não mais me candidatar, que não foi fácil".
"A melhor maneira de responder àqueles que querem me ver pelas costas é a vitória de Waldez. Vejam no que transformaram o Amapá com a saída de Waldez: o povo não teve mais paz. Precisamos dele, primeiro, para restaurar a paz e, depois, para promover o desenvolvimento”.
“Nesta semana, conversei com o presidente Lula em Brasília por uma hora e meia. Ele me disse: ‘No Amapá, estou com Waldez’. O Lula me pediu: ‘Diga a Waldez o meu recado: eu estou com Waldez Góes’. Eu ponderei: ‘Posso dizer a Waldez isso que você está me dizendo? ’. Ele confirmou: ‘Diga que estou com Waldez’”.


Convenções partidárias do PDT, PMDB E PP
Waldez é candidato à sucessão de Camilo


Pelo menos onze agremiações partidárias realizaram convenções nesta sexta-feira, 27, em Macapá, para homologar suas chapas que concorrerão às eleições majoritárias, (governador, senador) e proporcionais (deputados federais e estaduais).




No ginásio de Santa Inês, o PMDB realizou convenção conjunta com o PDT e o PP. Foi confirmado o nome de Waldez Góes (PDT) como candidato à sucessão de Camilo Capiberibe. O ex-senador Papaléo Paes é o candidato a vice na chapa de Waldez.

Ex-governador por dois mandatos, Waldez disse que pretende fazer uma campanha propositiva, para debater os principais problemas do Estado. “Vamos formular um programa de governo que possa atrair investimentos ao Amapá para alavancar o seu desenvolvimento”, anunciou.


Sem citar o nome do governador Camilo Capiberibe, o candidato do PDT avaliou que a atual administração é desastrosa. Referindo-se a aliança entre PSB e PSOL, que levou Clécio Luis à Prefeitura de Macapá, Waldez Góes foi taxativo: “Vamos administrar com seriedade e respeito aos cidadãos. Não seremos irresponsáveis, a ponto de prometer resolver os problemas em cem dias, pois todos sabem que isso é impossível”.

Emocionado, o candidato do PDT agradeceu ao senador José Sarney pelos “inestimáveis serviços prestados ao Amapá e ao Brasil”. Para ele, a desistência de Sarney à reeleição representa “uma perda irreparável para o Estado do Amapá, pois jamais teremos outro homem público da envergadura de José Sarney para defender os interesses de nosso povo”.
Ao final do discurso, Waldez Góes conclamou a militância do PDT e dos partidos aliados para a campanha. “Vamos caminhar juntos, como sempre fizemos, com determinação e a certeza de que estamos no caminho certo”.


Bruno Mineiro e Lucas Barreto concorrem ao governo
Na sexta-feira, o PTdoB, PR, PROS, PV, PHS, PSDC e PRB realizaram convenção, na sede do Trem. O deputado estadual Bruno Mineiro (PTdoB)  teve seu nome homologado para concorrer ao Setentrião.
Também o PSTU confirmou o nome de Genival Cruz como candidato ao governo estadual. A convecção foi realizada na sede provisória do partido, no bairro do Pacoval.
Neste sábado, PSD e DEM realizam convenção para confirmar o nome do vereador Lucas Barreto para disputar o governo. A convenção acontece na quadra da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares. Para o Senado, concorre Davi Alcolumbre (DEM).
O PSOL faz convenção no domingo, 29, na escola Hildemar Maia. Os correligionários de Randolfe Rodrigues decidirão se coligam ou não com o PSB, de Camilo Capiberibe. A tendência é coligar, reeditando a aliança que elegeu Clécio à Prefeitura de Macapá.
Na segunda-feira, 30, o PRTB reúne seus filiados, em sua sede, no bairro São Lázaro. O PRTB pretende fechar acordo para apoiar Waldez Góes ao governo e Gilvam Borges ao Senado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...