quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ARTIGO DO GATO




Ainda nos resta Carmem Lúcia

"Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós, brasileiros, acreditou no mote segundo o qual uma esperança tinha vencido o medo. Depois, nos deparamos com a Ação Penal 470 e descobrimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança. Agora parece se constatar que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes e as juízas do Brasil. Não passarão sobre novas esperanças do povo brasileiro, porque a decepção não pode estancar a vontade de acertar no espaço público. Não passarão sobre a Constituição do Brasil”, disse a ministra Carmem Lúcia (STF).
Eu não poderia estabelecer nosso diálogo semanal sem o pensamento ministerial de uma mulher da envergadura moral da ministra Carmem Lúcia. Mas é importante registrar, excelentíssima ministra, o povo pensa tal qual a senhora. E quando o cidadão expressa sua indignação o faz sem a linguagem rebuscada usual na sua profissão.
A esperança do povo brasileiro é realmente nas migalhas de honestidade, no restinho de republicanismo que vemos aqui acolá surgir, como esse recado conclusivo ao crime organizado que a senhora dá, seja ele de que colarinho for. Porque, branco não é. O branco suscita candura, pureza, e imaculação, e isso é tudo o que esses canalhas não são. Puros, imaculados e cândidos.
Mas é nas adversidades que as coisas boas brotam. Assisti uma parte da entrevista do ex-ministro Ciro Gomes onde analisa o comportamento da presidente Dilma. Ele assegura que meteu não só a mão, mas o corpo todo no fogo em penhorar sua palavra de que a Presidente é séria. “Ela é séria!”. Disparou Ciro Gomes. E estabeleceu a diferença entre ela, Dilma e ele, Lula, é que Dilma tem uma postura austera e firme e Lula tem uma postura concessiva. “A moral do Lula é frouxa, a dela não é”. E Ciro foi além, na análise: “Ele, Lula é afeito ao jeitinho. Adere o Luiz Inácio Lula da Silva, a “Lei de Gerson”. Ciro, com sua verve de Cearense cabra macho, até propõe que a saída da presidente era optar pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI. Mas ele, Ciro Gomes, deixou nas entrelinhas que muita gente não iria querer essa saída. E só, somente só a renúncia.
A fala da ministra vem de encontro às conversas telefônicas gravadas pelo filho do diretor da área internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, o ator Bernardo Cerveró. A forma natural como o senador petista envolve nomes de ministros da mais alta corte do País coloca em cheque a credibilidade do Supremo Tribunal Federal. Dura foi a resposta da ministra. Diria a altura da postura cínica de Delcídio do Amaral.
Mas a prisão do senador do PT mato-grossense revelou o que todos nós sabemos, mas não temos prova. Mas, quando as provas vêm a lume aí nos dá a certeza de que a vontade da Dilma é superada pela vontade de Lula. A troca de favores corre solta nos bastidores do poder. Podres poderes. Nós brasileiros temos que nos virar em tralhotos, aquele peixe que têm quatro olhos, pois não podemos piscar que esses biltres mostram suas garras e pior, sua imensa cara de pau. Se não for assim, o que dizer dos dirigentes da Samarco, empresa que presta serviço a Vale e BHP Billiton que simplesmente multada pelo IBAMA em R$ 250 milhões sumiu com o dinheiro da conta. Esses ‘fdp’ parecem não se importar com as pessoas, com o meio ambiente e só e tão somente com a ganância capitalista.
Mas o olho tem que realmente dar giro de 360 graus. E quando a gente está olhando o panorama nacional, onde o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, insiste numa mentira, o senador Delcídio negociando silêncio, Romário fazendo acordo espúrio para encobrir sua corrupção, aqui a Ferreira Gomes Energia não reconhece o crime e como a Samarco tem a cara de pau que criar um corolário de desculpas para os crimes ambientais que comete. Será que não está rolando nos bastidores os acordos do Delcídio, do Romário e alguém está levando vantagem enquanto os nossos ribeirinhos veem atônitos uma das suas fontes de alimentação agonizar; leia-se Araguari. Porra, quanto custa esse progresso para nós? Será mesmo que essas empresas vêm para cá nos espoliar e nos relegar a plano secundário. Pois até hoje nenhuma ação concreta foi tomada contra essa empresa que contumazmente vem cometendo crimes ambientais no Amapá.

A saída me parece que está estabelecida, porém executada de forma atabalhoada. A democracia é o povo no poder e o povo pode estar no poder desde que se organize. E a história é pródiga, as mudanças promovidas nesse País só ocorreram pelos movimentos populares. Quando o povo vai pras ruas e verdadeiramente protesta e exige mudanças, elas acontecem. Tá na hora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...