quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Segurança Pública

Segurança Pública » Celular, distração perigosa.



Jovem olha para a tela do celular enquanto anda. Desatenção recorrente


Reinaldo Coelho

Roubos e furtos a pedestres aumentaram nos cinco primeiros meses de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado. A polícia alerta que o uso do aparelho em público facilita a ação criminosa.
É comum ver pedestres falando ao celular ou enviando mensagem de texto enquanto caminham pela cidade. Na região central do Macapá, o ‘Tribuna’ flagrou vários casos de distração perigosa.

Esses casos são apontados pelos órgãos de segurança pública como fatores atraentes para bandidos, pois a distração provocada pelo uso do aparelho facilita a ação criminosa. “Eles observam se a pessoa está atenta. Se não estiver, aproveitam para agir. Os bandidos preferem a facilidade oferecida pelos distraídos”, explica o porta-voz da corporação militar.

No centro comercial dois jovens foram abordados por uma dupla de assaltantes nas proximidades da Praça Veiga Cabral, e tiveram os seus Smartfones roubados. A Polícia Militar foi acionada e encontrou os suspeitos cerca de 20 minutos depois, na Cidade Nova, no Bairro Perpétuo Socorro, e com eles os celulares roubados.

O número crescente de furtos e roubos a pedestres mostra que o descuido das pessoas é notado pelos criminosos. Nos primeiros quatro meses de 2015, foram registrados dezenas de casos de roubo a transeunte.
Segundo os especialistas em segurança pública o uso excessivo do aparelho celular promoveu uma oferta muito grande para o crime. “Todo mundo tem celular, ele se tornou um símbolo de status, então as pessoas querem mostrar. Estão com os aparelhos na mão o tempo todo, o que chama a atenção dos criminosos”, afirmam.

Gabriela Pereira (16 anos) teve o Smartphone furtado na Rodoviária de Macapá, no começo do mês. A estudante estava acompanhada do namorado, Luís Cardoso (18 anos). Os dois aguardavam um pedido na lanchonete do terminal quando a moça percebeu que a mochila tinha sido aberta. “Fui pegar o celular e percebi o que tinha acontecido”. O casal não percebeu em nenhum momento a ação. “Foi muito rápido. Estávamos virados para o balcão, a mochilas nas costas dela. Nem quem estava por perto viu algum movimento”.



Os crimes em outros bairros da capital se diferenciam. Os ladrões fazem uso de motocicletas e bicicletas como apoio para as ações. O cabeleireiro Manelito Nunes (26 anos) foi assaltado duas vezes a menos de 500 metros de sua residência, no Sol Nascente, Zona Norte de Macapá. A última há cerca de dois meses. “Um rapaz que aparentava ser adolescente se aproximou em uma bicicleta e pediu que eu passasse todos os meus pertences”, lembra.
 
Insegurança
A secretária de Segurança Pública destaca que as forças de segurança têm realizado ações integradas para reduzir os índices. E que crimes contra pedestres e coletivos impactam diretamente na sensação de insegurança da população e diminuem a qualidade de vida. “As pessoas são rendidas no momento em que se deslocam para o trabalho ou retornam para casa, entre as 18h e 21h. Estamos planejando ações abrangentes para lidar com a sensação de insegurança”, destacou a autoridade.



Dicas de segurança

» Não ande com objetos de valor à mostra.
» Evite andar desacompanhado, em locais de pouco movimento e à noite.
» Evite sacar grandes quantias em dinheiro e ir a caixas eletrônicos à noite.
» Programe-se para portar apenas um cartão de crédito.
» Não contabilize dinheiro em locais públicos.
» Ande com pouca quantia de dinheiro na carteira e na bolsa.
» Mulheres, ao usar bolsa, coloquem à frente do corpo ou cruzando no ombro.
» Homens devem evitar usar roupas frouxas que facilitem ao suspeito pegar a carteira no bolso.
» Não atender o celular em locais públicos.
» Ao caminhar, observe o que acontece ao redor.
» Ao ver alguma pessoa suspeita acione a polícia.
» Se alguém tentar levar algo, não reaja. 

» Registre a ocorrência na delegacia mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...