sábado, 30 de maio de 2015

Atletas de Ponta


Na premiação dos melhores do ano com o melhor dos melhores que sempre ta do nosso lado nas vitórias e nas derrotas
Júlio Vilhena – Judoca














REINALDO COELHO

Esta semana estaremos confirmando a trajetória de um ‘Atleta de Ponta’, – destacado por essa editoria em 2012, – Júlio Vilhena, atleta de artes marciais o Judô, uma modalidade que tem enriquecido o Amapá de medalhas.
Mais uma vez, o faro do ‘Tribuna Amapaense’ vem sendo confirmado. Júlio de Oliveira Vilhena é medalha de ouro no Brasileiro Sub-21, na categoria Ligeiro, no ‘Campeonato Brasileiro Sub-21’, em Recife (PE). Além de Júlio, a atleta Itacyara Lemos também subiu no pódio e ficou com o terceiro lugar.
Para conquistar a tão sonhada medalha de ouro, Julio Viana, 20 anos, teve que vencer quatro lutas para poder subir no pódio e soltar o grito de campeão. Com o resultado, agora Julio é o número 2 do ranking nacional na categoria 60 kg.
Em sua página na rede social Facebook, o amapaense agradeceu ao técnico Ronildo Nobre, à família, aos conterrâneos que torceram por ele e revelou que não teve muito tempo para treinar.
“(...) É com muito orgulho que levo esse título para o Estado do Amapá e mais uma para Clube de Judô Ronildo Nobre. Obrigado Sensei Ronildo por pelo menos um segundo não desacreditar de mim, te amo demais paizão e só Deus sabe o esforço que fiz pra conquistar essa almejada competição apesar do pouco tempo que tive para me preparar. Obrigado a todos que torcem por mim”, escreveu Julio Vilhena.

Como tudo começou

Júlio de Oliveira Vilhena é judoca pela Academia Ronildo Nobre, em Santana, um celeiro de onde nascem grandes atletas das artes marciais, e é considerada uma das melhores academias da Região Norte e Nordeste do país.
O atleta praticava outros esportes antes de conhecer o judô, e foi através de um simples convite de amigos que iniciaram nessa jornada. Para Júlio, foi amor à primeira vista: "há seis anos, eu já jogava futebol em escolinhas. Eu entrei por acaso, não imaginava que eu ia chegar tão longe. Um colega que já fazia judô me convidou para o ver treinar, gostei e comecei a praticar também".
"Minha primeira competição foi com 2 meses de judô, no Campeonato Amapaense de 2007. Fui campeão, e foi esse título que fez com que eu tivesse mais incentivo de continuar no judô", descreve Júlio. Ele afirma que – "o judô me chamou mais atenção quando comecei a participar das competições e viajar". E assim foi: as viagens começaram a aparecer e, com eles, resultados de tanto esforço e dedicação.
O judoca foi três vezes ao Campeonato Regional e foi o campeão de 2012; em 2011, fez sua primeira participação no Campeonato Brasileiro, onde garantiu o vice-campeonato e de onde ganhou a oportunidade da bolsa atleta; ele participou também dos Jogos Escolares Nacionais em 2011 e 2012, garantindo o bronze nas duas competições, pela Escola Estadual Barroso Tostes. De lá para cá foi só sucesso.
Todo esse sucesso também teve o apoio da família. Júlio nunca foi impedido de praticar qualquer esporte. “Quanto mais à gente pensa que o nosso sonho está longe, mais perto ele pode estar", finaliza Júlio.

Do outro lado da medalha



Sobre a possibilidade de poder disputar as Olimpíadas ele diz “primeiramente a minha meta são os treinos cada vez mais intensificados para poder chegar as Olimpíadas em 2016”, finaliza Júlio.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

CAPA PRINCIPAL


EDITORIAL



Planejar é preciso!

A tônica das discussões tucujus está sendo a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 para o Estado do Amapá, com a efetiva participação da população e de representantes de todas as pastas da Administração Pública Estadual, que devem ser orientados sobre a forma que cada um deve se inserir na construção do projeto.

E não podia ser diferente, pois saúde, saneamento, desenvolvimento social e segurança pública, são eixos importantes que devem ser priorizados neste plano laboral.

Os servidores já discutiram Economia, Infraestrutura, Defesa Social, Gestão e Finanças, eixos que devem ser replicados nos órgãos setoriais, tornando-os agentes multiplicadores do programa.

A discussão do PPA está apenas no início, ainda estão previstas, a realização de oficinas e audiências públicas regionalizadas. A intenção, aqui, é ouvir a população dos dezesseis municípios para que a gestão saiba o que acontece em cada comunidade.

O PPA é uma obrigação legal e o mais importante, de fato, é planejar o Amapá para o futuro, um verdadeiro planejamento de ações e recursos que precisam ser formulado pelos técnicos do governador Waldez Góes.

O PPA para os próximos quatro anos faz parte de um plano estratégico que o governo deve idealizar para os próximos 20 anos. Os gestores devem focar em ações de muito impacto, de alta resolutividade e que possam ser implementadas no menor tempo possível para que se ataquem os principais problemas do Estado e, principalmente, as dificuldades regionais.

Sabe-se que o momento é de crise pelo qual o país passa, mas a crise vem para todos. Por isso, é preciso se preparar antes para sair na frente.

O início da construção do PPA é o marco para um projeto de desenvolvimento.       É, para o bom entendedor, um instrumento previsto na Constituição Federal que representa organização e viabilização para a ação pública em busca das metas previstas. O PPA serve para orientar o Estado e a sociedade na condução de políticas públicas necessárias e um maior controle sobre as ações concluídas pelo governo.

A hora é também de planejar, da forma mais eficiente possível, para colocar o Amapá no rumo do progresso e da competitividade.

Mas para isso, será preciso impor austeridade e a perfeita integração de todos os envolvidos.


ARTIGO

Parabéns a todos que há 79 anos escrevem a história do IBGE



 
O ano de 2015 representa o início de um momento muito especial para o IBGE e seus servidores. A Instituição completa 79 anos de serviços prestados ao país, com excelência técnica, transparência e rigor metodológico e consistência na produção e análise de informações estatísticas e geocientíficas, consolidando as bases para ingressar na sua oitava década de funcionamento.

Na área das estatísticas, vêm sendo implementados projetos com o objetivo de representar cada vez melhor as rápidas e constantes transformações da economia e da sociedade, como a revisão do Sistema de Contas Nacionais. Para retratar um país de dimensões continentais e com realidades diversas, uma grande conquista foi a divulgação inédita, pela PNAD Contínua, de resultados conjunturais do mercado de trabalho para as 27 unidades da federação.

Na área de geociências, também estão sendo lançados produtos novos, como o estudo “Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil” e o projeto “Mudanças da Cobertura e Uso da Terra”, que deverá ser divulgado no segundo semestre e, a cada dois anos, irá mapear e contabilizar essas alterações, em termos físicos, em todo o território nacional.

O IBGE está diretamente envolvido na formulação de indicadores internacionais para avaliação e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que irão compor a agenda de desenvolvimento pós-2015. Internacionalmente, depois do apoio a seis países na rodada de Censos 2010, o Instituto está estruturando um projeto para atender às demandas da África para a rodada de Censos 2020. Com nosso apoio, três países serão qualificados e repassarão conhecimento às demais nações interessadas.

Na área da gestão institucional, a proposta de reestruturação da carreira, formulada por um grupo paritário, partiu do pressuposto de uma necessária valorização dos servidores da Instituição, a fim de lhes garantir os direitos adquiridos e uma melhoria efetiva das remunerações. A nova Intranet do IBGE também tem papel estratégico. Em fase final de implantação, é um canal de comunicação interna que facilitará os fluxos de informação e interação entre os ibgeanos.

No campo acadêmico, a implementação, neste ano, do doutorado na Escola Nacional de Ciências Estatística (ENCE) é outra grande conquista institucional, que avança e consolida a produção de um conhecimento que contribui para a abertura de novos caminhos científicos.

O trabalho dos ibgeanos tem sido reiteradamente reconhecido. Em 2015, o Tribunal de Contas da União (TCU) classificou o IBGE como a melhor fundação de governo quanto à gestão de Tecnologias da Informação (TI) e mostrou que estamos entre as dez empresas da administração pública mais maduras nesse âmbito. O Instituto foi também um dos agraciados com o PrêmioBloomberg pelo Controle Global do Tabagismo e recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o Prêmio de Instituição Pública de Maior Destaque, concedido pelo site MundoGEO#Connect.

O destaque que o IBGE alcançou nas comunidades estatística e geocientífica internacionais será coroado com a realização, neste ano, no Rio de Janeiro, da 27ª Conferência Mundial de Cartografia (ICC 2015) e do 60º Congresso Mundial de Estatística (ISI 2015), ao final do qual, teremos pela primeira vez um ibgeano presidindo o Instituto Internacional de Estatística (ISI), uma das mais importantes instituições internacionais da área.

São os servidores do IBGE, ativos e aposentados, que escrevem diariamente essa história de sucesso, com responsabilidade, eficiência e criatividade, especialmente quando se torna necessário superar desafios. É isso o que distingue os ibgeanos e, por essa razão, hoje são para vocês os parabéns!
  
A Direção
29 de Maio de 2015 


GARRAS DO FELINO


Olha quem fala...
Doidinho para encher a boca e falar em transparência, o senador João Capiberibe foi barrado pelas ondas santanenses. Usando as redes sociais, Capi desabafou –, “Sem dó, na maior estreiteza política, desligaram o meu microfone...”. E, foi mais longe e catedrático na crítica, para quem a desinformação premeditada favorece a eleição de políticos corruptos e autoritários.

Apoio que é bom, hum!
O PSB apoiou a candidatura de Clécio Luís no fechar do tempo, mas recebeu o apoio do PSOL para a candidatura de Camilo Capiberibe a reeleição. Agora os socialistas brasileiros do Amapá, como sempre, já estão articulando candidatura própria. Ruy Smith é o nome mais certo. Vai confiando nos Capiberibe, mas não esqueçam que no final é ferro na boneca.

Magistério Indócil
Clécio diz que não tem dinheiro para conceder os oito percentuais pedidos pela classe de professores de Macapá. Ofereceu 4% e depois mais 2%. Da maneira que vai, não vai sair nada. Os prejudicados são os estudantes que estão a quase dois meses sem aula.

Magistério Esquecido
Com o calendário escolar atrasado, mais uma vez o cumprimento da carga horária vai para 2016, igual ao governo Camilo. E olha que Macapá tem uma das piores educações básicas do país. Nem poderia estar se dando a ostentação de parar. Assim ninguém aprende, nada!

Fusão
Allan Sales viajou para Brasília para discutir se rola ou não rola a questão da fusão do seu partido com o PSB. Existem rumores de voos para outras legendas, caso isso acontece, pois os Capiberibes estão de olho no comando da nova legenda.

Mato é asfalto

A Rua Maria Cavalcante, no Bairro Infraereo II, está obstruída pelo mato alto e carregadas lixeiras. Até uma árvore de três metros e uma bananeira cresceram no meio da rua. Quem denuncia e pergunta quem é o prefeito de Macapá, são os moradores da artéria. E ai Clécio, cadê você? O povo quer te ver...

PPA Interativo


Após a apresentação oficial de planejamento do PPA 2016-2019, pelo governo do Estado, uma equipe de gestores, médicos e técnicos da SESA reuniu-se para nivelar os primeiros indicadores a serem trabalhados no PPA da Saúde. Não é só no papel, é cuidando do povo e das cidades.



ALAP





Comissão de Saúde (CAS) da ALAP
Deputados cobram conclusão do Hospital Metropolitano

Moradores da Zona Norte e Deputados dão abraço simbólico na obra do Hospital Metropolitano em Macapá.




Reinaldo Coelho

Centenas de pessoas participaram na tarde desta quinta-feira (21) de um abraço simbólico as obras do Hospital Metropolitano, localizada na Zona Norte de Macapá, que foi depredado após anos de abandono. A mobilização da Comissão de Saúde (CAS) da Assembleia Legislativa busca formas para solucionar o problema junto ao Executivo municipal e estadual.

Fizeram-se presente ao ato, além dos moradores do entorno da obra, os presidentes de associações de moradores de vários bairros da zona Norte, o presidente da comissão, deputado Jaci Amanajás (PROS), os deputados Max da AABB (PSB), Dr. Furlan (PTB) e Jory Oeiras (PRB), que fazem parte da comissão e o titular do Juizado Especial da Zona Norte, juiz Marconi Pimenta, que juntos pediram providências doa prefeito de Macapá, Clésio Luís (PSOL), para que a população não venha sofrer com a falta de atendimento médico.
Juiz Marconi Marinho na ALAP

Não temos medido esforços para buscarmos junto às autoridades meios para que a unidade de saúde seja concluída”, frisou.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro São Lázaro, Luiz Claudio Ribeiro Barbosa, criticou que o prefeito faça o repasse da obra para o governo do Estado. “A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro só atende durante o dia. Quem precisa de atendimento durante a noite tem que enfrentar os transtornos no Hospital de Emergência (pronto socorro)”, frisou.

O deputado Max da AABB, também lamentou que o abandono, tenha facilitado a depredação do prédio. “O local está abandonado há mais de 10 anos e é alvo constante de vandalismo. É preciso tomar providências, porque essa obra se arrasta há muitos anos e a população dessa região precisa urgentemente desses atendimentos, de acesso a uma saúde de qualidade. Não podemos ficar de braços cruzados. Queremos explicações e ações práticas", destacou Max, lembrando que a primeira agenda da comissão foi realizar uma visita ao Hospital Metropolitano, e ficou assustado com o descaso. De acordo com o deputado ainda existem R$ 5 milhões em caixa na Prefeitura de Macapá, mas o valor ainda é insuficiente. Pelos levantamentos são necessários R$ 20 milhões para a conclusão da obra do hospital.


O deputado Jory Oieras comparou a conclusão das obras do hospital com novela mexicana. “É mal feita e demora acabar, assim está o hospital metropolitano em Macapá”, frisou, criticando o descaso do poder público. “Vários prefeitos já assumiram a prefeitura de Macapá e nenhum teve a coragem de investir e solucionar esse problema”.



Pelas informações do vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Furlan, a capacidade do hospital é de 85 leitos e está há uma década abandonado. “Queremos chamar a atenção das autoridades e sensibilizar o prefeito que essa obra precisa ser concluída e entregue a população que não aguenta mais sofrer, tendo que ficar deitada no chão em corredores para ser atendida, e, saúde é prioridade”, concluiu, convidando os presidentes de associações de moradores a participarem, na próxima segunda-feira, às 8h30, da sessão da comissão e usarem o grande expediente da sessão ordinária para expor os problemas e reivindicar a conclusão do hospital metropolitano.

ESPECIAL

ENEM



ENEM
Exame é obrigatório para acessar o Fies







Reinaldo Coelho

A nova regra do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), para o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), publicada no Diário Oficial da União, passa a vigorar a partir de primeiro de janeiro de 2016.
A portaria do MEC estabelece que o ENEM torna-se obrigatório para todos os candidatos ao FIES. Inclusive professores de escolas públicas e alunos formatos atem 2010.
De acordo com a portaria, "a seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do FIES, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM".
A partir de janeiro, apenas candidatos que tiverem feito 450 pontos no ENEM e não tiveram zerado a redação poderão se candidatar ao crédito estudantil pelo FIES. Antes da determinação, os professores que exercessem o magistério em escolas públicas e os alunos que concluíram o ensino médio até 2010 não precisavam fazer o exame.


Inscrições
As inscrições do ENEM estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de junho no site do INEP. O exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Os candidatos que não conseguirem a isenção terão que pagar a taxa de R$ 63 para se inscrever.

Novidade na isenção
O ministério também anunciou uma novidade em relação à isenção. O participante que for isento da taxa de inscrição e não comparecer ao exame não receberá isenção na próxima edição da prova. “Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos da sociedade e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir”, disse Janine Ribeiro.



Ministro Renato Janine anunciou detalhes do Enem 2015
Ele também garantiu que a edição de 2015 continuará considerando o nome social, para travestis e transexuais. “Será considerado errado se qualquer monitor chamar essas pessoas pelo nome que está no documento”, disse Janine Ribeiro. O candidato também terá direito a usar o banheiro relativo ao nome social.









 
ENEM 2015

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015 será realizado em 24 e 25 de outubro. As datas das provas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Janine Ribeiro, em Brasília.

Confira as regras do exame
O ministro afirmou que a publicação do edital com todas as regras será feita na segunda-feira (18), no "Diário Oficial da União".

Veja abaixo os destaques

DATA DAS INSCRIÇÕES
As inscrições ocorrem entre 25 de maio e 5 de junho. Para quem não conseguir isenção, a inscrição só será "confirmada" após o pagamento da taxa de R$ 63, até as 21h59, do dia 10 de junho.

TAXA DE INSCRIÇÃO
Sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos. Até 2014, o valor era R$ 35. Agora, passa a ser de R$ 63.

ISENTOS DE TAXA
Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos. Além deles, podem obter isenção candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.

CARTÃO DE INSCRIÇÃO
Deixará de ser impresso pelo MEC e enviado pelos Correios. Agora, terá que ser baixado ou consultado diretamente no site do ENEM. O documento serve para orientação e não precisa ser apresentado no exame.

MEDIDAS DE SEGURANÇA
Não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os candidatos deverão informar número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login. O detector de metal será novamente aplicado nos locais de prova.

FIES 2015
Na edição do primeiro semestre do FIES, 252.442 novos contratos foram fechados. O gasto do governo federal em 2015 com esses contratos está estimado em R$ 2,5 bilhões. De acordo com o Ministério da Educação, 178 mil alunos tentaram o crédito estudantil e não conseguiram.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que tem negociado com o Ministério da Fazenda e com a Presidência o lançamento de uma segunda edição do Fies no segundo semestre deste ano e que deve ter uma resposta definitiva em ‘questão de dias’.

A SEMANA NA HISTÓRIA



A Semana: 30 de maio a 5 de junho de 2015
Jornal A Tribuna Amapaense
Texto: Edgar Rodrigues


Sábado – 30 DE MAIO


1639Bento Maciel Parente toma  posse da Capitania do Cabo  do Norte – primeira denominação das terras do Amapá – doada a ele, pelo rei da Espanha, em 14 de junho de 1637.

            1895 – O jornal A Província do Pará é o primeiro jornal paraense a relatar a invasão dos franceses ao comando do capitão Lunier, ao município de Amapá. Nesta mesma data o governador  do Pará expede telegrama ao ministro do Exterior, relatando os acontecimentos ocorridos na vila em 15 de maio de 1895.

            1921 – O Rio Jornal publica artigo do governador do Pará, Lauro Sodré, sobre a administração de Gentil Norberto frente à colonização do Oiapoque.






            1950 – A Unidade Sanitária Mista de Macapá, inaugurada em 28 de março de 1946, passa a ser denominada – Hospital Geral de Macapá –, com novo prédio funcionando no local do atual Hospital de Clínicas Alberto Lima.







Domingo – 31 DE MAIO


            1944 – Macapá é oficialmente declarada capital do Amapá (Decreto-Lei nº. 6.550). O mesmo decreto estabelece os limites dos territórios federais criados em 13 de setembro de 1943.

            1950 – O decreto federal nº. 28.162, revisiona o contrato celebrado entre a Icomi e o Governo do Amapá, para exploração de manganês da região do Amapari.

            1989 – É fundado o Sindicato dos Médicos do Estado do Amapá.

            2001 – A Assembleia Legislativa do Estado realiza audiência pública para discutir a transformação do antigo IETA em Instituto de Ensino Superior. A iniciativa foi do deputado Edinho Duarte (PMDB), que quer adequar a escolas às exigências da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação, que exige que todo professor tenha formação em nível superior. O projeto já foi vetado pelo governador Capiberibe.

          
  2006 – Pela Lei Estadual nº. 996/2006, desta data, é criada a Universidade do Estado do Amapá (UEAP), em cumprimento à Lei Estadual nº. 969/2006, de 31 de março de 2006, que autoriza a criação.









Segunda feira – 1º de Junho

1912 – Nasce em Alenquer, Pará, Janary Gentil Nunes, o primeiro governador da história do Amapá na fase territorial.

1989 – O Governo do Amapá compra novamente equipamentos da Rádio Difusora de Macapá, incorporada à Radiobrás, por R$ 800 mil (câmbio da época) em 12 prestações.

1989 – É fundada a Associação Amapaense de Escritores (APES).


Terça Feira – 02 de Junho

1953 – O Estado Maior das Forças Armadas, o Exército e o Ministério das Relações Exteriores dão seus pareceres sobre a exploração das jazidas de manganês do Amapá.

1981 Estação Ecológica Maracá Jipioca criada em 2 de junho e 1981.



1981 – É criada, pelo decreto nº. 8.606, de 2 de junho de 1981, a Estação Ecológica Maracá - Jipioca, para proteção dos ecossistemas existentes. É uma ilha oceânica que sofre grande influência do rio Amazonas. Possui grande extensão de mangues e o fenômeno da pororoca também se faz presente na região. A Estação é composta por três ilhas: Maracá Norte, Maracá Sul e Jipioca. Atualmente a Ilha Jipioca foi totalmente destruída pelo efeito da erosão, e a sedimentação de resíduos desta ilha criou outra conhecida como Jipioquinha, que vem se formando há alguns anos, com flora e fauna local.

1984 – O governo do Amapá inaugura o Centro Comunitário do Curiaú, obra feita em convênio com a Prefeitura de Macapá.


Quarta Feira – 03 de Junho

1605 – O rei francês Henrique 4º nomeia Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, lugar-tenente-general da Costa do Amazonas e deste rio até a Ilha da Trindade. Mas ele consegue voltar à região em uma nova expedição somente em 1609, quatro anos depois.

1943 – Instala-se em Macapá a sede regional do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), que já estava funcionando no município de Amapá desde janeiro.

2006 – É inaugurado o Parque da Fortaleza de São José de Macapá, com pista de caminhada, parque infantil, parque das águas, estacionamento, banheiros públicos, estações de contemplação e descanso, tudo numa área delimitada pelo Iphan. A intenção do parque é proteger e da utilidade à área do entorno da Fortaleza.

Quinta Feira – 04 de Junho

1641 – Morre em Belém (Pará), o capitão Pedro Teixeira.

1993 – É criado o Conselho de autoridade Portuária do Amapá, que vai reger as atividades portuárias do Estado.

1998 – No período de 4 e 5, é realizado em Macapá, no Teatro das Bacabeiras, o Encontro Internacional de Direito Ambiental na Amazônia, reunindo mais de mil e quinhentos participantes de sete países: Angola, Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal.


Sexta Feira – 05 de Junho

1697 – O marquês Pierre de Ferrolles, governador da Guiana Francesa, escreve a Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, revelando os planos aos quais o rei francês, por meio do Cardeal de Richelieu, o incumbiu da tomada de fortificações no Cabo do Norte.


1895 – O jornal A Província do Pará comenta o telegrama do cientista francês Henri Coudreau sobre a invasão francesa na vila de Amapá.

CAPA DO SEGUNDO CADERNO


POLITICA RENIVALDO COSTA



POLÍTICA

O maior desafio

Desembargadora Stella Ramos saudou a iniciativa do mutirão realizado esta semana no Centro de Internação Masculina (CESEIN), mas confidenciou ao deputado Pedro da Lua (PSC) que o maior desafio ainda esta por fazer: garantir um projeto pedagógico que de fato socialize os internos.

UNIMED

De mudança mesmo, a única coisa sentida pelos usuários da UNIMED foi a redução do número de médicos que atendem pelo Plano. O Guia Médico da Cooperativa, que chegou a ter 30 páginas, hoje se resume a oito laudas. Cadê o PROCON?!

Babá

Um vídeo distribuído nas redes sociais mostra o ex-deputado e hoje vereador pelo Rio, Babá, do PSOL, tecendo críticas ao companheiro Clécio Luís. Babá esteve em Macapá na semana passada e se solidarizou com os professores em greve.

Crise

De mal com o povo e com o principal aliado na última eleição (PSB), o PSOL vive um dilema existencial. Pode implodir antes mesmo das eleições de 2016. Clécio e Cia devem sair do partido. E o rumo mais provável é o PROS dos Favacho.

Frente da Juventude

Lideranças jovens que lançaram seus nomes na última eleição e tiveram expressivas votações, apesar de não terem obtido vitória, propõem a criação de uma frente com vistas a se discutir um viés na próxima eleição. A ideia seria lançar Pedro da Lua como candidato a Prefeito. O deputado diz que topa, se o partido endossar.

Carlos Sérgio

Pouca gente sabe, mas um dos maiores cientistas políticos amapaenses é fã mesmo de tênis de quadra e já foi um atleta promissor de handebol, futebol e voleibol. Carlota chegou a ser presidente da Federação Amapaense de Basquetebol, entre 1987-89. Não é à toa, que Carlos Sérgio dos Santos Monteiro caminha para os 60 anos com pinta de 40.


CAUSOS DA POLÍTICA

Caralhão

Trinta dias após assumir a Prefeitura de Macapá, Anníbal Barcellos convocou uma coletiva para dizer como recebeu a Prefeitura e falar das ações que iria implementar no primeiro semestre de seu governo.
O repórter Selles Nafes foi o primeiro inscrito para fazer perguntas.
Prefeito, a cidade está cheia de buracos. O que o senhor…
Barcellos não esperou a pergunta ser concluída. Interrompeu o repórter dizendo:
Esses buracos estão aí há um caralhão de tempo e vocês não falavam nada, agora só porque o prefeito sou eu vocês vem com essa história.
(Do livro Zero Voto, de Alcinéa Cavalcante e Rostan Martins)


ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...