sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Economia

Economia -  Semana do Japão no Amapá
Festejos envolvem cultura e investimentos







Reinaldo Coelho

Com o objetivo de difundir e preservar a cultura japonesa no Estado, a Semana do Japão no Amapá, que está em sua oitava edição e o evento deste ano teve como tema: “Diversidade Cultural na Linha do Equador”.A festa também encerra as comemorações dos 120 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, comemorado em 2015 com mais de 500 eventos em todo o país. O cônsul do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi, abordou esse assunto na sua palestra inicial no Museu Sacaca.
 
O cônsul japonês visitou o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, quando apresentou a possibilidade do governo ofertar um curso de língua japonesa para estudantes da rede pública de ensino e ressaltou o interesse em ofertar bolsas de graduação e pós-graduação para alunos amapaenses, com a possibilidade de intercâmbio.

A ideia do curso surgiu a partir da solicitação dos estudantes que participam da semana do Japão no Amapá e o chefe do Executivo informou que levará a proposta à Secretaria de Estado da Educação (SEED). “É uma possibilidade. Vou repassar à SEED que vai dialogar com o Consulado japonês sobre o projeto. Temos o curso de francês e estudamos a implantação dos cursos de inglês e espanhol. Assim, teremos um centro de línguas”, disse Góes.
Investimentos Na ocasião, Waldez Góes falou sobre a regulamentação da Zona Franca Verde e pediu para que a Amcel Celulose (empresa com capital japonês que atua no Amapá) faça investimentos na diversificação de atividades no Estado, como o plantio de grãos ou de mandioca, alternativas que contribuem para o desenvolvimento econômico da região.

Projetos
Os visitantes também mostraram interesse em continuar investindo no Estado.Na ocasião, Waldez Góes falou sobre a regulamentação da Zona Franca Verde e pediu para que a Amcel Celulose (empresa com capital japonês que atua no Amapá) faça investimentos na diversificação de atividades no Estado, como o plantio de grãos ou de mandioca, alternativas que contribuem para o desenvolvimento econômico da região.
Os japoneses se mostraram interessados em atender o pedido e investir em outros ramos. Também apresentaram o andamento de três projetos no Estado: geração de energia, produção de alimentos e produção de laminados e MDF.
Em relação a geração de energia, a empresa concluiu a primeira fase do projeto que é o estudo de viabilidade da atividade. Agora, o plano segue para a próxima etapa que é a análise dos custos de implantação devido o alto custo de investimento.
No setor de alimentos, o projeto está em processo de identificação das áreas que podem ser utilizadas para plantio. Já a produção de laminados e MDF, os empresários procuraram a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá onde encontraram uma empresa que tem interesse em implantar uma fábrica no estado.
Essas e outras potencialidades do Amapá serão apresentadas pelo governador em março, durante uma palestra em São Paulo para empresários japoneses. Após isso, um grupo visitará o Amapá para estreitar relações. “Estamos planejando diversificar nossas atividades no Amapá. Isso é de total interesse do empresariado japonês”, ressaltou Kobayashi.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...