domingo, 30 de julho de 2017

Artigo do Gato



Política, agente transformador da realidade.

O sucesso da Festividade de São Tiago, realizada no distrito de Mazagão Velho, é a prova inconteste de que a gestão pública, utilizada de forma correta, muda à realidade de uma sociedade.
No dia 25 de julho, dia de São Tiago, 50 mil pessoas foram para Mazagão prestigiar o evento tradicional dos amapaenses. Esse festejo é realizado há 240 anos. Mas nunca havia recebido um público tão grande para assistir esse espetáculo singular da cultura brasileira. E o que permitiu essa revolução foi o compromisso público da gestão de Waldez Góes.
Fica mais uma vez denotada a importância da política de Estado e não de governo na gestão pública. Waldez, nos dois primeiros mandatos, pensou obras estruturantes que permitissem fazer um corredor que interligasse o Amapá de Norte a Sul e Sudoeste e com isso facilitasse o incremento do setor produtivo. As pontes sobre os rios Vila Nova, Matapi e o asfaltamento da estrada que liga o Mazagão Novo ao Velho fazem parte desses arranjos e foram o elemento que permitiu esse “boom” da festa de São Tiago.
Waldez Góes fez a Ponte do Vila Nova, Pedro Paulo concluiu, aprovou o projeto na segunda ponte, licitou e deixou o dinheiro em conta e a ordem de serviço expedida. Camilo Capiberibe executou parte da obra, com um bruta erro de engenharia na cabeça da ponte, permitindo que Waldez Góes viesse a concluir os serviços e o fez com recursos próprios, R$ 18 milhões pra ser exato.
Simplesmente essas ações aliadas às obras realizadas entre o governo do Estado e a gestão do ex-prefeito Dilson Borges no Mazagão mudaram a cara do município. Aí a política boa faz com a qualidade de vida de uma comunidade comece a vislumbrar um horizonte mais alentador.
Tenho certeza de que a festividade de São Tiago nunca mais será a mesma, desde 2017. O Estado agora precisa intervir junto à comunidade. Primeiro para manter a originalidade do evento e segundo para estruturar mais e melhor Mazagão Velho para essa Festividade que é o mais importante evento religioso e cultural do Amapá. Primeiro por simbolizar nossa gênese, nossa origem e segundo registrar de forma concreta a militarização portuguesa na Amazônia. Com uma estrutura ampliada os mazaganenses precisam perceber que é hora de tirar dividendos financeiros da festa. Tenho certeza que o crescimento do evento será internacional. Lógico, é necessário que muitas ações sejam feitas para que isso venha ocorrer, mas já na festa desse ano só não ganhou dinheiro quem não trabalhou.
Mazagão, ou melhor, a Festa de São Tiago é o exemplo de que a política pública direcionada de forma correta modifica a vida das pessoas. Daí a importância de continuarmos a fazer a separação do “joio e do trigo”. E não deixar que nos contaminem com os conceitos distorcidos de política. Como se política e político fosse algo e alguém danosos para a sociedade. Política é a ciência da boa governança de um Estado ou Nação. A política correta deve levar os governantes a desenvolverem ações que promovam o bem comum. Aquilo que um governante promove que beneficia apenas um grupelho, não deve ser considerada como política e sim como uma manobra escusa para tirar proveito próprio.

Temos o exemplo do Mazagão. Interligado em função de obras estruturantes esse município forte e pujante dará um salto diante dos demais municípios do Estado. De parabéns o governador Waldez Góes pela demonstração de maturidade como governante. Um verdadeiro Estadista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...