domingo, 16 de julho de 2017

Artigo do Velleda Coluna CISMANDO



Hábitos que se criam...


 


Penso que criar um hábito é a coisa mais difícil do mundo, quando se quer, mas quando se trata de coisas inúteis, sem querer criamos alguns, que muita vez viram vícios. Mais do que isso, simples costumes, principalmente os negativos e dispensáveis, acabam virando hábitos de forma bem fácil.
Passemos para a criação dos hábitos positivos, tipo dormir cedo, praticar exercícios físicos, se alimentar saudavelmente e, pra maioria, o mais difícil – ler. Coisas que a gente sabe que tem que fazer, mas que não faz porque a preguiça fala mais alto.
Quer ver um hábito nojento e extremamente negativo, o simples ato de julgar. 
Devemos nos livrar dos velhos hábitos para experimentar os novos, mas sem temer perdas mesmo que nossos antigos costumes estejam fadados ao fracasso.
Nossa vida é governada por padrões habituais. Vamos formando nossa identidade baseado no que observamos, imitamos e aprendemos. Nem todos os hábitos nos são úteis e os maus hábitos podem se tornar senhores cruéis em detrimento ao nosso bem estar. O hábito do pensamento negativo a nosso respeito e a respeito das nossas oportunidades e, principalmente com relação aos outros, é tão destrutivo quanto o hábito de divagar. Criamos hábitos, alguns benéficos, outros prejudiciais.
Talvez não gostes de ser questionado ou responsabilizado por isso, mas a maioria das coisas que pensamos, dizemos ou fazemos vem dos hábitos que desenvolvemos. Eles estão sempre presentes, quer você tenha consciência deles, quer não. O grande problema é que não pensamos em nosso comportamento. Não nos cobramos do porquê fazer isso ou aquilo. São ações que acontecem naturalmente, não programamos. Dia após dia, ano após ano elas vão se tornando um hábito.
Precisamos aprender a lidar com nossos hábitos, identificando e selecionando os que possam trazer benefícios, para nós e para os outros.
Sugiro que criemos alguns bons hábitos. Estais achando difícil?
Quem sabe traçando metas. Sim, metas ligadas à saúde, família, beleza, profissão, amizades... Comece devagar. Se não conseguir de imediato, tente novamente. Hábitos têm que ter uma ou duas regras, não inúmeras. Parta por mudanças simples, mais fáceis de serem feitas. Não tente buscar a perfeição, mas comece agora. Hábito não é bicho de sete cabeças, se for desprovido de maledicência. Nunca desista de criar um hábito que te trará satisfação.
Observemos a nós mesmos para que possamos nos tornar conscientes daquilo que nos faz mal no nosso hábito de agir e de pensar. Comece analisando o dia de hoje, o que fizestes e o que pensastes. Faça um balanço e descubra no que podes mudar, pois a conquista da felicidade vem no aprendizado diário de viver sabendo aceitar e expressar os desejos e sentimentos, construindo os próprios projetos de vida e empenhando-se para realizá-los.
Crie hábitos saudáveis! Comece pelas pequenas coisas, aquelas que você acha insignificantes e sem sentido.
Os especialistas sugerem...
– beba bastante água, alimenta-se de 3 em 3 horas, coma fibras, pratique exercícios físicos, mantenha postura positiva e proativa, consulte regularmente os profissionais de saúde, respeite seu sono, evite excessos, respire direito, reduza seu stress, evite intoxicar-se, leia muito e, sobretudo, faça caridade.

A lista de sugestões não é a mais completa, mas praticando, pelo menos, o sugerido, já viverás uma vida mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...