domingo, 30 de julho de 2017

Editorial






O milagre de São Tiago

Foi como revolver o subsolo da história: 240 anos de tradição, de uma fervorosa fé, que ressuscitou a batalha entre mouros e cristãos, ocorrida na Mauritânia, no litoral norte-africano, no século XVIII. Este ano a Festa de São Tiago, teatro vivo a céu aberto, levou 50 ml pessoas à histórica Mazagão Velho, fundada em 1770.
O espetáculo encenado por cavaleiros sobre as ruas de paralelepípedos, pode ser considerada um verdadeiro milagre sob vários aspectos. Primeiro foi a Ponte da Integração, verdadeiro cartão postal, inaugurada em 2016; na sequência os 27 quilômetros de asfalto da AP-010, facilitando o acesso à sede do município de Mazagão e ao sítio histórico de Mazagão Velho. Investimento de R$ 50,7 milhões; e, finalmente, as obras de mobilidade urbana, que consumiram R$ 17 milhões para dotar a antiga vila de 14 quilômetros de asfalto e 11 quilômetros de ruas de bloquetes.
Com essa logística foram 13 dias de um roteiro cultural e religioso, cujo apogeu foi assistido por 50 mil pessoas. Os visitantes viveram instantes de pura magia durante a encenação da batalha entre mouros e cristãos.
Em poucas palavras o épico inicia com o episódio do Velho Bobo, personificado por um espião mouro que infiltra-se no acampamento cristão. Descoberto, o Velho Bobo é expulso a pedradas. Na encenação as pedras são substituídas por bagaços de laranja.
Na sequência entra em cena o Atalaia, agente secreto do exército cristão, mais azarento que o Velho Bobo. Com a missão de roubar a bandeira inimiga, o Atalaia é preso e decapitado. Mas, antes do último suspiro, ele consegue arremessar o estandarte muçulmano para o acampamento cristão.
O ápice da batalha ocorre quando São Tiago e São Jorge cruzam suas espadas e pedem a Deus a força necessária para derrotar seus inimigos. Os dois santos repetem o gesto ao final da batalha, em sinal de vitória.
E vitórias foram contabilizadas na edição de quase um quarto de século da Festa de São Tiago. Foi uma farra, por assim dizer, com a explosão da venda de alimentos, bebidas, roupas, artesanato, bijuterias e acessórios.

Para um evento de tal magnitude o verdadeiro milagre pode ser resumido no seguinte: os órgãos de segurança, que trabalharam durante os 13 dias, não registraram nenhuma ocorrência de violência. Enfim, milagre de São Tiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...