segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Reunião de trabalho aponta principais problemas de Santana

Representantes do Conselho de Segurança e de associações de moradores expuseram problemas.
  

De Santana, FERNANDO SANTOS

Representantes do Conselho de Segurança e de associações de moradores do município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá, reuniram-se na quarta-feira (25), com o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), e o prefeito Ofirney Sadala (PHS), para tratar sobre os principais problemas e transtornos da segunda maior cidade do estado.


A reunião, que durou cerca de cinco horas, faz parte do planejamento estratégico do governo, que pretende percorrer os municípios amapaenses para saber mais da realidade de cada cidade. Estiveram presentes, ainda, secretários de Estado, que falaram sobre como pretendem resolver os impasses. Diversas demandas foram apontadas, especialmente, nas áreas de saúde, infraestrutura, habitação e educação.

Na segurança pública, uma das solicitações diz respeito ao baixo contingente de policiais militares. Num documento assinado pelas associações de moradores, há a cobrança para aumento em 100 policiais militares.

O governador prometeu estudar a possibilidade já que recentemente realizou o concurso público na área, e em breve os aprovados estarão formados. Foi levantada ainda a possibilidade de implantação do ensino militar na Escola Estadual Afonso Arinos, que fica na área portuária da cidade, considerada de alta vulnerabilidade social e periculosidade. A situação deverá ser discutida em audiência pública com data a ser combinada.

As associações de moradores questionaram também a possibilidade de mais de 7 quilômetros de asfaltamento para as ruas e avenidas do município que não estão no cronograma. O pedido também ficou para ser avaliado pelo governo. As áreas de ressaca onde as pontes e passarelas estão em situação precárias, foram pontuadas durante as discussões.

“São questões louváveis da população que o governo poderá dar celeridade. Logicamente, que carece de análises técnicas, e os secretários de governo que estão aqui ouvindo as demandas, poderão dar prosseguimento”, disse Waldez Góes.

O governador do estado falou aos moradores que está em fase de licitação, a compra de mais 12 semáforos para a cidade. A medida visa organizar a trafegabilidade que cresceu de maneira acentuada nos últimos anos.

A representante do bairro Nova Brasília, Aldileia Almeida, solicitou a construção do centro comunitário do local onde, recentemente, a prefeitura fez o repasse do terreno para que o governo.

“É uma conquista, já que durante anos vínhamos enfrentando uma burocracia que parecia não ter fim. E agora, após toda a liberação, já temos recursos e o espaço, faltando apenas iniciar os serviços. Essa é a nossa principal reivindicação”, pediu.

A reunião foi acompanhada pelo promotor de Meio Ambiente Adilson Garcia, que considera fundamental a aproximação dos governos (municipal e estadual), para o estreitamento do diálogo e consequentemente, a solução dos problemas.

“Espero que tenhamos grande parte dos pedidos aqui dos santanenses atendidos. Sabemos das dificuldades econômicas que o Estado vem passando, mas, precisamos de alguma forma avançar. E aqui é um momento muito importante”, falou o promotor.

O prefeito Ofirney Sadala ouviu atentamente as reinvindicações e ressaltou que vem tomando medidas significativas para a solução dos problemas da cidade. O gestor apontou a ida até Brasília para a busca de recursos federais. Ele enfatizou que não se pode depender somente do governo do estado para tocar obras e serviços no município.

“Estou cumprindo o meu papel e buscando cada vez mais melhorar a nossa cidade. Estivemos recentemente em Brasília e estive outras vezes com o governador do estado e isso mostra a unidade para tentar resolver os problemas do município”, finalizou


Travesti é morto a tiros no Centro de Macapá


Travesti é morto a tiros no Centro de Macapá



Um travesti foi morto a tiros enquanto esperava por clientes no cruzamento da Avenida Procópio Rola com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. Segundo uma testemunha, o homicídio foi praticado por duas pessoas em uma motocicleta.

O crime ocorreu por volta das 21h deste domingo (29). A vítima foi identificada como Jonas Erick Souza dos Santos, de 30 anos, conhecido como “Niely”. Nas redes sociais ele também usava o nome de “Lola Aguilera”.
A vítima estava na companhia de um amigo, também travesti. Os dois estavam na esquina à espera de clientes interessados em programas.
O amigo relata que tudo foi muito rápido.
“Eu fui urinar no quintal, e só ouvir os pipocos. Vi ela jogada no chão pedindo ajuda”, relata a testemunha. Segundo o amigo, Niely chegou a dizer que os tiros foram disparados por dois homens em uma motocicleta.
O travesti foi atingido por dois tiros, um no rosto e outro no abdômen. Os dois criminosos fugiram com a bolsa e o celular da vítima.

Niely foi levado para o Hospital de Emergência, mas já não havia nada o que ser feito. A  Polícia Militar fez várias incursões pela área, porém ninguém foi preso.
Câmeras de segurança de estabelecimentos e residências podem ter registrado o momento do crime. Há duas teses: execução por acerto de contas ou latrocínio (roubo seguido de morte). A Delegacia de Homicídios (Decipe) investiga o caso. (OLHO DE BOTO)

  

Encontro define data de audiência pública mista no Congresso Nacional com participação do Amapá


Será no dia 21 de novembro a realização da audiência pública conjunta reunindo a Comissão de Segurança Pública (CSP) da Assembleia Legislativa do Amapá e a Comissão Mista de Segurança e Combate ao Crime Organizado do Congresso Nacional, integrada por deputados federais e senadores. A definição da data ocorreu durante reunião de trabalho, realizada neste sábado (28), entre o deputado federal Marcos Reátegui (PSD), o deputado estadual Charles Marques (PSDC), membro da CSP, e o assessor institucional em Brasília, Elpídio Amanjás.

Na ocasião, também foi estabelecido que o tema do evento será “A Integração das Forças de Segurança na Área de Fronteira do Amapá e o Colapso do Sistema Prisional no Estado”. “A intenção é fazer uma sessão conjunta com as duas comissões para tratar sobre segurança de fronteira e, ao mesmo tempo, debater a estrutura prisional do estado com as autoridades que tem poder de decisão e mando”, disse o deputado Marcos Reátegui, afirmando que pretende convocar os ministros da Defesa, Marinha, Exército, Aeronáutica, Justiça e os diretores das polícias Federal e Rodoviária Federal, o secretário nacional de Segurança Pública e o diretor do Departamento Penitenciário Nacional.

Para o deputado Charles Marques, essa audiência, inédita até agora, irá trazer o debate do problema para o centro do poder, que é Brasília, onde os gestores das pastas nacionais de segurança pública estarão presentes. “Será um marco, essa audiência, pela força que terá no debate, reunindo a Comissão Mista de Segurança da Câmara e Senado Federal, e pessoas expressivas desta comissão, como o senador Magno Malta e outros. Será um momento ímpar para discutirmos e aprovarmos soluções”, disse Marques, lembrando que esta é a primeira vez que se realiza, no Congresso Nacional, uma sessão conjunta entre Assembleia Legislativa do Amapá com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Mais facilidade de acesso à informação e serviços: MP-AP lança novo Portal e nova intranet institucional

Mais facilidade de acesso à informação e serviços: MP-AP lança novo Portal e nova intranet institucional

O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) lançou nesta segunda-feira (30), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, o novo Portal Corporativo e o MP Conectado, que é a Intranet em formato de rede social do MP-AP. Estas ferramentas estão ainda mais modernas e objetivam a melhor prestação de serviços e informação à sociedade, assim como a execução das atividades da instituição.


Os dois Projetos Estratégicos de TI fazem parte do programa +Inovação e foram desenvolvidos pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) junto com o Comitê Estratégico de TI. O novo site e a nova Intranet não tiveram custo financeiro para a instituição, pois foram desenvolvidos pelo servidor do MP-AP, Marcell Coutinho Ribeiro, que fez a apresentação técnica das novas páginas eletrônicas.


De acordo com o diretor do DTI, Rodinei Paixão, o novo portal foi desenvolvido com foco nos serviços mais acessados pelo cidadão e para se adaptar melhor a dispositivos móveis. Possui um carregamento mais rápido, oferece mais serviços a sociedade como um processômetro, recurso que permite se acompanhar a estatística do processo, e apresenta mais informações sobre os prédios do MP com a localização geográfica. O diário eletrônico, as notícias e os principais serviços do órgão ministerial ganharam posição de Destaque, além de novos atalhos. É necessário dar destaque a inclusão do recurso de acessibilidade em libras, o que garante o acesso aos serviços prestados pelo Ministério Público a todos os cidadãos.


Marcell Coutinho Ribeiro explicou que a nova intranet, denominada de MP Conectado, é um projeto inovador e premiado, que transformou a intranet em uma rede especial corporativa, totalmente reformulada para aumentar a velocidade de acesso, aumentar a segurança da informação, melhorar a usabilidade em dispositivos móveis e incluir diversos recursos para facilitar a integração de servidores e membros, tais como: novo chat, agora de uma forma fácil, membros e servidores vão poder acessar seus processos e portarias, notícias externas podem ser acompanhadas, resumo do e-mail institucional, menção de pessoas como no facebook, novas funcionalidades na pasta eletrônica, melhorias no sistema de artigos, dentre outras funcionalidades.


Conforme o promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, que preside o Comitê Estratégico de Tecnologia (Ceti), o portal do MP-AP ficou com uma plataforma que possibilita melhor visualização em diversos dispositivos móveis, com um visual mais bonito e com clareza para o cidadão, que facilita a leitura de notícias e serviços. O membro do MP explicou também a importância da mudança na interface e as vantagens como segurança, interação e acessibilidade.


“O site está com um visual renovado, com melhor funcionalidade, dinamismo e interatividade, com maior destaque aos serviços disponíveis ao cidadão. Com cores e ícones modificados, melhoramos a identidade visual e o manuseio do Portal. Sobretudo a acessibilidade, fundamental para que todos possam ter as informações e serviços à disposição.”, frisou Paulo Celso Ramos.


De acordo com o procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Alves, a nova plataforma será fundamental para prestação de serviços à população.


“Com nossas páginas eletrônicas modernizadas, os dados e informações relativas aos atos e ações do Ministério Público ficam mais fáceis ao acesso da população, o que reflete na aproximação da sociedade do MP e torna a instituição ainda mais transparente”, destacou o PGJ.


Ao final da cerimônia de lançamento, a secretária-geral do MP-AP, promotora de Justiça Ivana Cei, entregou uma Portaria de Elogio ao servidor Marcell Coutinho Ribeiro, como reconhecimento ao grande serviço prestado no desenvolvimento das novas ferramentas.


A apresentação do novo Portal contou com a presença de membros, servidores e colaboradores do Ministério Público.


Promotores de Justiça da Saúde do MP-AP são homenageados pelo Conselho Regional de Farmácia

Promotores de Justiça da Saúde do MP-AP são homenageados pelo Conselho Regional de Farmácia





Os promotores de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá (MP-AP), André Araújo e Fábia Nilci Souza foram homenageados, no último sábado (28), em um Salão de Recepções, pelo Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF/AP), em solenidade comemorativa pela passagem do dia do Farmacêutico.


Durante o evento, onde também foram homenageados profissionais farmacêuticos, os promotores receberam das mãos do Presidente do CRF/AP, Márcio Silva de Lima, uma placa como homenagem pelos serviços em prol da classe farmacêutica e da saúde pública.


O Presidente do CRF/AP, em seu discurso, destacou a importância do apoio do Ministério Público na valorização do profissional farmacêutico e na execução do termo de Cooperação firmado com o MP/AP.


A promotora Fábia Nilci comentou que “a homenagem recebida por um órgão de classe tão relevante, deixa-nos seguros de que o papel da Promotoria da Saúde vem sendo bem executado e que a cooperação com outros órgãos contribui para que os fins do Ministério Público, na defesa da ordem jurídica, sejam atingidos”.


“Trabalhamos com responsabilidade e zelo, o que beneficia aqueles de quem somos servos: a sociedade. O reconhecimento é gratificante, mas o melhor de tudo é ter a certeza que foi resultado de um trabalho em equipe, que está sincronizada e focada no cumprimento do dever de bem servir ao cidadão amapaense”, destacou a promotora Fábia Nilci.


De acordo com o promotor de Justiça André Araújo, que é o coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do MP-AP), a honraria é reflexo do empenho dos membros do Ministério Público homenageados.


“Reconhecimento é sempre bem-vindo e estou feliz pela homenagem. Seguiremos a trabalhar para resguardar os direitos da sociedade”, frisou o promotor André Araújo.


Comenda


A Comenda do Mérito Farmacêutico foi instituída pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1988. A homenagem destaca farmacêuticos e autoridades com relevantes serviços prestados à profissão.

 

NOVEMBRO AZUL


Novembro Azul: câncer de próstata pode levar à infertilidade

Novembro Azul: câncer de próstata pode levar à infertilidade 

O câncer de próstata é o 2 º tumor mais comum em homens brasileiros; técnicas de reprodução assistida podem auxiliar homens que ainda desejem ter filhos após diagnosticada a neoplasia

O câncer de próstata — a doença acometeu cerca de 61 mil homens no ano de 2016 no Brasil, segundo dados do INCA (Instituto nacional do Câncer), pode levar a infertilidade. Isto acontece porque a neoplasia e os tratamentos possíveis, como radio, hormonioterapia e ou quimioterapia afetam a função da glândula masculina, responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutre os espermatozoides. 

Além disso, a depender do caso, o médico especialista pode indicar a retirada cirúrgica da glândula. “Sem a próstata, a produção do líquido seminal é afetada, ou seja, o homem fica infértil. Em casos em que não é preciso retirar a glândula, o tratamento pode eliminar a produção dos espermatozoides”, explica o urologista Joseph Monteiro, certificado em reprodução assistida pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).  

O médico afirma que, em ambos os casos, as técnicas de reprodução assistida podem permitir que o homem que deseja ser pai tenha a sua fertilidade preservada. “Uma possibilidade é congelar o semen em uma clínica de reprodução, antes da radioterapia. Nos casos cirúrgicos, além da possibilidade do congelamento antes da cirurgia, ainda é possível obter posteriormente os espermatozoides diretamente do testículo para o processo de fertilização in vitro, no qual o óvulo é fecundado no laboratório e o embrião é transferido para o útero”, exemplifica.   

A DOENÇA – O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente em homens no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele. Apesar de ser uma doença mais frequente após os 65 anos de idade, estão aumentando os casos a partir dos 50 anos de idade. “Acredita-se que essa redução da idade é causada por equipamentos de exame mais sensíveis, mas também por conta da maior conscientização do risco do câncer prostático através de campanhas, como por exemplo, o Novembro azul. Com isso, e o aumento da expectativa de vida na população, é possível detectar a doença em pacientes que ainda desejem ter filhos. Por isso é importante que saibam da possibilidade de optar pela reprodução assistida, antes mesmo que se inicie o tratamento”, reforça.

Em sua fase inicial, quando o tratamento curativo é possível, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, praticamente sem sintomas. Com seu avanço podem surgir dificuldade em urinar, perda do controle urinário, vontade frequente de urinar, principalmente à noite, sangramento ao urinar ou ao ejacular. Em casos mais avançados, podem surgir sinais como a obstrução do aparelho urinário, dores abdominais, perda de peso e apetite, anemia, cansaço e dores ósseas. 
 
DIAGNÓSTICO – De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento). 



“Homens com histórico familiar de câncer de próstata ou negros (em que a doença costuma ser mais agressiva), devem procurar um urologista após os 45 anos. Para os demais, a idade inicial é 50 anos. Nessa fase, é possível suspeitar da doença por meio de exames de sangue (dosagem de PSA), toque retal e confirmar seu diagnóstico por biópsia, quando indicado”, conclui.  

Desembargador Agostino Silvério participa do Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais na Bahia

Desembargador Agostino Silvério participa do Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais na Bahia

encogebahia 1O Corregedor Geral do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Agostino Silvério, participou da 76ª edição do Encontro do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil. O encontro teve como tema central “A Corregedoria, o Magistrado e a Sociedade no século XXI” e foi promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador.
encogebahia 5Nesta edição foram tratadas questões como a inteligência artificial e o Direito, a desburocratização do Estado a partir das ações dos cartórios extrajudiciais, Justiça Restaurativa e adoção tardia.  O encontro reuniu os corregedores gerais de todos os estados brasileiros.
Participaram da solenidade de abertura os Desembargadores Maria do Socorro Barreto Santiago, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; Oswaldo de Almeida Bonfim, Corregedor Geral de Justiça da Bahia; Cynthia Maria Pina Rezende, Corregedora das Comarcas do Interior da Bahia e Manoel de Queiroz Pereira Calças, Corregedor Geral de Justiça de São Paulo.
encogebahia 11A palestra de abertura foi conduzida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Corregedor Nacional de Justiça, João Otávio de Noronha, que em sua explanação foi enfático ao falar sobre a acessibilidade dos juízes aos advogados e acentuou o importante papel da Corregedoria no que se refere à orientação e fiscalização dos magistrados de primeiro grau, assegurando, desta forma, o compromisso de efetividade da Justiça.
O ENCOGE é realizado com o objetivo de debater ideias e projetos inovadores que se apresentem como soluções diante do atual cenário político social pelo qual o país está passando, a fim de contribuir para o aprimoramento e eficácia da prestação jurisdicional e ampliar as perspectivas do Judiciário nacional.
encogebahia 2O Encontro que teve sua abertura na quarta-feira (25) contou com as palestras de renomados juristas como o Juiz Pablo Stolze, Juiz Sami Storch, Juíza Raquel Pereira Crispino, entre outros grandes nomes da Justiça brasileira. O 76º ENCOGE encerrou na sexta (27) com uma palestra da Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministra Cármen Lúcia.

sábado, 28 de outubro de 2017

Projeto Caminho Empreendedor

“Quero ter o meu próprio negócio”, diz participante do projeto Caminho Empreendedor


 Rosane Barbosa foi uma das 39 participantes do projeto Caminho Empreendedor realizado nesta sexta-feira, 27, no município de Itaubal.  A ação é realizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Cooperativismo e Economia Solidária (Fecesap) que está percorrendo todo o Amapá levando informação e capacitação para quem deseja empreender ou já empreende. 

Vontade de ter um negócio a participante tinha e com o desemprego, surgiu também a necessidade de ter uma renda para sustentar a família. Mãe solteira e com três filhos, é a única responsável pelo sustento da casa. Após participar do evento, Rosane decidiu abrir um restaurante e estabeleceu a meta de realizar o projeto até junho de 2018. 

 “Vim buscar conhecimento para fazer o meu negócio dar certo. Tenho um projeto, mas não sabia como iniciar um empreendimento. Agora eu sei qual caminho seguir”, disse a participante. 

Para a deputada estadual Marilia Góes (PDT) que preside a Fecesap, o Caminho Empreendedor consegue despertar nas mulheres a vontade de empreender. “Todos nós temos características empreendedoras e o projeto foca nisso. Em mostrar para essas mulheres que elas são capazes de ter o seu próprio negócio e de crescer cada vez mais”, explicou.

O Caminho Empreendedor segue percorrendo os municípios com oficinas, palestras e aplicação de metodologias que incentivam e orientam as participantes de como devem proceder para iniciar um empreendimento e onde podem buscar financiamento para ampliar um negócio já existente. A ação também visa incentivar a economia solidária por meio do trabalho conjunto das empreendedoras.

Fecesap 

A Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária (Fecesap), instalada pela Resolução nº 0018, objetiva atuar no fomento da economia e fortalecimento de projetos desses segmentos. A Fecesap é presidida pela deputada estadual Marilia Góes (PDT) e constituída pelas deputadas estaduais Aparecida Salomão (PSD), Edna Auzier (PSD), Janete Tavares (PSC) e o deputado Max da AABB (SDD).



CAPA EDIÇÃO 580


Editorial



Parceria Estado e Município quem ganha é a população


Sempre foi enfatizado a importância da parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais, porém o difícil é concretizar essas ações. Com essas parcerias quem ganha é a população que tanto precisa dessas melhorias. Os municípios precisam de mais obras.
Sabemos que o Governo tem feito muito, mas e preciso muito mais. A queda na arrecadação causa efeitos nefastos e impõe adoção de medidas amargas pelos gestores municipais. Todos os municípios do Estado estão com dificuldades para honrar suas despesas no segundo semestre, conforme projeção da  Associação dos Municípios de Estado do Amapá.

A precária situação que grande parte dos 16 municípios amapaenses enfrenta para se sustentar merece atenção. Muitos não dispõem de estrutura administrativa nem corpo técnico para tributar seus cidadãos (via ISS, IPTU e taxas locais) e arrecadar o mínimo necessário para manter seus aparelhos executivo e legislativo, bem como seus investimentos em infraestrutura e programas sociais.
De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, metade deles não conta com um Plano Diretor (obrigatório a municípios com população acima de 20 mil habitantes), o que leva a distorções e desdobramentos socioeconômicos imponderáveis.
Decorre daí a incapacidade de criar políticas voltadas ao desenvolvimento e à expansão urbana. Tal contexto também inviabiliza o planejamento e a execução de políticas públicas e amplia e agrava os desequilíbrios nas finanças locais. Tudo isso leva à crescente dependência municipal das transferências governamentais, estaduais e federais, asseguradas constitucionalmente pelos fundos de participação.
Essa dependência, uma anomalia estrutural,  acentua as baixas capacidades técnica e financeira dos municípios de atenderem com eficiência e qualidade às demandas e carências da população.
Esse quadro real deveria sensibilizar políticos e governantes para a urgência de pôr em prática as reformas necessárias ao País, até aqui apenas mantidas no discurso.
Porém, no Amapá, o governo de Waldez Góes, não somente cumpre as obrigações constitucionais nos repasses financeiros, mas como se aproximou dos gestores municipais e sem ver a quem, passou a firmar parcerias entre esses entes e o governo estadual. Fez sua equipe nos primeiros anos de seu terceiro mandato mapear as necessidades e capacidades produtivas de cada unidade municipal amapaense e junto com os moradores e autoridades locais, montou uma estratégia política-financeira e passou a visitar cada município, levando na bagagem recursos que ajudarão a melhorar as estruturas físicas e proporcionar serviços de qualidade aos munícipes.
Waldez Góes passou assinar convênios e repassar recursos para coleta de lixo, obras de infraestrutura urbana, compra de maquinário pesado para melhoria de estradas rurais e para agricultura, material e espaço para a prática de esporte e equipamentos. Esses são alguns dos investimentos que 16 municípios farão com os recurso repassados pelo Governo do Estado.
O governador destacou que o apoio aos municípios é uma diretriz de governo e lembrou que a cada semana reúne-se com grupos de prefeitos para liberar novos recursos. Essa consolidação e estreitamento da boa relação do Governo do Estado e as prefeituras e importante pois é nas cidades que as pessoas vivem e é onde  precisa investir para garantir o bem-estar social a todas as famílias amapaenses.

O caráter municipalista do governo, é pelas visitas regulares às cidades pelo governador pessoalmente. Waldez Góes é o primeiro governador a percorrer todos os municípios do Amapá em um único mandato. Isso é bom para poder administrar melhor, pois a melhor forma de conhecer a realidade de um município é ir ao local. Cada cidade tem uma demanda diferente e, por isso, o governo vem personalizando as ações de acordo com as necessidades de cada uma cidade amapaense.





Artigo do Velleda Coluna CISMANDO

TEXTO REVISADO – Ok




Ditados Meritórios

Este espaço Cismando, do Tribuna Amapaense, visa ser útil, de várias maneiras, acima de tudo, de fazer circular informações importantes para o autoentendimento do ser. Dica como a seguir, ditada por Hammed, que é sempre providencial.
"...Por que essa porta tão estreita, que é dada ao menor número transpor, se a sorte da alma está fixada para sempre depois da morte? É assim que, com a unicidade da existência, se está incessantemente em contradição consigo mesmo e com a justiça de Deus. Com a anterioridade da alma e a pluralidade dos mundos, o horizonte se amplia..." (Cap. XVIII, item 5)
Também os caminhos inadequados que tomamos ao longo da vida são parte essencial de nossa educação. A cada tropeço é preciso aprender, levantar novamente e retornar à marcha.
Tudo o que sabemos hoje aprendemos com os acertos e erros do passado, e cada vez que desistimos de alguma coisa por medo de errar estamos nos privando da possibilidade de evoluir e viver.
A estrada por onde transitamos hoje é vossa via de crescimento espiritual e nos levará a entender melhor a vida, no contato com as múltiplas situações que contribuirão com o nosso potencial de progresso.
Devemos, no entanto, indagar de nós mesmos: "Será este realmente meu melhor caminho?" "Porventura é correta a senda por onde transito?". É justa a observação e têm propósito nossas dúvidas; por isso, raciocinemos juntos:
• Se Deus, perfeição suprema, nos criou com a probabilidade do engano, modelando-nos de tal forma que pudéssemos encontrar um dia a perfeição, é porque contava com os nossos encontros e desencontros na jornada existencial.
• Se nos gerou falíveis, não poderá exigir-nos comportamentos sempre irrepreensíveis, pois conhece nossas potencialidades e limites.
Se criaturas como nós aceitamos as falhas dos outros, por que o Criador em sua infinita compreensão não nos aceitaria como somos?
* Pessoas não condenam seus bebês por eles não saber comer, falar e andar corretamente; por que espíritos ainda imaturos pagariam por atos e pensamentos que ainda não aprenderam a usar convenientemente, pela sua própria falta de madureza espiritual?
O que pensar da Bondade Divina, que permite que almas escolham seu roteiro, de acordo com o livre-arbítrio depois cobrasse aquilo que elas ainda não adquiriram?
A Divindade é "Puro Amor" e sabe muito bem de nossos mananciais espirituais, mentais, psicológicos e físicos, ou seja, de nossa idade evolutiva, pois habita em nosso interior e sempre suaviza nossos caminhos.
Na justa sucessão de espaço e tempo, condizente com nosso grau de visão espiritual, recebemos, por meio do fluxo divino, a onipresença, a onisciência e a onipotência do Criador em forma de "senso de rumo certo", para trilharmos rotas necessárias à ampliação de nossos sentimentos e conhecimentos.
Diz a máxima: "Não se colhem figos dos espinheiros"; ora, como impor metas sem levar em conta a capacidade de escolha e de discernimento dos indivíduos?
Efetivamente, nosso caminho é o melhor que podíamos escolher, porque em verdade optamos por ele, na época, segundo nosso nível de compreensão e de adiantamento. Se, porém, achamos hoje que ele não é o mais adequado, não nos culpemos; simplesmente mudemos de direção, selecionando novas veredas.
A trilha que denominamos "errada" é aquela que nos possibilitou aprendizagem e o sentido do nosso "melhor", pois sem o erro provavelmente não aprenderíamos com segurança a lição.
Nós mesmos é que nos colocamos a prova; a cada passo experimentamos situações e pessoas, e delas retiramos vantagens e ampliamos nosso modo de ver e sentir, a fim de crescermos naturalmente, desenvolvendo nossa consciência. 
Ninguém nos condena, nós é que cremos no castigo e por isso nos autopunimos, provocando padecimento com nossos gestos mentais.
Aceitemos sem condenação todas as sendas que percorremos. Todas são válidas se lhes aproveitarmos os elementos educativos, porque, assim somadas, nos darão sabedoria para outras caminhadas mais felizes.
Mesmo aquelas trilhas que anotamos como caminhos do mal, não são excursões negativas de perdição perante a vida, mas somente equivocadas opções do nosso livre-arbítrio, que não deixam de ser reeducativas e compensatórias a longo prazo.
E fique esperto, pois cada um percorre a estrada certa no momento exato, de conformidade com seu estado de evolução.

E sabe porque tudo está certo? – Porque todos estamos nas mãos de Deus.

Nas garras do felino

TEXTO REVISADO – Ok



Socorro
Governador Waldez Góes definitivamente demonstra que é um estadista. Não se tem feito de rogado. Está dialogando com todo mundo, principalmente prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias. O homem que vê o maior bem e para o Estado ficar bem, os municípios precisam ficar bem.

Nem Thum
A apresentadora da Globo News, do Programa Studio I, Maria Beltrão, não deu a menor bola para o encontro dos governadores que acontece no Acre. Após a intervenção do repórter que falou que a segurança era o tema central do encontro, ela agradeceu o repórter e chamou uma matéria secundária de São Paulo. Ou seja, Amazônia só é pauta se o assunto for meio ambiente. O homem da Amazônia é traço.

Bola fora
Se não bastasse a crise que tirou o emprego de muitos pais de família, agora fiscais do município estão apertando o cerco contra os ambulantes que vendem seus produtos de hortifrúti na orla. Deixem os caras trabalharem. Orientem, não punam. Os Pais precisam sustentar suas famílias, Clécio Luís, que tanto defendia os empreendedores informais. Esses não são não?

Chegou bem na hora
Em 2018 pedestres e ciclistas também estarão passiveis de multa se descumprir a faixa de pedestre e estiveram jogando bola no meio da rua, atrapalhando o trânsito. Tá certo! É muita gente folgada. Oxi!

Poderoso
O prefeito de Macapá não sofre o menor abalo “sísmico” jurídico por extrapolar o limite prudencial da LRF com pagamento de pessoal. Em 2016 extrapolou em 19% e esse ano 3%. O Clécio pode!

Lobato
Meu amigo Carlos Lobato tem andado muito ‘pras’ bandas da Zona Norte. O motivo: está prestes a reinaugurar a Rádio Comunitária Novo Tempo. Tudo zero e de sede totalmente reformada. Segundo ele está preparando seu Bunker de comunicação e disse que não vai alisar ninguém.   

O Deus Dará

Essa é a situação dos ribeirinhos paraenses e amapaenses. Entregues a própria sorte. Os “Ratos d’água” deitam e rolam, roubando, furtando e até matando esses trabalhadores. Os governos paraense e amapaense precisam unir força e tirar esses facínoras de circulação. Já!

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...