sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Assembleia Legislativa do Amapá

Contrato com construtora garante reforma geral do prédio da Assembleia Legislativa do Amapá



Pela primeira vez, após 27 anos de sua inauguração, o prédio onde hoje funciona o plenário, os gabinetes de deputados e da presidência da Assembleia Legislativa do Estado passará por uma completa reforma estrutural, que atingirá piso, teto, forro, climatização, instalações elétrica e hidrográfica e rede lógica de seus três pavimentos. O contrato para o início imediato das obras foi assinado na manhã desta sexta-feira (29), pelo presidente do Parlamento, deputado Kaká Barbosa (Avante) e por Rodrigo Moreira, representante da Santa Rita Engenharia Ltda., empresa vencedora da licitação.

Com prazo de 9 meses para ser concluída, a obra custará aos cofres públicos o valor de R$ 3,7 milhões, provenientes de recursos próprios do Poder Legislativo. “É um avanço desta gestão. Tanto nossa quanto dos outros vinte e três deputados, incluindo a Mesa Diretora. Fizemos um ajuste em nossas contas, desde o ano passado, com redução da folha de pagamento, adequação de nossas despesas à Lei de Responsabilidade Fiscal e, dessa forma, podemos alocar recursos necessários para fazer essa reforma, com o dinheiro já empenhado. Também iremos licitar a obra de conclusão do anexo, com cinco pavimentos, tudo com recursos próprios e garantidos”, anunciou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa.

O parlamentar agradeceu a Deus, aos gestores do Parlamento e a todos que contribuíram para a readequação financeira da Alap. “Graças a Deus, em primeiro lugar, e ao nosso grupo de gestão, integrado pelo doutor César, doutor Eugênio e doutor Sidônio, e a todos os servidores do Poder Legislativo, que contribuíram para que pudéssemos ajustar a Assembleia, a fim de juntarmos o dinheiro e, dessa forma, promover esta reforma que nos proporcionará um prédio adequado ao nosso trabalho, uma vez que esse é um dos mais antigos do Estado e que, inclusive, sofreu um acidente, ontem, inundando todos os pavimentos, mas que já está em recuperação, dentro desse contrato”, enfatizou o presidente, referindo-se ao acidente de quinta-feira (29), que rompeu um tubo de descida de água da cisterna, alagando os três pavimentos do prédio.

MIDIA GEA


RETROSPECTIVA: Confira o que foi destaque no esporte em 2017




Por Victor Fernandes


Entre aposentadorias, quebra de recordes e taças levantadas, o ano de 2017 rendeu diversas emoções aos torcedores. Por isso, separamos alguns dos principais acontecimentos que agitaram o mundo do esporte.


Fim de uma Era


Em janeiro, chegou o fim de uma era. Bernardo Rezende, mais conhecido como Bernardinho, saiu do comando da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. O ex-comandante ficou no comando da equipe nacional por 16 anos, contabilizando inúmeros títulos, com destaque para as duas medalhas de ouro nos jogos Olímpicos de 2004 e 2016. O atual comandante da seleção é Renan Dal Zotto, ex-atleta da seleção e vice-campeão olímpico de 1984, em Los Angeles.

De virada é mais gostoso!
Fevereiro foi um mês de destaque para o esporte norte-americano. A Liga Nacional de Futebol (NFL) realizou a final do campeonato no dia seis daquele mês. As equipes do New England Patriots e do Atlanta Falcons fizeram um jogo cheio de reviravoltas. O time comandado pelo quarterback Tom Brady se sagrou campeão, após virar um jogo com 28 pontos de desvantagem. Essa foi a maior virada já registrada em uma final deste campeonato. Tom Brady se tornou o quarterback com mais títulos da liga: cinco no total.
Passaporte carimbado
A seleção brasileira de futebol não estava em grande fase. Com muita desconfiança, o torcedor sequer pensava em uma classificação para a copa da Rússia em 2018. Com a demissão de Dunga e a chegada de Tite no comando da equipe, o time voltou a encantar e encher os olhos do torcedor. Invicto nas eliminatórias, o Brasil foi a primeira seleção a se classificar em campo para o mundial, após uma vitória por 3x0 contra o Paraguai, no dia 28 de março.
55 anos de tabu
A Liga Nacional de Basquete Americano (NBA) também entra nesta retrospectiva. Em abril, um recorde de 55 anos foi quebrado por Russel Westbrook. O armador da equipe do Oklahma City Thunder chegou à marca de 42 triplos-duplos na temporada, isto é, chegar a mais de 10 pontos em três fundamentos do jogo, como por exemplo, pontos, assistências e rebotes. O feito foi realizado na vitória contra o Denver Nuggets, em nove de abril. O recorde era, até então, de Oscar Robertson, na temporada 1961/1962.


Reis do Nordeste

Em maio deste ano, a Copa do Nordeste, apelidada de "Lampions League", teve a definição do campeão regional. Em uma final emocionante entre Bahia x Sport, na Arena Fonte Nova, o Tricolor Baiano venceu pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante Edgar Junio. Após 15 anos apenas com títulos estaduais, o Bahia conseguiu coroar a campanha sem sofrer nenhum gol diante de seu torcedor.

Doze vezes Real

Se em maio tivermos o campeão da Lampions League, em junho tivemos o vencedor da Champions League, torneio mais importante do futebol europeu. O Real Madrid se sagrou campeão pela décima segunda vez. O jogo foi realizado em Cardiff, no País de Gales, no dia dois de junho. O adversário do clube espanhol foi a Juventus, da Itália. O jogo acabou 4x1 para os merengues, com dois gols de Cristiano Ronaldo, um de Casemiro e um de Asensio. O atacante Mandzukic descontou para a Velha Senhora.

Lá vêm eles de novo!

A Alemanha, atual campeã mundial de futebol, acabou ganhando mais um título para a prateleira. Em julho deste ano, a equipe bateu o Chile por 1x0 e conquistou a Copa das Confederações, disputada na Rússia. A equipe levantou a taça pela primeira vez na história. O time estava recheado de caras novas e sem os principais nomes que fizeram história com a camisa alemã, caso de Klose, Podolski e Lahm.




O menino de 222 milhões de euros


A maior transferência já feita no futebol mundial foi concretizada no mês de agosto. O atacante brasileiro Neymar, que até então era jogador do Barcelona, foi comprado pelo PSG por 222 milhões de euros. No dia quatro, ele foi apresentado no Parque dos Príncipes, sua nova casa, antes da estreia no campeonato francês. Neymar é atualmente o jogador mais caro do mundo.

A luta de 1 bilhão de dólares
Outro evento esportivo que movimentou o cenário esportivo foi a luta de boxe entre o pugilista Floyd Mayweather e o lutador de MMA, Conor Mc Gregor. O duelo movimentou cerca de um bilhão de dólares, recorde absoluto nos esportes de combate. A vitória foi do americano Mayweather, por nocaute técnico, que recebeu a quantia de 300 milhões de dólares pela luta. O pugilista encerrou a carreira invicto após 21 anos.
Cruzeiro pentacampeão da Copa do Brasil
O calendário do futebol brasileiro começou a entrar na reta final em setembro. Mês que ficou marcado pela Copa do Brasil, vencida pelo Cruzeiro. Este foi o quinto título do clube mineiro, que se igualou ao Grêmio como maior vencedor da competição. A decisão realizada entre Cruzeiro e Flamengo foi equilibrada. O primeiro duelo terminou no Maracanã terminou 1x1. Duas semanas depois, as equipes voltaram a empatar dessa vez por 0x0, no Mineirão. Nos pênaltis, a Raposa levantou o caneco após vencer o Urubu por 5x3.

Nuzman preso
Nem só de coisas boas viveu o esporte em 2017. Em outubro, Carlos Alberto Nuzman, até então presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi preso. Segundo as investigações, o dirigente é suspeito de comprar votos de representantes do Comitê Olímpico Internacional, para que os jogos de 2016 fossem realizados no Rio de Janeiro. Atualmente ele está solto e proibido de deixar o país.
Palmeiras não tem Mundial
Outubro ficou marcado por um reconhecimento que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou no dia 27. Os vencedores dos antigos Mundiais Interclubes, disputados entre 1960 e 2004, foram reconhecidos pela entidade. Com isso, Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo tiveram os títulos computados. A decisão gerou polêmicas, pois, o Palmeiras que ganhou um torneio de nível mundial em 1951, não teve sua conquista reconhecida.
Grêmio e Corinthians fecham ano campeões
Os campeões da Libertadores e do Campeonato Brasileiro foram conhecidos no mês de novembro. No dia 16, o Corinthians que vinha fazendo uma campanha impecável no primeiro turno, passou por dificuldades na reta final da competição, mas se sagrou heptacampeão após vencer o Fluminense por 3x1. Já no fim do mês, no dia 29, o Grêmio conquistou a América pela terceira vez na história. Em um jogo perfeito da equipe gaúcha, o Tricolor venceu o Lanús nos jogos de ida e de volta. Destaque para Luan, atacante do time brasileiro e eleito o melhor da competição.
Caminho do Hexa
E por último, mas não menos importante, em dezembro foi divulgado o caminho do Brasil para tentar conquistar a Copa do Mundo, na Rússia. Em sorteio realizado em Moscou, a seleção canarinho caiu no grupo E, juntamente com Costa Rica, Sérvia e Suíça. A estréia será no dia 17 de junho contra os suíços em Rostov. Depois o Brasil segue para São Petersburgo, onde enfrenta a Costa Rica no dia 22. A seleção encerra participação na fase de grupos contra a Sérvia, em Moscou, no dia 27.

Se 2017 foi um ano movimentado, que 2018 seja ainda mais emocionante para aqueles que amam esporte, seja ele qual for!

(Fonte: © Agência do Rádio Brasileiro LTDA)


Artigo do Velleda Coluna CISMANDO


Ano Novo, Vida Nova!




Eis que um novo ano se inicia, como uma leve brisa perfumada nos convidando para uma nova vida, uma metamorfose, uma leve ou grande transformação interior ou exterior. O novo ano nos convida para nos tornarmos borboletas, saindo do casulo, deixando a lagarta que há em nós para trás. É tempo de voar alto, rever o que deixamos para trás, o que fizemos neste ano que passou, o que valeu, o que nos ensinou, o que aconteceu de bom ou ruim, pesar os prós e os contras, o que temos de melhor e aprender o que os outros tem a nos ensinar. Como diz o ditado, ano novo, vida nova. Quero uma vida nova pra mim, quero mudar e mudar para melhor. Se no ano que passou erramos em algumas coisas, não significa que devamos errar de novo. Deus nos deu um cérebro para pensar, refletir, analisar sobre nossas atitudes. Dizer ‘não vou mudar, pois a vida toda fui assim’ é burrice. O que é bom continua, se aprimora. O que é ruim se transforma, mesmo que nos faça sofrer por um certo tempo.
Você já parou pra pensar nas suas atitudes, refletiu se o que você gosta realmente é o melhor pra você?
Analise da seguinte forma: às vezes queremos comer uma certa comida que gostamos, mas nos faz mal. Porque tentar comê-la, então? Só para passar mal depois. O certo não seria descobrir porque ela nos faz mal e nos curar..., ou queremos uma roupa que, mesmo ficando esquisita em nós, teimamos em comprar. Para que comprá-la?
É assim a vida. Devemos fazer trocas, mudanças, transformações. A pequena lagarta passa um bom tempo rastejando até que um dia se transforma em uma linda borboleta, que voa livremente entre as flores perfumadas. Quem sabe não é tempo de nos transformarmos em borboletas e voarmos livremente, sem peso e culpa?
Está na hora de deixar a pacata lagarta para trás, parar de rastejar sobre nossas falhas. É tempo de transformação. Primeiro temos que começar a transformar nosso pensamento em relação a nós mesmos, depois, junto de nossa família e, em seguida com os amigos.
Talvez esteja na hora de entrarmos em um casulo para poder refletir. Vamos dar um colorido à nossa vida, brilhar, ser feliz, deixar nossa alegria interior refletir aos outros, abrir o bauzinho de nossa vida e jogar o que não presta fora. No começo vai ser um pouquinho difícil, nos desfazermos de atitudes e ações que estão conosco há um bom tempo, mas depois veremos quanto espaço há dentro de nós para coisas novas e belas. Como bem diz a música... – ‘Este ano quero paz no meu coração’, quero ver você também ter paz no seu coração e na sua vida.
E você, o que quer, ser lagarta ou borboleta?

Que 2018 inicie como um doce momento cheio de significado para as nossas vidas. Tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. Oportunidade para deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações, num gesto sublime e humilde de reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos, a partir de agora, outras trezentas e sessenta e tantas novas oportunidades de dizer à vida que de fato queremos ser plenamente felizes.
Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Aproveite o novo ano para realizar todos os seus sonhos! 

NAS GARRAS DO FELINO


Escroto
O prefeito Clécio Mudinho da Silva não conversou com os empreendedores informais que fizeram por mais de dez dias piquete em frente à PMM. O poderoso SETAP, alegando transtorno para o cumprimento das linhas de ônibus, foi à justiça e a justiça determinou a retirada do povaréu da FAB. Engraçado... O SETAP pede e a justiça concede. E o trabalhador?

O abusado
Davi Alcolumbre, aliado de Temer, traz a tiracolo duas autoridades federais da Educação, seus correligionários democratas e sem respeito a liturgia do cargo, comete a maior gafe da história esquece que o governador do Amapá é Waldez Góes e a titular da Educação é Goreth Sousa e não os convida para o encontro.


Brasil das contradições
Uma reportagem do SBT mostrou a farra que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro faz com recursos públicos. Gastam R$ 300 milhões só com comida. Restaurante prive e “otras cositas más”. Porra, o carioca tá ferrado mesmo.
Mentiras frescas
Como Batman e Robin, a dupla psolista continua com a sanha de mentir na gestão municipal. Desta feita, “um dos políticos mais influentes do Brasil”, kkkkkkkk, Randolfe Rodrigues, diz que vai liberar recursos do Ministério das Cidades na ordem de R$ 122 milhões. Menos, mentira fresca. É empréstimo e a conta vai pro bolso do contribuinte. Detalhe: mais uma vez o lastro é os parcos recursos do FPM.
Clássico
O Senado renova 2/3 de suas cadeiras. Ou seja, cada Estado deverá eleger dois senadores dos três representantes. Aqui, seguro no Senado só o Davi que quer a cadeira de governador. Já Randolfe e Capi vão às urnas. O problema que a disputa vai ser páreo duro. Roberto Góes quer uma cadeira e Adiomar Veronese quer a outra. Pelo visto nessa disputa vai sair até faísca. Não esqueça, você vota em dois.
Noivo
Empresário Jaime Nunez, assumiu a presidência da ACIA e já decidiu a cadeira que vai disputar no ano que vem. Senado. Agora resta escolher o partido. Convite (noiva) é que não falta. Nome forte nessa bagaça.

Cidade suja
Constato, com tristeza, que nosso povo não tem civilidade e urbanidade. Macapá é uma cidade tomada de lixo. Não obstante a inoperância municipal no recolhimento lixa a turma contribui criando lixeiras viciadas em toda a cidade. Aff... Quando vamos ter campanha permanente de educação ambiental?

Nem tchum
Em que pese o Ministro das Minas e Energia ser do Partido do Senador Capiberibe ele segue em silêncio com relação ao ‘Luz Para Todos’.


Juiz Federal

O meritíssimo João Bosco, deu um prazo de três meses para que a expansão do projeto federal Luz para todos volte a ser executado. Se virem!!!


ASSEMBLEIA LEIGISLATIVA DO ESTADO DO AMAPÁ

CJR e COF realizam última sessão conjunta de 2017




 Da Editoria

Na última sessão conjunta do ano, realizada na segunda-feira (18), a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CJR) e a Comissão de Orçamento e Finanças (COF), da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deliberaram sobre sete Projetos de Lei e um Projeto de Resolução.
Três PL’s foram retirados de pauta e os demais foram aprovados.
Os projetos aprovados, de iniciativa do Poder Executivo, foram: PL 005/17, que altera a Lei nº 1.715, de 07 de dezembro de 2012, e autoriza a União a licitar as ações da Companhia de Eletricidade do Amapá, e o PL 006/17, que altera a Constituição do Estado do Amapá, a fim de compatibilizá-la com a Constituição Federal no que diz respeito à Emenda Constitucional nº 80/14. Além destes, o PL 007/17, que denomina de “Lourival Duarte Brandão” a Unidade de Nefrologia de Santana.
Também foi aprovado o Projeto de Lei 0244/17, de autoria do deputado Pedro DaLua (PSC), que altera o Art. 4º e acrescenta o parágrafo único na Lei nº 0431 de 15 de setembro de 1998, determinando que “qualquer empreendimento de transporte multimodal ou industrial a ser exercido na APA do Curiaú deverá possuir declaração de utilidade pública e interesse social a ser concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá”. De autoria da deputada Janete Tavares, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 25/17, que altera a Resolução nº 0124/2013 para instituir o título honorifico denominado Medalha “Raimunda Ramos”.
Foram retirados de pauta, por solicitação da autora, os Projetos de Lei 203 e 207/17, ambos da deputada Aparecida Salomão (PSD). O primeiro autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Referência à Pessoa Idosa no Amapá. O segundo autoriza o Poder Executivo a instituir a Política Estadual de Fomento ao Futebol Feminino no âmbito do Estado do Amapá. Também foi retirado de pauta o Projeto de Lei 225/17, de autoria do deputado Pedra DaLua, que cria o Fundo Estadual de Manutenção das Reservas Ambientais (FEMRA) e a Taxa de Exploração de Recursos Ambientais (TERA) em áreas de competências do Estado do Amapá. Os projetos retirados serão analisados com maior profundidade e voltarão às comissões para deliberação.
A sessão conjunta foi conduzida pelo deputado Max da AABB (SD), presidente da COF, e contou com a participação dos membros, deputados Oliveira Santos (PRB) e Aparecida Salomão (COF); Edna Auzier (PSD), Janete Tavares (PSC), respectivamente, presidente e membros da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CJR). Os projetos aprovados na CJR e COF ainda serão submetidos ao plenário da Assembleia Legislativa antes de seguirem à sanção governamental.
O parecer da CJR autoriza GEA a abrir crédito suplementar no valor de R$ 11,6 milhões.
As comissões de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CJR) e de Orçamento e Finanças (COF), da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), sob a presidência do deputado Max da AABB (SD), aprovaram parecer de dois Projetos de Leis do Governo do Estado. Os membros das comissões aprovaram parecer favorável do Projeto de Lei 0056/2017, que autoriza o Governo do Estado a abrir crédito suplementar ao orçamento vigente, no montante de R$ 11.663.345,00.
De acordo com a relatora, deputada Edna Auzier (PSD), esse pedido é em razão de garantir contrapartida do BNDES, com as obras da Unidade de Pronto Atendimento no município de Laranjal do Jari. O segundo parecer aprovado altera a Lei nº 1.908, de 1º de julho de 2015, vinculando a Agência Amapá, autarquia estadual, à Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN).
De acordo com a relatora, deputada Edna Auzier, o projeto visa substituir a vinculação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), do Gabinete do chefe do Poder Executivo para a SEPLAN, com o objetivo de proporcionar ao órgão maior celeridade e poder de decisão, quando necessário, nos limites da lei de criação da instituição, evitando assim empecilhos administrativos por conta da vinculação ao gabinete do chefe do Poder Executivo Estadual.
O autor da matéria justificou que a SEPLAN é o órgão mais adequado para supervisionar a atuação de políticas de desenvolvimento econômico do Estado.


Amapá amplia investimentos em 2017

Amapá amplia investimentos em 2017









Mobilidade Urbana
Aquisição de equipamentos hospitalar







GEA amplia obras estruturais e de saneamento básico em todos os municípios amapaenses, investindo R$ 1.6 bilhão em 4 anos. Concursos Públicos, aparelhamento da segurança pública e da saúde. Retomada do Amapá Jovem, e Educação inovadora foram concretizadas em 2017.

Reinaldo Coelho

Em meio à crise que vem assolando o país o governo do Amapá lançou em setembro de 2015 o Plano de Investimento em Infraestrutura do Estado. O plano é dividido em 11 eixos que somam mais de 200 obras para serem retomadas ou iniciadas no Estado. O investimento é de mais de R$ 1,6 bilhão adquiridos por operações de crédito junto ao BNDES.
O governador Waldez Góes explicou, na ocasião, que o conjunto de obras estão voltadas à mobilidade urbana e em execução em todo o Estado.
As ruas e avenidas de vários bairros das cidades da Região Metropolitana de Macapá estão recebendo os serviços de drenagem, pavimentação, meio-fio e calçadas, e sinalização. Esses serviços estão também sendo executados nos demais municípios, alguns recebendo também obras de Saneamento Básico.
Resultado de imagem para O secretário de Estado do Planejamento, Antônio Teles

O secretário de Estado do Planejamento, Antônio Teles, destacou que as principais obras são do eixo rodoviário que envolve a conclusão da ponte sobre o Rio Matapi e asfaltamento da AP-70. Já concluídas e entregue as comunidades beneficiadas.
“Nosso maior foco é a recuperação da saúde e do atendimento mais digno à população. Mas estamos investindo de forma maciça também no plano rodoviário para restabelecer um novo ciclo na economia. Esse investimento na infraestrutura econômica é fundamental para a rota de exportação dos produtos do Amapá. Também vamos dar destaque para as obras no Oiapoque, que é a porta de entrada para o Brasil”, explicou o secretário da SEPLAN.

Ponte da Integração
 
Ponte sobre o Rio Matapi, interligando a Região Metropolitana de Macapá
A Ponte da Integração Washington Elias dos Santos, no rio Matapi, em Santana, foi inaugurada há um ano (12/12/16). Ela compreende 612 metros e também marcou o fim o uso de balsas para a travessia do canal, até então único meio de chegar através da Rodovia AP-010 ao município de Mazagão, a 32 quilômetros de Macapá.

Segundo Distrito Industrial

A obra atingiu mais de 160 mil pessoas no entorno da região metropolitana de Macapá, Santana e Mazagão. Durante o evento, o governador do Amapá, Waldez Góes declarou que com ponte, possibilitou a criação de um segundo Distrito Industrial, à margem direita do rio Matapi.
Esse distrito está em fase de montagem de seu projeto e já teve uma audiência pública este ano (julho) que debateu sua criação. O projeto, que iniciou em 2016, prevê uma área onde serão implantadas indústrias, que segundo o vice-presidente da Agência Amapá, Joselito Abrantes, causará um impacto positivo para a economia amapaense. Mas para isso, o primeiro passo é a transferência das terras da União para a implantação do polo industrial.
O segundo passo é um estudo ambiental, exigência já determinada pelo Ministério Público Federal, sobre o projeto da Prefeitura de Mazagão, que não consta esse estudo. De acordo com a AFAP, devido o projeto estar em fase inicial, não foi determinada uma área específica onde o distrito poderá ser instalado e por isso, a realização do estudo ainda não é possível.

Saúde

O eixo de saúde tem como meta a construção da Maternidade da Zona Norte, entrega do Hospital da Criança e reforma do Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCAL), obras em andamento, cumprindo adaptações nos projetos originais.
Porém, o governo estadual, investiu maciçamente em reaparelhamentos dos órgãos de saúde. Os equipamentos entregues fazem parte do projeto de reaparelhamento da rede hospitalar, que conta com mais de 70 utensílios, dentre retinoscópio, colposcópio, mesa de exame, ultrassom, autoclaves, torres de videolaparoscopia, que irão auxiliar as cirurgias nas áreas de neurologia, ortopedia e urologia, e outros itens que ampliam e melhoram a assistência especializada.


O material faz parte de um investimento do Governo do Amapá, por meio de articulação para a destinação de emendas parlamentares especificas para a aquisição de equipamentos que reforçam o atendimento de urgência e emergência, de diagnóstico de imagem e suporte na terapia intensiva.

Marcação de consultas
 Resultado de imagem para marcação de consulta em macapá
A marcação de consulta para as especialidades oferecidas pelo governo do Estado começou a mudar e a ficar mais ágil. O serviço começou a ser executado no início deste mês (dezembro), foram disponibilizadas, pela primeira vez, via online, 129 vagas para urologia. A iniciativa só foi possível graças à implantação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que além da facilidade na marcação de consultas, reduzirá filas e proporcionará melhor acessibilidade ao usuário, principalmente aos que residem em municípios distantes da capital.
Além de Macapá, os municípios de Tartarugalzinho e Amapá também colocaram em funcionamento o SISREG. O sistema é completamente informatizado. Antes, o agendamento só era feito de forma presencial, agora, o paciente faz o agendamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do respectivo município desde que esteja com o encaminhamento médico e documentos obrigatórios, como o cartão do SUS. Da UBS, o paciente sairá com a data, hora e médico já agendados, se deslocando para a capital apenas para fazer o procedimento.
A meta é ampliar o sistema para todos os municípios, que ficarão responsáveis por fornecer o espaço e o computador conectado à internet e o operador para que o usuário possa agendar as consultas.

Obras da Saúde em andamento

Imagem relacionada
Maternidade da Zona Norte de Macapá
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Zona Sul de Macapá e do município de Laranjal do Jari, já estão com sua estrutura físicas concluídas, estão na fase de escolha de recursos humanos e aparelhamentos. A inauguração depende da definição sobre a administração do local, que será compartilhado entre Estado com participação de Organizações Sociais em Saúde (OSS).
A medida é econômica, segundo o governo, que lançou edital para seleção. A proposta é uma iniciativa de colocar em prática um novo modelo de gestão da saúde que, para o governo, deverá ser mais eficiente do que o atual, aplicado nas demais unidades de atendimento.

Maternidade da Zona Norte

Com vários prazos de entrega, e com as obras ultrapassando R$ 12 milhões, a maternidade após ser inaugurada será a segunda da rede pública do Amapá. Pensada inicialmente para atendimento de parto normal, a obra começou em 2013 para ser concluída no ano seguinte.
A ampliação para contemplar todo tipo de parto adiou o término das obras. Segundo o governo, a maternidade será equipada com 20 leitos em 5 ambientes, pré-parto, parto e pós-parto, todos com banheiros, além de consultórios e centro obstétrico, para atendimento às mulheres.
Além delas, estão no planejamento para o fim do ano a Maternidade da Zona Norte da capital e a ampliação do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).

Unidade de Nefrologia de Santana

Iniciada em 2011 e que passou por seis paralisações, até ser retomada definitivamente. Em junho deste ano finalmente a Nefrologia, denominada de Clínica da Vida “Lourival Duarte Brandão” foi entregue a população. A unidade passa a atender mais de 80 pacientes renais crônicos que precisam de tratamento de hemodiálise.
A unidade está equipada com 14 máquinas modernas para o tratamento do público beneficiado. Além disso, a clínica é composta de ambientes para triagem, consultas diárias, além de outros espaços. A clínica de nefrologia atenderá o município de Santana e também de Mazagão.

Macapaba II

A II etapa do Macapaba já foi entregue em agosto de 2017, com a presença do Ministro das Cidades, Bruno Araújo. Essa segunda fase receberá 1.689 famílias. Dos mais de 1,5 mil apartamentos, 400 foram reservados para famílias vítimas do incêndio no Bairro Perpetuo Socorro, zona leste de Macapá, ocorrido em 2013. Para esses beneficiários, as moradias foram doadas.
Além das escolas, Waldez comunicou a construção de uma unidade de saúde, um quartel do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de um Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) dentro do conjunto.

Investimento nos municípios

O maior investimento do plano foi no eixo de Saneamento Básico. Nesse setor, o investimento chegou a R$ 295 milhões. 8 municípios foram beneficiados, dentre eles, Laranjal do Jari, Oiapoque e Santana. O objetivo foi executar pavimentação, implantação de sistema de água e esgoto, além de fomentar a utilização e conservação de espaços públicos.
“Nós estamos abrindo uma frente de reação à crise local. Fizemos operações de crédito com o BNDES para executar obras que beneficiarão diretamente a vida dos amapaenses. Só aqui em Macapá estaremos executando mais de 53 quilômetros de vias, e os eixos chegarão a todos os 16 municípios do Estado no prazo máximo de dois anos”, enfatizou o governador Waldez Góes.

Rodovias

O segundo maior investimento é o eixo rodoviário que chega a um investimento de R$ 310 milhões e compreende drenagem, terraplanagem e asfaltamento das rodovias estaduais nos municípios de Mazagão, Pracuúba, Itaubal, Amapá, Cutias, além de Santo Antônio da Pedreira, São Joaquim do Pacuí e Base Aérea.   

“Era comum a inadimplência do Estado com as empresas que prestavam esse serviço, mas eu posso garantir que todas as obras que  começamos nos terminaremos. Teremos recursos ainda dos parlamentares e do tesouro do Estado para trazer um desenvolvimento nunca visto no Amapá”, destacou o governador.

AGROPECUÁRIA AMAPAENSE




AGROPECUÁRIA AMAPAENSE


O Setor Terciário do Estado alcançou crescimento recorde em 2017
 
A produção agrícola no Amapá, de acordo com o IBGE, deve aumentar 26,6% em 2017, é a uma previsão que vem se concretizando na produção da soja, milho e arroz que lideraram o setor da produção, que deve alcançar 54,4 mil toneladas neste ano.


Reinaldo Coelho

A área colhida também teve elevação, segundo o IBGE, que apontou um crescimento para 23.274 hectares. Desse total, 18,9 mil são destinados apenas para plantio e colheita de soja.
O produto movimentou mais de R$ 60 milhões na economia do Estado em 2017, de acordo com a Associação de Produtores de Soja do Amapá (APROSOJA).
A produção agrícola do Amapá é a segunda menor da Região Norte e a quinta menor do Brasil, mas está acima de estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo. A previsão de aumento local está abaixo da nacional, que ficou em 30,1%, com colheita total de 240,3 milhões de toneladas.


A estimativa de crescimento da economia amapaense em 2017 é de 1,2%, ficando o Amapá entre os 20 Estados que devem terminar este ano com recuperação econômica, sendo o 5º maior indicador do Norte e Nordeste, ficando atrás de Maranhão (3,1%), Tocantins (1,9%), Piauí (1,7%) e Rondônia (1,4%). A média nacional, segundo o estudo, ficou em 0,5%.
2017 foi um ano de superação para o Amapá e para o Brasil, pois foi quando a economia brasileira começou a reagir proporcionado um pequeno e lento crescimento econômico. O Estado do Amapá está entre os oito Estados que mesmo com crise fizeram um planejamento e adequaram a economia a realidade brasileira, aproveitando o folego dado pela queda da inflação.


Aqui, o governo de Waldez Góes, que tem na bagagem uma experiência salutar de dois mandatos cumpridos, e neste terceiro montou uma logística a partir de sua posse em 2015, baseada em planejamento e organização do Estado, diminuindo os investimentos, desacelerando a execução das obras, priorizando o pagamento de servidores e fornecedores, viabilizando decretar calamidade, o que não aconteceu.
Com essa organização administrativa e econômica o Amapá não teve o pagamento dos servidores atrasados e vem pagando anualmente em dia o 13º salário, e em 2017 voltou a investir com responsabilidade em todos os 16 municípios amapaenses, trazendo para os gestores municipais e a população uma tranquilidade no crescimento do Estado.
A manutenção de investimentos em obras estruturais com recursos próprios, do repasse constitucional e com recursos de créditos do BNDES, as obras voltaram a deslanchar e o setor privado, deu seu apoio e o resultado relevante do segmento de grãos cresceu 28% em 2017 e movimentar R$ 60 milhões.


Em plena expansão a colheita de soja equivale a 70% da produção agrícola do estado. Empresários projetam crescimento acelerado e destacam viabilidade a partir do Porto de Santana.
Exportações do Amapá cresceu 5,6% em 1 ano e arrecadou US$ 264 milhões, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o aumento registrado em 2016 foi impulsionado por minérios, madeira e soja. Governo espera crescimento 10% a mais neste ano com o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O Amapá foi o 21º Estado brasileiro a exportar e agora assume, na região Norte, o posto de 5º maior exportador.
Jesus Pontes, presidente da Associação dos Criadores do Amapá

O setor de agropecuária do Amapá, com crescimento previsto de 9% ao ano, vem impulsionando o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, segundo aponta estudo divulgado pelo Valor Econômico. A estimativa de crescimento da economia em 2017 é de 1,2%.
Os números avaliaram a projeção da situação financeira do Estado para o ano, nos setores de agropecuária (9%), comércio (-2,1%) e serviços (1,3%). As previsões fazem parte do "Mapa da Recuperação Econômica", dos economistas Everton Gomes e Rodolfo Margato e analisa dados anuais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo divulgado pelo Valor reforça também os efeitos diretos e indiretos da agropecuária como fator determinante da melhoria econômica, que por sua vez, eleva o setor de serviços.
Esses números revelam a capacidade do atual gestor estadual de gerir o Amapá, e em seu primeiro mandato (2003 a 2006), a economia amapaense teve saldo de 6%. Nos cinco anos seguintes, de 2009 a 2014, o percentual registrou 3,3% e este ano fecha com 1,1%.
A maioria dos investimentos, atraídos para o Amapá, tem relação com setores siderúrgico e portuário. Os segmentos vão receber R$ 372 milhões e R$ 137 milhões, respectivamente. As cidades que mais devem atrair recursos são Macapá e Santana, que abrangem a Área de Livre Comércio e a Zona Franca Verde.
Em queda por dois anos consecutivos no Amapá devido à crise financeira, a venda de carros no estado apresentou aumento de 8,27% em 2017 quando comparado ao mesmo período de 2016.
E assim o Amapá vem driblando com responsabilidade a crise que ainda assombra os cofres públicos e o bolso do amapaense, mas em 2017, com as ações do governo do Estado, os 16 municípios e seus habitantes estão satisfeitos e poderão festejar um Natal com os familiares com a mesa ainda não farta, mas com o necessário para desejarem um Feliz Ano Novo, que 2018 seja melhor ainda.

A retomada do Programa de Aquisição de Alimentos no Amapá

A ação foi retomada em agosto e, até o fim de 2017, atendeu 1.046 agricultores em todos os municípios do Estado.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Resultado de imagem para Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)  do amapávisa promover o acesso à alimentação adequada e à inclusão econômica e social, incentivando a produção sustentável, comercialização e consumo, por meio da agricultura familiar. A ação viabiliza a compra de alimentos de agricultores familiares para o abastecimento de entidades da rede sócio assistencial e à merenda escolar. Entre janeiro e maio de 2017, com investimento de R$ 890.120,00, o PAA atendeu 379 produtores em todos os municípios do Amapá e beneficiou mais de 130 entidades sociais, como a Casa da Hospitalidade, em Santana, e o Abrigo São José, em Macapá.
A ação que foi retomada em agosto e, até o fim de 2017, atendeu 1.046 agricultores em todos os municípios do Estado. O aumento foi possível devido a uma repactuação de recursos entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e o Governo do Amapá, que garantiu um aditivo de R$ 2,5 milhões destinados à continuação do programa. Os municípios de Cutias do Araguari e Calçoene foram os primeiros a receber atendimento. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP) elaborou um cronograma para atender as demais localidades até dezembro.
O programa é executado pelo Governo do Estado, por meio do RURAP, desde 2008. O PAA estava paralisado desde 2013 e foi resgatado pela atual gestão que encaminhou uma nova proposta ao MDSA permitindo a retomada do programa em setembro de 2015.

Investindo na agricultura

O Estado do Amapá deve produzir em 2017 mais de 53 mil toneladas de alimentos, conforme dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa um incremento de 16,1% na produção agrícola do estado em comparação com o ano passado. A soja, segundo o IBGE, é o carro chefe da produção agrícola amapaense, mas, outros produtos como arroz, abacaxi e banana têm apresentado destaque no campo.
De acordo com o IBGE, a previsão é de que a produção de soja cresça 17%, em segundo lugar está o abacaxi, com um crescimento de 11,8%; seguido pela banana e pela mandioca, que devem crescer 6,8%; a produção de arroz também obteve destaque vai encerrar o ano com um aumento de 3,7%.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o aumento está relacionado principalmente aos investimentos e programas que o Governo do Estado tem realizado nos últimos anos com o intuito de fortalecer o setor. Além disso, o Estado oferece linhas de crédito diferenciadas para produtores.
Entre 2015 e 2016, o governo investiu mais de R$ 15 milhões para aquisição de máquinas agrícolas distribuídas a prefeituras dos 16 municípios do Estado. Essas máquinas, como tratores e arados fixos, foram disponibilizadas a agricultores e produtores rurais. O recurso também possibilitou a aquisição de veículos que auxiliam no escoamento da produção.
Em 2017, o governo do estado já destinou mais de R$ 1 milhão para a aquisição de máquinas e veículos que serão entregues nos municípios Calçoene, Itaubal, Macapá, Oiapoque e Vitória do Jari. Santos acrescenta que os recursos para o para a aquisição de maquinas e veículos são oriundos do Governo Federal e executados pelo Estado, que também entra com contrapartida.
“Essa mudança permitiu mais agilidade ao produtor rural, pois com a máquina ele consegue produzir mais”, explicou o analista de desenvolvimento rural da SDR, Fábio dos Santos. De fato, os dados do IBGE revelam uma ampliação da área plantada na produção de grãos e frutíferos no Amapá. A área de plantação de abacaxi cresceu 12,6%; a de soja, 11,1%; a de mandioca 7,0%.
Incentivo – Além de maquinário agrícola, os produtores rurais do estado podem acessar financiamentos do Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (FRAP), uma linha de crédito voltada ao setor agropecuário. O programa visa promover a elaboração e a contabilização de ações específicas para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, extrativistas vegetais, agroindústrias, pesca artesanal e aquicultura.
“O fundo oferece infraestrutura de apoio à produção e à comercialização, fomento à produção, crédito e apoio as instituições representativas da produção familiar”, explica o assessor técnico da SDR, Antônio Colares.

Entre 2015 e 2017, o Governo do Estado destinou R$ 3,5 milhões a projetos aprovados pelo programa nas áreas de agricultura, pecuária, pesca artesanal e manejo de açaí nativo nos municípios de Amapá, Calçoene, Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Porto Grande, Pracuúba, Santana e Tartarugalzinho.

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...