domingo, 29 de julho de 2018

Artigo do Velleda



Arrependimento

O tempo em que permanecemos no corpo físico é preciosa oportunidade de crescer, aprender e ser feliz. Nem sempre valorizamos a vida, aproveitando adequadamente as oportunidades que nos são oferecidas. Por vezes, cedemos aos convites que nos afastam de caminhos que, mais tarde, sentimos falta e que gostaríamos de ter trilhado. Desejos inadequados, antigos vícios, amizades inconsequentes, dentre outros fatores, nos afastam do futuro que almejamos. Chega um momento que, revendo o passado, nos arrependemos e nos culpamos pelos desvios. Porém, nunca é tarde para recomeçar e não existe nada que não possa ser recuperado ou que esteja irremediavelmente perdido. O momento é sempre um novo tempo, pois a Vida nos presenteia com ciclos de renovação. Dê a você mesmo outras chances e quantas mais sejam necessárias. Faça um novo programa de recomeço, desta vez com a ajuda de alguém, para que não haja novas quedas, porém, se ocorrerem, inicie de novo a jornada. Não há idade para que se veja um novo tempo, para viver uma nova vida. Não se arrependa mais pelo tempo perdido nem se culpe por isso. Aproveite o arrependimento que surgir e o tome como marco para o recomeço. Livre-se da culpa, saia da inércia e continue na busca de sua felicidade. 
A realidade de cada um de nós ainda é caracterizada pelos seguintes aspectos: - nosso grau evolutivo é limitado; - infelizmente, nem sempre encontramos respostas para tudo o que nos acontece; - somos passíveis de falhas e enganos, por mais que, tantas vezes, nos esforcemos por acertar; - em inúmeras situações, tendemos a agir por impulso, porque no calor das emoções, deixamos de considerar a importância do discernimento, imprudência essa que nos leva a tomar atitudes das quais nos arrependemos mais tarde. Conseguintemente, tais atitudes podem nos trazer atrasos evolutivos; e, com isso, prejudicar o atingimento do principal objetivo da presente existência: nossa evolução integral, que abrange o intelecto, os sentimentos, a moral e a espiritualidade. 
Todo o nosso passado, vivido nesta ou em outras encarnações, é parte integrante de nossa individualidade, e, por sua vez, influi no momento presente. Assim, cada um de nós interpreta o mundo, as circunstâncias e as outras criaturas de acordo com o nível de consciência que já alcançou. E quão maior for essa percepção, mais facilmente deixaremos de negar ou mesmo justificar ilusoriamente nossos erros e fracassos, reconhecendo que admiti-los torna-se fundamental para o processo de amadurecimento íntimo. 
De acordo com o espírito Hammed: - Os erros são quase que inevitáveis para quem avançar e crescer. São acidentes de percurso, contingências do processo evolutivo que todos estamos destinados a vivenciar.
Quando não visualizamos nossos erros, não admitimos que somos nós que produzimos as nossas dores. Quando não percebemos que nossos inimigos residem em nossa casa mental, apontamos os outros como a causa de nossos dissabores; quando não permitimos mudança em nosso mundo interior, exigimos mudança no mundo exterior. 
No entanto, criaturas imaturas nem sempre avaliam adequadamente o próprio comportamento e, com isso, não se responsabilizam pelas consequências negativas que suas atitudes provocam nelas e nas demais pessoas. Enquanto os indivíduos que já alcançaram uma relativa consciência das coisas procuram empenhar-se no próprio crescimento e na prática do bem, os imaturos não revelam qualquer incômodo íntimo perante o seu conturbado jeito de ser. Quando sua vida lhes causa perturbações, até procuram uma religião para conseguirem se libertar do medo e da insegurança. Mas quantos são os que, ao se livrarem da dor e do mal, voltam a praticar os mesmos atos como se nada antes tivesse acontecido.
Desse modo, o arrependimento pode ser compreendido como a tomada de consciência de certos aspectos de nossa personalidade que negávamos, consciente ou inconscientemente, e que, agora, nos permite refletir sobre o que e como estamos fazendo as coisas em nossa vida. Tanto é assim, que a definição da palavra arrependimento é: “Mudança de opinião ou de atitude em relação a fatos passados. Contrição sincera pela incorrência em pecados, a serem redimidos pela prática do bem”.
Em outras palavras, o arrependimento trata-se de um sentimento verdadeiro de remorso pelas faltas cometidas, que serve para renovação de conceitos e atitudes, a se manifestar quando tomamos ciência de que poderíamos ter feito algo melhor e não o fizemos.
Podemos afirmar que todas as experiências que vivemos, negativas e positivas, têm sempre algo de muito importante a nos ensinar, desde que devidamente analisadas. Compreendidos dessa maneira, os erros se transformam em significativas formas de aprendizagem que nos permitem evitar futuros comprometimentos.
Fique em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...