quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Amapá alcança meta de vacinação contra poliomielite e sarampo em todos os municípios


Resultado de imagem para vacina
Nesta quarta-feira, 29, dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) confirmaram que os 16 municípios do Amapá alcançaram a meta de cobertura vacinal contra o sarampo e a poliomielite, recomendada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95%.
De acordo com o PNI, o público-alvo no Estado – crianças de um até menores de cinco anos de idade – está com o seguinte percentual de cobertura: 101,4% (59.531 doses) de vacinados contra a poliomielite e 101,6% (59.320) de vacinados com a vacina Tríplice Viral, que protege contra o sarampo.
Com o resultado, o Amapá é o único Estado da Federação até o momento a obter e ultrapassar a meta de cobertura.
Melhores desempenhos
Os municípios com o melhor desempenho são Itaubal, com 112,10% de cobertura nas duas vacinas, e Oiapoque, com 110,05% de cobertura vacinal também das duas doses.
Os municípios de Mazagão e Vitória do Jari, que ainda não haviam alcançado a meta do MS, chegaram a 96% de imunizados nas duas vacinas.
Trabalho conjunto
De acordo com a chefe da Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (UI-SVS), Andréa Marvão, o trabalho conjunto dos profissionais de saúde e a mobilização dos pais contribuiu decisivamente para o avanço do Amapá na imunização.
O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, avaliou que o cumprimento do cronograma de entrega das vacinas aos municípios e ações apoiadas pelo Estado, como o Dia D, foram fundamentais para o resultado obtido.
“Mais de 140 mil doses foram disponibilizadas para os municípios este ano. Esse excelente resultado da campanha é também fruto do esforço de Estado e das prefeituras para alcançar o recomendado pelo Ministério da Saúde para que possamos promover saúde pública e evitar qualquer possibilidade de que essas doenças voltem a vitimar nossas crianças”, avaliou Malafaia.
A campanha de vacinação continua até a próxima sexta-feira, dia 31 de agosto. Os pais devem levar seus filhos à Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber a imunização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...