quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Entenda mitos e verdades sobre a amamentação

 


O “Agosto Dourado” traz a conscientização sobre a importância da amamentação, mas muitas grávidas e mães de primeira viagem têm dúvidas sobre como é o processo correto da amamentação, o que faz com que muitas desistam de amamentar.
Segundo a responsável técnica pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Darcineyde Dias, a dúvida mais comum é se o leite produzido pela mãe é nutritivo ou em quantidade suficiente para satisfazer o recém-nascido.
“As mães chegam até nós com muita ansiedade; então, a gente tenta passar para elas segurança. No início, o leite não é branco, ele é clarinho e amarelado. O estômago do bebê é pequeno, ele se alimenta pouco e devagar, e ele não chora só por fome, mas também por cólicas, calor, frio ou sono. Com o tempo, ela vai saber identificar o tipo de choro. O choro é a comunicação do bebê, e com o tempo, ela vai aprender a diferenciar o tipo de choro”, explica Darcineyde.
A dica é procurar imediatamente o BLH em caso de dúvidas, onde profissionais qualificados poderão esclarecer todos os questionamentos e verificar se coisas simples, como a posição do bebê ou a pega da mama, estão corretas.
Outro mito, segundo Darcineyde, é o de que o consumo de sucos e caldos aumenta a produção de leite. “Não há nenhum alimento que vai dar leite, a mãe deve ter uma alimentação saudável, e fazem parte disso a ingestão de líquidos e o consumo de alimentos nutritivos”, explicou.
Darcineyde ainda explica que é contraindicado o uso de cremes e pomadas nos seios, já que o próprio leite materno é um hidratante natural. Outra contraindicação são os remédios caseiros para tratar mama empedrada, que é quando o leite não retirado endurece nas mamas, causando sensibilidade e dores.
“O correto é procurar a ajuda de um profissional qualificado. Porque, às vezes, a pessoa pode pegar na mama de modo inadequado e a própria mão pode deixar marcas e aquilo pode ser para sempre. Já chegaram pacientes aqui com a mama queimada por causa de orientações erradas. Sozinha, ela não consegue; tem que ter o auxílio de um profissional qualificado. Cada mãe tem necessidades específicas. É normal ter dúvidas e dificuldades”, esclareceu a especialista.
Mamaço
Nesta sexta-feira, 31, o Banco de Leite Humano fará um ‘Mamaço’, uma reunião de mães e bebês para marcar o fim das festividades do “Agosto Dourado”, às 16h, na Praça Floriano Peixoto. A programação terá música ao vivo e a equipe do BLH estará disponível para tirar dúvidas e cadastrar mães que desejem se tornar doadoras de leite. Durante o evento terá um posto de coleta para frascos de vidro que são utilizados na coleta e armazenamento do leite materno. Além de ser de vidro, os frascos precisam ser transparentes e ter tampa de plástico enroscável, tais como, vidro de maionese e café solúvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...