segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Famílias do Canal do Jandiá serão transferidas para o Macapaba II


Resultado de imagem para macapaba II

Transferência de 92 famílias deverá ser feita na próxima segunda-feira, 27.

O Estado prestará apoio às 92 famílias que serão retiradas, na próxima segunda-feira, 27, de uma área de ressaca no entorno do Canal do Jandiá, em uma ação de reintegração de posse determinada pela Justiça Federal.

O terreno, que se estende até a Ponte do Axé, na zona norte de Macapá, pertence às União. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), essas pessoas serão transferidas para apartamentos no Conjunto Macapaba II.

De acordo com a secretária de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Nazaré Farias, ao todo, serão remanejadas 209 famílias que foram contempladas com as moradias na unidade habitacional. Contudo, muitos apartamentos estão com a estrutura deteriorada, e essa manutenção será feita pela Caixa Econômica Federal.

“Por esse motivo, apenas as 92 famílias que já assinaram o contrato, e que os apartamentos estão aptos para moradia, serão transferidas. As demais permanecerão no local até a conclusão dos serviços pela caixa”, explicou a gestora.

A secretária esclarece que tudo o que é de responsabilidade do Estado já foi feito, incluindo o levantamento socioeconômico, cadastro das famílias, sorteio dos apartamentos e assinatura dos contratos. Também sobre possíveis invasões nos apartamentos vagos no Conjunto Macapaba, ela aconselha que a população encaminhe denúncias diretamente à Caixa Econômica Federal, através do número 0800-721-6268.



Desocupação

A desocupação da área no Canal do Jandiá faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2014 entre os Executivos Estadual, Municipal e a Justiça Federal para reintegrar áreas invadidas à Infraero.

As residências estão em um terreno que mede, aproximadamente, 50 mil metros quadrados. Além de pertencer ao sítio aeroportuário, a invasão está dentro da faixa de segurança do novo aeroporto de Macapá.

Para evitar o retorno das famílias à área, a Justiça Federal determinou a demolição das casas e barracos sobre a ressaca do Jandiá. As passarelas de madeira também serão destruídas. Outra medida de contenção é a construção de uma mureta e uma calçada no entorno do canal, cujo projeto é feito pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Famílias

Em janeiro de 2018, foram cadastradas pela Sims, após levantamento de domicílios e posterior notificação da Defesa Civil, 380 famílias na área da Ponte do Axé. Desse total, 87 cadastros estão com pendências documentais e 293 são considerados aptos para recebimento de unidades habitacionais, conforme critérios do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Das 293 famílias aptas, somente 209 serão imediatamente remanejadas para o Macapaba II, por ser esse o número de unidades habitacionais disponíveis para esta demanda dirigida. As demais famílias com pendências e as que restarem da lista de aptos permanecerão na área do Canal do Jandiá, em suas atuais moradias, aguardando posicionamento acerca de sua destinação, que deve ser acordada entre os órgãos envolvidos, especialmente a Defensoria Pública da União, que acompanha o processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...