quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Hospital da Mulher Mãe Luzia inicia Semana Científica da Amamentação



Campanha abordará uma série de temas que alertam sobre a importância do aleitamento materno e a prevenção de patologias em crianças de 0 a 6 meses de vida.

O Hospital da Mulher e Maternidade Mãe Luzia (HMML) iniciou na segunda-feira, 27, a Semana Científica de Amamentação, voltada para acadêmicos de enfermagem e profissionais que trabalham na maternidade. Durante a programação serão palestrados temas como “amamentação, a base da vida”, “aleitamento materno”, “processamento de leite”, e o “método canguru”.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Ana Carla Ferreira, esses temas contribuem para a conscientização e prevenção de patologias em crianças, que até seis meses de vida, devem alimentar-se somente de leite materno. "Quando a mãe coloca outros alimentos na rotina de seu filho antes do período indicado, ela acabada desencadeando patologias como alergias, quem podem agravar para problemas respiratórios, cardiovasculares, sistema imunológico baixo, crises de vômitos e diarreia, pois o organismo não está preparado para receber outros alimentos, até mesmo água", explica a coordenadora.
Ana Carla reforça que a criança deve ser amamenta até os 2 anos de idade, mesmo após a introdução de outros alimentos, pois o leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais para o desenvolvimento do ser humano, além de reduzir os riscos de mortalidade infantil.
Além da campanha nacional “Agosto Dourado”, que conscientiza sobre esse ato, o HMML, através do Banco de Leite, faz um acompanhamento com orientações para todas as mães que não conseguem amamentar e a importância de tornar-se uma doadora.
"No Banco de Leite, informamos às mães quais as principais doenças das mamas, que as impede de amamentar, e assim, as ensinamos como tratar para que possam fazer o aleitamento de seu filho. Já aquelas que têm bastante leite, é só entrar em contato conosco, que uma equipe multiprofissional vai até sua residência e ensina como fazer a coleta, e maneira certa de conservar o leite", frisa Ana Carla.  
A Semana Científica encerrará nesta quinta-feira, 30, com a palestra a respeito do método canguru. Na sexta-feira, 31, o HMML promoverá o "mamaço", a partir das 16h, no parque do Forte, em Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...