domingo, 23 de abril de 2017

ELEIÇÕES FRANCESAS

Emmanuel Macron e Marine Le Pen vão ao segundo turno na França

Resultados preliminares da votação colocam o centrista Macron à frente da direitista Le Pen


Com 76% das urnas apuradas,  Macron tem 23,11% dos votos e Le Pen, 23,07%
Os resultados preliminares das eleições francesas deste domingo (23) sugerem que tanto o centrista independente Emmanuel Macron quanto a ultradireitista Marine Le Pen se classificaram para o segundo turno em 7 de maio.
Com 76% das urnas apuradas, Macron aparece com 23,11% dos votos, enquanto Le Pen tem 23,07%. É esperado que a vantagem do centrista se amplie, pois termina-se de contar mais tarde os votos dos grandes centros urbanos. As pesquisas de boca de urna indicavam que Macron receberia 23,9% dos votos e Le Pen teria 21,7%.
Pela contagem oficial, o candidato da centro-direita François Fillon aparece com 19,7% dos votos, seguido pelo nome da extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon com 18,8%. Ambos reconheceram a derrota e, enquanto Fillon convocou seus eleitores a votar em Macron, Mélenchon disse que consultaria seus apoiadores antes de declarar apoio a outro candidato.O socialista Benoît Hamon, que deve alcançar cerca de 6% dos votos, também disse apoiar Macron.
Em comício após a divulgação dos resultados, Macron pediu a seus apoiadores que tenham esperança na Europa e que se esforcem para garantir a unidade nacional. "Nós mudamos a cara da vida política francesa", disse.
Enquanto isso, Le Pen disse que sua qualificação para o segundo turno é um "resultado histórico" que representa o "orgulho francês". "Chegou a hora de livrar a nação francesa das elites arrogantes que querem ditar como devemos nos comportar", declarou.
A vitória de Macron e Le Pen é um golpe aos tradicionais Partido Socialista, atualmente no governo, e Republicanos (centro-direita), do ex-presidente Nicolas Sarkozy. Rejeitados nas urnas, eles agora abrem espaço para testar outras forças políticas.
Se confirmado nas próximas horas, o resultado encerra um período de grande incerteza política no país –e abre uma segunda etapa, marcada pela discussão da própria identidade francesa.
O cenário da disputa entre Macron e Le Pen no segundo turno, já testado em pesquisas de opinião nos últimos meses, será provavelmente vencido pelo candidato centrista, ex-ministro da Economia —nunca antes eleito a um cargo público. Ele receberá 62% dos votos contra 38%, afirma o instituto Ipsos.
FRANÇA INDECISA - Quatro candidatos chegam ao dia do primeiro turno com chances de avançar ao segundo - EMMANUEL MACRON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...