segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo



Por Roberto Gato 

Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arrisco a dizer que vive seu melhor momento na política da República. Imaginem virar o ano tendo três nomes com poder de decisão no Brasil. Davi Alcolumbre, que já presidiu o Senado e é uma das maiores lideranças do União Brasil, super partido que tem uma bancada decisiva no Congresso; Waldez Góes que sai do Setentrião direto para assumir o Ministério do Desenvolvimento Nacional e Integração Regional, por indicação do Davi e o Senador Randolfe Rodrigues, uma das maiores liderança da esquerda no País e que se notabilizou ainda mais como opositor empedernido de Jair Bolsonaro. Randolfe assume a estratégica missão de líder do governo no Congresso. Ou seja, é a voz do Presidente Lula no Parlamento.

Presidente Lula e o seu Lider no Congresso Nacional, Senador Randolfe Rodrigues (Rede/Amapá)


Me belisco pra saber se tudo isso tá acontecendo com o nosso Amapá. Estou explodindo de felicidade em pressentir que estamos no “game” e com “Players” que vão jogar como titulares na seleção de Lula. Explico minha euforia: Davi como presidente do Senado trouxe muito dinheiro para o estado do Amapá e resolveu questões que só quem senta à mesa de decisão pode fazer. Randolfe quando todo mundo estava meio “borocoxoô” segurou na mão de Lula e gritou para o Brasil: “Esse é o meu candidato!” E o Waldez fez um governo muito bom, principalmente nos últimos quatro anos e alinhou sua pauta a do mundo e ignorou muitas agendas nacionais, principalmente no combate a pandemia e o meio ambiente, perfilando com os governadores de oposição ao governo bolsonarista.

Tudo isso me anima e me deixa cético em acreditar que se o Amapá caminhou bem em alguns setores com o apoio da bancada federal, mas principalmente de Davi Alcolumbre agora estamos mais forte e então... Teremos nossos pleitos e necessidades com uma real possibilidade de solução mais ágil.

Presidente Lula e o novo Ministro da Integração Nacional e do Deselvimento Social, Waldez Góes


É importante deixar claro que não ignoro cada tijolinho colocado nessa construção (Estado do Amapá), todos os parlamentares do pós-território foram importantes e uns mais outros menos deram suas contribuições para o desenvolvimento do Amapá, mas convenhamos falta muito para alcançarmos o estágio necessário. Sarney deu um bom empurrão, Davi foi fora de série e agora temos um líder de um grande partido, que pode vir a presidir o Senado novamente, um líder do governo no Congresso e um Ministro. É ou não para ficar amimado e crente que vamos andar bem?

Senador Davi Alcolumbre (UB/Amapá) Presidente da CCJ do Senado Federal 


Some-se ao cenário nacional, o local. Clécio Vieira aliado de Waldez, de Davi e de Randolfe no protagonismo do governo, Jovem, experiente e aberto ao diálogo. É esse que vai estar com uma equipe azeitada, pronta para apresentar os projetos para alavancar o desenvolvimento sócio econômico tão esperado por todos. Ele trás na bagagem uma gestão de oito anos no município, aprovada pela população e com uma política de desenvolvimento já bem desenhada pelo governo Waldez que tinha como um dos idealizadores o vice de Clécio, Antônio Teles Junior, economista e um homem muito bem preparado tecnicamente no setor do desenvolvimento.



O povo aplaude, pois foi quem os colocou no poder de decisão. Então agora é contar com bom desempenho da bancada federal, que tem Lucas Barreto no Senado, Acácio Favacho, Vinicius Gurgel, Josenildo Abrantes, Goreth Souza, Dorinaldo Malafaia, Sonize Barbosa, Dr. Púpio e Silvia Waiãpi na Câmara. Agora é arregaçar as mangas e justificar porque foram para Brasília. Estou na arquibancada doido para gritar gol, mais um gol e mais e mais. Vamos ganhar de goleada. Essa é a expectativa. Pelo menos é a minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...