domingo, 1 de janeiro de 2023

CLÉCIO LUÍS é empossado na Assembleia Legislativa e dá início a gestão do novo Governo do Amapá

 

CLÉCIO LUÍS é empossado na Assembleia Legislativa e dá início a gestão do novo Governo do Amapá

O governador eleito Clécio Luís (Solidariedade) e o vice-governador Teles Júnior (PDT) participaram, neste domingo (1º/1), das solenidades de posse, transmissão de cargo e início da gestão no Amapá. O primeiro ato foi realizado na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), em Macapá, quando tomou posse e ocorreu a transmissão do cargo. Na sequência, ele seguiu, acompanhado do vice-governador Teles Júnior (PDT), para acompanhar a festa popular que acontecia na Orla de Macapá e em seguida viajou para Brasília para acompanhar a posse do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) e passou ao seu vice, interinamente, o governo do Amapá.



O governador Waldez Góes disse que ser ministro é uma honra muito grande, não só para ele, mas também para o Amapá e a Amazônia. Pontuou que a pasta que ocupará tem importância significativa em termos de desenvolvimento regional e também de integração nacional, cuidando de áreas como a Defesa Civil, Sudene, Sudam e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf. Mas, como disse Waldez, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional ainda tem a função de dar resposta imediata para questões de sinistro e desastre.

 

O futuro ministro registrou que as suas atribuições como titular da pasta que ocupará no governo federal em parte já experimentou como presidente do Consórcio da Amazônia Legal, defendendo o desenvolvimento regional. “Nós somos um país de muita diversidade, de dimensão continental, de diferenças entre as regiões e é necessário que tenhamos planos bem definidos e estratégicos, prioritários para aquilo que tem maior identidade por região. Isso é o desenvolvimento regional: respeitar as identidades e diferenças regionais, e integrar, depois disso, com as outras regiões do país”, ensinou Waldez.


CERIMÔNIA DE POSSE 

Os novos gestores do Executivo Amapá, Clécio Luís e Teles Júnior chegaram à Assembleia Legislativa e foram recepcionados pela Mesa Diretora da Casa de Leis do Amapá, presidido pelo deputado estadual Kaká Barbosa (PL). Juntos, eles passaram por prefeitos e outras autoridades do Estado, e se encaminharam até o Plenário da Casa. Durante a cerimônia, o governador eleito e seu vice entregaram suas declarações de bens ao presidente da Alap, que conduziu a solenidade.

 

Em seguida, foi firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse, assinado por ambos. O deputado Kaká Barbosa os declarou empossados. No momento seguinte, ocorreu a transmissão do cargo de governador. O ato se encerrou com os discursos do governador Clécio Luís.

O presidente Kaká Barbosa declarou que a atual legislatura se encerra no final do mês, mas até lá, os parlamentares reeleitos estarão a postos para discutir alguma matéria de interesse do atual Governo.

"Temos mais um mês de mandato e estamos à disposição do novo governador, na aprovação de qualquer matéria de interesse do Estado, neste período. Desejo sucesso ao governador Clécio Luís e a sua equipe. Que o senhor possa realizar muito pelo Amapá. Como cidadão, estarei na torcida para que sua gestão promova o bem", destacou.

 

O deputado disse ainda, que cada Poder tem a sua autonomia, mas que o tempo em que exerceu a presidência da Casa, comprovou que o diálogo é sempre o melhor caminho para buscar soluções.

"Cada poder tem sua independência, sua autonomia. Mas, é preciso que cada um faça a sua parte, contribuindo diretamente com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Que o novo Governo e a futura Assembleia, possam trabalhar em harmonia, com cada um dando a sua contribuição para o melhor para a nossa população", afirmou.

Kaká Barbosa também ressaltou o trabalho equilibrado, desenvolvido pelo governador Waldez Góes (PDT), que contribuiu com o momento positivo do Amapá.  "O governador Waldez Góes foi um governador do diálogo, do equilíbrio e das ações com responsabilidade". 

No discurso de posse, Clécio destacou pontos e áreas firmadas no programa de governo e que foram apresentados na campanha eleitoral. O governador empossado falou ainda que precisa do apoio do povo amapaense para a realização de mudanças.

O vice-governador, Antônio Teles Júnior descreveu que vai auxiliar Clécio e ajudar na elaboração de políticas públicas do governo.

"Vou sempre auxiliar o governador na formulação e implementação de políticas públicas e estou para somar e contribuir, sempre respeitando a liderança do governador Clécio. Acima de tudo, vamos implementar o plano de governo que foi aprovado pela população”, disse Teles Júnior.

A cerimônia teve a participação de mais de 250 pessoas entre políticos, integrantes de órgãos de controle, convidados e a imprensa.

O governador, o vice e o ex-governador seguem em viagem para Brasília ainda neste domingo, onde vão participar da cerimônia que oficializa Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência da República Federativa do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...