sexta-feira, 29 de maio de 2015

A SEMANA NA HISTÓRIA



A Semana: 30 de maio a 5 de junho de 2015
Jornal A Tribuna Amapaense
Texto: Edgar Rodrigues


Sábado – 30 DE MAIO


1639Bento Maciel Parente toma  posse da Capitania do Cabo  do Norte – primeira denominação das terras do Amapá – doada a ele, pelo rei da Espanha, em 14 de junho de 1637.

            1895 – O jornal A Província do Pará é o primeiro jornal paraense a relatar a invasão dos franceses ao comando do capitão Lunier, ao município de Amapá. Nesta mesma data o governador  do Pará expede telegrama ao ministro do Exterior, relatando os acontecimentos ocorridos na vila em 15 de maio de 1895.

            1921 – O Rio Jornal publica artigo do governador do Pará, Lauro Sodré, sobre a administração de Gentil Norberto frente à colonização do Oiapoque.






            1950 – A Unidade Sanitária Mista de Macapá, inaugurada em 28 de março de 1946, passa a ser denominada – Hospital Geral de Macapá –, com novo prédio funcionando no local do atual Hospital de Clínicas Alberto Lima.







Domingo – 31 DE MAIO


            1944 – Macapá é oficialmente declarada capital do Amapá (Decreto-Lei nº. 6.550). O mesmo decreto estabelece os limites dos territórios federais criados em 13 de setembro de 1943.

            1950 – O decreto federal nº. 28.162, revisiona o contrato celebrado entre a Icomi e o Governo do Amapá, para exploração de manganês da região do Amapari.

            1989 – É fundado o Sindicato dos Médicos do Estado do Amapá.

            2001 – A Assembleia Legislativa do Estado realiza audiência pública para discutir a transformação do antigo IETA em Instituto de Ensino Superior. A iniciativa foi do deputado Edinho Duarte (PMDB), que quer adequar a escolas às exigências da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação, que exige que todo professor tenha formação em nível superior. O projeto já foi vetado pelo governador Capiberibe.

          
  2006 – Pela Lei Estadual nº. 996/2006, desta data, é criada a Universidade do Estado do Amapá (UEAP), em cumprimento à Lei Estadual nº. 969/2006, de 31 de março de 2006, que autoriza a criação.









Segunda feira – 1º de Junho

1912 – Nasce em Alenquer, Pará, Janary Gentil Nunes, o primeiro governador da história do Amapá na fase territorial.

1989 – O Governo do Amapá compra novamente equipamentos da Rádio Difusora de Macapá, incorporada à Radiobrás, por R$ 800 mil (câmbio da época) em 12 prestações.

1989 – É fundada a Associação Amapaense de Escritores (APES).


Terça Feira – 02 de Junho

1953 – O Estado Maior das Forças Armadas, o Exército e o Ministério das Relações Exteriores dão seus pareceres sobre a exploração das jazidas de manganês do Amapá.

1981 Estação Ecológica Maracá Jipioca criada em 2 de junho e 1981.



1981 – É criada, pelo decreto nº. 8.606, de 2 de junho de 1981, a Estação Ecológica Maracá - Jipioca, para proteção dos ecossistemas existentes. É uma ilha oceânica que sofre grande influência do rio Amazonas. Possui grande extensão de mangues e o fenômeno da pororoca também se faz presente na região. A Estação é composta por três ilhas: Maracá Norte, Maracá Sul e Jipioca. Atualmente a Ilha Jipioca foi totalmente destruída pelo efeito da erosão, e a sedimentação de resíduos desta ilha criou outra conhecida como Jipioquinha, que vem se formando há alguns anos, com flora e fauna local.

1984 – O governo do Amapá inaugura o Centro Comunitário do Curiaú, obra feita em convênio com a Prefeitura de Macapá.


Quarta Feira – 03 de Junho

1605 – O rei francês Henrique 4º nomeia Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, lugar-tenente-general da Costa do Amazonas e deste rio até a Ilha da Trindade. Mas ele consegue voltar à região em uma nova expedição somente em 1609, quatro anos depois.

1943 – Instala-se em Macapá a sede regional do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), que já estava funcionando no município de Amapá desde janeiro.

2006 – É inaugurado o Parque da Fortaleza de São José de Macapá, com pista de caminhada, parque infantil, parque das águas, estacionamento, banheiros públicos, estações de contemplação e descanso, tudo numa área delimitada pelo Iphan. A intenção do parque é proteger e da utilidade à área do entorno da Fortaleza.

Quinta Feira – 04 de Junho

1641 – Morre em Belém (Pará), o capitão Pedro Teixeira.

1993 – É criado o Conselho de autoridade Portuária do Amapá, que vai reger as atividades portuárias do Estado.

1998 – No período de 4 e 5, é realizado em Macapá, no Teatro das Bacabeiras, o Encontro Internacional de Direito Ambiental na Amazônia, reunindo mais de mil e quinhentos participantes de sete países: Angola, Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal.


Sexta Feira – 05 de Junho

1697 – O marquês Pierre de Ferrolles, governador da Guiana Francesa, escreve a Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, revelando os planos aos quais o rei francês, por meio do Cardeal de Richelieu, o incumbiu da tomada de fortificações no Cabo do Norte.


1895 – O jornal A Província do Pará comenta o telegrama do cientista francês Henri Coudreau sobre a invasão francesa na vila de Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...