sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Atleta do Passado - Papagaio

 "O futebol foi uma lição na minha vida"

por Fabiana Figueiredo
O futebol foi algo tão bom na vida de muitos garotos, que os salvou dos mais diversos percalços da vida, amadureceu-os, assim como os afastou de diversas situações ruins. Ou seja, foi uma lição e uma lembrança que levarão para o resto da vida. Como é o caso do nosso atleta do passado desta semana: Deoclides Alcides Monteiro, 70 anos, ex-zagueiro (4º zagueiro), ex-camisa cinco, que tem uma história triste e emocionante ao mesmo tempo.
Natural de Vigia, no Estado do Pará, o pequeno Deoclides teve seus primeiros contatos com o futebol no campinho perto de casa, por volta do ano de 1942. “Sempre tinha uma disputa entre os times do Flamengo e Vasco. Eu era vascaíno, e atuava como goleiro. Em um dia, chegou um ribeirinho, que encostou seu leme, e pegou meu lugar. Como eu jogava bem, fui convidado pra jogar pelo outro time”, e assim conta o atleta, da recordação de como começou a gostar do seu time do coração, o Flamengo.
Aos 10 anos de idade, Deoclides teve que ir morar na capital do seu Estado. Ele se recorda que foi morar no único bairro que tinha time próprio, o Sacramento Esporte Clube, que comemorava aniversário no dia 7 de setembro, “era um colosso”, diz ele.
Até que certo dia, o amigo Lelé (Corujinha) “foi quem me disse pra ir até Macapá, que meu futebol era muito bom, e eu iria ser aproveitado”. Nessa época, com 20 anos, seu apelido era Venenoso - segundo Seu Deoclides, por causa do cabelo que sempre foi “espetadinho”. A coragem e o sonho de jogador de futebol tomou conta do nosso atleta, e “houve um dia que meu pai se descuidou, peguei um short dele, e apanhei uma embarcação antiga do governo, o “Araguari”. Sai de lá em 25 de agosto de 1962, e cheguei aqui dia 28 de agosto em 1962. Fiquei doido para ficar na embarcação, mas me tiraram do barco”, conta.
Vagando pelas ruas, foi que conheceu o afilhado de seu pai, que o ajudou a se apresentar no Esporte Clube Macapá, e a estudar na Escola Industrial. “Ele me deixou dormir na Praça do Barão”, lembra-se da primeira noite na cidade desconhecida.
No outro dia, se “alistou” no time do E.C. Macapá, e, com ajuda de moradores, chegou ao Estádio Glicério Marques para treinar. “Tinha um cidadão, Heitor Picanço, de cadeira de rodas, que me deixou descansar na arquibancada do estádio antes que começasse os treinos. Eu estava cansado”.
E foi, então, que a carreira começou. O primeiro clube foi o Esporte Clube (seu time do coração); depois por influências de amizades, jogou pelo Trem Desportivo Clube, por volta de 1963; jogou também pelo Santana Esporte Clube; Independente e depois voltou para o Macapá, onde encerrou a carreira. “Aqui era amadorismo, a gente podia jogar um mês em um clube, depois em outro clube”. A Seleção Amapaense também foi composta por Papagaio, por quase 8 anos na década de 70.
Ele lembra-se: “Me levaram pra jogar no Santana, no Canário. Foi onde tive a oportunidade de jogar com refletores, no Estádio Augusto Antunes. [...] Jogar pelo Santana foi uma alegria e uma tristeza: fui Campeão Amapaense de 1968, em cima do Esporte Clube Macapá, meu time querido e que joguei por tantos anos”. Da escalação, ele recorda de Neném, Luiz, Otávio, Papagaio, João Ferreira, Aroldo Santos, Perereca, Doca, Timbó, Batista, Lelé e Percival.
A carreira terminou com 41 anos, “devido que eu já estava trabalhando demais, já estava estabilizado na minha vida”. Hoje, ele é aposentado pelo quadro federal, e por volta dos 30 anos, se formou em Educação Física, atuando como professor da área até os dias atuais.
Papagaio é um exemplo de superação; e para seus alunos ele repassa o que aprendeu: “Eu sempre oriento meus alunos: hoje vocês têm pais, cheguei aqui e dormi até na Praça do Barão antes de ir para a Escola Industrial. Digo sempre para colocar os estudos em primeiro lugar, colocar os ‘pés no chão’; a brincadeira é muito boa, mas com o tempo vão sentir dificuldades. Encontro ex-alunos que me agradecem bastante o que falei, meu conselho valeu a pena. Sempre tive essa atitude de ajudá-los e orientá-los”.
O atleta do passado finaliza: “o futebol foi uma lição na minha vida, que eu pude orientar muitos colegas. Essa minha fuga maravilhosa, apesar de eu ter deixado meus pais, valeu a pena. Não me arrependo de ter vindo pra cá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...