sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cultura: HQ's em destaque no Amapá



por Fabiana Figueiredo

Após o sucesso garantido na primeira edição do Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos (EAHQ) ocorrido em 2012, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Coletivo AP Quadrinhos estão realizando o II Encontro dos apaixonados pelas Histórias em Quadrinhos (HQ's). Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, do Festival Imagem-Movimento e do Sesc Amapá, o evento acontecerá a partir do dia 30 de janeiro e se estende até o dia 02 de fevereiro, no auditório do MIS - no 2º piso do Teatro das Bacabeiras.

Reunindo amantes, profissionais, aprendizes e produtores de HQ's, o II EAHQ proporcionará oficinas, cursos, palestras, rodas de conversas, exposições, jogos, mesa de desenho interativa, filmes, música, além do lançamento da 3ª edição da revista Mixtureba Comix; como diz o coordenador do evento, Willian Costa: "temos a proposta de formalizar o Coletivo AP Quadrinhos (responsável pela revista), que é um grupo que alavanca os artistas amapaenses com relação aos quadrinhos. Iremos discutir o papel das HQ's tanto no Amapá, quanto no Brasil; comemorar o Dia Nacional do Quadrinho, e também o 1º aniversário do Coletivo". Segundo o coordenador, às 14h, iniciam-se com os cursos, e a partir das 16h começa a programação para o público em geral, finalizando às 21h.

Atividades
Gian Danton ministrando o curso Roteiro para Quadrinhos no I EAHQ
Entre as palestras que serão realizadas no II EAHQ estão o "Panorama do Quadrinho Nacional", ministrada pelo paraense Otoniel Oliveira, que vai falar de artistas, técnicas, e os mercados editorial e de trabalho para quadrinistas. O ciclo de palestras será composto também de "Fanzine", feita por Paulo Emmanuel, abordando aspectos históricos, técnicas de elaboração desta área dos HQ's, assim como a sua importância artística, social e política. As inscrições terminam no dia 30 de janeiro, na sala do MIS, sendo feitas em horário comercial, e com taxa de inscrição no valor de R$5 reais.

Procurando qualificar os principiantes, estimular produtores e artistas locais no mundo do HQ amapaense, 3 cursos serão ministrados durante o II Encontro: animação 3D, com Tiago Conceição (PA); animação de desenho, com Otoniel Oliveira (PA); e de Stop Motion, com Paulo Emanoel (PA).

Para participar, basta fazer a inscrição no valor de R$10 reais, no MIS, até o dia 31 de janeiro. Mas é bom ir logo antes, pois serão 20 inscritos em cada curso; e receberão certificados os participantes que tiverem frequência igual ou maior a 75% da carga horária total de cada curso.

Abrilhantando ainda mais o II Encontro, dando visibilidade ao trabalho dos aspirantes e criadores de HQ's amapaenses, a organização do evento oferece a oportunidade de expor trabalhos durante os quatro dias do evento. Os desenhistas deverão se inscrever no blog do MIS (museudaiamagemedosom.blogspot.com), preencher um formulário e levar três desenhos em formato digital, pen drive e CD até o dia 15 de janeiro, na sala do MIS.

Histórico
O Coletivo AP Quadrinhos surgiu no I EAHQ, em 2012, e somente em 2013 se tornará legal. Entretanto, já realizou várias atividades que seguem o objetivo do grupo independente: ajudar a distribuir, vender, divulgar e trocar experiências de produções de HQ's no território Amapaense e nacional; procurando soluções para contornar os problemas relativos a essa produção no Estado. O AP Quadrinho, composto por cerca de 20 membros, oferece um acervo de aproximadamente 350 HQ's, e aceita doações, até mesmo de revistas raras, para compor a gibiteca.

Dentre os trabalhos realizados, o de maior relevância é a Revista Mixtureba Comix, lançado em agosto do ano passado; agrupando jovens desenhistas e roteiristas, gerando produtos e produtores de quadrinhos no Amapá, através de uma produção independente. Os encontros do Coletivo AP Quadrinhos acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras, às 18h30, no auditório do MIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...