segunda-feira, 11 de março de 2013

MMA: Santana, celeiro de grandes lutadores


por Reinaldo Coelho

Equipe de MMA da Academia Ronildo Nobre: O Celeiro da modalidade

Os fanáticos adeptos da MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Mistas) fizeram a festa na 1º Edição Gladiadores MMA que promete se tornar uns dos melhores eventos de esporte no estado do Amapá e da região Norte. A edição aconteceu no ginásio Avertino Ramos, que voltou a abrir as portas para as competições de MMA após algum tempo sem a prática da modalidade. A reestreia do Ginásio Poliesportivo da Sedel no evento foi com Antonio Samuray Mendes que encarou mais um desafio em Macapá. O ex-lutador do UFC veio enfrentar o ídolo local Simão Melo, pelo cinturão dos Gladiadores MMA. Para a alegria dos torcedores amapaenses quem ficou com o Cinturão dos Gladiadores foi Simão Melo representante do Amapá, que venceu o adversário Cearense no segundo round por finalização.

O evento teve sete lutas, que reuniu os principais atletas dos estados do Amapá, Pará e Ceará. 

Destaque
No Amapá são aproximadamente 800 adeptos da modalidade, ambos os sexos, seguindo a tendência nacional e mundial. A importância é vista na mídia através de canais que antes não davam abertura para esse esporte. Em alguns países estão acontecendo reality shows específicos para quem é craque em luta marcial a exemplo do Brasil, onde um está sendo realizado pela maior organização de MMA do mundo, a UFC, inclusive com a presença do amapaense Jhon Teixeira, o Jhon Macapá, e Fabrício Costa, mais conhecido como Fabrício Guerreiro, que estavam na disputa por R$ 1,5 milhão.

A editoria de esporte do Tribuna Amapaense bateu um papo com uma galera ligada em MMA. Eles contam como surgiu a paixão pelo esporte, que até pouco tempo se chamava vale-tudo. 

Esses jovens pertencem à casta da Academia Santanense "Clube de Judô Ronildo Nobre", e não é exagero afirmar que Santana é o maior celeiro do  Judô amapaense e agora do MMA  no Amapá. De acordo com o Mestre Ronildo Nobre, proprietário da academia é mais de 200 atletas do MMA treinando. "Nesta disputa de sábado (3) tivemos três representantes do Clube, e que saíram vitoriosos do certame. Foram Dani Metralha, Titicucha e Junior Souza".

Entre esses numerosos lutadores um deles é Fabricio Guerreiro que disputará o próximo GP do Bellator, na categoria até 66 kg. Ele é considerado o melhor atleta amapaense, lutou a seletiva da primeira edição do TUF perdendo para Rodrigo Damm na luta entre os 32 pré-selecionados. Fabrício Guerreiro é uma verdadeira celebridade na terra que tem no MMA o esporte numero 1, a frente até do futebol, Santana.

A contratação da fera pelo Bellator veio apenas coroar a carreira do que até hoje é o numero 1 do Ranking Nacional MMA Premium na categoria até 66 kg. Fabricio tem 22 anos, e na entrevista exclusiva ao Tribuna Amapaense, declarou muito contente e orgulhoso que para ele "o  MMA é um esporte que vem crescendo muito e hoje eu consigo viver unicamente do MMA, através dele estou sustentado minha família e dando-lhes uma qualidade vida melhor através do esporte que é uma coisa que eu goste" destacou.
Fabricio Guerreiro disputará
o próximo GP do Bellator, na categoria até 66 kg

Ele conta que começou a praticar artes marciais, mais especificamente o Judô com 15 anos, na Academia Ronildo Nobre, onde também  começou a exercitar o MMA já  com 18 anos de idade e isso trouxe uma grande transformação na sua vida. "Essa transformação teve sua confirmação com a assinatura de um contrato com o segundo evento do mundo Bellator. Fiz uma luta nos Estados Unidos, voltei com uma derrota mais terei outras oportunidades para conseguir uma vitória", revela.

Por ser hoje um profissional que vive do esporte pelo apoio financeiro que hora recebe sua finalidade é os treinamentos. "Eu que vivo do MMA tenho me dedicado exclusivamente e  mais intensamente aos treinamentos durante os três turnos aqui na academia. Dividimos nesses três horários quatro tipos de treinos: os treinamentos  específicos e de força: de luta no solo e queda. Isso acontece para mesclar as artes para praticar o MMA com uma melhor qualidade", explica o lutador

A grande dificuldade que um atleta sofre é a falta de patrocínio, porem essa lacuna foi preenchido para Fabricio através do prestigio do MMA no Brasil. "Hoje eu vivo do MMA, mais nem sempre foi assim, Eu consegui de um ano para cá, pois temos agora apoiadores que me sustentam para eu me dedicar exclusivamente a pratica esportiva" define.

Ele informou que  no seu cartel, tem 26 lutas, mas no Sherdog - um site especializado em cartéis no mundo, vamos dizer que é a identidade do atleta -, tenho 17 vitórias, 2 derrotas e 1 nocontas, quando não tem decisão, 2 nocautes, e 16 finalizações.

Pezão 
O amapaense Oberdan "Pezão" também  do Clube de Judô Ronildo Nobre, vem de grandes confrontos e conseguindo cada vez mais fãs, já conquistou o cinturão do K1 Iron Man. "Pezão"  teve uma derrota polêmica contra o paraense Rafael "Manteiga". 

Porém, com sua humildade e disciplina ele pediu uma oportunidade de lutar novamente com Rafael "Manteiga". Manteiga concedeu essa revanche mais quem levou a melhor desta vez foi o amapaense , nocauteando o paraense em 2:41 do 2º round. Pezão diz: "Sempre me espelhei no Rafael Manteiga sempre fui seu fã, mais eu sou o primeiro amapaense a nocauteia Manteiga." Rafael Manteiga já nocauteou, finalizou vários amapaenses, mais a vida de um lutador não feito apenas de vitorias.

"Eu comecei a minha vida desportiva aos 9 anos de idade fazendo roda de Capoeira até os 17 anos, nesse interim acompanhei a realização de algumas lutas de Vale-tudo, hoje MMA e gostei", explica Pezão.

Prosseguindo o lutador diz: "Fui um garoto que sempre gostei de esporte de contato e da  adrenalina. Decide participar e logo sem seguida comecei a competir. Fiz a minha primeira luta, onde não consegui êxito, porém na segunda veio a vitória. A partir da terceira luta me firmei que era isso o que eu queria fazer e é o que vou fazer. Através do MMA já dei uma casa para minha mãe e quero conquistar agora a minha casa própria, e conquistar muitas coisas com a pratica desta luta".

"E se o poder público investir neste esporte e coloca-lo na lista para o atleta conseguir a Bolsa Atleta para os praticantes de MMA vai ser melhor ainda. O Brasil irá exportar atletas de ponta para o mundo todo, e olha que isso já acontece, os grandes nomes dos ringues e octógono são brasileiros: Anderson Silva, Vitor Belfort, Wanderlei Silva José Aldo, Antônio Rogério Nogueira (Minotouro), Antônio Rodrigo Nogueira (Minotauro), Maurício Rua (Shogun), Lyoto Machida (The Dragon), Murilo Ninja e Junior Cigano", define Pezão.

O cartel de Pezão consta 29 vitorias, 8 derrotas e 12 empates, "Graças Deus estou vindo de uma ultima luta, não obtive êxito mais lutei contra um rapaz que está no UFC que é meu sonho lutar neste octogonal. Tenho grande esperança de chegar lá e vou chegar", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...