sexta-feira, 7 de junho de 2013

SAL
Apesar de apontado como vilão, o sal tem efeitos incríveis.




Devido à grande quantidade de iodo, o sal foi considerado um vilão na alimentação nos últimos anos, mas não foi sempre assim.   O sal já foi utilizado como forma de pagamento, originando a palavra "salário", e considerado o ouro branco, quando usado como principal conservante alimentar.
Composto por cloreto de sódio e íons, ele é produzido em diversas formas. As mais comuns são o sal refinado, conhecido como de cozinha, o não refinado, famoso sal grosso, e o iodado. Responsável pelo controle de água no organismo ele é fundamental para a existência de todos os seres vivos.
Sobre seus valores nutricionais, temos para 100 gramas de sal refinado, 24mg de cálcio, 0,33mg de ferro, 0,03mg de cobre, 1mg de magnésio, 0,1 mg de selênio, 8mg de potássio, 0mg de fósforo, 0,1mg de zinco e o maior de seus componentes, o sódio, com 38.758mg em sua composição.
Devido ao alto valor de sódio, prejudicial, quando em excesso, no organismo humano, médicos e especialista recomendam o consumo controlado do sal na alimentação. São necessárias por dia de 2,5 a 5,0 gramas o que significa menos do que uma colher de café cheia de sal. O que os consumidores devem ficar atentos é que esta quantidade geralmente já está presente nos próprios alimentos, ou seja, não seria necessária a adição de sal à comida. 
O consumo exagerado do mineral é extremamente prejudicial à saúde. Hipertensão arterial é mais comum das doenças relacionadas com o abuso deste tempero no cotidiano, que muitas vezes pode ocasionar até a morte.
O sal é usado como forma de curar e evitar diversas doenças, por exemplo, o famoso banho de assento, com água morna e bicarbonato de sódio, é excelente para a higiene íntima, pois evita infecções. O escalda pés que costuma ser preparado com sal, ajuda a aliviar o pé do atleta, calos, artrite e reumatismo, estimula a circulação natural, e relaxa a tensão.

PODER E ENERGIA
Está cientificamente provado que o sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Visto ao microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados, e por isso, emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas. Em algumas culturas, o sal é usado para combater o mau-olhado, e como purificador de ambientes. As energias densas costumam se concentrar nos cantos dos ambientes, e colocar um copo de água com sal grosso equilibra essas forças e deixa o local mais leve. Quando se formam bolhas é hora de renovar a salmoura. A solução é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. 

TRADIÇÕES
o Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja; 
o Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário; 
o Na África, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal; Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver; 
o Para os japoneses mais tradicionais jogar sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita ruim vai embora, é comum; 
o Ele é símbolo de lealdade na luta de sumô: Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.

BANHO DE SAL GROSSO


Para neutralizar a eletricidade do corpo, após o banho convencional deixe um punhado de sal grosso escorrer do pescoço para baixo, embaixo da água, mas cuidado para não molhar a cabeça. Outra opção é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousá-la na nuca debaixo da ducha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...