quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ARTIGO DO GATO



A minha vitória de Pirro

A história grega registra que o jovem Rei Pirro após a vitória na batalha de Ásculo, ao felicitar seus generais, verifica as enormes baixas sofridas por seu exército, e disse que com mais uma vitória daquelas estaria acabado. Desde então, a expressão “Vitória de Pirro” é usada para expressar uma conquista cujo esforço tenha sido penoso demais.
Eu não sei se você já se sentiu assim, com a sensação de que sua vitória é vitória pra muita gente menos para você. Pra você a vitória foi tão custosa que a sensação é de que na realidade não vale a pena comemorar.
Senhoras e Senhores, na vitória de Pirro, a sensação é de que o sujeito que vence sente que na realidade perdeu. Parece contradição, mas não é. Se você venci e, não sente o sabor da conquista, o sentimento que invade tua alma é muito pior, infinitamente pior do que se tu tivesses perdido verdadeiramente a batalha.
O pior é que da arquibancada seus detratores riem de ti. Comemoram tua sofrência. E pelos cantos, cochicham: a vitória dele foi igual a de Pirro. Ganhou, mas não levou. Dói demais reconhecer isso.
Mas amigos, sinceramente na verdade não existe derrota. Todas as experiências vivenciadas são válidas e delas devemos tirar lição. Jogar culpa nas pessoas pelos nossos fracassos é a coisa mais fácil do mundo. O difícil é analisar onde é que tu estás errando. Detectado o problema, corrija-o e siga em frente. Pirro, teve a sensação que sua vitória tinha lhe custado caro demais, imaginou que pagando alto preço pelas vitórias, conquistadas pelos seus generais seu exército, logo logo iriam se acabar. Mas, porque Pirro não estabelecia um armistício aos seus inimigos ou não continha seu ímpeto pelas conquistas? A ganância pelo poder falava mais alto.
Fica na verdade aqui uma reflexão para você que me lê semanalmente. A frustração está na expectativa de se obter respostas positivas, sempre. Prepare-se para tuas lutas cotidianas e coloca sempre um não no teu bolso. Leve esse não com você e quando alguém lhe disser não, você absorverá com tranquilidade, pois o “NÃO” já estava com você, a surpresa seria o sim, que naquele momento não veio, mas virá, com certeza em outra oportunidade. É a persistência da virtude que faz parte dos vitoriosos. Quero, posso e vou conseguir. Faça dessas três palavras teu lema de vida. Para a vontade humana o limite é a tua força de vontade.
Eu vou conseguir comprar a minha gráfica e transformar o ‘Tribuna Amapaense’ num jornal diário. Eu sei que tu não queres, eu sei que tu estás afirmando que minha vitória será de Pirro, eu creio que não. Ponto.
O que tenho a comemorar agora é o ressurgir de mais um lindo dia e agradecer a Deus por estar aqui, próximo dos meus filhos e netos e comemorando com quem gosta de mim, mais um dia.
Bom final de semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...