quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

COLUNA POLITICA

COLUNA POLITICA

Biblioteca
A deputada Roseli Matos (DEM), representando o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Kaká Barbosa (PT do B) assinou esta semana um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Editoração da Gráfica do Senado Federal, primeiro passo para implantação definitiva da Biblioteca do Legislativo.

Caso Alap
A Comissão Especial Parlamentar (CEP) criada para apurar as denúncias de irregularidades que culminaram no afastamento do deputado Moisés Sousa (PSC) da presidência da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), sob o comando do vice-presidente deputado Ericláudio Alencar (PRB), reuniu e deliberou sobre requerimentos apresentados verbalmente pelos deputados Augusto Aguiar (PMDB) e Fabricio Furlan (PMB).  O peemedebista solicitou que a comissão levante informações sobre vários impostos relacionados à Assembleia Legislativa, incluindo a Procuradoria de Fazenda e Amapá Previdência (Amprev). O parlamentar também pediu informações bancárias da Casa, principalmente o extrato da movimentação financeira de janeiro a novembro deste ano.

Sarney
A deputada Roseli Matos, em nome do parlamento, visitou o escritório do ex-presidente José Sarney, para agradecer pessoalmente o empenho dele na retomada da implantação da TV e Rádio Senado no Amapá. Foi durante a gestão do senador Sarney como presidente do Congresso Nacional, que o protocolo de intenções que possibilitou a parceria com o Senado foi assinado. Mesmo afastado da vida parlamentar, Sarney tem acompanho todo o processo de implantação e já confirmou presença na inauguração das emissoras, em fevereiro de 2016, quando a Assembleia Legislativa do Amapá deve homenageá-lo.

Randolfe
Aliás, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e o Senado Federal reiteraram os termos do Protocolo de Intenções assinado em 2012 para implantação da Rádio e TV do Legislativo e preveem para meados de fevereiro a inauguração do complexo onde funcionarão as emissoras. Em janeiro a programação estará em caráter experimental e serão feitos todos os ajustes necessários para que as emissoras fiquem permanentemente em funcionamento. O senador Randolfe Rodrigues (Rede) foi importante demais nessa manutenção do protocolo.



FOLCLORE ELEITORAL

VOTOS DE PROTESTO
A história da democracia brasileira registra episódios curiosos. Nas eleições de 1958 para vereador de São Paulo surgiu um candidato inesperado: o rinoceronte Cacareco. O animal recebeu apoio dos estudantes e obteve 100 mil votos, sendo um dos vereadores mais votados. Obviamente é um voto de protesto, como aconteceu com o Macaco Tião, no pleito de 1988, no Rio de Janeiro. Tião está no Guiness Book, como o macaco mais votado do mundo. Outro caso mais recente é a do artista candidato a deputado federal Tiririca, que se mostrou como palhaço no horário político eleitoral. Mas será que votar em Tiririca é um voto de protesto como nos outros casos? Vale a pena refletir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...