domingo, 30 de julho de 2017

Thunder Fight XI

Guido Santos sobe o octógono paulista pelo Cinturão peso galo




Reinaldo Coelho



O MMA do Amapá tem lançado muitos lutadores no cenário nacional e mais um está brilhando nos octógonos paulistas é Jhonatan Guido Santos, de 23 anos, que no próximo dia 4 de agosto, no Thunder Fight XI, enfrentará  o atual campeão André “Motoca” e vem intensificando a preparação para a luta.
Guido vem em ascensão com quatro vitórias consecutivas no Thunder Fight, e fará a luta co-principal, onde Maurício “Facção” e Álvaro “Legendary” serão a grande atração.
Tendo como especialidade o jiu-jitsu, o amapaense sabe que terá um páreo duro pela frente, mas está confiante em um bom resultado.
“Assim como eu, ele também é faixa preta de jiu jitsu, e talvez ele queira manter a luta ‘grudada’ o tempo todo. Porém, vamos surpreender, mapear bem o jogo dele e trabalhar forte pra prevalecer o meu ritmo”, adiantou Guido.
A luta entre Guido e Motoca já era cogitada pela organização do Thunder Figth. Em sua última disputa diante de Iliard Santos (ex-UFC), o lutador do Amapá finalizou por nocaute técnico e por decisão unanime o adversário.
“Minha intenção é nocautear. Quem sabe uma joelhada não entra e a gente consegue uma excelente vitória.
Mas a história de vida profissional de Guido Santos não foi fácil. Nascido em Macapá, em 08 de setembro de 1993, filho de Marcio Santos,  Sargento Policial Militar e de Helem Santos, dona de casa e formada em letras.
“Sempre tive o apoio dos meus pais, desde de criança pratiquei esportes, sempre fui bastante envolvido com vários tipos de esporte. Uma das artes marciais com que mais me identifiquei e que agora faz a diferencia na opção esportiva é o Jiu-Jitsu”.
Além do esporte a infância e juventude de Guido Santos levou a sério o estudos e frequentou as Escolas ALEXANDRE Vaz Tavares, Escola Municipal Tia Guita, EE Coaracy Nunes. “Meus pais sempre reforçaram a importância dos estudos, mesmo para quem quer trilhar uma área esportiva o conhecimento é base para crescer”.
Guido Santos confirma que  para ser eficiente no MMA, o lutador precisa estudar o Jiu-jitsu, essa arte marcial, que tem sua influência nas suas lutas. “ Sou faixa preta de Jiu-jutsu há três anos e meio e a mais de 10 anos que treino esse esporte, ele me ajuda superar as adversidades com a força do oponente. Mas treino outras modalidades como boxe, muay thai, e wrestling.

O MMA entrou na vida do lutador amapaense aos 13 anos de idade, com a anuência do seu pai que o acompanhava por ser menor. “Me interessei com uns 13 anos de idade, só que não poderia lutar ainda por ser menor de idade”.

A primeira equipe de Guido foi a Lotus Club e fez suas primeiras lutas no Amapá. “Até hoje sou da Lotus Club, vim pra São Paulo treinar na matriz da Lotus. Sim, iniciei minha carreira no estado, e depois de algumas lutas vim pra São Paulo conquistar mais meu espaço”.


O  Thunder Fight é uma das 3 maiores organizações de MMA no estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil também, “vim através da minha equipe aqui de São Paulo para estrear no evento. Hoje tenho 10 lutas, e 4 foram aqui em São Paulo. Sim, aqui temos mais oportunidades de ter acesso a outros esportes para complementar os treinamentos, fora que temos os acompanhamentos nutricionais, físicos, e etc... Que também faz parte do treinamento”.

Sua meta para este ano, é disputar eventos internacionais. “Sim, sempre esteve nos meus planos lutar fora do Brasil, mas primeiro quero focar o máximo nesse cinturão no Thunder”.
A reportagem questionou sobre um ídolo lutador nacional ou internacional, Guido explicou que hoje não se identifico com alguém, mas gosto de assistir as lutas do lutador internacional Cody Garbrandt, que é o atual campeão da categoria galo no UFC.

Com seu contrato em vigência, ele já recebeu convite de outras equipes, porém não aceitou.  “Já recebi alguns convites para entrar no elenco de outras equipes. Porém, sou da equipe Lotus Club, meus treinadores aqui em São Paulo são o Fábio "Negão" Nascimento, e o Rodolfo Castelo, que também já lutaram MMA e nela permaneço”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...